Os Ssangyong novos não foram bem então? Todo mundo tirou 5 estrelas no frontal 100%, menos eles e a VeraCruz.
Do Audi 100: nota-se que naquela época os carros em geral ainda tinham pouca estrutura da linha da cintura para cima, o que é muito ruim em batidas laterais e capotamentos.
Do Civic: apesar da melhora, ele ainda não é 5 estrelas no EuroNcap. Espero que o novo seja.
E Golf e Astra foram muito bem para a época mesmo. O Golf acredito que com airbags poderia ter ganho 3 estrelas no EuroNcap, os outros acho que ficariam em duas se você contar que a velocidade aumentaria para 62 Km/h. O Escort não foi mal, o que faltou foi uma barra de direção telescópica que funcionasse melhor e claro que aquele princípio de incêndio não deveria ter acontecido. Talvez se o teste fosse feito com o Zetec, que teve melhorias na segurança apesar do mesmo chassi, ele fosse tão bem quanto o Astra.
Agora, a surpresa mesmo foi o ZX. O mais antigo de todos esses, talvez até mais do que o Tipo, e foi quase tão bem quanto o Astra. Não surpreende que o Xsara usou em boa parte a mesma base e era bastante seguro na época também. Alguns dizem que o C4 continuava usando certas partes dele na primeira geração também.
Passada a surpresa com esses resultados bons, logo vem à cabeça que hoje o único que seria seguro para os padrões atuais seria o Golf com airbags. Aliás, falam que o Golf III foi um dos primeiros carros onde se pensou fortemente nessa parte com resultados também fortes, no lugar da maioria das tentativas até então onde os carros mais seguros eram apenas relativamente "menos piores". Tem um vídeo do Top Gear antigo onde fala que foi nessa época que a segurança começou a pesar muito para os consumidores europeus - ou seja, estamos com uns 20 anos de atraso.