AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Em crise, Toyota luta pelo futuro

5 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

Fabiano

Fabiano

“A Toyota se tornou muito grande e distante de seus consumidores”.
Com essa frase o atual presidente e neto do fundador da marca, Akio
Toyda, tenta explicar o motivo pelo qual a empresa pode registrar um
ano de perdas em seu balanço fiscal.

A maior montadora do mundo espera comercializar neste ano 10
milhões de unidades, mas deverá fechar 2009 com 7,3 milhões de carros
vendidos, sensível queda em relação as 8,97 milhões de unidades que
colocou nas ruas em todo mundo no ano passado. Os números foram
informados nesta manha por Toyda em uma coletiva de imprensa. “Nós
estamos nos agarrando em qualquer tentativa de salvação”, declarou o
principal executivo da companhia.

Nos Estados Unidos as vendas da Toyota caíram 13% em setembro,
mesmo com o incentivo de renovação da frota promovido pelo país. Neste
ano, a queda da montadora deverá atingir a casa dos 28%. Um fator que
agrava ainda mais a situação da empresa, segundo Toyoda, é a paridade
cambial entre o dólar e o ien.


Para o ano fiscal que se encerrará em março a Toyota projeta uma perda
operacional de 750 bilhões de ienes (R$ 14,25 bilhões), ante 600
bilhões (R$ 11,4 bilhões) da estimativa inicial.

Em crise, Toyota luta pelo futuro Toyota_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Fabiano

Fabiano

Triste isso mesmo, uma empresa que se empenha em fornecer o que tem de melhor a todo o mundo não merecer passar por isso.
E depois, não é Akio Toyda e sim Akio Toyoda....neto de Sakichi Toyoda.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

A impressão que tenho é que se perderam durante o esforço para superar a GM o quanto antes em vendas.

Auris e Yaris estão com resultados bem fracos na Europa. Espero que logo logo tenham novidades (inclusive para nós).

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Não é muito surpreendente tendo em vista que sendo a maior fabricante é quase certo que boa parte da queda nas vendas seria dela também.

O problema dela é que ela abriu fábricas recentemente e, com a crise, o retorno de investimento ficou prejudicado. A fábrica da Rússia chegou a ficar fechada por um tempo (não sei se ainda está). Aí realmente fica difícil ter lucro mesmo com vendas não tão ruins assim.

R8V

R8V
Administrador

Por crise não, tem marcas q mesmo nesse cenário , mantiveram ou elevaram as vendas; tendo a concordar c o Grilo : no esforço de ser a nº1, se perderam.

Domingos V


Administrador

R8V, ela só começou a queda de vendas com a crise. E é importante lembrar que as marcas que cresceram foram excessão e foram muito poucas, fora que "cresceram" pegando vendas daquelas marcas que faliram/quase faliram.

Outra coisa é que a Toyota é muito dependente dos EUA, mais até que a Honda. Mercado forte da Toyota mesmo é América do Norte e Ásia. A Honda e outras têm mais presença na Europa e na África, o que ajudou no caso da crise. O que evidencia bem isso é que ela caiu em vendas mas mesmo assim não perdeu o primeiro posto para a GM, já que ela também caiu muito em vendas nos EUA.

R8V

R8V
Administrador

Domingos, não vou discutir essa questão pq do contrário vai acabar fugindo do assunto do tópico.

Domingos V


Administrador

O assunto é da crise/da queda nas vendas da Toyota. O que for dentro disso tá valendo heheh.

Qualquer coisa abre outro tópico se for fugir mesmo muito do assunto Em crise, Toyota luta pelo futuro Icon_wink.

R8V

R8V
Administrador

Então tenho uma espécie de prévio consentimento do ofendido ? Em crise, Toyota luta pelo futuro Icon_rolleyes

Antes da crise, a Toyota na ânsia de se tornar a maior fabricante, acabou tendo alguns problemas relacionados ao controle de qualidade , basta ver os inúmeros recalls que a marca fez nos últimos 5 anos-que fique claro : não tenho nada contra o recall, pelo contrário.

A questão, é que a marca acabou produzindo mais, mas à custa do seu controle de qualidade; creio que é isso que o presidente da marca quis dizer quanto mencionou " distante dos nossos clientes".

