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Fabiano
R8V
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31NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 2 Fev - 16:52

R8V


Administrador

Fato!

32NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 3 Fev - 18:19

KÜLL



Roberto Nasser - De carro por aí


NOTAS INTERESSANTES - Página 3 0%2BROBERTO%2BNASSER
Coluna 0517 - 03.01.2017V- edita@rnasser.com.br



NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Foto%2BLegenda%2B%2B01%2Bcoluna%2B0517%2B-%2BHR-V%2B

WR-V, novo SAV Honda
Passo corajoso, Honda Automóveis desenvolveu seu primeiro veículo no Brasil. Nada do figurino praticado nos 20 anos de industrialização, apenas ajustando projetos estrangeiros às características nacionais, mas a liberdade de desenvolver produto único. 

É o WR-V, à primeira vista imaginado como um Fit com as extremidades modificadas, mas visto em detalhes passou por grande evolução. É o corolário da implantação de centro de pesquisa e desenvolvimento, hoje com 300 engenheiros, em seu primeiro exercício de independência. Dedicaram-se a analisar exigências de mercado e compradores brasileiros, e à criação de novo produto com características diferenciativas dos outros SAV da Honda para restringir a canibalização. Plataforma foi esticada para permitir maior distância entre eixos, no caso 2,55m. Bitolas alargadas a 1,49 e 1,47m dianteira/traseira, suspensões revistas, amortecedores com mais capacidade, novas peças desenvolvidas, buchas aumentadas para cumprir pretenso uso: elevar-se quase 4 cm e oferecer estabilidade e bom controle. Lista das peças mudadas é grande, incluindo até a caixa de direção com assistência elétrica agora com 3 pontos de fixação. Trabalho de fôlego e pouco visto.


Pretensão da Honda foi criar produto novo, com cara de SUV, apesar de o projeto não consentir a tração nas 4 rodas, marco separador entre esses eSAV. O tratamento foi para dar-lhe cara de valentia com mais altura do solo, 17,9 cm, e capacidade de enfrentar os buracos e os desníveis dos pisos da América do Sul. Emprega rodas de liga leve, aro 16”, pneus 195/60, com lateral de quase 12 cm, medida apta a enfrentar buracos razoáveis sem corte. Design auxilia com a frente elevada e atrás as grandes lanternas abraçando as laterais sugerem largura. Será exportado a países vizinhos e Honda na Índia querer produzi-lo.


Apesar de mais espaço aos passageiros e bagagens, do aumento a 4,00m de comprimento, e da colocação mercadológica com preço abaixo do HR-V, Honda não descurou do interior, revestido em plástico preto de boa qualidade, com insertos de frisos em cromado fosco. Estofamento mescla tecido liso ou estampado, e partes em cinza ou laranja com sobre posição de uma espécie de véu. É simplificado relativamente ao Fit e ao HR-V, entretanto bem ajustado quanto a pretensões e colocação mercadológica, moldando seu próprio espaço.
Mecânica comum aos irmãos de linha, motor dianteiro, transversal, L4, duplo comando para 16 válvulas e o mecanismo V-Tec, desenvolvido para a Fórmula 1 e aplicado aos carros de produção em série para melhor eficiência na abertura e fechamento de válvulas. Produz com gasálcool e álcool, 115 /116 cv a 6.000 rpm, torque de 15,3/15,2 m.kfg a 4.800 rpm. Transmissão CVT com conversor de torque, tração dianteira.


Com tal conformação e desenho mais limpo, quer aumentar o poder de competitividade da marca, para operar em faixa inferior de preço ao HR-V, cuja versão mais econômica anda em torno de R$ 90 mil. Preço não divulgado, mas projetado a partir de R$ 70 mil.


Sigla resume WR-V Winsome Runabout Vehicle, ou veículo recreacional e cativante. Winsome significa alegre, agradável e atraente em inglês. Das marcas operando no Brasil, Honda lidera no uso de termos ingleses.


Lançamento em 15 de março, comercialização imediata. Projeção necessária, o WR-V por desenho, constituição, preço e a demanda do mercado por SAVs, pode se tornar o mais vendido da Honda. Companhia anseia por retorno às vendas: fez fábrica nova em Itirapina, SP, inaugurou, - e fechou. Mantém 30 engenheiros de manutenção operando as máquinas, à espera de demanda de compra para esgotar a capacidade industrial da fábrica piloto em Sumaré, a 100 km, e permitir operar a fábrica nova.

NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Foto%2BLegenda%2B02%2Bcoluna%2B0517%2B-%2BPicape%2BMercedes

Um picape, três caras, três marcas
Nissan acelera para iniciar vender novo picape no Brasil e na Argentina até março, em coincidência com o ano assinalador da tradição de faze-los há oito décadas. 


Quer iniciar formar mercado até demarrar produção do novo modelo no vizinho país. Leitor da Coluna sabe, a Renault, sua associada, cedeu parte em sua fábrica de Santa Isabel, Córdoba, instalada pela IKA-Willys, pioneira no país e ali serão produzidos.


Curiosidade é o fato de ser um picape Nissan a ser vendido com três marcas. A óbvia Nissan; a hospedeira Renault; e a associada Mercedes-Benz. Processo industrial acertado pela simplicidade, a Nissan produzi-los-á em três versões. 


Com a sua cara; trocando para lamas, capô e grade para ter assinatura Renault; e, serviço mais amplo, manterá a cabine mas nela aplicará maior quantidade de partes para ser identificada como Mercedes, além de utilizar motor desta marca. Será o de maior destaque, pois a marca estrelada quer tê-lo dentro da imagem de seus produtos. Terá melhor isolamento termo acústico, painel diferente.
Produção imaginada após o Salão do Automóvel, outubro 2018.

Roda-a-Roda
NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Foto%2BLegenda%2B%2B03%2Bcoluna%2B0517%2B-%2BMustang

Trombada – Em intensa campanha para aceitação mundial Mustang deu grande susto à Ford. Nos testes de impacto pela EuroNCAP avaliando a segurança dos veículos vendidos na Europa, levou nota 2 em escala de 5. Pior avaliação geral em nove anos e ante o modelo anterior. Problema nas bolsas de ar.

Curiosidade – Por menos de 1% - 10,3M x 10,2M – fechados números mundiais Volkswagen aparece como a marca mais vendida do mundo em 2016. Superou a Toyota, líder nos últimos 4 anos. Como registro, foi o ano do Dieselgate para a VW e o Brasil deu pequena ajuda de problemas sustando produção por conta da falha de fornecimento de auto peças.


Surpresa – Durante assembleia para acionistas e investidores, Dana de autopeças anunciou fornecerá eixos para o Ford Bronco, previsto para 2020.


