AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

NOTAS INTERESSANTES

+2
KÜLL
Fabiano
6 participantes

Ir à página : Anterior  1 ... 32 ... 61, 62, 63 ... 67  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 62 de 67]

916NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 25 Abr - 11:22

Fabiano



Hehehehe, eu aposto que ele vai perder feio em 2014....

As montadoras deveriam ser processadas, pessoas morreram dirigindo o Cobalt americano, eles tem de indenizar as famílias e fazer os reparos e calar a boca....

http://www.oticainova.com.br

917NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 25 Abr - 12:29

KÜLL



Lamborghini Urus será montado na Eslováquia a partir de 2017, diz site
Modelo deve começar a ser vendido em 2018
Por redação | 25/04/2014
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Lamborghini-urus-concept-1
Segundo o site Automotive News Europe, fontes de dentro do Grupo Volkswagen revelaram que o Lamborghini Urus será fabricado na fábrica da VW na Eslováquia a partir de 2017.

Programada para chegar às lojas no início de 2018, a versão de produção do conceito Urus será montada ao lado de outros veículos do Grupo Volkswagen, como Porsche Cayenne, Audi Q7, Volkswagen Touareg, assim como a carroceria do próximo SUV da Bentley, em Bratislava, na Eslováquia.

Este será o primeiro SUV da Lamborghini após o LM002, extinto em 1993, e irá compartilhar a plataforma com a próxima geração do Q7, Touareg, Cayenne e Bentley SUV. Pouco mais se sabe sobre o Urus, mas ele poderia ser oferecido com um motor V8 híbrido de 680 cavalos de potência. O chefe da Audi Rupert Stadler disse anteriormente que o SUV "não vai ser um molenga", e que vai carregar a maior parte do design do conceito.

918NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 25 Abr - 12:32

Fabiano



Vai ser um carro sem valor no mercado depois como o Cayenne!

http://www.oticainova.com.br

919NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 25 Abr - 22:16

KÜLL



Toyota, Mitsubishi e Chrysler vão cobrar “preços justos” na Venezuela
Comentários 10
Joel Leite
25/04/2014 15:51





Comunicar erro Imprimir
– Governo faz acordo com montadoras e limita margem de lucro
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Andre%c3%adna-Taraz%c3%b3n
O governo venezuelano está chamando as montadoras de veículos (e também fabricantes de eletrodomésticos), para a assinatura de um acordo em que as empresas se comprometem a cobrar um preço justo sobre os vendidos no país.
A Superintendente Nacional de Preços Justos da Venezuela, Andreína Tarazón, disse que o governo tem um trabalho importante no sentido de chegar a um acordo com as fabricantes de importadoras de veículos. Disse que essas ações fazem parte de uma nova metodologia que tem como objetivo esclarecer as estruturas de custos das empresas.
O presidente Nicolas Maduro vai participar do encontro com o setor automotivo e disse que as reuniões servirão para explicar os processos das empresas e saber o que levou aos custos praticados, conforme informação da agência de notícias AVN citada pelo Flash de Motor. Os preços acordados não serão anunciados, mas as montadoras terão que garantir a margem máxima estabelecida.
Andreína Tarazón acrescentou que a Lei Orgânica dos Preços Justos reconhece as estruturas de custos da montagem de qualquer produto do país e que estabeleceu um limite para a margem de lucro. O acordo já foi firmado com as empresas Toyota, Mitsubishi e Chrysler para os carros dessas marcas no ano de 2014. As negociações prosseguem com a Ford, a General Motors e a Iveco. O governo não informou o estado das negociações com demais fabricantes.

920NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 26 Abr - 10:11

Fabiano

Fabiano

Querem ver que isso vai acontecer aqui em curto prazo de tempo???

http://www.oticainova.com.br

921NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 26 Abr - 11:42

R8V

R8V
Administrador

Preço justo ocorre com a livre concorrência e não com interverência.

Nem brinca.... já estragaram o mercado o suficiente com os absurdos 30% de aumento do IPI dos importados.

