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Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma

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KÜLL
Domingos V
leocouto
Fred
Fabiano
Grilo
10 participantes

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KÜLL



Fabiano escreveu:Mesmo tendo muito carro Mamute nos EUA, eles tem muita coisa interesante, e tinha sugerido o acordo com os EUA, será que existe alguma possibilidade nesta direção?
Não creio, pelo simples e batido motivo que eu sempre falo: nos EUA a gente teria carros que ELES QUEREM VENDER PARA A GENTE e na Europa e até mesmo no Japão em menor escala, se encontra carros que A GENTE QUER COMPRAR, ou seja, carros menores, de motores menores, etc., o tal conceito de carro "europeu". Os próprios americanos sabem disso, tanto sabem que estão forçando a venda de carros como o Fusion ou futuramente o Malibu, pelo conceito de "carro por metro", com penetração limitada de mercado etc., simplesmente porque estes carros são tão "deles" que não encontram mercado em nenhum outro lugar do mundo. Basta lembrar que até mesmo nos países árabes montados em petróleo, os Chevrolet são carros da Holden ou então, modelos coreanos.

Fabiano



Cada vez que analizamos o mercado deles, agente nota que se eles não mudarem mesmo, vão acabar se isolando, pois o estilo de vida deles acaba sendo obsoleto, este Focus e toda linha EcoBoost eu desejo que seja encarado como uma virada por lá, pois a Ford apesar de estar iniciando a onda de Downzising por lá, ela se encontra sozinha, e espero que não seja umtio no pé deles, tenho fé nestes EcoBoost/Sigma, pois é possivelemtne eles não estão no seu limite tecnologico, podem oferecer muito ainda.

Americano nem gosta muito de potencia, eles curtem mesmo é torque desde 500rpm....

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R8V


Administrador

Bom, no "Vrum", foi dito q ele inicia as vendas na metade de janeiro, e o Sigma abandonou a corrente e passa a utilizar a correia. Uma pena.

Fred



Também acho retrocesso a troca da correia por corrente. Resta que a correia é mais barata de produzir e deixa o motor mais leve.
Talvez a ford esteja apostando no fato de que algum novo material que compõe a correia a deixe tão confiável quanto a corrente.

Fabiano

Fabiano

R8V escreveu:Bom, no "Vrum", foi dito q ele inicia as vendas na metade de janeiro, e o Sigma abandonou a corrente e passa a utilizar a correia. Uma pena.

Putz Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 Icon_eek tais zuando!!!!!

Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 280262

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KÜLL



EM COMPENSAÇÃO, LEIAM:

16/12/2009 - 19h38
De Carro por Aí
Começar de novo
Focus com motor flex 1.6 Sigma é o melhor da categoria

por ROBERTO NASSER

Quarta montadora do país, com 10% de participação no mercado, a Ford montou automóvel para conquistar vendas. Une o estilo marcante, recheio de qualidade e confortos, a excepcional dirigibilidade, novo motor e preço contido. Por R$ 49.900 pode-se comprar o hatch Focus, bem formulado e equipado, portando o novo motor 1.6 flex Sigma descrito por esta coluna há 15 dias.
Tal engenho, em alumínio, tem duplo comando de válvulas e oferecerá ótimas sensações aos sentidos e ao bolso. Produz 115,6 (inexplicável esse "vírgula seis") cv e 160 Nm de torque. Não se preocupe como fazem para medir Newton com um metro, importando apenas como essa medida faz para mover o automóvel. E o fato de ela ocorrer em 80% a 1.500 rpm, lindeira à marcha-lenta, significa manobrar sem acelerar, trocar marchas sem precisar esticá-las, ter o motor disposto e sem ficar sócio da alavanca de marchas.

Para complementar o quadro, a transmissão foi adequada, com as primeiras marchas mais curtas, oferecendo mais agilidade nas arrancadas, e as seguintes, mais longas, para que o motor gire e consuma menos. O pacote de sedução é bom, iniciando-se pela composição: duas almofadas de ar, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, CD player/MP3, alarme, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Na versão GLX, mais dotação de conforto e a opcionalidade de freios a disco para as rodas traseiras, e sistemas ABS, seu administrador EBD e o controle de frenagem em curvas CBC – deveriam ser de série para todos os veículos, caso o Ministério da Saúde e o da Previdência Social prestassem atenção no que gasta e perde este país com danos pessoais em acidentes de veículos, penalizando o orçamento, feito com os meus, os seus, os nossos impostos.

Num resumo é melhor da categoria: mais espaço interno, dirigibilidade insuperável, confortos e equipamentos de veículos de categorias superiores, como painel, volante revestido em couro, bancos traseiros com três apoios para cabeça, som automaticamente ajustado à velocidade. A Ford arremata o atrativo com três anos de garantia e menores preços para reposição.

Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 30645
Focus 1.6 flex Sigma, o melhor da categoria

FONTE: http://www2.uol.com.br/interpressmotor/opiniao/item31224.shl

COMENTÁRIOS: Leiam como o cara enche a bola do modelo com o novo motor. Parece que mesmo sem os comandos variáveis, o motor desempenha muito bem, mesmo em um carro relativamente grande e pesado. Imaginem isso num Fiesta...

Fabiano

Fabiano

Ja vai ter de sair de fabrica se chamado Fiesta ST então...... Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 439272

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R8V

R8V
Administrador

Tb achei essa reportagem muito "'interessante" p o carro, sendo q não citou nenhuma grande qualidade nem do carro e nem do motor.

I30( q estava sendo vendidod por 52) e C4 são mais interessantes nessa faixa .

Grilo

Grilo
Administrador

Alguém pode me explicar a diferença entre corrente e correia? Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 Icon_redface

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Fabiano

Fabiano

Grilo escreveu:Alguém pode me explicar a diferença entre corrente e correia? Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 Icon_redface

Corrente é usado para mover o eixo das valvulas assim como a Crreia de borracha, chamada de Correia Dentada, as diferenças são bem extremas, enquanto uma Correia de borracha dura ai na media uns 80 mil km, uma corrente para fazer o mesmo trabalho pode durar a vida toda de um carro(dependendo do cuidado dos donos com manutenção[lubrificação]) porem a corrente pode ser um pouco mais ruidosa e dificil de ser reparada em comparação a Correia de Borracha, minha visão técnica da coisa aponta que esta mudança foi uma descida de degrau, apesar do resto do motor inteiro ser bastanta avançado.

Como nos exemplos abaixo:

Correia Dentada:

Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 Timing-belt
Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 0710_turp_01_z+timing_belt_and_tensioner+engine


Corrente:

Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 Chain

Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 Timing_chain


Normalmente a Correia dentada trabalha a seco enquanto a Corrente trabalha lubrificada a vida toda.

Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 Icon_biggrin

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Grilo

Grilo
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Uau, tem até imagens! Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 753205

Valeu Fabiano!

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Fabiano

Fabiano

As duas opções fazem o mesmo trabalho, existe ainda uma 3ª opção que acredito estar completamente em desuso no mundo nos motores a gasolina é o conhecido por Tuchos Hidraulicos que funciona acionando as valvulas atraves de varetas, isso quer dizer que tem um eixo na altura do virabrequim ou proximo ligado normalmente por uma corrente simples banhada por oleo proprio ou na maior parte das vezes pelo oleo do carter ou diretamente com engrenagens, que aciona as vareta que por ventura aciona la em cima no cabeçote as valvulas eliminando assim correias e correntes, não sei bem certo a historia, mas esta tecnologia esta mais presente nos motores mais antigos como os 4.1 da chevrolet entre outros, segue algumas fotos de como a coisa funciona:

Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 Festozo_comando_ohv

Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma - Página 16 Lub_02

Este sistema é o que faz alguns motores fazerem com frequencia o Tec, Tec, Tec, devido a nescessidade de regulagem do sistema, os mais modernos tinha compensação automatica, o sistema é muito robusto, porem também é muito pesado, e não permitia altas rotações, tinha um custo de manutenção ainda mais baixo que correias dentas.

Em durabilidade eu colocaria os de acionamento por varetas o mais resistente, seguido pelo de corrente(muito usado na BMW e outras marcas no mundo hoje em dia) que é o mais resistente e leve por enquanto, e por ultimo a de correia de borracha, que é o mais silencioso mais leve, mas o de menor tempo de vida util.

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Fred



O sistema com varetas, utilizado nos motores OHV (valvulas no cabeçote, não confundir com OHC comando no cabeçote) foi abandonado pela incompatibilidade com regimes de rotação mais altos (acima de 5000rpm a coisa ja fica tensa). Além disso existem mais perdas por atrito no acionamento das valvulas por balancins.

KÜLL



Com novo motor Sigma, Focus 1.6 2010 quer a liderança

Nenhum número de vendas ou mesmo uma explicação de como fará para bater o surpreendente i30, da Hyundai, foi dada pela Ford hoje no lançamento da versão 1.6 Flex com motor Sigma, mas a montadora disse com todas as letras que o Focus será líder entre os hatches médios. “2010 será o ano do Focus”, disse Antonio Baltar, o gerente de marketing e produto da Ford. No BCWS, no UOL Carros tem uma boa reportagem sobre o modelo, mas nao consegui colar para ca.