P’ra valer – Volta empregará, como picapes F 150 e Ranger, aços especiais e alumínio militar para reduzir peso. Diferenciais serão AdvanTEK, rígidos na dianteira e traseira. Uma curiosidade. Há anos, após série de acidentes com SUV Explorer, Ford trocou os traseiros pelos articulados. Rígidos apenas nos picapes.


De volta – Quando produzido, 1965-1996 Bronco tinha mais garra para andar em lugares sem estrada e mais velocidade no asfalto. Volta foca no Jeep Wrangler e suas características, incluindo capacidade de ser personalizado.


Porque não? – Curioso Ford projetar produto novo quando poderia partir do chassis rolante do Troller, recém desenvolvido por ela no Brasil e teoricamente aplicável ao desejado jogo duro. Utiliza boa parte de componentes do Ranger.


Ajuste – Uma das medidas da Volkswagen para solver questão dos motores diesel de automóveis poluindo acima das normas legais, foi recomprar centenas de milhares de seus veículos. Solução legal, logística problemática.


E aí ? – VW da América tem imensurado mar de VWs e Audis  estacionados em enormes áreas alugadas enquanto busca solução. Atualiza os sistemas? Substitui motores por versões a gasolina – operações gigantescas em movimento e custos – para vender como usados? Esmagá-los, como já o faz, para usar os ferros caros transformados em sucata? Ou manda-os à Russia para revende-los a preço de liquidação em mercado sem rigor com emissões poluentes?


Não sabia – Semana passada seu ex-poderoso CEO Martin Winterkorn depondo em comissão de deputados alemães, disse ter sabido dos truques de engenharia para burlar as regras de emissões poucos dias antes do escândalo surgir. 


Autowäsche – Procuradores federais contestam mostrando, em meio à montanha de e.mails enviada num fim de semana, um ano antes do escândalo, problema foi levado ao seu conhecimento. Mandados judiciais autorizaram buscas em 28 casas e escritórios. É a Lava Jato de lá, a Autowäsche.


Renovação – Mercado automobilístico argentino cresce lentamente após grande queda causada pela crise no Brasil, comprador de metade de sua produção.


Conversa – Buscando solução governo Macri discute sugestão de empresários: isenção da carga tributária. Há margem para redução. Lá automóveis recolhem entre 54 a 65%. Renovação recebendo usados não deu certo.


NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Foto%2BLegenda%2B04%2Bcoluna%2B0517%2B-%2BTiggo%2BII

Novidades – Cheryconfirmou acrescer o suvTiggo II e o sedã Arrizo 5 em sua linha de produção na fábrica de Jacareí, SP. Tiggo abril, Arrizo 5 em setembro.
O que – Tiggo, primeiro representante da marca no país, terá motor 1,5 flex e transmiss


De novo – Ford iniciou produzir o EcoSport revisto e melhorado. Frente nova, realce para conectividade, estepe mantido na tampa traseira, curiosa preferência nacional. Ex líder solidário vem despencando em vendas e agora enfrenta renca de competidores. Fevereiroavant première à imprensa. Lançamento em março.


Sinal – Eco já foi o queridinho do mercado, onde exclusivo fazia a festa e muitos lucros. Chegada do Duster e novos participantes no segmento restringiu vendas. Nesta semana, em apresentações de novos savs, não foi citado como concorrente.


Mercado – Cálculos de crescimento doméstico de veículos leves têm projeções entre 5 e 10%. Entretando o de picapes e utilitários esportivos terão salto nas regiões de agro negócio. Previsão de crescimento da safra de grãos em 16% injetará cerca de R$ 237B no mercado.


Crescimento – Strasse, revendedora das preparadoras alemãs Brabus, Oettinger e Gemballa, cresceu 300% nas vendas em dezembro. De 1 veículo/mês foi a 3 unidades.


Clientela – Expectativa de Julico Simões, dono do negócio, é expansão maior em 2017. Conjuga redução de preços em até 20% acompanhando queda no valor do Euro, e financiamento em 10x por cartão de crédito. Degrau inicial é o Mercedes C 180 por R$ 168.800, e vai a R$ 3.037.000 para o S 65 Brabus Rocket.


Aumento – Em 2016 Ford cresceu 10% no segmento de picapes médias. Maior expansão faixa dos diesel, onde versão 2,2 com transmissão automática auxiliou versões intermediárias crescer 31%.


Re call – Fiats Punto em chamada para verificar e trocar o eixo traseiro. Um dos fornecedores cometeu erro técnico e peça pode trincar e romper-se. Não há ocorrência mas Fiat se previne. Tens? Veja em www.fiat.com.br  


Questão – CADE – Conselho Administrativo da Defesa Econômica, do Ministério da Justiça, travou a compra da distribuidora e revendedora de combustíveis ALE pela Ipiranga. Justifica como redução da concorrência, e lembra os sete processos sobre cartelização dos preços por redes de revendedores.


Apoio – Inglesas BP e Castrol novas patrocinadoras da equipe Renault na Fórmula 1. Fornecerão combustíveis e lubrificantes. Próximo movimento, produtos Renault e Nissan em todo o mundo deverão ter óleos Castrol como primeiro enchimento e para futuras trocas.


Confiança - Imagem da categoria máxima do esporte motor ajuda vendas e faturamento. As inglesas acreditam no time francês superando a alemã Mercedes, vencedora nos últimos anos.


Outra ? - Da usina de boatos da Fórmula 1, mais recente diz Bernie Ecclestone, 86, após deixar o comando do negócio, voltaria com nova categoria, distante dos custos da Fórmula 1 e da insossa e inodora Formula E.


NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Foto%2BLegenda%2B05%2B%2Bcoluna%2B0517%2B-Cartaz%2BP%25C3%25A9%2Bna%2BTabua

Outra – Tiago Songa, organizador da Pé na Tábua, corrida de calhambeques, conseguiu viabilizar a 7a. edição. Perigava pelo mau estado do asfalto onde realizado, em Franca, SP. Será no final de semana de 11 a 13 de março. É a corrida mais divertida do país. A fim ? www.penatabua.com


Gente -  Maxwell Vieira,31, bacharel em direito, promoção. OOOO Diretor de Habilitação do Detran/SP, foi à Presidência. OOOO Coerente. Seu nome foi marca de automóvel até os anos ’20 nos EUA quando assumida pela novata Chrysler.OOOO Rafael Miotto, engenheiro mecânico e de armamentos, promoção. OOOO Diretor de Produtos e Serviços da CNH Industrial – marca Fiat de tratores e máquinas de construção -, novo Vice Presidente para América Presidente para América Latina. OOOO Luiz Carlos Mendonça de Barros, economista, presidente do Conselho da Foton, trabalho. OOOO Acumulará a executividade da presidência às vésperas do lançamento dos caminhões da marca. OOOO Bernardo Hamacek, na função desde o surgimento da companhia, saiu ou saído sem explicações ao mercado, exceto o carimbo de novos desafios... OOOO

33NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 4 Fev - 13:15

Grilo


Administrador

Interessante, o WR-V parece um bom produto!

http://www.autouniverso.com.br

34NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 4 Fev - 13:23

Grilo

Grilo
Administrador

Exército investiga empresa de blindagem de veículos

Uma das maiores empresas de blindagem de veículos do país está sendo investigada pelo exército. A suspeita é que ela esteja falsificando certificados e usando materiais de baixa qualidade, colocando em risco a vida de quem compra um carro supostamente à prova de balas.

