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Empresa projeta câmbio de 9 marchas

4 participantes

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Fabiano

Fabiano

Pense naquele momento, na estrada, em que você sabe que seu carro
poderia desenvolver um pouco mais. Aquela quinta marcha, ou até mesmo a
sexta em alguns casos, está deixando a desejar e você sabe que o motor
poderia ter uma maior disposição se o câmbio ajudasse. Talvez isso fique
para trás em um futuro breve. A ZF, multinacional especializada em
transmissões, está desenvolvendo um sistema automático com 9 marchas
para carros equipados com motor transversal e tração dianteira.
Segundo a empresa, esse sistema é semelhante ao de 8 relações usado
em veículos de tração traseira. Conforme informado pela ZF, a
transmissão de 9 marchas proporciona uma reposta rápida em intervalos
curtos a cada mudança de velocidade, significando uma maior suavidade
nas trocas e um melhor desempenho para o veículo.
Segundo a empresa, a tecnologia também pode ajudar na economia de
combustível, tendo em vista que o carro com esse tipo de transmissão
terá mudanças de marcha mais rápidas em um menor espaço de tempo.

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Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Não consigo imaginar... aproximou o pé do acelerador ele ja troca a marcha smilbg

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

No livro sobre a historia do automovel fala sobre a ZF, empesa que surgiu como fabricante de Zepilins deixou as origens de lado para construir diferenciais, caixas de cambio e outras reduções.....

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Mas não precisaria de um motor potente ? Porque do contrário, seria como o Siena 1.0 de 6 marchas...

Fabiano

Fabiano

Sinceramente eu prefiriria que investissem este tanto de dinheiro em fazer um cambio CVT aguentar mais de 30kgfm sem quebrar, ja seria muito melhor que um sistema com cada vez mais peças e complexidades e perdas dinamicas.
Sou a favor de motores pequenos, super-alimentados e sempre com CVT, depois que andei num FIT CVT, este é o Cambio que veio para ficar e substituir se não todas opções de mercado mas 90% delas.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Não sabia dessa história da ZF. Interessante!

E esse câmbio pode ser muito bom em aplicações de alto desempenho onde o CVT ainda não só não aguenta o torque como fica lento demais em sua operação. Um câmbio sequencial rápido ainda acaba dando um desempenho total melhor que um CVT justamente por isso. Além disso, a projeção dá a entender que ele é muito compacto por ter 9 marchas.

No longo prazo um super CVT seria melhor mesmo. Agora, do CVT substituir tudo, tem que se tomar cuidado. Alguns CVT atuais são mais caros e piores que um bom automático, além de possuírem uma sensação muito chata e não cumprirem as promessas de melhor desempenho e consumo. Com o desenvolvimento dele, aí sim ele poderia entrar no lugar até dos manuais, pois seria finalmente a melhor opção tanto em conforto quanto em consumo de forma ampla e decidida. Os automáticos atuais quase sempre trazem compromissos quanto ao consumo e dirigibilidade e os semi-automáticos não são dos mais confortáveis para quem quer ausência de trancos.

R8V

R8V
Administrador

Quais carros tem um CVT pior e mais caro que um câmbo aut ?

Domingos V


Administrador

Na minha opinião, dos que conheço, o Sentra. Mas essa reclamação existe em outros lugares também, especialmente com os primeiros modelos. E isso pode ser um ponto fraco do Fluence se não for melhorado, afinal a caixa quase certamente será a mesma.

Apesar que, hoje em dia e nessa faixa, sendo automático poucos estão se importando com isso ou sequer sabem disso.

R8V

R8V
Administrador

O que acontece com o CVT dele ?

Fabiano

Fabiano

Esse lance do Sentra é facilmente contornado com ouotra programação, o gerenciamento eletronico é a alma e vida de um cambio CVT.

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Domingos V


Administrador

R8V, acontece o que descrevi no tópico da ASX: tem uma ação lenta e que dá a impressão de ter alguma coisa amarrando ele tanto ao mudar de relação como na hora como parece disperdiçar potência. É como se você ficasse andando e queimando embreagem ou se estivesse num automático com o conversor de torque ruim. Resultado é que você pega um câmbio como o automático de 5 marchas da Honda e, mesmo num carro com menos torque e cavalos, se tem um desempenho igual ou melhor sem a gritaria que ele faz - que se assemelha a pisar pela metade no acelerador e ficar esperando o giro subir até altas rotações bem devagar.

Fabiano, pode ser simples assim ou pode ser alguma característica mecânica do câmbio que tenha atrito maior. Aí não é tão fácil assim resolver. Se for mecânico, programar uma mudança de relações mais rápida pode ter pouco ou nenhum efeito ou até mesmo provocar pouca durabilidade do câmbio.

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