OBS.: Achei melhor abrir o tópico para tratar das mais recentes notas sobre o modelo.
Dei uma olhada rápida na 4 Rodas, onde aparecem as duas primeiras fotos do carro novo rodando no Brasil (ao que eu saiba, são as primeiras). São fotos tiradas do alto, do modelo, branco, com frente e traseira tampadas mas que pelas formas gerais e especialmente pelos espelhos, denunciam ser o Fiesta novo.
Primeiro, espero que desta vez, mais do que "inspirado", como se tem falado, seja este o mesmo Fiesta vendido na Europa, ainda que a plataforma não seja a mesma do europeu. Talvez não cheguemos a ter por aqui a redução de 40 kg conseguido no modelo da Europa, mas se tiver o mesmo visual e um acabamento a contento, do jeito que o carro é bonito, vai ser o lançamento do ano (que vem).
Andei olhando os sites da Ford na Europa para ver o que o carro oferece e o que o diferencia o carro vendidos naqueles mercados. O tal "Fiesta Sport Edition" ainda não aparece nos sites de lá, mas há o Zetec S, que é o modelo com 3 portas equipado com kit visual, suspensão mais baixa e rígida e um interior com cores diferenciadas.
Mesmo na Inglaterra o ESP é oferecido à parte, mas assistindo a um vídeo do site inglês, o carro não oferece praticamente nada de mais do que se oferece aqui, por exemplo, no Polo e no Punto: trio elétrico, sensores crepuscular, de chuva e de distância traseiro. Do que se tem aqui, o não temos com freqüência em carros deste tamanho é a direção elétrica (aqui, C3 e Fit), o botão de partida e espelhos que se dobram, seja por controle interno, seja pelo controle remoto na chave.
Quatro Rodas e Auto Esporte já testaram o carro e afirmam que o acabamento é bom, mas também abusa de plástico no interior, o que não diferiria muito do que se faz aqui, parecendo que apenas a parte superior do painel usa material emborrachado. A Car & Driver afirma que os comandos tem a pegada daqueles usados no Polo, o atual nosso, embora também cite o excesso de plástico duro. Parece que a necessidade de economia também está fazendo com que mesmo na Europa os carros usem bastante plástico duro. O ar digital, como no Punto brasileiro e no Polo, é mono, o que não o desmerece, mas não é lá tanta novidade assim.
É bom lembrar que antes da crise a Ford estava, ou ainda está, construindo uma fábrica de transmissões no México para a produção da unidade PowerShift, que assim poderia estar nos Focus, Fiesta e EcoSport a serem comercializados por aqui.
Como disse, o carro é lindo, moderno e sendo lançado aqui tem tudo para fazer sucesso. Talvez menos com o sedan, que não ficou tão bem resolvido. Eu estaria na fila com pelo menos muito interesse em conhecer o modelo.
P.S.: Se alguém tiver como escanear as fotos da 4 Rodas e colocar aqui, seria legal.
Dei uma olhada rápida na 4 Rodas, onde aparecem as duas primeiras fotos do carro novo rodando no Brasil (ao que eu saiba, são as primeiras). São fotos tiradas do alto, do modelo, branco, com frente e traseira tampadas mas que pelas formas gerais e especialmente pelos espelhos, denunciam ser o Fiesta novo.
Primeiro, espero que desta vez, mais do que "inspirado", como se tem falado, seja este o mesmo Fiesta vendido na Europa, ainda que a plataforma não seja a mesma do europeu. Talvez não cheguemos a ter por aqui a redução de 40 kg conseguido no modelo da Europa, mas se tiver o mesmo visual e um acabamento a contento, do jeito que o carro é bonito, vai ser o lançamento do ano (que vem).
Andei olhando os sites da Ford na Europa para ver o que o carro oferece e o que o diferencia o carro vendidos naqueles mercados. O tal "Fiesta Sport Edition" ainda não aparece nos sites de lá, mas há o Zetec S, que é o modelo com 3 portas equipado com kit visual, suspensão mais baixa e rígida e um interior com cores diferenciadas.
Mesmo na Inglaterra o ESP é oferecido à parte, mas assistindo a um vídeo do site inglês, o carro não oferece praticamente nada de mais do que se oferece aqui, por exemplo, no Polo e no Punto: trio elétrico, sensores crepuscular, de chuva e de distância traseiro. Do que se tem aqui, o não temos com freqüência em carros deste tamanho é a direção elétrica (aqui, C3 e Fit), o botão de partida e espelhos que se dobram, seja por controle interno, seja pelo controle remoto na chave.
Quatro Rodas e Auto Esporte já testaram o carro e afirmam que o acabamento é bom, mas também abusa de plástico no interior, o que não diferiria muito do que se faz aqui, parecendo que apenas a parte superior do painel usa material emborrachado. A Car & Driver afirma que os comandos tem a pegada daqueles usados no Polo, o atual nosso, embora também cite o excesso de plástico duro. Parece que a necessidade de economia também está fazendo com que mesmo na Europa os carros usem bastante plástico duro. O ar digital, como no Punto brasileiro e no Polo, é mono, o que não o desmerece, mas não é lá tanta novidade assim.
É bom lembrar que antes da crise a Ford estava, ou ainda está, construindo uma fábrica de transmissões no México para a produção da unidade PowerShift, que assim poderia estar nos Focus, Fiesta e EcoSport a serem comercializados por aqui.
Como disse, o carro é lindo, moderno e sendo lançado aqui tem tudo para fazer sucesso. Talvez menos com o sedan, que não ficou tão bem resolvido. Eu estaria na fila com pelo menos muito interesse em conhecer o modelo.
P.S.: Se alguém tiver como escanear as fotos da 4 Rodas e colocar aqui, seria legal.