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Renovação da linha Fiat no Brasil

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Fred
Fabiano
Grilo
7 participantes

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KÜLL



[size=42]Exclusivo: SUV compacto da Fiat surgirá do Projeto 3630[/size]


Por
 Marlos Ney Vidal
 -
 27 de fevereiro de 2019
[url=https://pinterest.com/pin/create/button/?url=https://www.autossegredos.com.br/marcas/fiat-marcas/exclusivo-suv-compacto-da-fiat-surgira-do-projeto-3630/&media=https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2018/10/toro-suv.jpg&description=Projeto 3630 dar%C3%A1 origem ao sonhado SUV compacto da Fiat. Modelo ser%C3%A1 constru%C3%ADdo a partir da nova gera%C3%A7%C3%A3o da plataforma MP1. Estreia est%C3%A1 prevista para 2021][/url]

[size=16]Projeto 3630 dará origem ao sonhado SUV compacto da Fiat. Modelo será construído a partir da nova geração da plataforma MP1. Estreia está prevista apenas para 2021
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Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Toro-suv
Foto | Fiat/Reprodução – SUV do Projeto 3630 não tem relação com o Fiat Fastback, que será maior e fabricado no Nordeste

Anote ai, em 2021, a Fiat terá seu sonhado SUV compacto. Modelo já é cotado junto a fornecedores e será construído a partir da nova geração da plataforma MP1. O SUV é chamado internamente de Projeto 3630. Dias atrás, nossa reportagem avistou um protótipo rodando numa pista restrita na fábrica de Betim (MG), o que impossibilitava qualquer tipo de registro.


Aços


Além da nova geração da plataforma MP1, o Projeto 3630 terá aços especiais para atender requisitos de segurança mais rigorosos. A arquitetura e os aços serão usados nas novas gerações de Argo e Cronos e também em novos modelos da FCA. O novo SUV compacto da Fiat será produzido em Betim (MG).

Suspensão


Voltado para o uso urbano, o SUV derivado do Projeto 3630 terá suspensão mais simples, sem vocação off-road. Segundo apurado por nossa reportagem, o conjunto de suspensões do modelo será bem parecido com os usados por Linea e Bravo.

Motores


O SUV do Projeto 3630 usará os motores 1.3 8V Firefly e o 1.3 16V Firefly Turbo flex. Aspirado, o motor 1.3 manterá a potência de 109 cv com etanol e torque de 14,2 kgfm. Já a variante turbo terá injeção direta de combustível, a potência estimada é de 160 cv e torque acima de 25 kgfm com etanol no tanque. Ambos os motores trabalharão em conjunto com os câmbios manual de cinco velocidades e o automático AISIN de seis marchas.

Domingos V


Administrador

1.3 8 válvulas? Suspensão de Linea (Punto)? Kwid da Fiat, é você?

Os italianos continuam mestres em reusar coisas, o problema é que já não cobram barato e os resultados já não mais impressionam faz tempo. Muita mão de vaquice e resultados pouco interessantes ao consumidor.

Pensava que, com o resfriamento do Renegade, seria algo parecido mas com a marca Fiat. No lugar disso deve ser uma mistura de Argo cross com Punto SUV. Bem na categoria SUV "compacta do compacto" na verdade, como deve ser a próxima da VW, e pouca coisa acima de chamar um sub-combacto de SUV (Kwid).

KÜLL



Segredo: Câmbio automático de Argo e Cronos 1.3 Firefly será CVT

Por Marlos Ney Vidal -  22 de março de 2019

Marca optou pelo câmbio automático CVT por ser mais leve e mais adequado a trabalhar com o motor 1.3 Firefly de Argo e Cronos. Transmissão deve fazer estreia na linha 2020 dos compactos

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 FLAGRA-ARGO-AVENTUREIRO-2020-2
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A Fiat já bateu o martelo e o câmbio automático de Argo e Cronos equipados com motor 1.3 Firefly será do tipo CVT e não mais o AT6, diferente do que havíamos apurado anteriormente. A nova transmissão aposentará o câmbio automatizado GSR nos modelos. A estreia deve ocorrer na linha 2020 de ambos os modelos. Argo Trekking é cotado para fazer a estreia.

Mais leve

Segundo apurado por nossa reportagem, a marca optou pela transmissão CVT por ser mais leve e mais adequada ao torque do motor 1.3 Firefly.

Versões

A nova transmissão automática do tipo CVT estará disponível para as versões 1.3 Drive do Argo e também para a versão aventureira Trekking. Já para o sedã, ela ficará restrita a versão 1.3 drive do Cronos.

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Teste-fiat-cronos-gsr-17
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Cronos 1.3 trocará transmissão automatizada por câmbio CVT

Valores

Ainda é cedo para definir valores, mas, a nova transmissão CVT deve encarecer os modelos equipados atualmente com a transmissão GSR com valores entre R$ 1.500 e R$ 2 mil.