Fabiano

Fabiano

E o maior deles foi o Toyota Tundra no EUA, tanto que virou mico por lá, não sei descontinuaram , ou estão fazendo alguma coisa para reaver a imagem da picape.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

R8V escreveu:Então tenho uma espécie de prévio consentimento do ofendido ? Em crise, Toyota luta pelo futuro Icon_rolleyes

Nada a ver hehehe.

Sobre os problemas de recall, o pico foi lá para 2004/2005, quando até o presidente da Toyota foi pedir desculpas pelo elevado número de erros. Isso pode ter sido mesmo devido a corrida para o primeiro lugar, mas depois desse período houve uma queda bruta no número de pepinos e isso são 4 anos antes da crise e da queda nas vendas.

O problema tenho quase certeza que foi a questão mercadológica mesmo, junto com ela estar bem num período de expansão de investimentos em fábricas quando começou a queda nas vendas.

Da declaração do novo presidente, ele estava insatisfeito não com a mudança recente nos produtos e pós-vendas da Toyota e sim com a forma que ela tomou na última decada (retirando todos os esportivos de linha, não fazendo muitas revoluções na linha normal de produtos, perdendo no pós-venda para a Honda, etc.).

Fabiano

Fabiano

Um dia após comunicar sua saída da Fórmula 1,
a Toyota Motor Company lançou informe à imprensa nesta quinta-feira (5)
anunciando lucro líquido de 21,8 bilhões de ienes (cerca de R$ 411,33
milhões) referentes ao terceiro trimestre deste ano. Foi o primeiro
resultado positivo da fabricante em 2009, ainda que o montante seja 84%
inferior ao resultado registrado no mesmo período em 2008. Apesar da
alta, analistas da agência Automotive News ainda não consideram o resultado animador.
O motivo, segundo a publicação norte-americana, é baixa operacional
do grupo no segundo semestre. Ao todo, a empresa perdeu R$ 2,6 bilhões
(em valores já convertidos) frente ao lucro de R$ 11,1 bilhões dos
primeiros seis meses do ano passado. Tal desempenho fará a gigante
japonesa fechar o ano de 2009 pela segunda vez consecutiva com um
resultado financeiro negativo em 71 anos de atividade.
De acordo com a Toyota, a melhora na lucratividade dos últimos três
meses se deve ao aumento de suas vendas em mercados como os do Japão e
China, que voltam a retomar impulso com a estabilização dos mercados
frente a crise econômica mundial.
Os resultados também permitiram ao conglomerado nipônico traçar
novas projeções para o fechamento do ano fiscal de 2009, que se encerra
em março de 2010. Segundo comunicado, a marca terá uma perda líquida na
ordem de R$ 3,8 bilhões e deve fechar o ciclo com 7,03 milhões de
carros vendidos no mundo inteiro, número 400 000 superior a previsão
anterior.

Em crise, Toyota luta pelo futuro Toyota_iQ_xx1_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

A Toyota tb pretende deixar as picapes de lado e investir nos carros menores ( em termos, pq Civic e Corolla lá são compactos) e híbridos; o que achei bastante sensato.

Grilo

Grilo
Administrador

R8V escreveu:A Toyota tb pretende deixar as picapes de lado e investir nos carros menores ( em termos, pq Civic e Corolla lá são compactos) e híbridos; o que achei bastante sensato.

Deixem as picapes para as americanas 'Dodge, Ford, Chevrolet, GMC, etc'

Aliás, será que um dia teremos um 'anti-Fit' da Toyota? Em crise, Toyota luta pelo futuro Sleep

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Grilo, lá fora tem - o Yaris - aqui é mais fácil dormir mesmo hehe. A Toyota parece que tem extrema cautela com o mercado brasileiro. Ela não está de todo errada de maneira nenhuma...

Sobre a situação financeira dela, acho que fizeram muita tempestade. Com certeza não está ok, mas ela está mantendo a 1ª colocação e já dá sinais que vai parar de dar prejuízo. A equipe de Fórmula 1 dela estava começando a deslanchar esse ano, inclusive com um promissor piloto japonês, e cancelaram a operação mais por desespero eu acredito. Depois corre o risco de ficar como a Honda, que não fala nada mas deve estar se mordendo até agora. Dizem que o carro da Brawn desse ano, que era da Honda, com o motor original da Honda seria 2 segundos mais rápido que qualquer outro. Isso porque o Mercedes que colocaram sem muito tempo e dinheiro atrapalhava o carro apesar da potência maior. Eles teriam ganho o campeonato de lavada e ainda teriam lucrado com a equipe...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos