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GM transfere fábricas e patentes à Opel

4 participantes

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Domingos V


Administrador

Enquanto a GM tiver um controle tão considerável lá dentro acho que continua como está. Antes estavam abandonados os planos de se ter modelos Opel no resto do mundo com a marca GM simplesmente porque a GM ou iria vender tudo da Opel ou só ter uma pequena participação dela.

Fabiano



General Motors decide não vender a Opel



A General Motors anunciou nesta quarta-feira (4) que decidiu não
vender as ações da Opel e Vauxhall, suas subsidiárias. A mantenedora
havia colocado 55% das ações de sua repartição européia à venda e há
cerca de um mês havia apontado como favoritos para a compra o grupo
Magna e o banco russo Sberbank, negociação que já completava sete
meses. A companhia também devolverá ao governo alemão um empréstimo de
1,5 bilhão de euros (R$ 3,8 bilhões) contraído para recuperar as
finanças da Opel.

“Essa foi considerada a decisão mais estável e menos custosa para
assegurarmos o futuro da Opel/Vauxhall”, disse o CEO e presidente da
GM, Fritz Henderson. A decisão também foi tomada devido à melhoria
financeira da empresa, cujas vendas subiram nos Estados Unidos (no caso
da matriz) e também na Europa, informou Henderson. O chefe executivo da
empresa americana também afirmou que trabalhará na reestruturação e
modernização das divisões européias, e para isso projeta um
investimento de cerca de US$ 4,4 bilhões (R$ 7,61 bilhões).

Siegfried Wolf, vice-CEO da Magna, comentou “nós compreendemos a
conclusão dos mantenedores da GM, que tomaram essa decisão com os
melhores desejos de manter a Opel, que faz parte do plano de
organização mundial. Nós continuaremos a apoiar tanto a Opel quanto a
GM nos desafios futuros, e gostaríamos de agradecer a todos que deram
suporte à Opel nesse processo de reestruturação, que necessitou de
dedicação nos últimos meses”. O Sberbank não se pronunciou sobre o
assunto.

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Estava dando cara mesmo que ela ia fazer isso.

R8V

R8V
Administrador

Exato; e como anda a situação financeira da GM agora?

Domingos V


Administrador

Para o governo americano não ter repreendido ela ainda é que ou levou um belo calote ou a coisa melhorou.

Fabiano

Fabiano

GM divulga plano de vendas para Europa



De acordo com informações da agência de notícias Reuters
publicadas nesta semana, o vice-presidente da GM, Brent Dewar, afirmou
que a marca, que comercializou cerca de 500 000 veículos na Europa em
2008, pretende dobrar o seu número de vendas na região até 2014.

“Nós temos em nossos planos de negócios atingir 1 milhão de
unidades/ano na Europa assim que lançarmos nossos novos produtos, como
o Cruze e o Spark”, disse Dewar. Como parte desse plano, a GM também
decidiu suspender a venda da sua subsidiária Opel, para, dentre outros motivos, obter mais facilidade de acesso ao mercado.

Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

A decisão da General Motor em manter a sua subsidiária europeia Opel causou grande insatisfação na Alemanha. Segundo a agência de notícias Reuters,
na última quinta-feira (5), os operários da fábrica alemã interromperam
o funcionamento da linha de produção e foram às ruas reivindicar a
decisão da mantenedora. Também em protesto à decisão, Carl-Peter
Forster, presidente da Opel, renunciou ao cargo.

“Nós queremos que a Opel continue existindo”, disse o político
alemão Roland Koch. “Teremos que lutar novamente para o objetivo de
salvar empregos”, completou Koch, preocupado com os rumos da empresa
que é responsável pelo emprego de cerca de 50 000 pessoas somente na
Alemanha. Tanto a GM quando a Magna, que era a favorita para a venda
das ações da Opel, informaram que haveria corte de cerca de 20% dos
empregados.

No Reino Unido o clima da Vauxhall, "subsidiária irmã" da Opel que
também seria vendida, está mais ameno, uma vez que os operários
acreditam que menos empregos serão cortados mesmo com o comando da GM.

Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

Alemã Opel deverá focar estratégia na Europa



Os últimos dias tem se mostrado bem agitados para a Opel e
Vauxhall, ambas subsidiárias da GM na Alemanha e no Reino Unido,
respectivamente. Após a matriz optar por encerrar as negociações
com o grupo liderado pela fabricante de autopeças austro-canadense
Magna e manter as empresas sob seu controle, as duas passarão a contar
com o comando de Nick Reilly, executivo de carreira na GM.

Além disso, o CEO da General Motors, Fritz Henderson, anunciou
nesta quarta-feira (11) em uma visita à sede da Opel na cidade de
Russelhein, Alemanha, que a marca passará a ter uma atuação focada na
Europa, com produtos específicos para tal missão e que não deverão ser
comercializados em outros países. Henderson citou, inclusive, as
operações da GM no Brasil como exemplo. “Nós possuímos uma atuação em
torno da marca Chevrolet no Brasil, muito forte naquele mercado. A
última coisa que nós precisamos no momento é a inclusão de mais uma
marca no portfólio global.”


A declaração do executivo destaca a nova estratégia da companhia, que
focará na maior autonomia para que cada divisão da empresa desenvolva
automóveis voltados ao seu mercado. “A Opel é uma marca regional e eu
não vejo mudança nesse posicionamento. Sendo assim, o sucesso dela será
medido na Europa, porque se você não trabalhar isso localmente, todas
as conversas sobre exportação serão irrelevantes”, concluiu Henderson.

GM transfere fábricas e patentes à Opel - Página 3 Fritz_Henderson_640x408

Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

GM anuncia novo CEO para Opel e Vauxhall



A General Motors anunciou na última terça-feira (10) em Munique
(Alemanha) que o inglês Nick Reilly, 59 anos, se tornará o CEO da Opel
e da Vauxhall. A decisão foi tomada após Carl-Peter Forster
se demitir na última sexta-feira (6), em protesto à decisão da GM, que
recuou na venda das subsidiárias para o consórcio formado
pela fabricante de autopeças Magna e pelo banco russo Sberbank.

Reilly, como o Carro Online já havia informado,
atualmente é presidente da GMIO (GM International Operations),
departamento da marca sediado em Xangai (China) que monitora e avalia o
funcionamento de suas subsidiárias globais.

“Com sua profunda experiência das marcas Opel e Vauxhall, Nick
está bem preparado para liderar essa transição e trabalhar rumo à breve
possibilidade de normalização dos negócios”, disse Fritz Henderson, CEO
da GM. A companhia acrescenta que iniciou a procura de um novo
executivo para ocupar o posto deixado por Reilly na GMIO.

Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

De acordo com o Jornal Detroit News, a General Motors
planeja um corte de cerca de 9.000 empregos nas suas subsidiárias
européias Opel e Vauxhall. A medida, que visa dispensar cerca de 20%
dos funcionários da empresa, é decorrente do plano de reestruturação da
marca, que deverá consumir aproximadamente US$ 5 bilhões (R$ 8,63
bilhões) da mantenedora.

“A competição é intensa e está ficando cada dia pior. Nós
precisamos reduzir nossos custos”, disse Nick Reilly, recém-empossado
CEO da Opel e Vauxhall. Reilly também disse em nota oficial que o grupo
GM e o fórum de empregados europeus agendaram uma conferência para
discutir o plano de cortes e a reestruturação. “Nós estamos de acordo
para a contratação de uma consultoria com o objetivo de avaliarmos
planos alternativos”, informou o CEO. A General Motors pretende
encerrar as negociações de reestruturação até o fim deste ano.


“Esperamos algumas contribuições dos colaboradores, e temos
esperanças que também teremos disponível fundos governamentais para
auxiliar no processo”, disse Reilly. “Também contamos que a GM
investirá uma quantia de dinheiro”, completou. Embora Reilly não tenha
revelado precisamente quantos empregados serão demitidos, ele afirmou
que cerca de 50% a 60% dos cortes ocorrerão na Alemanha, onde a empresa
possui 25.000 funcionários contratados.