Domingos V


Administrador

Melhor que a GSR deve ser, afinal é uma transmissão que basicamente, hoje, é última alternativa entre os automáticos e atendia apenas a quem precisava desse item mas precisava pagar o mínimo possível/nas marcas e modelos onde câmbio automático era coisa de nicho.

Porém, mais um carro que deve ficar pela chatice mesmo. CVT é dose e a tendência é que, com pouco adicional de preço, todo mundo compre com esse câmbio no lugar do manual.

KÜLL



[size=42]Flagra: Nova picape Fiat (Projeto 281) terá câmbio CVT[/size]


Por
 Marlos Ney Vidal
 -
 26 de março de 2019


[size=16]Transmissão automática do tipo CVT estará disponível para a nova picape Fiat. Porém, o câmbio que trabalhará com o motor 1.3 Firefly não chegará no lançamento do modelo
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Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Flagra-nova-picape-fiat-5
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A nova picape Fiat, derivada do Projeto 281, contará com câmbio automático do tipo CVT. A transmissão trabalhará em conjunto com o motor 1.3 Firefly. Porém, o câmbio CVT não estará disponível no lançamento da picape e ficará como novidade futura.


Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Flagra-nova-picape-fiat-8
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos


Estreia


A estreia da Nova picape Fiat está prevista para o primeiro trimestre de 2020. O Start Of Production (SOP) está marcado para janeiro de 2020. As unidades VP (verifica processo) serão montadas a partir de julho de 2019.

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Flagra-nova-picape-fiat-7
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos


Flagra


A cada flagra da nova picape Fiat, fica evidente o parentesco dela com o Mobi. As portas e capô dianteiro são do subcompacto. O interior também terá muitos elementos do Mobi. A foto do flagra acima, mostra a frente curta como a do subcompacto.

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Flagra-nova-picape-fiat-4
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos


Tamanho


Em termos de altura, a nova picape Fiat não será tão mais alta que a atual Strada, mas, ela será maior no comprimento.

Desenho


O visual da picape será um misto de Mobi com inspiração na Toro. Ela terá acabamento das caixas de rodas em acabamento plástico como na irmã Toro. Os vincos da lateral devem também seguir as linhas do Mobi. Pelos flagras, a abertura da tampa da caçamba será tradicional.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Na dianteira, a nova picape Fiat terá o cofre do motor do Mobi, faróis, capô e para-lamas também deve ser mantidos. Já o para-choque ganhara novo desenho para dar uma identidade diferenciada ao modelo.
Na traseira, as lanternas ficarão no alto como é na atual Strada e também na Toro. A tampa traseira terá abertura tradicional. Já a placa de identificação será instalada no para-choque.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos


Suspensão


Substituta da veterana Strada, a nova picape Fiat manterá a consagrada suspensão traseira da irmã. Já na parte dianteira a suspensão terá a mesma travessa do Argo, porém, os braços são novos e reforçados.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Cabines


Como o Autos Segredos antecipou em setembro, a nova picape Fiat terá versões cabine simples e dupla. Sem a opção da versão de cabine estendida, a marca adotará o conceito Max Cab como a Chevrolet Montana.
A versão de cabine simples terá um pequeno espaço atrás dos bancos dianteiros com direito a um vidro espia na coluna “B”.  Já a versão cabine dupla da Fiat 281 contará com quatro portas e será homologada para levar cinco ocupantes.

Motor


Como o Autos Segredos antecipou no dia 25 de novembro, a nova picape Fiat terá motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire EVO.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Flagra-nova-picape-fiat-7-615x300
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Flagra-nova-picape-fiat-6-615x300
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Flagra-nova-picape-fiat-1-615x300
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Flagra-nova-picape-fiat-615x300
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
O motor 1.3 Firefly rende 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). O câmbio será o manual de cinco velocidades. O câmbio automático de seis velocidades é cotado para ser usado nas versões mais caras.
O propulsor 1.4 Fire EVO rende 85 cv de potência máxima e torque de 12,4 kgfm quando abastecido com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol no tanque. Já o câmbio é sempre o manual de cinco velocidades.

Plataforma


Em termos de plataforma a nova picape terá à frente do Mobi (plataforma 327) e a traseira da Fiorino.

Domingos V


Administrador

É interessante o cuidado e a complexidade que estão dando a esse carro, o que é um acerto. O modelo hoje deve ser o mais interessante da linha Fiat (tanto ao consumidor como para ela).

KÜLL



Fiat deve anunciar fábrica de motores para Betim no dia 22 de maio
Por Marlos Ney Vidal -  14 de maio de 2019

Em fevereiro, Antonio Filosa afirmou que FCA Brasil estava na disputa com a Ásia para receber aportes para uma nova fábrica de motores. Investimento deverá ser oficializado no dia 22

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Fabrica-fiat-betim
Foto | Fiat/Divulgação

Antonio Filosa, presidente da FCA para América Latina, anunciou em fevereiro numa coletiva com jornalistas mineiros que o Brasil disputava com a Ásia investimentos para a construção de uma unidade de motores. Agora, a empresa marca para o dia 22 de maio, anúncio de aportes para o Brasil, com direito a presença de executivos mundiais da FCA.  Ou seja, tudo indica que a FCA Brasil saiu vitoriosa e anunciará a unidade de produção de motores para Betim (MG).

