Domingos V escreveu:O CRZ é muito mais feliz. Impresionante como uma mesma linha pode ser ótima ou péssima se bem ou mal executada.
Nesse mesmo quesito do desing, a única coisa que faz ficar com vontade da vinda da 3ª geração do Focus são os novos motores. A eficiencia desse ST impressiona mesmo, são 72 cavalos a mais que um 2.0 FSI Turbo que já tem injeção direta também! E a plataforma, mudou alguma coisa da atual?
Caso contrário, estamos perdendo apenas os motores em questão de agregação de recursos e qualidade. O carro perdeu a identidade do Focus original e adotou uma piorada. Assim como no novo C4 - mas de maneira bem pior - fizeram uma frente super agressiva para chamar atenção, mesmo que deixando a beleza bem de lado, e que perdeu a sofisticação das gerações anteriores. Na traseira substituiram as lanternas verticais por modelos que chamem mais atenção também. A única coisa que ficou boa mesmo foi a lateral e o interior - justamente porque são quase iguais ao atual.
A Ford está querendo globalizar a versão americana do Focus (lembram como a da 1ª geração também deixava muito a desejar no visual?) e colocar ela como mundial e o tiro pode sair pela culatra. Eu não vejo ao menos a atual clientela do Focus ou o mercado europeu em geral gostando desse modelo. Ele tem toda a cara que foi feito justamente para agradar os clientes americanos que costumam querer que carros menores sejam bem escandalosos, talvez para não se perderem em meio aos carros maiores.
PS: O novo CRZ já foi lançado?
Sobre o novo CRZ, sim, já foi lançado no Japão e está em pré venda nos EUA; creio que realmente chegue ao mercado por lá após o Salão de Los Angeles (novembro/dezembro). Na Europa, não lí nenhuma notícia afirmando que o carro seria lançado lá ou quando isso ocorreria, embora deva acontecer.
Sobre o Focus, hoje, a imensa maioria dos carros me desagrada de frente e o Focus para mim é apenas passável, mas o "conjunto da obra" para mim ficou bom. O que sempre achei o fim é o tratamento dado ao Brasil: as 4 Grandes tiveram DÉCADAS ganhando dinheiro com carros sem tecnologia, velhos mesmo, tipo Corcel I e II, Chevette, Opala, Variant, Passat (o dos anos 80), Gol BX, Fiat 147, etc., depois, investiram horrores aqui apesar do mercado ser de "apenas" 1 milhão de unidades naquele momento e não houvesse o menor sinal de aumento explosivo de renda e/ou redução de impostos. Tivemos uma série de crises internacionais, que em sua maioria não forma nossa culpa, perdemos praticamente mais uma década em termos automotivas e agora, quando acontece crise no exterior, lançam-se novos modelos para diminuir o impacto, enquanto aqui não se investe "para preservar a empresa"; ao contrário, se tudo vai bem, lá fora chegam novos modelos para garantir
market share e até mesmo conquistar novos consumidores e aqui, de novo ao contrário, não se investe porque "não se mexe em time que está ganhando". Ou seja, sempre se deixa de investir aqui e mesmo assim, como no caso da Ford, o lucro mesmo vem é daqui. No momento mais negro da crise internacional, somente aqui no Brasil a empresa deu lucro, TODAS AS UNIDADES AO REDOR DO MUNDO, China inclusa perderam dinheiro.