A Toyota não tinha encerrado as operações na Venezuela?

922NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sáb 26 Abr - 22:51

KÜLL



Suzuki iV-4 ficará entre Jimny e Grand Vitara

  • India
  • Lançamentos
  • Montadoras/Fábricas
  • SUVs
  • Suzuki


26/04/2014
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 700x466xsuzuki-iv4-concept-12-700x466.jpg.pagespeed.ic.ASUYdFabrn
A Suzuki parece ter grandes planos para o conceito iV-4, que dará origem à um SUV compacto para o mercado global. A ideia já foi mostrada em Frankfurt, mas agora fontes australianas dizem que o utilitário esportivo chegará ao país, provavelmente importado do país asiático. O utilitário deve ser lançado oficialmente no Salão de Paris 2014.
Além disso, a Suzuki deverá produzir o iV-4 também na Europa, aproveitando sua fábrica na Hungria. Com 4,21 m de comprimento, 1,85 de largura e 1,66 de altura, o modelo se encaixa perfeitamente em um dos segmentos que mais crescem no mercado europeu, rivalizando assim com 2008, Captur, Mokka, Duster, Juke, Fiat 500X, entre outros.
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 700x466xsuzuki-iv4-concept-22-700x466.jpg.pagespeed.ic.gsl5eGelYf
A Suzuki não fala nada sobre produção em outros mercados, mas fica evidente que por ser um SUV compacto, o iV-4 tem grande potencial de vendas nos demais membros do BRICS, sem exceção. A partir da Índia, a África do Sul será abastecida. Brasil, Rússia e China exigirão produção local, aumentando assim para cinco, o número de países onde poderá ser feito.
Aqui no Brasil, a operação da Suzuki está nas mãos da Souza Ramos e do banco Pactual. A empresa já disse que fará outro modelo no país, seguindo a orientação atual de apostar no segmento de utilitários. Além disso, o Grand Vitara foi descartado pela filial, o que indica um novo produto.
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 700x466xsuzuki-iv4-concept-32-700x466.jpg.pagespeed.ic.hPrC2HIZuk
É aí que o iV-4 se encaixa perfeitamente. Tem estilo, porte e o reconhecido do consumidor quanto à marca. Utilizando um motor 1.6 de 136 cv (o mesmo usado no Swift Sport) e sendo montado no país, será mais um para enriquecer o crescente mercado de SUVs compactos no Brasil.
Galeria de fotos do Suzuki iV-4 Concept:
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 198x132xsuzuki-iv4-concept-12.jpg.pagespeed.ic.VOLrtpu-Hf NOTAS INTERESSANTES - Página 62 198x132xsuzuki-iv4-concept-22.jpg.pagespeed.ic.JZAgtbjZLtNOTAS INTERESSANTES - Página 62 198x132xsuzuki-iv4-concept-32.jpg.pagespeed.ic.nJDytD2WBD
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 198x132xsuzuki-iv4-concept-42.jpg.pagespeed.ic.mhUNyXYd2_NOTAS INTERESSANTES - Página 62 198x132xsuzuki-iv4-concept-52.jpg.pagespeed.ic.Fb8APQc0NFNOTAS INTERESSANTES - Página 62 198x132xsuzuki-iv4-concept-62.jpg.pagespeed.ic.ljWMjA3157
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 198x132xsuzuki-iv4-concept-72.jpg.pagespeed.ic.i7jR5n0L-cNOTAS INTERESSANTES - Página 62 198x132xsuzuki-iv4-concept-82.jpg.pagespeed.ic.E-zpCqGHUfNOTAS INTERESSANTES - Página 62 198x132xsuzuki-iv4-concept-92.jpg.pagespeed.ic.AeuJzrAVGF


[Fonte: IAB]

923NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Dom 27 Abr - 0:53

Grilo

Grilo
Administrador

Enfim! A Suzuki precisa dar uma boa renovada na sua linha!

