HONDA LANÇA CIVIC 2016 E TRAZ DE VOLTA VERSÃO EXR POR R$ 88.400
Conforme antecipado desde o ano passado por Autoesporte, versão topo de linha ganha controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, teto solar, entre outros itens. Opção LXR também recebe melhorias
12/02/2015 15h14- atualizado às 15h20 em 12/02/2015
Honda Civic 2016 (Foto: Divulgação) A Honda apresentou nesta quinta-feira (12) a linha 2016 e os novos preços do sedã Civic. Os valores são os mesmos antecipados por Autoesporte na semana passada. A principal novidade é o retorno da versão topo de linha EXR, por R$ 88.400. A variante é a mais cara da família e completa a gama composta ainda pelas versões LXS e LXR. O modelo não conta com opcionais. Confira todos os preços: Honda Civic 2016 LXS manual - R$ 70.900 Honda Civic 2016 LXS automático - R$ 73.900 Honda Civic 2016 LXR automático - R$ 78.400 Honda Civic 2016 EXR automático - R$ 88.400 Os valores referem-se a unidades com pintura sólida. Para carros com pintura metálica ou perolizada há um acréscimo de R$ 1.200. A Honda aposta em uma divisão de vendas de 84% para a versão LXR, 11% para a nova EXR e 5% para a LXS de entrada. Tudo igual debaixo dos capôs. O Civic LXS continua sendo equipado com motor 1.8 de 140 cv a 6.500 rpm quando abastecido com etanol, com opção de câmbio manual de seis velocidades ou automático de cinco. Já as configurações LXR e EXR contam com propulsor 2.0 de 155 cv a 6.300 rpm e transmissão automática com aletas atrás do volante para trocas sequenciais. Toda a gama conta com sistema FlexOne, que elimina o tanquinho de partida a frio, e traz de série direção elétrica e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD.
Honda Civic 2016 (Foto: Divulgação) A versão topo de linha se destaca por trazer controle de tração e estabilidade, airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa e sistema de direção que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço do volante quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva.
Outra novidade do Civic EXR é o sistema multimídia com monitor LCD de sete polegadas e navegador integrado ao painel, além de teto solar. Nas versões LXR e LXS, a central de áudio é composta por uma tela de LCD de cinco polegadas. O ar-condicionado é digital para toda a linha e as versões LXR e EXR possuem função de acendimento automático dos faróis e revestimento de couro nos bancos. O função ECON, que permite uma condução mais econômica, continua presente na família de sedãs. O dispositivo altera diversos ajustes no veículo para privilegiar o baixo consumo de combustível. A linha Civic 2016 possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores Azul Denim Metálico, Preto Cristal Perolizado, Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico e Branco Taffetá Sólido.
A Honda do Brasil apresenta o Civic 2016, e traz como principal novidade o retorno da versão top EXR, que complementa a linha já composta pelas configurações LXS e LXR.
O Civic EXR é relançado com as mudanças no exterior e interior do veículo recebidas pela versão LXR na linha 2015 – grade frontal diferenciada, barra cromada na tomada de ar do para-choque, farol de neblina com formato circular, rodas de liga leve aro 17”.
Além disso, o modelo conta com a porção superior do painel interior em preto e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos –, além de agregar tecnologias de conforto, segurança e entretenimento.
Entre os destaques, a versão top de linha traz o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
O Civic EXR é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida.
A Honda também adotou esses recursos para o Civic LXR, como novidade da linha 2016. O novo pacote de equipamentos torna o veículo ainda mais completo, reforçando as características que o consagraram como um sucesso em seu segmento: prazer ao dirigir, alta tecnologia, sofisticação e design esportivo e jovial.
Inovação e requinte
Além das inovações compartilhadas com a versão LXR, a EXR possui equipamentos exclusivos. No exterior, os destaques são o teto solar e as maçanetas das portas cromadas – na LXR, as peças são pintadas na cor da carroceria. Internamente, a versão top de linha traz um novo sistema multimídia com monitor LCD escamoteável de 7” e navegador integrado ao painel.
.jpg" style="width: 640px;height: 360px" alt=""/>
Essa unidade traz software mais avançado do que a geração anterior, incluindo GPS integrado com as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. O hardware também é novo e possibilita a conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio.
Ainda como novidade foi incorporada a entrada HDMI que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks, câmeras digitais e outros. Também existem agora duas entradas USB, além do CD player e da entrada auxiliar. A reprodução de imagem da câmera de ré passa a ter três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
Nas versões LXR e LXS do Civic 2016, a central de áudio é composta por um monitor LCD colorido de 5 polegadas no painel de instrumentos, que reproduz as informações gerais do veículo, o computador de bordo e a imagem da câmera de ré, além de dados do sistema de áudio, que conta com CD player, entrada auxiliar, USB e Bluetooth.
O ar-condicionado é digital em toda a linha, possibilitando a manutenção da temperatura ideal no interior do veículo. O painel possui a parte superior na cor preta, em contraste com a parte inferior em cinza-claro, e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos, conferindo um aspecto esportivo e sofisticado.
As versões LXR e EXR ainda possuem função de acendimento automático dos faróis, revestimento dos bancos em couro e os botões de comando no volante possuem aro cromado.
O Honda Civic 2016 traz, em todas as versões, direção assistida por sistema elétrico, freios a disco nas quatro rodas, ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem). A versão EXR ainda agrega airbags laterais e de cortina.
Por fora, além do visual atraente e esportivo, destaque para o farol baixo com projetores do tipo canhão, que aprimora o foco, proporcionando mais segurança devido ao melhor direcionamento da luz em condução noturna. Nas versões LXR e EXR, as rodas são de liga leve aro 17”, com design exclusivo e acabamento diamantado. Os pneus 205/50R17 garantem melhor dirigibilidade, com menor resistência ao rolamento, sem comprometer o conforto dos passageiros.
FlexOne para toda a linha
Toda a linha Civic 2016 – desde a versão de entrada LXS i-VTEC 1.8 SOHC até a top EXR i-VTEC 2.0 SOHC – conta com o moderno sistema FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível.
Com essa tecnologia, ao acionar o controle da chave para destravar as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata.
O motor i-VTEC 1.8 SOHC gera potência máxima de 140 cv a 6.500 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 139 cv a 6.200 rpm. Além da opção de transmissão manual com seis velocidades, a versão LXS conta com a caixa automática de cinco velocidades, que proporciona ao condutor uma direção mais prazerosa e confortável.
Nas versões LXR e EXR, o propulsor é o i-VTEC 2.0 SOHC, que garante performance com economia de combustível. Esse motor desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina, na mesma rotação. A transmissão automática é equipada com paddle shift (aletas atrás do volante), oferecendo uma condução mais esportiva.
O Civic 2016 continua equipado com a função ECON, que permite uma condução mais econômica. Ao ativar o recurso por um botão, diversos sistemas do veículo alteram seu funcionamento para privilegiar o baixo consumo de combustível, como o controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e o ar-condicionado.
Novo Honda Civic 2016 - Vídeo oficial de lançamento
linha Civic 2016 possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores:
Azul Denim Metálico
Preto Cristal Perolizado
Cinza Barium Metálico
Cinza Iridium Metálico
Prata Global Metálico
Branco Taffetá Sólido
Os preços públicos sugeridos para o modelo com pintura sólida são:
Honda Civic 2016 LXS MT R$ 70.900
Honda Civic 2016 LXSAT R$ 73.900
Honda Civic 2016 LXR AT R$ 78.400
Honda Civic 2016 EXR AT R$ 88.400
(Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada)
Honda deixará de importar Civic SI a partir de janeiro 10 dezembro 2015 / 16 Comentários
Lançado em outubro de 2014, o Honda Civic SI terá sua importação interrompida a partir de janeiro de 2016. O esportivo só retornará quando a nova geração do Civic for lançada no Brasil. Atualmente, o modelo cupê tem preço sugerido de R$ 124 mil. O Honda Civic SI é equipado com motor 2.4 i-VTEC de 16 válvulas que rende 206 cv de potência e toque de 23,9 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é o manual de seis velocidades.
O SI se diferencia das demais versões pelos para-choques com desenho agressivo com difusores de ar e para-lamas mais largos. As rodas de liga-leve de 18 polegadas, aerofólio e ponteira de escapamento cromada completam o visual esportivo do cupê de duas portas.