Video: http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/16129981/exercito-investiga-empresa-de-blindagem-de-veiculos.html

http://www.autouniverso.com.br

35NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 4 Fev - 17:59

Fabiano

Fabiano

Nem creio nisso.....

http://www.oticainova.com.br

36NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Dom 5 Fev - 15:39

R8V

R8V
Administrador

Wrv: faria mais sentido ser uma versão do Fit e não um novo modelo.

Blindagem: assustador!

37NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 6 Fev - 15:32

KÜLL



[size=52]África: Peugeot 508 e 3008 serão montados no Quênia[/size]

20 comentários
2 Minutos de Leitura


NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Peugeot-508-2015-1
Com exceção da África do Sul, cuja parque automobilístico surpreende, outros países do continente vizinho possuem estruturas mais completas para produção de automóveis, tais como Marrocos e Egito, por exemplo. Mas recentemente, as montadoras começaram a olhar para a África de outra forma.
Antes importados, agora alguns modelos – especialmente europeus – começam a ser montados em países com pouca ou nenhuma tradição automobilística. A Argélia, por exemplo, ficou tão disputada que a Renault chegou a exigir exclusividade, temendo a entrada da Volkswagen. A Etiópia produz carros de origem chinesa, que também começaram a ser montados em Angola e logo mais em Gana.
NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Peugeot-3008-2017
A Peugeot Citroën também está na África, mais precisamente no Etiópia, Marrocos, Nigéria e África do Sul, na maioria em parcerias locais. A importância da região é tão grande para o grupo francês, que até sua primeira picape média será feita inicialmente apenas na Tunísia. Agora, é a vez do Quênia voltar a ter atenção da PSA. O país do leste africano possui um fabricante local, chamado Mobius, além de já ter atraído a produção do Polo Vivo da Volkswagen.
Em parceria com o importador queniano Urysia, a PSA montará no país os modelos 508 e 3008. O contrato foi assinado neste sábado (4) e permitirá a montagem em SKD de 1.000 unidades por ano. O volume é pequeno, mas serve para atender o mercado local, que cresce nos últimos anos. O Quênia, famoso por seus maratonistas, já teve produção da Peugeot entre 1974 e 2002. Na década de 60, o país também montou o Volkswagen Fusca.
[Fonte: Economic Times]
COMENTÁRIOS: E aqui, para introduzir um facelift no 2008, ou o motor 1.2 turbo na linha, nunca dá.

38NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 6 Fev - 18:06

KÜLL



[size=42]Renault lidera ranking que avalia atendimento ao cliente
06/02/2017 | Por: Julio Cesar


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NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Fabrice-774x435

Sétima maior fabricante do Brasil em vendas, com 150.032 unidades emplacadas no ano passado, a Renault foi a líder pelo segundo ano no ranking Exame/IBRC como a montadora de melhor serviço de atendimento ao cliente do Brasil.

[size=16]Atingindo 76 pontos de 100 possíveis (em 2015 havia conquistado 73 pontos), a Renault também se destacou por figurar entre as 10 empresas mais bem avaliados no ranking geral, que considera todos os setores da economia.

NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Renault-captur-tem-inicio-de-pre-venda-com-precos-entre-r-89-mil-e-r-95-mil
“Estarmos entre as dez melhores de mais de 100 empresas analisadas e como a melhor do setor automobilístico é a comprovação do nosso esforço pelo aperfeiçoamento constante dos serviços que prestamos. Como costumamos dizer, o cliente é o foco do nosso negócio”, afirma Fabrice Cambolive, presidente da Renault do Brasil.
Para continuar na frente, a marca pretende criar uma plataforma multicanal totalmente digital, usando contatos via redes sociais – Facebook Messenger e Linkedin, por exemplo – para realizar pesquisas de satisfação e, em caso de algum problema relatado pelo cliente, ser aberto um chamado no SAC. “Os serviços de atendimento ao cliente costumam ser apenas reativos. A Renault trata do tema com proatividade”, afirma Alonyr Turbay, diretor de Qualidade da Renault do Brasil.
NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Sandero-10-sce
Divulgado desde 2010, o ranking é feito pela revista Exame e pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. Nesta edição, foram ouvidas 5.089 pessoas em 148 cidades brasileiras, perguntando quais empresas atenderam bem ou mal. Além disso, as fabricantes mais mencionadas receberam um questionário para autoavaliação, além de entrevistas com clientes ocultos e reais.
Fonte: Exame/IBRC[/size]

39NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 6 Fev - 18:45

Fabiano

Fabiano

As poucas vezes que fui numa agencia Renault ai no Brasil, fui bem atendido.

http://www.oticainova.com.br

40NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 7 Fev - 12:49

R8V

R8V
Administrador

E de fato, o serviço do 0800 deles é muito bom.

41NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 8 Fev - 11:40

KÜLL



GM: prejuízo superou R$ 3 milhões por dia - América do Sul
Categorias: Chevrolet , resultados financeiros 4 Comentários
Twittar A montadora norte-americana de automóveis, GM, anunciou seus resultados financeiros de 2016: vendas totais de 9,96 milhões de veículos de todas as suas dez marcas somadas (Chevrolet Buick, GMC, Cadillac, Opel, Vauxhall, Holden, Baojun, Wuling), e lucro global de US$ 9,4 bilhões de dólares.





O resultado positivo é decorrente principalmente de um lucro de US$ 12 bilhões na América do Norte, compensando prejuízos da empresa na Europa e América do Sul, onde o resultado anual ficou negativo em US$ 374 milhões de dólares, o que representa uma perda de cerca de R$ 3,2 milhões de reais por dia.

O prejuízo da GM na América do Sul em 2015, porém, é menor que os US$ 612 milhões de perda de 2015.

Em termos de vendas, a GM, com 9,96 milhões de unidades vendidas - avanço de 1,3% sobre 2015, a coloca atrás da Toyota, segunda colocada com 10,1 milhões de veículos vendidos no mundo, e da Volkswagen, a maior do planeta, com 10,3 milhões de vendas em 2016.