http://www.autouniverso.com.br

924NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Dom 27 Abr - 18:14

KÜLL



De olho em eleição, Dilma pode reduzir IPI em junho
27/04/2014 | Por: Daniel Messeder | 26 Comentários



  • [url=http://br.pinterest.com/pin/create/button/?url=http%3A%2F%2Fcarplace.virgula.uol.com.br%2Fde-olho-em-eleicao-dilma-pode-reduzir-ipi-em-junho%2F&media=http%3A%2F%2Fcarplace.virgula.uol.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2014%2F04%2FTUK0133-Editar.jpg&guid=TaTbL23RT8aU-0&description=De olho em eleição, Dilma pode reduzir IPI em junho][/url]



NOTAS INTERESSANTES - Página 62 TUK0133-Editar-620x349
E a dança do IPI não para. Atento às baixas vendas do mercado automotivo nos primeiros meses de 2014, após o retorno de parte da cobrança do IPI, o Governo estuda voltar a reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados dos automóveis e comerciais leves em junho. O problema é que, nesta época, a medida soa mais como estratégia eleitoral de Dilma, que disputará a reeleição em outubro, do que como solução para retomar o crescimento das vendas de veículos.
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Nissan_Fábrica-de-Resende_Montagem411
Como se sabe, a presidente Dilma Rousseff usará o fato de ter atraído novas fábricas de automóveis para o Brasil, por meio do Inovar-Auto, como propaganda política. Afinal, além dos investimentos da ordem de R$ 15 bilhões até 2015, o Governo contabilizará também os empregos gerados pelas nove novas fábricas que o país receberá até o ano que vem. Segundo o site da presidente, nada menos que 25 empresas estarão fabricando automóveis e comerciais leves no Brasil até 2015.
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Precos-jornal-da-globo
As montadoras, porém, querem a contraparte. Em reunião realizada no último dia 17/04 entre a presidente Dilma, Luiz Moan (presidente da Anfavea) e o alto escalão das fabricantes, a Anfavea pediu o apoio do governo federal para a retomada do fluxo de exportações de automóveis para a Argentina. Além disso, foram discutidas medidas para melhorar o acesso ao crédito, como explica a reportagem da Folha de SP. Afinal, o setor é responsável por cerca de 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos no país.
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Volkswagen_gol_power_impostos_off2-620x465
Mas não é só: de acordo com o presidente de uma grande montadora que preferiu não se identificar, o pacote de incentivos às vendas de carros poderão contemplar também a redução do IPI em junho, data na qual está marcada uma nova rodada de discussões sobre o imposto – se ele se mantém como está hoje, se volta ao valor integral ou se baixa novamente. Vale lembrar que, conforme disse o presidente da Anfavea em entrevista ao CARPLACE, a carga tributária é um dos principais motivos dos preços elevados dos carros no Brasil. Segundo Luis Moan, um VW Gol poderia custar R$ 20 mil se não fossem os impostos.
Foto (Dilma): Roberto Stuckert Filho

COMENTÁRIOS: E alguém duvidava que alguma medida populista e de última hora, como esta, aconteceria. O IPI mais baixo foi mantido por bastante tempo e o aumento da arrecadação foi comprovado facilmente, mas no fim, devem ter achado que por inércia as vendas continuariam no mesmo patamar. Se este pessoal pensasse minimamente no país com algum projeto de futuro, teriam consolidado o IPI nos patamares mais baixos faz tempo e não, como se prenuncia, em outro remendo, outra esmola, para ganhar eleição.

925NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Dom 27 Abr - 22:19

KÜLL



O que é o ciclo Atkinson? Motor é usado normalmente em híbridos

  • História
  • Tecnologia


27/04/2014
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 700x487xatkinson-patente-700x487.jpg.pagespeed.ic.jXSEEiluZE
Em 1882, James Atkinson (1846-1914) queria fabricar motores de ciclo de quatro tempos, mas por causa da patente já registrada em nome do alemão Nikolaus Otto, feita em 1876, o engenheiro britânico decidiu criar um novo tipo de motor para poder entrar no mercado que estava nascendo.
Assim, ele patenteou o ciclo Atkinson, que ao invés dos quatro tempos (admissão, compressão, expansão e exaustão), apresentava funcionamento com cinco estágios. A ideia era aumentar a eficiência energética em detrimento da performance. Assim, aumentando-se a fase de expansão e reduzindo a de compressão, obtinha-se melhor rendimento.
Para criar esse efeito, que precisava de apenas um movimento do pistão, enquanto o ciclo Otto necessita de dois movimentos para completar as quatro etapas, Atkinson criou um complexo mecanismo de articulação até o virabrequim, fazendo com que a compressão na câmara fosse diferente daquela da expansão.
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 700x480xprius_atkinson-700x480.jpg.pagespeed.ic.kEzlDVqikq
No entanto, hoje em dia, fabricar um motor puramente de ciclo Atkinson seria totalmente inviável, ainda mais com a ordem geral de redução de custos de P&D. Assim, os propulsores Atkinson modernos, geralmente usados em híbridos, utilizam outro artifício para criar os cinco tempos.
Graças aos comandos de válvulas variáveis e de gerenciamento eletrônico, é possível simular o ciclo Atkinson em motores de ciclo Otto. Nesse caso, a ECU envia ordem para que as válvulas de admissão fiquem abertas durante a compressão, fazendo com que esta etapa seja inferior ao normal, enquanto a fase de expansão se mantém inalterada.
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 700x415xtoyota-atkinson-700x415.jpg.pagespeed.ic.EnQ6ysVl2u
O objetivo primário é fazer com que a pressão na câmara de combustão na fase final de expansão seja igual à atmosférica. Assim, consegue-se menor consumo de combustível. Devido à menor quantidade de mistura admitida na compressão, o motor Atkinson oferece menor potência em relação ao ciclo Otto.
Caso o desejo do fabricante do veículo seja obter maior potência de um motor Atkinson, a saída é a introdução de um compressor mecânico, mas a partir daí, o propulsor será conhecido como um de ciclo Miller. Além dos híbridos, recentemente a Toyota lançou dois motores compactos de 1.0 e 1.3 litros, que também simulam os cinco tempos de Atkinson.
Agradecimentos ao Hélio Figueiredo pela dica.

926NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 28 Abr - 11:27

R8V

R8V
Administrador

Ipi: de novo? É  solução mágica para tudo?Tem dó!

Ciclo de Atkhinson: boa matéria!

927NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 28 Abr - 11:34

R8V

R8V
Administrador

A Saab poderá retomar a produção da perua 9-3 SuperCombi, que assim será o segundo modelo feito pela NEVS após o retorno da marca sueca. Neste momento, a empresa foca na produção do 9-3 Aero com propulsão elétrica em Qingdao, China.
Depois dos modelos sedã, sedã elétrico e perua, a Saab considera retornar com o 9-3 Cabrio. Além disso, a NEVS continuará o desenvolvimento da plataforma Phoenix, que deverá dar origem à próxima geração do 9-3.
Por enquanto, o foco serão os mercados da Suécia e da China, embora clientes e lojistas do restante da Europa já estejam organizando a comercialização da Saab em outros países do continente.

Fonte:http://www.noticiasautomotivas.com.br/saab-pode-retomar-producao-da-perua-9-3-supercombi/

928NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 28 Abr - 18:19

KÜLL



BMW mostra como é dirigir um i3
Site interativo mostra a reação de motoristas a bordo do elétrico em vários países
Giovanna Consentini

  • Jornalista: da Redação





Desde o lançamento do BMW i3, a vantagem eco-friendly do elétrico  foi bastante explorada pela marca que, para atrair o público, resolveu investir em uma nova abordagem. Com foco na experiência proporcionada pelo modelo, a marca disponibilizou o carro por vários lugares do mundo para quem quisesse dar um passeio e gravou a reação das pessoas.
As cenas foram filmadas em Berlim, Londres e Madrid com um total de 107 pessoas. Os testes do modelo ainda continuarão em Paris, Amsterdã e Oslo. Para quem ficou curioso, a marca também preparou um hotsite interativo (em inglês) onde você pode conferir as reações de outros motoristas, modificar o ângulo da câmera, mudar de equipe, como num teste virtual completo.
Segundo a BMW, os vídeos não foram encenados e as reações são 100% genuínas. “Percebemos de imediato, após os primeiros tests-drives, que devíamos utilizar a emoção das pessoas como uma estratégia de comunicação “, explicou Dr. Steven Althaus, chefe de Marketing da BMW Group. A julgar pelos vídeos,  a experiência deve ter sido bem divertida.


