EM COMPENSAÇÃO, LEIAM:
16/12/2009 - 19h38
De Carro por Aí
Começar de novo
Focus com motor flex 1.6 Sigma é o melhor da categoria
por ROBERTO NASSER
Quarta montadora do país, com 10% de participação no mercado, a Ford montou automóvel para conquistar vendas. Une o estilo marcante, recheio de qualidade e confortos, a excepcional dirigibilidade, novo motor e preço contido. Por R$ 49.900 pode-se comprar o hatch Focus,
bem formulado e equipado, portando o novo motor 1.6 flex Sigma descrito por esta coluna há 15 dias.
Tal engenho, em alumínio, tem duplo comando de válvulas e
oferecerá ótimas sensações aos sentidos e ao bolso.
Produz 115,6 (inexplicável esse "vírgula seis") cv e 160 Nm de torque. Não se preocupe como fazem para medir Newton com um metro, importando apenas como essa medida faz para mover o automóvel. E
o fato de ela ocorrer em 80% a 1.500 rpm, lindeira à marcha-lenta, significa manobrar sem acelerar, trocar marchas sem precisar esticá-las, ter o motor disposto e sem ficar sócio da alavanca de marchas.Para complementar o quadro, a transmissão foi adequada, com as primeiras marchas mais curtas, oferecendo mais agilidade nas arrancadas, e as seguintes, mais longas, para que o motor gire e consuma menos. O pacote de sedução é bom, iniciando-se pela composição: duas almofadas de ar, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, CD player/MP3, alarme, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Na versão GLX, mais dotação de conforto e a opcionalidade de freios a disco para as rodas traseiras, e sistemas ABS, seu administrador EBD e o controle de frenagem em curvas CBC – deveriam ser de série para todos os veículos, caso o Ministério da Saúde e o da Previdência Social prestassem atenção no que gasta e perde este país com danos pessoais em acidentes de veículos, penalizando o orçamento, feito com os meus, os seus, os nossos impostos.
Num resumo é melhor da categoria: mais espaço interno, dirigibilidade insuperável, confortos e equipamentos de veículos de categorias superiores, como painel, volante revestido em couro, bancos traseiros com três apoios para cabeça, som automaticamente ajustado à velocidade. A Ford arremata o atrativo com três anos de garantia e menores preços para reposição.
Focus 1.6 flex Sigma, o melhor da categoria
FONTE: http://www2.uol.com.br/interpressmotor/opiniao/item31224.shl
COMENTÁRIOS: Leiam como o cara enche a bola do modelo com o novo motor. Parece que mesmo sem os comandos variáveis, o motor desempenha muito bem, mesmo em um carro relativamente grande e pesado. Imaginem isso num Fiesta...