Motores
Com a nova fábrica de motores, está previsto a produção de cinco motores. Dois deles, seriam os propulsores Firefly 1.0 12V e 1.3 16V, ambos Turbo Flex que serão usados pelos Jeep Renegade e Compass e nos Fiat Argo, Cronos e Toro.

Quando chega?
Na época, o executivo afirmou que a partir do anúncio seriam necessários 18 meses para que o primeiro motor saia das linha de produção. Nesse caso, a estreia dos motores Firefly Turbo Flex produzidos no Brasil só fariam sua estreia no fim de 2020.

Importado
Fiat Toro e Jeep Compass terão retoques visuais em 2020 e serão equipados com o motor 1.3 Firefly Turbo Flex. Porém, como a fábrica nacional só terá condições de entregar motores no fim de 2020, a marca deve inicialmente, equipar os modelos com propulsores importados, já com tecnologia Flex.

COMENTÁRIOS: ESTÁ ATRASADA! A Fiat usou todo o prazo do Inovar Auto para apenas e tão somente passar a fazer os Firefly nas versões mais simples, que são as que temos agora. Ou seja, PARTE DO INVESTIMENTO JÁ ESTÁ FEITO, então, o lógico seria que os novos motores passassem a ser feitos em preíodo relativamente breve, mas dezoito meses é um bom tempo. Ao fim e ao cabo, a Fiat, como outras, está fazendo investimentos a conta gotas, uma bela enganação em cima do que preconiza o Rota 2.030, repito, ainda mais pensando que parte do investimento para a produção de tais motores JÁ ESTÁ FEITO.

Domingos V


Administrador

Bom, o Rota como o Inovar auto era tão e apenas subterfúgios de escapar da reforma tributária e continuar a política de incentivos "por padrão", transformando as práticas naturais de mercado em "moeda de troca" para os tais incentivos. Quase como ceder incentivos porque os modelos passaram de 2018 para 2019.

A Fiat devia estar esperando tanto o conta-gotas do acordo, ou seja, a prática normal de mercado, como o que daria no ano passado. Querendo ou não, a fase da indústria automotiva agora é de DESINVESTIMENTOS e qualquer coisa nova vai ser a conta-gotas mesmo.

Para mim me parece também que os outros motores serão os 1.0 e 1.3 aspirados na versão 16 válvulas. Aposto que esses ficarão prontos antes e que serão usados na linha Fiat de verdade - onde ficarão quietos, claro.

Faltaria um motor, que não sei qual seria. Tigershark talvez???

E 18 meses é um prazo bom para isso? Pergunto porque não faço idéia de quanto seria rápido ou lento nisso.

KÜLL



A questão que me incomoda é que quando falaram, lá atrás, de motores novos aqui, me pareceu o sinal de unidades realmente modernas para o Brasil, feitas dentro do Inovar-Auto e o que apareceu foram unidades novas, é fato, mas simplificadas em tudo aquilo que a lei não exige. Depois, de novo, sendo o anúncio de motores classe mundial, não dá para acreditar que lançaram aqui E SÓ DEPOIS começaram a desenvolver os mesmos para a Europa, não seria lógico. Deve ter havido uma desenvolvimento algo paralelo. Depois, tendo em vista o escopo inicial do Inovar, seria absurdo imaginar que, em seu sucedâneo, fosse ser exigido menos do que o programa inicial, então, de novo, estava na cara que seria necessário ter motores classe mundial aqui. E assim, por dedução lógica, estes Firefly "full loaded" teriam que chegar aqui, então, falar em investimento para produzir, até aceito, mas o desenvolvimento destes motores para o Brasil já deveria estar bem adiantado e, partindo do princípio que SÃO MOTORES DE CLASSE MUNDIAL PARTILHANDO PARTES E PEÇAS COM AQUELES MAIS SIMPLES FEITOS NO BRASIL, então, o investimento seria menor, afinal, o que mudaria seria basicamente a parte de cima das unidades, com a colocação dos cabeçotes com mais válvulas, comandos, injeção direta e turbo, e mais rápido, pois afinal, DEVERIA HAVER DESENVOLVIMENTO PARALELO das unidades para o nosso mercado.
TigerShark, é motor que vai morrer, não tem jeito, em vista do conceito de downsizing de hoje.

KÜLL



FCA: Aporte em Pernambuco dará origem a dois novos SUV´s e o novo Reneagade

Por Marlos Ney Vidal -  20 de maio de 2019

Aporte de R$ 7,5 bilhões dará origem ao SUV da Toro e também a um SUV Jeep de sete lugares. Do investimento também surgirá a nova geração do Renegade que manterá a base atual

Na semana passada a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou aporte de R$ 7,5 bilhões para a fábrica de Goiana (PE). Em termos de produto, o investimento dará origem ao SUV da Toro, chamado de Projeto 376 e também ao novo SUV da Jeep de sete lugares conhecido pelo codinome 598. Do total investido, parte será usada para nova geração do Renegade que chegará ao mercado em 2022.

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 PROJECAO-FIAT-TORO-SW-1
Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos – Se nossa aposta estiver certa, Toro será um SUV convencional

Toro SUV

A FCA tem pressa em lançar SUV´s Jeep no Brasil, assim, o modelo derivado do Projeto 376 puxará a fila de novidades produzidas no Nordeste. Se nossa aposta estiver certa, o Toro SUV será um modelo convencional e não um cupê como o apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo no fim do ano passado.

O Toro SW como é chamado nos corredores das fábricas da FCA deverá chegar ao Brasil entre o fim de 2021 e começo de 2022.

Visual

Ele chegará com a “cara” nova da Toro que chegará ao Brasil no primeiro semestre do próximo ano.

O Toro SUV será equipado com motores 1.3 Firefly Turbo Flex e o velho conhecido 2.0 Turbo-diesel.


Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Novo Jeep de sete lugares chegará ao mercado entre 2022 e 2023

Jeep 598

Ainda em começo de desenvolvimento, o Jeep de sete lugares fará sua estreia somente após a chegada dos SUV´s compactos (Projeto 363) e médio (Projeto 376) da Fiat. Ainda não está confirmado se o inédito modelo de sete lugares compartilhará a arquitetura com os irmãos ou se a marca usará uma nova plataforma em Pernambuco. O certo é que de acordo com nossas apurações ele não é simplesmente um Compass “esticado”. “Se fosse um derivado do Compass, ele não mudaria o código do projeto”, afirma um contato.

Assim como os demais modelos produzidos em Goiana, o SUV derivado do Projeto 598 terá os motores 1.3 Firefly Turbo Flex e o 2.0 Turbo-diesel.

Picape média


A inédita picape média da Fiat que também terá uma irmã Ram está momentaneamente com projeto congelado à espera de melhores rumos da economia.

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Teste_jeep_renegade_1.8_longitude_AT_52
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Nova geração do Jeep Renegade manterá a mesma plataforma atual

Novo Renegade

O aporte também será usado no desenvolvimento da nova geração do Jeep Renegade que chegará ao mercado em 2022. O SUV manterá a plataforma atual Small Wide 4×4 como o Autos Segredos antecipou em 15 de outubro de 2018.

Empregos

Além dos dois novos SUV´s, o investimento também poderá gerar nove mil empregos diretos na unidade pernambucana. O aporte de R$ 7,5 bilhões será gasto ao londo do período de 2019 a 2024.

COMENTÁRIOS: Aqui, ao menos parcialmente para mim, até se justificam os tais R$ 7,5 bi.

KÜLL



NOTÍCIAS

Ver todas as notíciasFCA investe R$ 500 milhões para fazer motores turbo em Betim e criar polo de exportação


Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 G_noticia_29266
Mike Manley, CEO da FCA, ao lado do novo motor GSE turbo que será produzido em Betim


Indústria | 22/05/2019 | 17h00

FCA investe R$ 500 milhões para fazer motores turbo em Betim e criar polo de exportação
Já está contratada a venda de 400 mil motores para fábricas do grupo na Europa até 2022


PEDRO KUTNEY, AB | De Betim (SP)

A FCA confirmou a ampliação de instalações em Betim (MG) para fazer motores turbo na unidade, que para isso recebe investimento de R$ 500 milhões, adicionais aos R$ 8 bilhões anunciados em julho do ano passado. O projeto prevê a contratação de 1,2 mil empregados, 300 diretos e 900 nos fornecedores, que também participam dos aportes. A fábrica venceu uma competição global para fazer os novos propulsores e será transformada em um polo exportador: 400 mil unidades feitas na planta mineira já estão encomendadas e serão embarcadas até 2022 para operações do grupo na Europa.

“O objetivo é transformar Betim em um polo global de powertrain. Esta fábrica tem todas as condições e habilidades necessárias para isso, mas nossos investimentos no País (total de R$ 16 bilhões até 2024) vão muito além de motores, comtemplam também o lançamento de 25 veículos (15 Fiat e 10 Jeep), o que comprova a importância desta operação para nós”, afirmou Mike Manley, CEO global da FCA.




O novo aporte eleva para R$ 8,5 bilhões o investimento total previsto para o Polo Automotivo Fiat de Betim, o maior já realizado na unidade desde a inauguração há 43 anos. Os recursos se somam aos R$ 7,5 bilhões ao Polo Jeep de Goiana (PE), totalizando os R$ 16 bilhões mencionados por Manley. O prazo do programa foi ampliado em mais um ano, de 2018 até 2024. O plano contempla também o desenvolvimento de 15 novos Fiat (entre versões e novos modelos), incluindo dois ou três SUVs que devem ser produzidos na unidade a partir de 2020.