COMENTÁRIOS: Só imagino a cara de quem dirigir o i8, então.

929NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Seg 28 Abr - 21:28

KÜLL



O que esperar do mercado em 2014
Comente
Joel Leite
28/04/2014 19:32





Comunicar erro Imprimir
– No Fórum do Automotive Business dirigentes criticam situação econômica, mas não demonstram um pessimismo generalizado.
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Forum%20Automotive%20ok
Mesmo como quarto maior mercado automobilístico do mundo, o Brasil está passando por uma série de incertezas na economia e a Argentina, que influencia diretamente o nosso mercado, está passando por uma grande crise. Mercado de autopeças também é de incerteza segundo alguns dirigentes, que falaram durante o Fórum da Indústria Automobilística do Automotive Business, nesta segunda-feira em São Paulo.
Luiz Moan, presidente da Anfavea, disse que o atual cenário do mercado automobilístico '' não vive uma situação confortável, mas não é tão ruim quanto alguns especialistas comentam”.
Moan disse que no médio e longo prazo, o Brasil tem uma das melhores expectativas de crescimento, pois é o país que mais tem recebido investimento de montadoras, com novas fábricas e ampliações de unidades que já existem. Com isso ele espera ver o Brasil entre os quatro maiores produtores de carros do mundo nos próximos anos.
O presidente da Anfavea disse também que a restrição ao crédito tem impactado diretamente nas vendas e que conversas estão sendo mantidas com o governo para aumentar o prazo de financiamento para 60 meses e facilitar a retomada do carro, no caso de não pagamento, proposta que não agradou Letícia Costa, diretora da Prada, que também falou no seminário. Ela é contra prazos longos de financiamento.
Luiz Moan encerrou sua participação falando que até o momento o segundo aumento do IPI marcado para 1º de julho está mantido e as conversas sobre um possível adiamento estão paradas. O presidente ainda afirmou que, para as exportações voltarem a crescer, é necessário que o mercado argentino esteja estabilizado.
A situação do nosso maior importador é complicada: as vendas na Argentina estão em queda, o mercado de autopeças vive de importação e a tendência é que a situação não melhore antes de 2015.
Letícia Costa e Paulo Butori, presidente do Sindipeças, falaram sobre o cenário que cerca o mercado de autopeças. O Inovar Auto ajudou a aumentar em 7% o faturamento do setor em 2013 e a previsão é que esse crescimento continue nos próximos anos. No ano passado o setor investiu 1.927 bilhões de dólares.
Porém a expectativa para balança comercial em 2014 é ruim, com 10 bilhões exportados e 20 bilhões importados, o resultado é uma negativa de 10 bilhões de dólares.
Durante a coletiva foram apresentados alguns fatores que atrapalham o crescimento da indústria de autopeças no País, como problemas cambiais, excesso de tributos na cadeia, custo elevado de mão de obra, baixa produtividade, baixo investimento em PD&I e a insegurança burocrática.
Para Letícia Costa, a competitividade é a chave para que o mercado volte a crescer. Algumas medidas rápidas são necessárias, mas projetos a médio e longo prazos, como equalizar o custo de mão de obra e o custo Brasil, são de extrema importância para o setor.
Exemplificando melhor, a redução do IPI ajuda a impulsionar as vendas em um curto prazo, mas não traz a confiança necessária que as empresas precisam para investir no Brasil.
Paulo Butori comentou que a rastreabilidade é outro ponto que se não for resolvido dificultará muito o crescimento do setor e complementa que este assunto já não é mais complexo e que poderia ser implantada ainda este ano.
Porém não soube responder por que o projeto ainda não saiu e quando sairá. O prazo inicial era fevereiro de 2014. Vale lembrar que a rastreabilidade não será pelo modelo de cada peça e sim numa conta geral somando todos os tipos de peças. Os fatores citados junto com a demora do governo para definir a situação do mercado de autopeças prejudicam os investimentos no setor.
Caio Bednarski

930NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Abr - 10:10

Grilo

Grilo
Administrador

Sempre fui fã da 9-3 Combi, principalmente na versão 'aventureira'. O conversível também era bem interessante.

De toda forma, é um produto já bem envelhecido, que salvo engano, usa a base do extinto Vectra europeu.

Seria mais interessante ao meu ver, que a marca apostasse novamente na linha 9-5, que havia sido recém-lançada.

http://www.autouniverso.com.br

931NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Abr - 11:08

Fabiano

Fabiano

Hehehehe, you are not in the midlle of London causing ZERO polution, your i3 was charged by and polution eletrical sistem....

Sobre o pessimismo econômico, eu, que estou no comercio mas sempre rodeado de empresários, a situação é desesperadora....

http://www.oticainova.com.br

932NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Abr - 11:54

R8V

R8V
Administrador

Eu gosto dessa Saab Combi...

i3: deve ser muito divertido!

Mercado:o IPI não resolve o problema e depender da Argentina, não é um bom negócio.

933NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Abr - 16:40

KÜLL



Dependente e desconfiado, mercado de carros nacional teme até a Copa
Comentários 1
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Calmon-80x80
Fernando Calmon
Colunista do UOL29/04/201415h12 Leia todos os artigos





Comunicar erro Imprimir
Diagnósticos da atual situação do mercado brasileiro de veículos continuam sem apontar saídas viáveis de curto prazo, depois de um dia inteiro de conferências e debates no 5º Fórum da Indústria Automobilística, organizado pela Automotive Business, na segunda-feira (28), em São Paulo (SP).
De qualquer forma, 2014 e 2015 refletirão "desconfiança muito contagiosa", como comentou Arturo Piñeiro, presidente da BMW do Brasil, em tom conciliador. Entretanto, as causas se originam de erros graves de política econômica interna que não podem simplesmente se atribuir ao panorama do exterior.

Fabio Braga/Folhapress - 06-11-2013
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 Carros-se-acumulam-no-patio-da-general-motors-em-sao-bernardo-do-campo-sp-no-abc-paulista-1398794984252_615x300
Com vendas fracas, carros se acumulam no pátio da GM no ABC Paulista
NOTAS INTERESSANTES - Página 62 X