4 comentários:
Nilvo Tasso8 de fevereiro de 2017 08:44
Não entendo como a VW e a Toyota tem lucros absurdos vendendo carros melhores que a GM e a GM tem prejuízo vendendo quase a mesma quantidade de veículos que a Toyota e a VW ? Administração péssima será ?

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Respostascarlos4carros8 de fevereiro de 2017 08:58
A GM teve preju na América Latina. E a VW e a Toyota não divulgam seus resultados financeiros na América Latina ou no Brasil, então não dá para saber se VW e Toyota tiveram prejuízo ou lucro aqui.
Já em âmbito global, a GM lucrou, e lucrou bem, US$ 9,4 bilhões de dólares é um senhor resultado.
VW ainda não divulgou resultados financeiros, mas certamente lucrará mais que isso pois a VW tem marcas premium em seu portfolio, essas marcas premium são cash-cow. Gm tem uma marca premium ridícula, que é a Cadillac, que vende menos de 100 mil por ano, e a toyota tem a Lexus, que vende umas 700 mil unidades, mas tem muito menos prestígio que a Audi, então tem que vender bem mais barato.

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Djalma Andretta8 de fevereiro de 2017 10:10
De que adianta ficar vendendo ONIX à rodo, só para ficar em primeiro, se tá no vermelho.

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RespostasCharles Kuramoto8 de fevereiro de 2017 10:28
Se não estivesse vendendo Onix tão bem pode ter certeza de que estaria muito pior ...

42NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 8 Fev - 17:57

KÜLL



[size=52]Vai vender ou vai encalhar? 2017 ainda é mistério para indústria de carros[/size]



NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Patio-com-carros-da-hyundai-piracicaba-sp-1486576030215_v2_900x506


Pátio com carros da Hyundai de Piracicaba (SP), que tem o HB20 na vice-liderança do mercado[size=12]imagem: Jorge Araujo/Folhapress -








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NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Fernando-calmon-t-1477981842144_v2_150x150
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Alta Roda

Fernando Calmon
Colunista do UOL

Sinais ambíguos nesse começo de ano quanto à evolução do mercado brasileiro. Em janeiro passado, comparado ao mesmo mês de 2016, as vendas internas caíram 5,2% (147,2 mil unidades entre automóveis e comerciais leves e pesados). Desanimador para quem acreditava que o país parou de cavar o fundo do poço.
No entanto, a produção, puxada por crescimento expressivo de 56% no número de veículos exportados, subiu 17%. Exportações não explicam todo o crescimento da produção. 
O número de veículos em estoque passou de 36 para 38 dias, mas existe um pormenor interessante. Os dois dias a mais em relação a dezembro de 2016 (normalmente um mês bom para comercialização) estão nos pátios dos fabricantes, depois de vários meses de esforço da indústria para diminuir a produção e controlar o estoque.
Se o número de veículos nos pátios das concessionárias ficou estável de dezembro para janeiro, pode significar alguma sinalização de aumento das encomendas para os fabricantes.
Fatores sazonais também influenciaram as vendas de janeiro. O consumidor talvez tenha resolvido esperar mais um pouco para verificar se a redução da taxa primária de juros (Selic) alteraria as condições de financiamento ao longo do ano. Juros no financiamento de veículos dependem mais da inadimplência do que da Selic, embora algum benefício sempre venha.
Fato incontestável é a dificuldade de entender o que ocorre agora no mercado automotivo e as tendências para o resto do ano. Sondagem da Fundação Getúlio Vargas aponta uma subida de 6,2 pontos percentuais no índice de confiança do consumidor em geral. Até a proporção de famílias endividadas, segundo a Confederação Nacional do Comércio, atingiu o número mais baixo desde meados de 2010.
Continuam, ainda, as incertezas políticas e se o esforço pelas reformas econômicas para tirar o Brasil da recessão, mesmo em médio prazo, se transformaria em leis no Congresso.
Produção recorde da agricultura brasileira é a única certeza de que dinheiro novo irá irrigar a economia nos próximos meses, ajudando a manter a inflação cadente.
Há outro fato novo e positivo. A partir de março próximo o dinheiro de contas inativas do FGTS -- montante mais do que generoso de R$ 40 bilhões -- será liberado parceladamente. Servirá para pagamento de dívidas, aumento de poupança e até de consumo. Quanto caberá a cada destinação fica difícil de prever, segundo analistas.
Quem cogita de, finalmente, depois de três anos de abstinência forçada, trocar de carro por um zero-quilômetro, talvez queira colocar a mão naquele dinheiro inesperado para aumentar o valor da entrada e gastar menos com juros de financiamento.
Se essa última hipótese prevalecer, o primeiro trimestre do ano continuará fraco. Em compensação os trimestres seguintes tenderiam a ser melhores.
Por enquanto, a Anfavea não mudou sua previsão: 2017 teria números 4% melhores no mercado interno do que 2016. A General Motors, atual líder de vendas e primeira a vislumbrar o enorme tombo ocorrido em 2015 e 2016, espera recuperação de até 10% do mercado brasileiro em 2017.
Mantenhamos os dedos cruzados.



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[size=32]Onix sobra, Palio despenca; veja os 15 carros mais vendidos de janeiro[/size]



  • NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Chevrolet-onix-activ-1471457508867_956x500


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Siga o colunista: Fernando Calmon no Facebook

Roda Viva

Honda revelou o interior do seu crossover WR-V e todas as modificações estruturais em relação ao Fit. Não se trata de um carro todo novo e sim uma opção interessante entre seu modelo de entrada e o HR-V. O preço só será anunciado em meados de março. Desenvolvimento meticuloso feito no Brasil atenderá à procura crescente de veículos com esse porte e visual.
+ Alemanha é o primeiro país a regulamentar a circulação de carros autônomos, abrindo espaço para circulação em vias públicas. O motorista continuará responsável por intervir em situações emergenciais, monitorado por dados armazenados no veículo. Não se sabe, porém, se os fabricantes de veículos aceitarão o risco jurídico associado ao mundo real.
+ Por sua vez, o Ministério dos Transportes dos EUA decidiu que a partir de 1º de setembro de 2019 todos os novos veículos elétricos ou híbridos de até 5 toneladas de peso bruto total (inclui picapes e furgões) terão de emitir sons audíveis para alertar pedestres sobre a sua aproximação. A exigência será para velocidades de até 30 km/h, tanto em marcha à frente quanto à ré.
+ Mais um aplicativo para telefones aproxima, sem intermediários, quem quer vender e comprar veículos seminovos e usados. Segundo a Car4Sale, "ofertas dos compradores são progressivas, a partir de preço inicial definido pelo algoritmo do aplicativo com base no cruzamento de informações de carros do mesmo modelo vendidos na própria plataforma e em sites".[/size]

43NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 10 Fev - 11:47

KÜLL



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017


Roberto Nasser - De carro por aí



NOTAS INTERESSANTES - Página 3 0%2BROBERTO%2BNASSER
Coluna – 0617 - 10.02.2017 edita@rnasser.com.br


NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Foto%2BLegenda%2B01%2Bcoluna%2B0617%2BCompass%2B
Jeep Compass, irmão elegante do Renegade
O Compass, segundo produto da marca Jeep no Brasil foi desenhado e composto para ser concorrente de peso na faixa de briga-de-foice-no-escuro no promissor mercado nacional no segmento. Está acima do irmão Renegade, do líder setorial Honda HR-V, do recém chegado Nissan Kicks.