No último trimestre de 2020 está previsto o início da produção dos novos motores turbo GSE (de Global Small Engine) T3 e T4 flex, bicombustível etanol-gasolina, ambos baseados nos propulsores Firefly aspirados 1.0 três-cilindros e 1.3 de quatro que já são fabricados desde 2016 na planta mineira. Os dois motores turbinados deverão equipar diversos modelos Fiat e Jeep, tanto na América Latina quanto na Europa. A nova linha tem capacidade inicial de 100 mil unidades/ano, mas já nasce pronta para receber ampliações.

Segundo a FCA, o investimento transforma Betim no maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade para fazer 1,3 milhão de unidades por ano. Serão ao todo quatro linhas de motores: os antigos Fire 1.0 e 1.4 ainda em produção, os atuais Firefly 1.0 e 1.3, os novos Firefly Trubo 1.0 e 1.3 e os E.torQ 1.6 e 1.8 ainda produzidos em Campo Largo (PR), na fábrica comprada da DaimlerChrysler em 2008.

“Conseguimos aprovar esse novo investimento para a planta de Betim porque temos apresentado resultados consistentes na região”, afirmou Antonio Filosa, presidente da FCA Latam.


NOVAS TECNOLOGIAS NO HORIZONTE


Segundo Manley, como Betim será um polo global de produção de powertrain da FCA, está previsto no futuro a incorporação aos produtos de novas tecnologias de propulsão, “incluindo hibridização elétrica e uso de diversos combustíveis”, revela. “Entendemos que híbrido não é só eletrificação, mas o uso de mais de um combustível pelo mesmo veículo, como etanol e gasolina ou gás, o que também traz vantagens ambientais de redução de emissões quando fazemos a medição do ciclo completo do poço à roda”, explica o executivo.

Um dos desenvolvimentos em andamento é o E4, um motor turbinado movido só a etanol, com patente registrada no Brasil. O objetivo é aumentar a eficiência da propulsão a etanol, baixando para menos dos atuais 30% a diferença de consumo a favor da gasolina.

KÜLL



Fiat confirma nova fábrica de motores para Betim (MG)

Por Marlos Ney Vidal -  22 de maio de 2019

Como antecipado pelo Autos Segredos, a Fiat confirmou a construção de uma nova unidade de motores para o Brasil. Linha será erguida em Betim e fabricará cinco blocos

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Fabrica-fiat-betim
Foto | Fiat/Divulgação

A Fiat Chrysler Automóveis confirma investimentos de R$ 8,5 bilhões na unidade de Betim (MG) para construção de uma nova linha de motores e também para o lançamento de novos produtos. Do aporte sairão os motores 1.0 e 1.3 Firefly Turbo Flex e um SUV compacto com a marca Fiat, chamado de Projeto 363 e também uma picape compacta, chamada de Projeto 281. O investimento também deverá ser usado para a nova geração do Uno prevista para estrear em 2020.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motores

A nova unidade de motores será a responsável pela produção de cinco blocos. Dois deles já são os conhecidos 1.0 e 1.3 Firefly. A fábrica também produzirá os motores 1.0 12v Firefly Turbo Flex e também o 1.3 16v Firefly Turbo Flex. O quinto motor ainda é desconhecido, mas, será um bloco inédito.

25 lançamentos

Em junho de 2018, a marca prometeu 25 lançamentos para o mercado brasileiro que incluem modelos produzidos em Betim (MG) e Goiana (PE), além de reestilizações da linha atual e produtos importados. Betim será a responsável por 15 desses modelos até 2023.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Minas Gerais

Da fábrica mineira, segundo apurações do Autos Segredos, estão confirmados o SUV compacto do derivado do Projeto 363, a picape compacta que surgirá do Projeto 281. A nova geração do Uno prevista para estrear em 2022 também está na conta. Do aporte em Betim também devem sair o Jeep Júnior derivado do Projeto 515.

Pernambuco

Já da fábrica pernambucana, nossa reportagem apurou que ela produzirá o inédito SUV de sete lugares derivado do Projeto 598. O investimento também dará origem a nova geração do Renegade que fará sua estreia em 2022. Um segundo produto, que segue congelado, será a inédita picape Fiat. Se a FCA optar por sua produção, a picape atuará no segmento destinado aos que a usam para o trabalho, brigando exatamente no nicho onde as versões de entrada de Chevrolet S10 e Toyota Hilux atuam. A picape também deverá ter uma versão como logotipo Ram.

SUV

A Fiat tem pressa em recuperar o mercado e assim lançará entre o fim de 2020 e começo de 2021 seu inédito e sonhado SUV compacto, chamado de Projeto 363. O SUV será construído a partir da nova geração da arquitetura MP1 usada atualmente pela dupla Argo e Cronos.

Aços

Além da nova geração da plataforma MP1, o Projeto 363 terá aços especiais para atender requisitos de segurança mais rigorosos. A arquitetura e os aços serão usados nas novas gerações de Argo e Cronos e também em novos modelos da FCA. O novo SUV compacto da Fiat será produzido em Betim (MG).