FATOR ARGENTINA
Novamente, o regime criado pelo programa Inovar-Auto recebeu mais críticas que elogios. Sem chegar a constituir condenação, mas algo na direção de ruim com ele, pior sem ele. E agora há um complicador chamado Argentina, problema cujo desfecho já se esperava. Seria injusto "culpar" apenas os vizinhos, que compraram veículos brasileiros acima do potencial como forma de se defender da inflação escamoteada pelo governo deles.
O Brasil, no entanto, perdeu tanta competitividade interna e externa nos últimos anos que concentrou 75% de suas vendas ao exterior justamente onde não deveria, no atribulado sócio maior do Mercosul. Grande parte dos pátios de fabricantes cheios de veículos, em cenas áreas reportadas por jornais e TVs, retratam exatamente a queda brutal de exportações de 33% do primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2013.
A QUESTÃO DO IMPOSTO
A isso se adiciona a preocupação com outros milhares de automóveis, no momento, acumulando poeira em cerca de 5.000 concessionárias do país. De imediato se espera, em 1º de julho, adiamento da volta de alíquotas cheias do IPI. A carga fiscal brasileira sobre carros é tão alta que essa estratégia "salvadora" de vendas funciona bem melhor aqui do que em outras partes do mundo.
Sem falar na derrama indireta do IPVA, imposto estadual pós-venda irremovível de até 4%, que representa sozinho metade da carga tributária nominal total dos EUA.
CARNAVAL, COPA E ELEIÇÕES
Durante o Fórum pouco se detectou sobre mergulho definitivo nas vendas em 2014. À exceção dos mais pessimistas que preveem até menos 5%, a maioria dos palestrantes aposta entre crescimento zero e 1%. Falou-se em ano de três Carnavais: além do tradicional, as paradas previstas na Copa do Mundo e o fraco ritmo pré-eleitoral. No entanto, se o comprador desejar mesmo gastar e se sentir mais seguro vai procurar as lojas em outros dias.
Ponto de consenso, o financiamento de 60 meses sem entrada acaba por trazer problemas de inadimplência futura, nada aconselhável no cenário atual de recuperação desse indicador. Destravar o crédito por meio de criação de uma espécie de fundo garantidor contra calotes pareceu ter angariado poucos defensores.
COMPACTOS AINDA DOMINAM
Estudo apresentado pela consultoria Carcon prevê que, somados Brasil e Argentina, a segmentação de autos e comerciais leves deve se manter entre 2013 e 2018: subcompactos, 15%; compactos, 62%; médios,15% e grandes/luxo, 8%.
Assim, veículos menores continuarão a representar 77% do mercado e representariam oportunidade para o Brasil tentar melhorar sua competitividade externa, assim como a Tailândia se especializou em picapes, SUVs e furgões médios, conforme lembrou David Wong, da AT Kearney.


Agradecimentos




  • 15 anos
    Esta semana, a coluna completa 15 anos sempre à procura dos acontecimentos de mercado que refletem nas decisões de quem já tem ou deseja um automóvel. Sem descuidar de análises técnicas de novos produtos, tecnologia, legislação, segurança e respeito ao consumidor. Agradecimentos aos leitores e aos 104 meios digitais e impressos que reproduzem semanalmente Alta Roda.


NOTAS INTERESSANTES - Página 62 X

Siga o colunista: twitter.com/fernandocalmon
RODA VIVA
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

+ Confirmado o Jeep Renegade na nova fábrica de Goiana (PE), no segundo trimestre de 2015, a coluna antecipa que a picape média Fiat terá início de produção no primeiro trimestre de 2016 juntamente com o SUV derivado que também levará a marca Jeep. Outros dois produtos serão automóveis Fiat: um deles a nova versão do Viaggio, em 2017 ou 2018; o segundo, ainda a definir.
+ Por sua vocação urbana e pelo trânsito pesado o câmbio automatizado do Volkswagen up!, por R$ 2.700 extras, chega na hora certa. Opção disponível pela primeira vez em motor de um litro, ajuda como antiestresse desde que não se busque desempenho rápido na troca de marchas. Leve alívio no acelerador é suficiente. Versão 2-portas por R$ 26.990 completa o leque de oferta do modelo.
+ Quem não se preocupa em pagar R$ 20.000 extras pela versão diesel do Grand Cherokee (R$ 239.900) encontrará interação entre motor (241 cv), novo câmbio automático de oito marchas, capacidade razoável em estrada e muito boa fora dela, apesar de exagerados 2.400 kg de massa. Interior espaçoso, bem equipado, mas plásticos duros lembram se tratar de um Jeep.
+ Correções: taxa atual de motorização no Brasil é de 200 veículos por 1.000 habitantes ou, que dá no mesmo, cinco habitantes por veículo. Na relação das marcas centenárias entra a Dodge (produziu apenas 249 unidades em 1914), sai a Maserati  (fundada em 1914, mas com carro próprio só em 1926) e, a pedidos, inclusão da Morgan fabricante de triciclos a partir de 1910 (quatro rodas em 1936).
Tradutor: Em baixa e dependente de ajuda, mercado de carros segue sem saídas viáveis

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 62 de 67]

Ir à página : Anterior  1 ... 32 ... 61, 62, 63 ... 67  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos