A fabricante italiana Alfa Romeo confirmou nesta quarta-feira (24) o
lançamento do câmbio automatizado DDCT de 6 marchas e dupla embreagem
para a próxima edição do Salão Genebra (4 a 14 de março). A novidade
equipará, opcionalmente, o compacto MiTo
a partir de junho deste ano. Atualmente, poucas fabricantes têm em seus
catálogos a opção de transmissão desse tipo. Entre elas, destacam-se a
Volkswagen, Audi, BMW e Ferrari.
Desenvolvido pela FPT (Fiat Powertrain Technologies), o câmbio DDCT
se diferencia de seus concorrentes similares por funcionar de forma
seca, sem introdução de óleo entre suas partes móveis. Tal
característica, segundo a Alfa Romeo, proporciona trocas tão eficientes
quanto transmissões que necessitem de lubrificação sem precisar de
sistema de refrigeração. Outra vantagem, ainda de acordo com a
fabricante, é que o sistema não exige tanto esforço nas mudanças de
marcha.
A Alfa Romeo ainda revela que o DDCT comparado a câmbios automáticos
convencionais permite ao veículo economizar até 10% de combustível, por
conta das mudanças de velocidade sem perda de potência. O equipamento
da marca também funciona em conjunto com os freios e volante, além de
receber dados de sensores de inclinação, que tornam a ação do câmbio
mais rápida em subidas e descidas.
Fonte: CarroOnline
lançamento do câmbio automatizado DDCT de 6 marchas e dupla embreagem
para a próxima edição do Salão Genebra (4 a 14 de março). A novidade
equipará, opcionalmente, o compacto MiTo
a partir de junho deste ano. Atualmente, poucas fabricantes têm em seus
catálogos a opção de transmissão desse tipo. Entre elas, destacam-se a
Volkswagen, Audi, BMW e Ferrari.
Desenvolvido pela FPT (Fiat Powertrain Technologies), o câmbio DDCT
se diferencia de seus concorrentes similares por funcionar de forma
seca, sem introdução de óleo entre suas partes móveis. Tal
característica, segundo a Alfa Romeo, proporciona trocas tão eficientes
quanto transmissões que necessitem de lubrificação sem precisar de
sistema de refrigeração. Outra vantagem, ainda de acordo com a
fabricante, é que o sistema não exige tanto esforço nas mudanças de
marcha.
A Alfa Romeo ainda revela que o DDCT comparado a câmbios automáticos
convencionais permite ao veículo economizar até 10% de combustível, por
conta das mudanças de velocidade sem perda de potência. O equipamento
da marca também funciona em conjunto com os freios e volante, além de
receber dados de sensores de inclinação, que tornam a ação do câmbio
mais rápida em subidas e descidas.
Fonte: CarroOnline