O mercado de utilitários esportivos, sejam os SAV, com tração simples ou SUV, com tração total e disposição extra asfalto, vem em grande expansão, com projeção de atingir 25% dentre todas as vendas de veículos leves. Nele não há crise, como perceptível pela enxurrada de novos produtos para disputar clientes.
É o terceiro produto da fábrica FCA em Goiana, Pe, e utiliza plataforma comum ao Renegade e ao picape Toro. E, como o Renegade, é produto mundial inaugurando produção no Brasil.

Tem missão importante: ajudar a Jeep a crescer e manter-se rentável e líder em lucros na união FCA. Oferece amplo leque de versões com motores flex e diesel 2,0 litros, com respectivos 200 e 170 cv de potência, e composições em decoração, transmissões com acionamento mecânico ou hidráulico, e tração simples dianteira ou nas 4 rodas. Leque de preços varia 50%, a partir de R$ 100 mil pela versão simples, Sport, flex, até o topo de linha Trail Hawk, diesel, automática de 9 marchas.

Está acima do Renegade. Pouco maior em dimensões, suspensão para rodar mais confortável, e habilidades quase iguais para as versões de tração total. Em termos de mercado é muito bem focado em postura, composição, destinado a clientela idade superior ao cliente do Renegade, sem pretensões a ter cara de macho-man. Isto o situa em faixa de conforto. Em termos de estilo o controle da Fiat sobre os Chrysler e Jeeps melhoraram o produto. É limpo, marcado por linhas e elegante friso cromado envolvente, grupo óptico bonito e eficiente, luzes com LEDs.

Internamente bem acertado, materiais de toque agradável, incluindo o volante com aro espesso; computador de bordo com tela de 9 cm para computador na versão Longitude e 16 cm, colorida na Trailhawk. Versão superior bem composta em itens de segurança – sete bolsas de ar; assistente de ponto cego; farol alto/baixo automático; freios anti colisão.

No particular
Versão superior, diesel, transmissão automática, mimos como câmera de ré, mais nova das necessidades inadiáveis aos motoristas. É um dos confortos, como a direção assistida, a transmissão automática, os freios com mecanismo servo – experimentou, vira exigência.

No específico emprega pneus para desenhar seu uso – muito mais para urbano rápido. O ruído matraqueado do ciclo diesel tem sido reduzido tanto operacional quanto pela aplicação de adjutórios e filtros acústicos. O motor traça o mapa do uso. Pé em cima, deixando-o trabalhar e fazer as marchas passarem, pressão constante no acelerador, obtém ótimas médias – 15 km/litro em estrada de orografia variada, carga completa. Cidade, 11 km/litro. Na média marcou 13,5 km/litro. Consumo de diesel é consequência dos cavalos demandados, e exige motorista entendendo do produto.

Sempre me questiono do porquê um urbanoide, com arrepios ao campo e à terra vermelha embaçando seus sapatos polidos, escolhe um motor diesel e por tal opção paga caro – e nunca recuperará com uso a diferença de custos, até pela similaridade atual de valores. Mas 10% dos compradores demandam por tal versão, cuja característica maior é dispor de muito torque, 35,7 m.kgf em rotações baixas, oferecendo grande capacidade de aceleração e manutenção de médias horárias.

O conjunto é para quem se dedica a leitura especializada, pois além da falsa noção de carro automático ter auto determinação, fazendo tudo sozinho, há outros adjutórios importantes, como a gestão da tração nas quatro rodas, permitindo escolher, via delicado botão de comando, o serviço certo para a demanda – Snow, pouca aderência; Sand, areia; Mud, barro; Rock, pedras soltas – e reduzida acionável por botão e bloqueio do diferencial central, distribuindo a tração 50/50%.

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Хорошие старые Нивы 40 лет назад (O bom e velho Niva faz 40 anos)
Sucesso no Brasil à abertura das importações, foi-se em anunciada fuga do importador. Deixou clientes reclamando de quebras e falta de manutenção, e outros, fanáticos, em comunidades sociais, como os Camaradas do Niva.

Anedota de automóveis diz, os Jaguar são os melhores carros do mundo – quando funcionam … Vale para os Niva, fazendo-o com conforto e surpreendente capacidade de vencer dificuldades, como andar com água a 60 cm, neve com 1m em altura. Niva em russo significa Campo, apropriado.

História
Exceto mercado brasileiro está presente em 150 países e surgiu por iniciativa do Partido Comunista. Ao início dos anos ’70 o projetista Vladimir Sergeivich e o designer Valery Semushkine traçaram o conceito. A ida da Fiat para a então União Soviética facilitou trabalhos fornecendo componentes, desde a base do modelo 127 – no Brasil evoluído para 147 -, motor e transmissão do modelo 124, e agregando as modificações, como suspensão, diferencial dianteiro e central gerindo a tração permanente nas 4 rodas. Projeto definitivo foi apresentado no XXV Congresso do Partido em fevereiro de 1976 e a produção determinada para a estatal AutoVAZ em Togliattigrado, onde se fabricavam os Lada sedã e SW. Era o VAZ 2121. Àquele tempo na URSS não havia provocação de marketing capitalista, e ante a incapacidade estatal em atender aos interessados, qualquer produto rodante era sucesso.

Projeto bem arranjado sofreu poucas modificações em quatro décadas. Ganhou caixa com 5 marchas; em 1994 trocou o motor Fiat 1,6 por 1,7 GM, teve versão diesel 1,9 Peugeot. Poucas mudanças estéticas em grade frontal e grupo óptico. Qualidade foi implementada com métodos alemães quando a Opel GM assumiu gestão da fábrica e há poucos anos quando Renault-Nissan a sucedeu.

Gestão francesa fez modificação frontal, incorporando para choques à carroceria, nova grade, rodas em liga leve – aqui aplicadas na versão Pantanal, preparada localmente. No Brasil apenas versão de 3 portas, mas existem com 5 e picape.