nção e no fato de o Focus ser um dos poucos carros do segmento atuais. Mas a meta não será fácil: o hatch 1.6 continua com as versões GL e GLX, mas a primeira ficou muito mais cara e equipada – sai por R$ 49 900.
Agora sabe o que a Ford disse quando perguntamos qual versão ela acha que venderá? A GLX com ABS, por R$ 52 400, apenas mil reais a mais que a GLX comum. Ou seja, a marca perderá representatividade na faixa de R$ 42 mil a R$ 48 mil, onde hoje atuam o Astra e o Stilo Attractive.
De fato, o Focus traz alguns itens pouco comuns a categoria como rodas de liga leve aro 16, volante com revestimento de couro e sistema de som com CD player e MP3, entre outros detalhes.
O painel, por exemplo, manteve o visual requintado do Focus 2.0, mas a Ford fez pouco caso dos paineis laterais da porta onde predominam o plástico e a falta de cromado nas maçanetas, para citar um aspecto.
Motor leve, mas desempenho modesto
Mas nada chamou tanto a atenção dos jornalistas quanto o motor Sigma, o tão esperado e falado projeto com bloco, mancais e pistões em alumínio. Até mesmo a inauguração da linha de montagem em Taubaté contou com a presença do governador de São Paulo, José Serra, testemunhada por nós.
A impressão, no entanto, foi de incredulidade. Mesmo com toda a modernidade, que inclui ainda coletores de plástico, comando duplo de válvulas e quatro válvulas por cilindro, o motor produz apenas 2,6 cv ( álcool) a mais que o Zetec Rocam com cabeçote único e oito válvulas.
Uma hipótese levantada pelo jornalista Fernando Calmon é de que o Rocam estava no limite de seu potencial enquanto Sigma nem chegou a ter extraído seu limite. Linus de Paoli, supervisor de engenharia da marca, não chegou a contestar a afirmação. Mas, então, ao menos o consumo deveria ser melhor. Pois não é, como mostramos ontem no post anterior.
A conclusão a que chegamos é que a Ford ficou mais preocupada com a durabilidade do motor e não explorou adequadamente o que tem em mãos. A marca admitiu, inclusive, que esse projeto pode ser desenvolvido e receber, por exemplo, comando variável. A outra constatação é de que o Rocam poderia ter problemas para se enquadrar nas normas de emissão de poluentes que entrarão em vigor no futuro.
Dirigibilidade irretocável
Pelo menos uma coisa a Ford tem razão: o funcionamento do Sigma é suave e de respostas vigorosas. Claro, não tem a sobra do Duratec, mas a disposição é bem maior que no Rocam antigo. O bom escalonamento do câmbio também favorece o uso tanto na cidade quanto na estrada – a 120 km/h ele aponta 3 400 rpm sem que o ruído do motor invada a cabine.
O conjunto é reforçado pelo eficiente acelerador eletrônico e pelo câmbio IB5, mais preciso e de trocas mais justas que o do Focus 2.0. A suspensão independente continua a ser outro ponto forte do carro: filtra imperfeições e mantém o carro estável como poucas fazem.
Sobre os equipamentos, a ressalva é que o novo rádio da Visteon (no lugar do Sony do 2.0) não oferece bluetooth, recurso já comum em carros mais baratos.
O Focus já flerta com as primeiras posições do segmento e a versão Flex deve ajudar nisso. Passar o Golf e outros modelos mais desatulizados não deve ser um problema. Agora superar o i30 aí será um feito complicado de se conseguir. Vamos ver se 2010 será o ano do Ford ou do Hyundai.

FONTE: http://www.blogauto.com.br/com-novo-motor-sigma-focus-1-6-2010-quer-a-lideranca/

COMENTARIOS (grifos por minha conta): Li ontem a reportagem sobre o modelo na 4 Rodas "Os Eleitos" e e isso ai mesmo: o carro ficou bom pelo que ja tinha e o motor deve ajudar bastante a fazer o carro decolar em vendas, as nao e TUDO ISSO que a montadora quer fazer crer. E um bom motor, um bom cambio, embora a revista afirme que se o mesmo tivesse uma sexta marcha seria ainda melhor e deve conquistar pela modernidade do carro, com um motor honesto e com bom pacote de equipamentos. SO ISSO.

Fabiano

Fabiano

Resumindo, é um carro que pode não cheirar nem feder, mas deve se consolidar pela resistencia, robustez e custo beneficio, apesar de muitos não acharem, aqui o Focus não é um carro idolatrado, mas tem que fuçar muito, muito mesmo para achar alguem que ja teve um Focus e achou o carro ruim.....

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Grilo

Grilo
Administrador

Robustez e resistência não sei se é o ponto forte do Focus.

No teste da Quatro-Rodas, não viram nada demais no novo motor, e além disso, acharam ruídoso e 'aspero'.

Por cima, nada de preço muito vantajoso perto do que vinha sendo praticado. Estou tentanto entender a vantagem desse motor...

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Fred



O BCWS é bem crítico em relação à aspereza e ruído, mas elogiou estes aspectos da nova versão.
Uma coisa que ninguém mencionou até o momento e está no artigo do BCWS é que o modelo perdeu o direção elétrica e os discos traseiros na versão sem abs. O som sony foi substituído por um visteon.
O único ganho perceptível da nova versão parece ser o consumo, já que o 2.0 parece ter maus hábitos neste departamento.

Fabiano

Fabiano

Bom falei hoje com uma pessoa que tinha um Guia 2.0 AT a gasolina, e fazia 8 na cidade com ar ligado aqui, ele não fez revisão ainda pois esta com 5 mil km.....

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