Fabiano escreveu:Mas Eduardo, voce que deve estar mais inteirado na parte técnica destes blocos, sabe dizer se teriamos motores bons por algum tempo ao menos na questão eficiencia, durabilidade e tecnologia?
Me lembro que o Sigma é exportado para fora do Brasil com essas modificações, podemos dizer agora que mesmo não sendo um EcoBoost, estariamos rodando com motores de tecnologia dentro do que o mercado mundial esta consumindo?
Por mais o Ecoboost seja melhor, ainda creio que o Sigma seja um motor decadas a frente em tecnologia se comparado ao Rocam que ja não era um motor ruim.
O PROCONVE em relação ao Euro está atrasado um pouco mais de um ciclo (em geral, quando a gente está no meio de nosso ciclo, qualquer coisa em torno de 4 anos cada um, mas não é regra fixa, eles mudam o deles e aí a gente fica dois ciclos atrasados), mas por conta da presença do etanol, que não emite CO² e oxigena a gasolina, os índices, em tese são menores do que com gasolina pura, desconsiderando avanços nos catalisadores, p.e. Ou seja, motores como o 1.8 16v da GM e o 1.6 Sigma com comandos variáveis conseguiriam cumprir fácil a nossa legislação por ao menos mais um ciclo sem modificações, desconsiderando ganhos pela presença do etanol, que eu não sei o quanto afeta. Motores menores conseguem cumprir tal necessidade pelo motivo óbvio DE SEREM MENORES: câmaras pequenas, que suportam pequenas quantidades de ar/combustível, catalisadores parrudos, etc., mas mesmo isso tem um limite. Eu acredito que o 1.5 16v da Ford deve cumprir com folga o PROCONVE até e inclusive o próximo ciclo; o fato de ser 16v, é evidente, lhe dá uma vantegem tecnológica, mas como vantagem PSICOLÓGICA, vai colocar uma grande pressão em cima dos concorrentes, lembrando que na Europa NENHUM MOTOR DE NENHUMA CILINDRADA usa apenas 2 vávlulas por cilindro. O etanol foi uma grande ajuda para as montadoras não fazerem nada com seus motores em termos de queimas mais eficientes. Por mais que se otimize fluxo de combustível, recirculação de gases, etc., mesmo isso tem limite, sem 4 válvulas por cilindro, NO MÍNIMO, hoje, não dá mais para ganhar em queimas mais eficientes.