Quem entende credita o sucesso à mecânica simples, robusta, sem fricotes, e à completa ausência de eletrônica exceto para ignição e injeção nos últimos anos.
Queixas quanto à qualidade, simples entender. País sem liberdade de manifestação, fila de encomendas, anos para receber uma unidade, preocupação com qualidade e ganhos tecnológicos inexistiam. A onda capitalista saneou-o.

Pioneiro
Reclamações são tragadas pelo vórtice histórico. O Niva inventou o segmento do SUV pequeno. Toyota, Daihatsu, Suzuki o passaram a limpo e adensaram o caminho do pioneiro, hoje em multiplicidade de marcas, modelos e versões afogando o mercado.  

No Brasil além das unidades importadas houve duas promessas de maior presença. Uma, exportador independente queria montá-lo no Uruguai, dando-lhe rótulo de produto regional mandando-o para o Brasil. Marketing manco, tinha-o com decoração de carro de luxo e preço elevado. Não vingou. Idem para a promessa de fábrica no estado do Espírito Santo. Lamentável. Neste país sem estradas asfaltadas seria o ideal.

Renault-Nissan quer aproveitar o conceito, partindo da plataforma jogo duro B90, base de Logan, Sandero, Duster, para fazer releitura do Niva. Será maior, melhor – mas apenas mais um. Charme não se terceiriza.

Roda-a-Roda

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Ainda não – Sucesso no Salão de Detroit, ganhando prêmio EyesOnDesign, Kia Stinger será produzido na Coreia, 2o. semestre, no espaço do modelo Rio, a ser transferido ao México.

Aqui – Virá em conta restrita pela barreira legal da importação de 4.800 unidades/ano sem pagar adicionais 30 pontos percentuais sobre o IPI. Abeifa, associação dos importadores prova, medida garroteia o mercado e desemprega.

Como – Competente, monobloco com 55% em aço de alta resistência, motores L4 2,0 turbo, 255 cv e V6, duplo turbo, e 365 cv, automático 8M, tração traseira ou integral. Freios Brembo a disco nas quatro rodas. Elegante e performático.

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Reversão – Crescendo 1,75% em vendas de importados no mês de janeiro –  setor caiu – entendendo iniciar vendas ascendentes Sérgio Habib, representante da JAC, acertou importar o S2, chamando-o T40.

Ação - Misto de hatch com sav, motor 1,5, câmbio mecânico, concorrerá com Stepway Renault Sandero em equipamentos, design, espaço interno e custo x benefício. Perto de R$ 60 mil. Dividirá cotas de importação com o T5.

Mudança – Próximos dias, lançando o sav Captur, Renault mudará classificações para indicar versões por equipamentos, confortos e acessórios.

Simples – Serão duas. Saem Autentique, Expression, Dynamique e outras, e surgem Zen, de entrada; Intense, superior. Acima, opcionais de transmissão CVT aos 1,6; tela Media Nav; bancos revestidos em couro e teto bi ton, se o caso.

Vem – Fiat desmanchou teoria sobre adiamento da apresentação de seu novo hatch para substituir Bravo e Punto. Lançamento será em Junho, mês de complicada agenda pelo amplo feriado de Corpus Christi e ausência de jornalistas do ramo por ida ao Salão de Buenos Aires.

Não – CAOA Hyundai nega fim de produção do Tucson primeira geração, desdiz indicando investimentos locais para melhorar rendimento do motor.

Negócio – Presidente argentino Maurício Macri visitou o colega Michel Temer para ajustar parceria nos negócios regionais e fazer natural implemento de negócios com o México, ameaçado de boicote por seu maior cliente, os EUA.

Bailado – Um pouco de negócios, muito de diplomacia. Até agora Temer não havia recebido visitante oficial para dar aval à mudança de governo. Boa vontade depende de acordo entre países. Mercados complementares pelo Mercosul, a crise brasileira atrapalha a Argentina, e o ranço das medidas administrativas deixadas pelo governo Kirchner amarra negócios.

Cores – A ditadura PP – preto e prata – chega ao fim e leva junto a monotonia. Novas exigências mundiais indica radicalização dos clientes, e agora 50% demanda carros brancos; prata caiu a 20% e preto a apenas 14%.

Bom senso – Finalmente. Andar em carro preto, sem ser taxi, uber ou oficial, exibe descompromisso com verdades físicas: cores escuras retém calor, aumentam a temperatura interna, desafiam o ar condicionado, elevam consumo. Ford incluiu na linha Focus um vermelho perolizado, o Toscana.

Demanda – Procura pelo modelo X1 e capacidade industrial no limite provocou BMW buscar novo parceiro para montá-los. É a VDL Nedcar, na Holanda. Não é marca ou fábrica, apenas montadora. Estende negócios. Já monta o Mini, dada idêntica situação com a fábrica original em Oxford, Inglaterra.

E ? – Curioso não faze-lo na fábrica BMW no Brasil ou ampliá-la para tornar-se supridora do mercado norte-americano, como faz com pacote de 10 mil unidades. Consultada, empresa não respondeu.

Mundo – Em projeto de reconstrução PSA faz acordos mundiais para montagem de seus veículos Peugeot, Citroën e DS. Acertou-se com a Urysia, representante no Quênia para montar iniciais 1.000 unidades/ano do 508 e após, do SUV 3008. Marca já teve operação assemelhada entre 1974 e 2002.

Mercado – Tivesse vendido mais 39 mil veículos em 2016, Aliança Renault-Nissan alcançaria a mítica marca de 10M. Marcas Renault e Dacia tiveram crescimento expressivo: Renault Samsung subiu 38,8%; Nissan expandiu 3%.

Conta - Salto numérico de 10% deu-se pela oportuna tomada acionária da Mitsubishi, somando 934 mil veículos da marca à conta dos controladores. Nela entrou a operação russa com a AutoVAZ e seus Lada.

Futuro – Consciente com o crescente trançar entre veículos e interatividade, Ford aproveitou o Campus Party, em S Paulo, maior evento sul americano em tecnologia, inovação e mobilidade, para exibir o Gear Auto Link, aplicativo desenvolvido no Brasil para os relógios inteligentes Gear S2 e S3 Samsung.

Faz – Muito: transfere agenda com endereço ao sistema de navegação; aviso de criança deixada no carro; localizar veículo; alerta de sono. Desenvolvedores podem integrar novos aplicativos à plataforma. Está em Smart Device Link.

Novos tempos – Inglesa McLaren Racing, equipe de Fórmula 1 assinou contrato com a Stratasys, dos EUA, em negócio de soluções de impressão 3D.
Bom para ambas. McLaren receberá peças com rapidez, tecnologia de vanguarda, e a fornecedora terá vivencia de produzir para empresa de ponta e trabalhar em ambiente de extremos requisitos e pressão por qualidade e prazos.