Suspensão
Voltado para o uso urbano, o SUV derivado do Projeto 363 terá suspensão mais simples, sem vocação off-road. Segundo apurado por nossa reportagem, o conjunto de suspensões do modelo será bem parecido com os usados por Linea e Bravo.

Motores

O SUV do Projeto 363 usará os motores 1.0 12v Firefly Turbo Flex e o 1.3 16v Firefly Turbo flex. Ambos os motores trabalharão em conjunto com os câmbios manual de cinco velocidades e o automático AISIN de seis marchas.

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 31 Flagra-nova-picape-fiat-6
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Projeto 281

Produzida em Betim (MG), a picape derivada do Projeto 281 chegará ao mercado no começo de 2020.

A picape terá versões cabines simples e dupla com quatro portas. As versões cabine simples serão equipadas com o motor 1.4 Fire EVO. Já as opções cabine dupla contarão com o motor 1.3 Firefly.

KÜLL



Segredo: FCA terá motores turbo 1.0 de 130 cv e 1.3 de 180 cv

Por Marlos Ney Vidal -  22 de maio de 2019

Para fabricar a nova linha de motores marca investirá US$ 500 milhões em Betim (MG). Ao todo serão cinco blocos de motores Firefly fabricados no Brasil, sendo três inéditos

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Os modelos da Fiat e Jeep finalmente terão motores Turbo Flex, porém, a estreia deverá ocorrer somente no fim de 2020. A FCA América Latina ganhou a disputa com a Ásia e terá a nova unidade que será responsável pela produção de cinco blocos. Dois deles será os 1.0 Turbo Flex com potência de 130 cv e o 1.3 Turbo Flex de 180 cv.

Estreia

A demora na estreia dos propulsores se deve pelo desenvolvimento para fazer com os Firefly possam ser abastecidos com etanol. Além do turbocompressor, os motores também receberam inovações como injeção direta de combustível, e variação de fase na admissão e exaustão, que também permitirá variação na taxa de compressão das câmaras. Segundo os executivos, esse último recurso é fundamental para flexibilizar a unidade.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Motor 1.0 12v Turbo Flex terá potência de 130 cv
T3 e T4

As potências não são oficiais, mas, a boca miúda descobrimos que o 1.0 de três cilindros terá potência de 130 cv e torque entre 17 a 19 kgfm, lembrando que com o turbo, o motor passará a ter 12 válvulas.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Potência estimada do motor 1.3 Firefly Turbo será de 180 cv

Já o 1.3 passará a ter 16 válvulas e potência de 180 cv com torque estimado entre 23 e 25 kgfm.

Motor 1.0 Firefly Turbo Flex
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Motores terão injeção direta de combustível

Ambos serão equipados com transmissão automática de seis velocidades fornecida pela Aisin.

E4

Além dos T3 e T4, a unidade produzirá um motor inédito com turbo movido somente a etanol. Segundo a FCA, o objetivo é reduzir o gap de consumo do etanol em relação à gasolina, que é de 30% atualmente, para obter um motor de alta eficiência energética e baixo impacto ambiental. Ainda sem cilindrada definida, o motor será baseada no T4. De acordo com o Auto Papo, a potência será casa dos 240 cv.

Já está patenteado

No passado, entre 2013 e 2015, a engenharia da Fiat trabalhou num propulsor 1.4 T-Jet movido exclusivamente a etanol. No período, a marca já trabalhava no conceito de máxima eficiência do combustível derivada da cana.

A tecnologia patenteada conta com ajustes que vão além das adaptações ao poder corrosivo do combustível. Foram aplicados conceitos de downspeeding – que é a redução do movimento de alguns componentes para diminuir atrito e desgaste, e evitar vibrações – além do downsizing, com sistema do turbocompressor ajustado para não ter turbolag, que é a demora para a turbina entrar em ação. Certamente a taxa de compressão foi aumentada para explorar melhor as vantagens do etanol.

Testada no 1.4 T-Jet, a tecnologia poderia ser aplicada a qualquer motor, por isso o T4 GSE Turbo é o motor que será o responsável por sua estreia.

1.0 e 1.3

Os outros dois blocos que serão fabricados na nova linha são os atuais 1.0 e 1.3 Firefly aspirados.

COMENTÁRIOS: FIAT TÁ ATRASADA! Desde o Inovar-Auto era mais do previsível a necessidade de motores "state of art", seja em construção, seja em tecnologia aqui, o que apenas se confirmou com o Rota 2.030. De mais a mais, quando falaram da família Firefly, já se sabia que haveria a versão "Terceiro Mundo", a nossa, e a versão "Primeiro Mundo", então, juntando as duas informações seria de se esperar um desenvolvimento das duas versões em paralelo e não com esta anúncio de agora, quase como se fosse iniciar tudo do zero apenas neste momento. Fica o mal cheiro de que foi jogada para rentabilizar o (pouco) que foi feito até agora, como se fosse grande coisa.
O que vai acontecer com a fábrica do Paraná?