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Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

Opel recebe ajuda de € 300 milhões



A região autônoma de Aragon, no nordeste da Espanha, anunciou
nesta segunda-feira (7) que concederá um empréstimo de 300 milhões de
euros (cerca de R$ 670 milhões) para que a Opel dê sequência em seu
plano de reestruturação.
O braço europeu da GM estava procurando havia tempo algum
governo da região que a ajudasse financeiramente na questão. Com o
investimento, a Opel planeja rever seus processos e reduzir a produção
em aproximadamente 20%, quantia necessária para se adequar a atual
demanda do continente.
Por meio de seu site oficial, a província espanhola informou
somente que “o governo central e o da região de Aragon estabeleceu um
limite de ajuda para a Opel que será de 300 milhões de euros”.

GM transfere fábricas e patentes à Opel - Página 3 49443_640x408

Fonte: CarroOnline

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Domingos V


Administrador

Eu pensava que as vendas do novo Astra e do novo Corsa estivessem suficientemente fortes para evitar essas coisas.

KÜLL



Domingos V escreveu:Eu pensava que as vendas do novo Astra e do novo Corsa estivessem suficientemente fortes para evitar essas coisas.
Talvez até estejam, mas acontece que a Opel tem fábrica na Espanha e este empréstimo é um anzol que se a montadora engolir, vai ser muito difícil depois tentar fechar a fábrica da empresa por lá. Por falar em más notícias:

09/06/2010

Alemanha não ajudará Opel

Braço europeu da GM terá que recorrer a outras fontes para ser salvo

Da redação GM transfere fábricas e patentes à Opel - Página 3 0,,21578761,00




O governo da Alemanha não chegou a um acordo sobre a ajuda financeira à General Motors e rejeitou o pedido de 1,1 bilhão de euros feito pela GM para não a perder unidade Opel e Vauxhall. Agora a montadora terá que procurar outras alternativas para a reorganização da divisão da empresa.

A recusa da Alemanha põe em dúvida como a GM vai financiar a reorganização da empresa depois de abandonar um acordo apoiado pela chanceler alemã, Angela Merkel para vender uma participação majoritária na Opel para Magna International Inc., em novembro do ano passado.


FONTE: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI146487-10142,00-ALEMANHA+NAO+AJUDARA+OPEL.html


COMENTÁRIOS: Agora eu quero ver. A GM tentou fazer na Europa, mais especificamente na Alemanha, o jogo do "grande demais para falir", cozinhou a oferta da Magna até onde pode e depois, ofereceu uns contratos para esta empresa que me cheiraram muito mal. Agora, vão ter que se virar sozinhos ou recorrer ao Tio Sam. Não gosto de ver uma empresa com uma história tão rica e com modelos hoje tão interessantes nesta situação, mas agora, FEDEU. Quem sabe o Eike Batista não levanta uma grana no BNDES e compra a Opel. OUTRA:
Indústria
Alemanha nega ajuda à Opel

09/06/2010 14:37











Para parlamentar, fabricante pode sanar suas dívidas sem a ajuda de ninguém

da Redação

O Ministro da Economia da Alemanha rejeitou o pedido de ajuda à General Motors para ajudar a reerguer a Opel. A montadora solicitou investimento de governos de toda a Europa e esperava arrecadar 1,8 bilhões de euros. Para o ministro Bruederle, a fabricante tem recursos suficientes para cobrir suas próprias despesas.

Na semana passada, a GM chegou a cogitar a hipótese de fechar duas das quatro plantas que possui na Alemanha, caso o governo do país não coloborasse com a montadora.




FONTE: MOTORDREAM.

Domingos V


Administrador

É o governo alemão avisando que não vai fazer papel de mãe como os EUA têm feito com a GM? Os EUA precisam dela, mas daí a querer essa regalia de todo mundo achando que se tem alguma obrigação é outra coisa...

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