Futuro – 3D se baseia nos princípios da impressora doméstica. Gerida por computador, produto final substitui peças estampadas em chapa, ou moldadas em fibra de vidro + plástico ou fibra de carbono. Um Nerd, impressora pessoal 3D, e uma mesa em casa podem fazer carroceria especial para automóvel.

Mais – Colaboração não se deterá em carros de corrida, permeando aos contados esportivos da marca e às categorias para as quais a McLaren vende serviços – Fórmula 1, Indy e NASCAR.


Gente – Nelson Piquet, empresário, tri campeão na Fórmula 1, brinquedos novos: elétrico Tesla e Porsche 1985 turbo. OOOO Longino Morawski, executivo, ex-presidente da Harley-Davidson, e líder da operação Vespa Piaggio, negócio próprio. OOOO Sócio presidente no Brasil da CI Advisory, de cultura e estrutura organizacional, desenvolvimento de lideranças, start ups. OOOO Sucedido por Giuseppe De Paola, italiano, diplomas em Economia, Marketing, Comunicação, MBA em Administração e ex Bmw OOOO Marcelo Braga, publicitário, mudança. OOOO Novo diretor de marketing do grupo CAOA e suas marcas Hyundai, Subaru e Ford. OOOO Roberto Di Stefano, italiano, 54, trabalho. OOOO Respondia pela área de amortecedores da Magneti Marelli, maior produtora de peças de reposição para veículos no país, novo condutor da empresa na América Latina. OOOO Área importante, 20% do faturamento mundial da MM. OOOO

44NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 10 Fev - 17:56

KÜLL



SINDICATO AFIRMA QUE POLÍTICA DE TRUMP CANCELOU EXPORTAÇÃO DE 15 MIL VEÍCULOS DA GM DO BRASIL
Trabalhadores das fábricas de São José dos Campos e de São Caetano devem entrar em férias coletivas
por REDAÇÃO AUTOESPORTE
10/02/2017 16h22

NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Gm
FÁBRICA GM (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os trabalhadores da fábrica da General Motors em São José dos Campos receberam férias coletivas devido ao cancelamento da exportação de 15 mil veículos ao México, conforme informou o Sindicato dos Metalúrgicos. Segundo em comunicado oficial da entidade, isto é um reflexo da política comercial de Donald Trump, que tem gerado conflitos comerciais com o governo mexicano.
O sindicato alegou que as informações foram confirmadas pela GM em reunião na última quarta-feira (Cool. Em contato com a reportagem, a montadora afirmou que as informações não procedem, mas relatou que não irá se posicionar em relação ao assunto.
Em nota oficial, o Sindicato dos Metalúrgicos declarou que as vendas ao México totalizam 27% da produção da GM de São José dos Campos, onde são fabricados os modelos S10 e Trailblazer. “Se a suspensão das importações for permanente, colocará em risco os empregos na planta, já ameaçados pela crise econômica nacional, que segue derrubando a venda de veículos no país. Este quadro ameaça os empregos em várias empresas da indústria automobilística brasileira”, diz o texto.
Em tentativa de conter a situação, o Sindicato afirma que “vai iniciar uma mobilização na fábrica contra a ameaça de cortes e vai pedir uma audiência pública com os ministros da Indústria e Comércio, Marcos Pereira, e com das Relações Exteriores, José Serra, para debater o tema”.
As férias coletivas (que devem começar nesta segunda-feira, 13, com retorno programado para 2 de março), incluem 2.200 trabalhadores de um total de 5 mil. A unidade da GM de São Caetano também está envolvida, com férias para 5 mil funcionários (programadas entre 25 de fevereiro e 27 de março).

45NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 10 Fev - 18:37

Fabiano

Fabiano

Me espanta que carros brasileiros sejam exportados para lá....

http://www.oticainova.com.br

46NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 11 Fev - 1:47

Fred



Fabiano escreveu:Me espanta que carros brasileiros sejam exportados para lá....

Para o México? 
Mas temos acordos com quotas e tudo mais...

47NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 11 Fev - 20:17

Fabiano

Fabiano

Sim, mas me pergunto, o que querem com os carros feitos no Brasil se podem ter produtos melhores, mais atualizados ante o que é fabricado no Brasil e enviado pra lá.
Por exemplo, porque comprar Blazer do Brasil se podem ter carros melhores feitos por eles mesmo ou vindos dos EUA, enfim, notável coo isso é artificial, e o belo planejamento que o Brasil tem neste ponto, se um cliente passa mal, compromete quase por completo uma planta automotiva...

http://www.oticainova.com.br

48NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 13 Fev - 12:05

KÜLL



13.02.2017 04h00
Brasil já testa carros abastecidos com esgoto; conheça a tecnologia
Rubens Fraulini/Divulgação
Carros a biometano de Itaipu: usina usa 59 carros movidos a titica de galinha (... ou do gás gerado do excremento)
imagem: Rubens Fraulini/Divulgação
Alessandro Reis
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
Gás extraído de dejetos, biometano é 100% renovável e tem custo 56% menor que o do diesel

No segundo filme da franquia "De Volta para o Futuro" (1989), Doutor Brown abastece o DeLorean usado para viajar no tempo com lixo doméstico (casca de banana, cerveja e a lata em si...), por meio de um dispositivo instalado no próprio veículo, chamado de "Senhor Fusão". Na trama, o cientista havia trazido o equipamento para converter dejetos em combustível diretamente do futuro: naquele caso, de 2015.

Pois a ficção antecipou a realidade: agora, em 2017, ainda não dá para colocar uma casca de banana no tanque e sair rodando, mas já existe tecnologia no Brasil para gerar combustível automotivo de gases de esgoto, do lixo, de restos de alimentos, resíduos da agricultura e até de titica de galinha.

Trata-se do biometano, versão refinada do biogás, que é extraído de matéria orgânica em decomposição por meio de equipamentos chamados de biodigestores.

O biometano pode abastecer qualquer veículo com kit de GNV, que você já conhece. Mas, diferentemente do gás natural veicular, que tem origem fóssil como a gasolina e o diesel, o biometano é 100% renovável.

De acordo com o CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis/Biogás), o biometano pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes na comparação com a gasolina. Seu uso previne ainda o lançamento de metano na atmosfera, um dos vilões do aquecimento global (o outro é o CO2).

Rubens Fraulini/Divulgação
Biodigestores extraem gás de esgoto, lixo, restos de alimentos, resíduos da agricultura e até de titica de galinha
imagem: Rubens Fraulini/Divulgação
Cadê?

O abastecimento do biometano em automóveis já tem uma regulamentação geral elaborada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desde fevereiro de 2015. Mesmo assim, ainda não é oferecido nos postos de combustível no país.

Por enquanto, apenas o biogás -- utilizado para geração de energia térmica e elétrica -- já é uma realidade, mas que também tem muito a crescer no Brasil.

Esse combustível sustentável já está em testes em indústrias e empresas e vai chegar ao mercado em breve. A Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul), por exemplo, anunciou em janeiro que lançará, durante os próximos meses, uma chamada pública para aquisição de até 200 mil metros cúbicos por dia de biometano, que será comercializado.

Enquanto isso, algumas empresas do Brasil já trabalham para produzir biometano e abastecer parte dos seus automóveis. Uma delas é a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), e outra, o complexo hidrelétrico Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).

Alessandro Reis/UOL
Em Franca (SP), Sabesp já tem 20 carros prontos para uso do biometano
imagem: Alessandro Reis/UOL
Esgoto combustível

A Sabesp será a primeira do país a produzir biometano exclusivamente a partir do lodo que resulta do tratamento de esgoto, na unidade de Franca, no interior paulista.

A produção começa em meados deste ano e conta com parceria do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, que cedeu o equipamento necessário para converter o biogás resultante do esgoto em biometano. Essa tecnologia remove impurezas do biogás para aumentar a concentração do metano para acima de 96%, atendendo às especificações da ANP para uso veicular.

A estimativa é produzir todos os dias biometano suficiente para substituir 1,7 mil litros de gasolina e abastecer cerca de 50 automóveis adaptados com kits GNV -- aproximadamente 20 desses veículos já estão prontos para receber o biometano.

Quando começar a ser produzido, o combustível sustentável passará por uma fase de testes com acompanhamento dos órgãos reguladores, como a ANP, para garantir o atendimento às especificações. A ANP informou que já "está trabalhando" na regulamentação especifica para biometano oriundo de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.

"A utilização do gás gerado no tratamento de esgotos como combustível veicular resulta em ganhos econômicos e benefícios para a sociedade e o meio ambiente. Isso significa uma redução do consumo de combustíveis fósseis e da emissão de gases de efeito estufa", avalia Cristina Zuffo, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sabesp.

Cocô de galinha move carros no PR

A Usina de Itaipu, por sua vez, já conta com uma frota de 59 veículos movidos a biometano, de um total de 249 unidades da empresa. Até o fim do semestre, serão mais 14 que serão abastecidos com o biocombustível, substituindo modelos convencionais. Também há 55 veículos elétricos.

O biometano utilizado em Itaipu provém, literalmente, de titica de galinha. Em parceria com o CIbiogás, instituição tecnológica e científica sem fins lucrativos, ele é gerado na granja Haacke, localizada no município de Santa Helena (PR), próximo a Itaipu. Desde de 2013, são processados na granja cerca de 100 m³ por dia de efluentes líquidos, provenientes do excremento das aves, produzindo diariamente 1.000 m³ de biogás. Esse biogás depois é refinado para se transformar em biometano, destinado para abastecer os automóveis e também para gerar energia elétrica, utilizada na própria granja.

Até o fim do semestre, a CIbiogás e a Itaipu Binacional vão inaugurar uma unidade de produção de biometano dentro da própria usina, complementar à existente em Santa Helena. Essa planta vai usar como matéria-prima grama, esgoto e restos de alimentos recolhidos em restaurantes da região.

Rubens Fraulini/Divulgação
Uso de ônibus a biometano faria com que cidades cumprissem metas a custo menor
imagem: Rubens Fraulini/Divulgação
Ônibus verde

Enquanto a cadeia de produção, distribuição e comércio de biometano ainda engatinha no Brasil, ela já está consolidada na Europa. De acordo com Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no país, cerca de 40% dos ônibus que hoje rodam na Suécia (onde fica a matriz da marca) já são abastecidos com biometano.

Vendo potencial no mercado brasileiro, a Scania trouxe em 2014 um ônibus da marca abastecido tanto com GNV quanto com biometano. Importado da Suécia, esse ônibus rodou em testes em diferentes locais, projetos e feiras envolvendo biogás e biometano no país e foi substituído por outro, já montado no Brasil, que também está circulando pelo país.

De acordo com a Scania, a média de consumo do biometano é ligeiramente inferior à do diesel (2,02 km/m³ contra 2,2 km/l), mas tem custo aproximadamente 30% menor. "Em relação ao preço por quilometragem, o custo do biometano é menor em 56% ante um veículo similar a diesel. A partir de um problema das cidades, que é a gestão de resíduos, é economicamente viável para qualquer centro urbano de nosso país", afirma Munhoz.

Além do ônibus da Scania, recentemente a New Holland apresentou, em Itaipu, um trator movido a biometano, que também passa por testes e avaliação de produtores agrícolas potencialmente interessados em gerar biometano nas fazendas e, com ele, abastecer seus tratores e outros veículos.


Alto potencial

De acordo com números fornecidos pela ABiogás (Associação Brasileira de Biogás e de Biometano), o potencial de crescimento desses combustíveis no mercado brasileiro é gigantesco. Segundo a entidade, o Brasil poderia produzir 52 bilhões de metros cúbicos de biogás a cada ano, volume suficiente para abastecer cerca de 25% da frota nacional de veículos -- além de 12% de toda a demanda por energia elétrica no país.

"Chegamos ao ápice do sistema de combustíveis líquidos, especialmente diesel e gasolina. Vivemos em um mundo de recursos energéticos finitos, precisamos extrair petróleo e gás a quilômetros de profundidade no oceano, a um custo elevado. As novas saídas não terão um combustível quase hegemônico como hoje e, sim um conjunto de alternativas", avalia Cícero Bley Jr, presidente da associação.

Bley Jr espera que o RenovaBio, plano do Ministério de Minas e Energia para ampliar a participação de biocombustíveis na matriz energética do país até 2030, bem como atender as metas de emissões estabelecidas na COP21 (cúpula do clima de Paris), contemple também incentivos e uma política definida para o biogás. "Está mais que na hora de haver uma política de governo definida para o biogás e o biometano. O Brasil já dispõe de tecnologia para isso".

Consultado, o Ministério de Minas e Energia informou que "entre os biocombustíveis que serão atendidos no programa, estão o etanol de segunda geração, o biodiesel de óleo vegetal hidrotratado, o bioquerosene, o diesel de cana, o biogás/biometano e o bioquerosene". Ainda de acordo com o órgão do Governo Federal, "está prevista a realização de reunião no dia 15 de março, no Ministério de Minas e Energia, para que todos interessados possam conhecer as diretrizes que embasarão o RenovaBio. O resultado de todo processo deverá ser consolidado e disponibilizado para consulta pública até o final do primeiro trimestre de 2017".

Agora é acompanhar a trama política e torcer para o biometano não fica só como peça de ficção científica.

FONTE: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/02/13/brasil-ja-testa-carros-abastecidos-com-esgoto-conheca-a-tecnologia.htm

COMENTÁRIOS: UOL não deixa colar as fotos.

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