GM vai substituir Coreia pela Índia como plataforma de exportação global
09/05/2015 | Por: Dyogo Fagundes | Comments
País de economia emergente tal qual o Brasil, a Índia passa por um momento de considerável crescimento no setor automotivo e ganha cada vez mais importância no cenário global. De olho no potencial do mercado local, que deve emplacar cerca de 8 milhões de unidades em 2025, a General Motors prepara uma ofensiva para transformar a região em plataforma de exportação. Atualmente a Coreia do Sul responde por grande parte da produção do grupo na Ásia, mas o aumento dos custos trabalhistas vem minando a competitividade do país.
Conforme explica a agência de notícias
Reuters, a GM deve anunciar ainda neste ano um plano estratégico de expansão para o país que deve incluir, especialmente, uma nova família de modelos compactos. As vendas anuais giram atualmente com torno de 3 milhões de exemplares, mas a gigante norte-americana se mostra otimista. “A Índia está ganhando confiança. O potencial de crescimento é claro e há grandes chances de nossa marca Chevrolet aproveitar essa expansão”, disse o porta-voz Stefan Jacoby.
Pesam a favor do país os custos trabalhistas baratos e o potencial de crescimento franco, características que o colocam à frente de Austrália, Indonésia, Tailândia e da própria Coreia do Sul no quesito competitividade.
COMENTÁRIOS: Primeiro, queria saber quais são estes custos que afetam a GM, pois parecem que afetam apenas a ela, pois as coreanas não parecem estar sendo afetadas, portanto, fica a suspeita que tais custos sejam mesmos próprios da ineficiência da empresa; Dois, esta confiança na Índia mostra a porcaria que tem sido feita em nosso país, que não recebe investimentos em termos de carros mundiais e ainda perde, por exemplo, a montagem do Cruze para a Argentina. Lá, inclusive com a construção de uma fábrica de motores modernos, turbo, etc,, quando aqui, inaugura uma fábrica novinha, "verde", montando os mesmo motores jurássicos e sem tecnologia de mais de 20 anos de idade no projeto.