Domingos V


Administrador

Bom, pelo menos o valor declarado do investimento parece mais condizente - ao menos relativamente.

Agora, pelo que tudo indica, se está atrasado assim vai continuar. Manterão o 1,8 E-Torq em linha, o que significa que ao menos na linha Fiat deve continuar a ser usado - eu aposto que, se não for desconversa, essa continuidade em linha significa que Toro e Renegade terão versões básicas com o velho 1.8, tal como ainda é agora e tem feito muito sucesso (vejo muita Toro com calota andando pela rua).

Também me parece que a fábrica vai fazer os tais turbo mais com enfoque em abastecer a Europa do que aqui. Por lá esses motores devem substituir os Fire, que ainda existiam por lá também, como opção de "ultra-entrada" nos modelos da Fiat. Não tem outra explicação fazer importação em massa de motores por lá, o Fire com todo seu baixo custo ainda é feito por lá - sem necessidade de trazê-lo de um lugar "mais barato".

Por fim, óbvio que o motor mais interessante e relevante é o tal T4 turbo com foco no álcool. E aposto que desse motor haverão versões menos potentes. E que aí sim substituiriam mesmo o E-Torq e talvez uma parte da gama Firefly aspirada.

Sinceramente, só tenho a reclamar que não mencionaram os Firefly multi-válvulas nesse meio termo, pois para os Fiats compactos e médios esse seria o melhor caminho. Provavelmente estão escondendo o jogo, o que é típico da Fiat com coisas que vão ser substituidas.

KÜLL



[Flagra] Nova Fiat Strada 2021 (Projeto 281) terá versão aventureira Trekking

Por Redação -  1 de julho de 2019


Flagramos a versão aventureira Trekking da nova Fiat Strada 2021. Os protótipos flagrados por nossa reportagem são modelo cabine dupla equipado com motor 1.4 Firefly e câmbio manual

Diz o antigo ditado: “Quem não tem cão, caça com gato”, adaptando para os dias atuais: “Quem não tem carro, caça de Uber ou a pé”, isso resume nossa saga para flagrar os protótipos da nova Fiat Strada 2021. As unidades flagradas são da versão aventureira Trekking com cabine dupla. A a nova picape que surgirá do Projeto 281 terá opções cabine simples e dupla.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Dica

O leitor F.C. que acompanha meu trabalho desde os tempos em que trabalhava no jornal Estado de Minas, já tinha mandado flagras da picape 281. Com a dica dele partir de Uber no dia 27 de junho em direção ao centro da capital mineira. Em companhia do F.C. segui a pé para o ponto do possível trajeto dos protótipos. Depois de quase uma hora na espreita, comentei com ele hoje não é meu dia de sorte. Eu não cheguei a terminar a frase e os dois protótipos surgiram na minha frente. Como era de noite e a iluminação da via deixando a desejar fiz alguns registros da Strada 2021. Já tinha me dado por satisfeito, afinal são fotos exclusivas.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Dia de sorte

Os leitores mais antigos devem se lembrar que já escrevi que um pouco de sorte também faz parte desse trabalho. Na sexta pela manhã (28/6), tive que ir ao dentista na região da Savassi, na capital mineira. Ao sair do consultório, lembrei que protótipos costumavam passava pela avenida. Nesse momento a sorte se fez presente, no canteiro central esperando o sinal de pedestre abrir, surgem em minha frente dois protótipos da picape. E assim como dizem os comentaristas esportivos “Foi só partir para o abraço” e registrar as melhores fotos da nova Strada 2021.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Nova Trekking
Os pneus os protótipos indicam que eles são uma versão aventureira. Nosso palpite é que sejam batizados de Trekking como a opção aventureira do Argo. A nova Strada 2021 Trekking terá somente opção de cabine dupla com quatro portas e homologada para levar cinco ocupantes.

Motor

O modelo cabine dupla da Strada 2021 será equipado somente com o motor 1.3 Firefly. O motor 1.3 Firefly rende 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). Inicialmente, o câmbio será o manual de cinco velocidades, mas, a marca estuda equipar a picape com  transmissão automática do tipo CVT.

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Tamanho

A nova picape Fiat derivada do Projeto 281 terá medidas bem próximas as da atual Strada. Nossa reportagem apurou que o modelo terá entre-eixos na casa dos 2,75 metros e 4,47 m de comprimento. Para ter mais capacidade volumétrica de carga, a picape terá as laterais mais altas. Aliás, a linha cintura da picape será bem alta.

Visual

De lado a picape tem as portas dianteiras do Mobi, como pode ser notado na foto acima. Aliás, a parte da frente do teto, coluna “A” e para-brisa são iguais as do subcompacto. O cofre do motor aparenta ter o mesmo tamanho do Mobi, já que o enchimento da camuflagem da a impressão de ser maior. Os braços do capô saem da coluna com no Mobi, é provável que a peça seja a mesma, porém, com nova estampagem. Os faróis são muito parecidos com os do Argo.

Já o para-choque é exclusivo e as enormes entradas de ar se destacam. A grade principal segue o estilo da Toro tendo os mesmos elementos. A Strada 2021 deve marcar a estreia do novo logotipo da Fiat, o local no qual ele será alojada é retangular, assim é possível que a logo usada na traseira do Toro se torne padrão. A grade inferior tem formato colmeia.

Na porção a traseira, o para-choque segue como na Strada atual com base para pisar e ter acesso a caçamba. A tampa terá abertura tradicional. As lanternas estão no alto e tem formato parecido com a da Toro e invadem um pouco a tampa.

Interior

Com o sinal fechado, deu tempo de observar o interior. O quadro de instrumentos é em TFT como no Mobi Drive. A coluna de direção, alavanca de câmbio e volante são os mesmos do subcompacto. Já os bancos são do Argo e tem apoio de cabeça separado do encosto.

Palheta de limpador

O flagra mostra que a picape terá palhetas dos para-brisas simples, mais baratas que as flat blade.

Domingos V


Administrador

Pelo visto é uma racionalização, com a parte dianteira passando para a do Mobi, economizando em escala e podendo finalmente tirar de linha o que sobrou do primeiro Palio, e a traseira deve ser a mesma coisa de sempre (provávelmenre a mesma da antiga e algo a parte em relação a qualquer outro carro da marca).

Pelo visto também, portanto, nem interessa muito. Não deve mudar muita coisa e se bobear mudará para pior. Prefiro a base e desenho do Palio do que essa do Mobi...

KÜLL



SEU AUTOMÓVEL

Fiat investe R$ 40 mi para fazer laboratório de crash test em MG


Vitor Matsubara

Do UOL, em Betim (MG)

17/07/2019 15h00

A Fiat abriu hoje (17) o Safety Center, laboratório para desenvolvimento de carros dentro da fábrica de Betim (MG).

Foram investidos R$ 40 milhões na construção do centro de segurança, incluindo a realização das obras e compra dos equipamentos.

O complexo com área total de 7.600 metros quadrados inclui uma pista com 130 metros de extensão para realizar crash tests. É possível avaliar veículos com até 4 toneladas de peso a uma velocidade de até 100 km/h.

As obras começaram em abril de 2018 e o centro está em funcionamento desde maio deste ano. Segundo a marca, um time de mais de 50 engenheiros trabalha no local.

Equipamentos de ponta

Esta não é a primeira vez que a Fiat constrói um laboratório deste tipo no Brasil. Em 2003, a fabricante inaugurou um complexo com o nome do fundador da Fiat, Giovanni Agnelli. Desde então vários produtos foram desenvolvidos lá, como o Uno, em 2008.

"Este centro representa 100% de confiança dos acionistas e da alta cúpula da empresa e nos dá confiança para continuar desenvolvendo nosso trabalho", declarou Márcio Tonani, engenheiro de desenvolvimento de produto Latam.

Há câmeras de alta velocidade, sistema de iluminação por LEDs e acelerômetros com até 2 mil g. O local conta ainda com equipamentos que simulam fadiga e impactos mais brandos, como impactos no para-choque e batidas de porta.

O laboratório possui ferramentas de simulação virtual para reproduzir os efeitos de um crash test pelo computador.

Isso permite que os engenheiros simulem e identifiquem danos na carroceria e especialmente aos passageiros sem a necessidade de realizar testes físicos.

Além disso, a fabricante afirma que o desenvolvimento dos produtos da FCA Latam é realizado em menor tempo com a assistência deste laboratório.

Domingos V


Administrador

Valor meio exagerado para uma pista iluminada e alguns computadores, mas enfim... Já sabemos por aqui que é pratica da indústria exagerar esses valores no Brasil.

E também é de se suspeitar da sua utilidade. Esses dias estava acompanhando o canal Tonimek no Youtube, havia por lá uma Renegade em reparação.

Um impacto claramente pequeno e bobo na região do para-lama dianteiro revelou que a frente inteira estava torta e afetada, depois de feita a desmontagem para averiguação.

Até o para-lama do outro lado teve de ser reparado, pois os braços de sustentação eram TÃO moles e tão fracos que andaram para o lado. No vídeo o cara consegue voltar eles ao lugar com as mãos e depois tirar o pequeno vinco com um toco de madeira.

Teve de trocar o capô e o para-lama do lado da batida e ainda assim não ficou perfeito o alinhamento das peças no lado mais afetado.

O próprio cara desse canal comenta que cada dia que passa os carros ficam mais finos mas supostamente mais seguros.

Sinceramente, me parece mais aquela história que dimensionam o carro para ir bem no crash-test e só. O resto é PIORADO com o tempo. Se uma batida pega localizada nesses suportes do para-lama, por exemplo, sem ser parada pelas longarinas dianteiras, vai destruir o carro e afetar o habitáculo com certeza.

E não é uma "pecinha" ou um "cantinho" não, era uma parte enorme da frente do carro que não tinha mais nada de "proteção" a não ser isso.

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