AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Toyota venderá Prius no Brasil

+2
leocouto
Grilo
6 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo  Mensagem [Página 3 de 3]

KÜLL



Teste: Toyota Prius - Ousadia viável

08/06/2016 03:16  - Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias
Envie por email


Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 14653665133573
Nova geração do Toyota Prius pretende popularizar tecnologia híbrida no Brasil

por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press
 
No final do século passado, a indústria automotiva mundial discutia como seria a mobilidade neste, com a inexorável necessidade de reduzir as emissões e o consumo de combustível. A Toyota fez sua aposta na tecnologia híbrida, que combina propulsores elétricos com motores movidos a explosão. Em 1997, lançou o Prius, que se tornou o primeiro automóvel híbrido a ser vendido em larga escala. Quase 20 anos depois, tudo indica que a aposta da marca japonesa foi acertada – tanto que cada vez mais fabricantes investem em híbridos. Nesse tempo, o Prius vendeu 5,7 milhões de unidades em 90 países – apenas 783 delas no Brasil, onde começou a ser comercializado em 2013. Agora, chega ao país a quarta geração do modelo, que incorpora nova estética, novas tecnologias e preço mais competitivo – sai por R$ 119.950. Por esse valor, a Toyota acredita que vai conseguir popularizar a tecnologia híbrida no país.
 
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Te070616-02
 
Lançada no Japão, Estados Unidos e Europa no final do ano passado, a quarta geração do Prius representa uma renovação total em relação ao modelo anterior. O carro é o primeiro a utilizar a nova plataforma global, denominada TNGA – Toyota New Global Architecture ou nova arquitetura global da Toyota. O estilo continua como um hatchback radicalmente aerodinâmico, com um perfil próximo ao de um cupê. O carro foi ligeiramente redimensionado: está 6 centímetros mais comprido, 2 cm mais largo e 2 cm mais baixo – apenas o entreeixos se manteve em 2,70 m. O design também evoluiu em relação ao anterior – uma evolução expressa matematicamente pela redução do coeficiente de penetração aerodinâmica, que caiu de 0,25 cx para 0,24 cx. Na frente, o capô está mais baixo e musculoso e os conjuntos óticos, em formato de T, incorporaram leds e estão mais agressivos. No perfil, o acabamento em preto fosco na coluna traseira dá a impressão de que o teto é flutuante. Na traseira, destaque para as lanternas com leds em forma de bumerangue, bem mais afiladas e elegantes que as antigas trapezoidais, e a antena estilo “barbatana de tubarão”. A “bossa” da luz azul sob as logomarcas dianteira e traseira da Toyota, presente na geração anterior, foi preservada. 
 
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Te070616-03
 
O interior radicalizou o aspecto futurista apenas insinuado no Prius anterior e está mais incrementado e estiloso. O grande “nicho” que ficava sob o console, atrás da manopla de câmbio, não existe mais. A manopla agora está fixada pouco abaixo dos comandos de ar-condicionado e da grande tela de 7 polegadas da central multimídia. Fica posicionada horizontalmente no tablier e não verticalmente no console central – onde fica na maioria dos carros. Como na geração anterior, não há mostradores atrás do volante. Eles estão no alto do console central, na altura do vidro – algumas informações mais importantes, como a velocidade, são projetadas no parabrisas à frente do motorista, graças ao “head-up dsplay”. Os revestimentos cinza claros deram lugar a um interior predominantemente preto, com detalhes cromados. 
 
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Te070616-04
 
Em termos da tecnologia híbrida em si, a quarta geração do Prius também apresenta evolução expressiva. Agora, o motor 1.8 litro VVT-1 16V DOHC a gasolina de 98 cv e 14,2 kgfm, que atua em parceria com um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, é gerenciado pelo novo sistema Hybrid Sinergy Drive. A Toyota fala em uma economia de até 20% no consumo de combustível na cidade, em relação ao Prius anterior. Segundo o InMetro, o modelo agora faz 18,9 quilômetros por litro de gasolina em circuito urbano e 17 km/l em rodovias – uma singularidade dos híbridos é consumir menos no circuito urbano, quando o motor elétrico atua mais em baixas velocidades. Segundo a Toyota, dependendo do motorista, é possível alcançar médias superiores a 33 km/l, em percurso urbano. O seletor de modo de condução permite escolher entre Normal, Eco (mais economia), Power (mais performance) e EV (exclusivamente elétrico). 
 
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Te070616-05
 
Pelo que oferece e pelo valor que se pede por ele, é possível que o novo Prius obtenha o aumento de vendas que a Toyota espera.  É o híbrido mais barato do país – com seu preço de R$ 119.950, custa quase R$ 30 mil a menos que o híbrido mais vendido atualmente no Brasil, que é o Ford Fusion, de R$ 149 mil. Uma diferença expressiva, que pode fazer a balança pender para o lado japonês da disputa.
 
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Te070616-06
 
Ponto a ponto

Desempenho – Performance esportiva não é algo que se espera de um automóvel híbrido urbano, normalmente mais focados em redução de emissões e consumo. Mas o novo Prius perverte um pouco essa lógica e, literalmente, deixa para trás o modelo anterior. Agora, o sedã híbrido médio oferece um comportamento dinâmico bem mais interessante. Por conta disso, tornou-se bem mais divertido de dirigir que o anterior, apesar da opção pela racionalidade inerente aos carros com câmbio CVT, que é progressivo e não favorece arrancadas mais vigorosas. Nota 8.
 
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Te070616-08
 
Estabilidade – Mais largo e mais baixo, o novo Prius entrega um comportamento bem mais consistente nas curvas que a terceira geração. A suspensão está mais bem calibrada e tornou o carro até divertido de acelerar em trechos sinuosos, sem dar sinais de perder o equilíbrio. Nas retas e frenagens, não foi possível perceber sinais de instabilidade. Nota 9.
 
Interatividade – Os comandos estão onde deveriam estar e é fácil se adaptar ao novo Prius. O painel central ostenta de forma bastante lúdica e didática o desempenho da tecnologia híbrida através de um gráfico que revela qual motor está movendo o carro e os fluxos de energia entre os sistemas. E o “head-up display” projeta informações mais relevantes na parte superior do painel, para que o motorista tome conhecimento delas sem tirar os olhos da pista. A direção elétrica ajuda nas manobras de estacionamento. O acionamento do freio de estacionamento é por um pedal à esquerda do freio, um posicionamento mais comum em picapes. Nota 8.
 
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Te070616-07
 
Consumo – É a “cereja do bolo” dos híbridos. Segundo o InMetro, em uso urbano, a média foi de 18,9 km/l de gasolina. Na estrada, média de 17 km/l. Obteve um triplo A – na categoria, no geral e nas emissões. Com seu tanque de 43 litros, o modelo chega a atingir espantosos 812,7 km de autonomia em trânsito urbano. Admirável. Nota 10.
 
Conforto – A suspensão do novo Prius evoluiu de forma expressiva e passa bastante conforto para o interior. A ergonomia dos bancos é boa e ajuda. O espaço interno continua dentro dos padrões desejáveis em um hatch médio. Quatro adultos e uma criança viajam com conforto. Três adultos no banco traseiro não ficam tão confortáveis. Nota 8.
 
Tecnologia – Nesse aspecto, o novo Prius esbanja. O motor gasolina de 1.8 litro e o propulsor elétrico movido pelas baterias de níquel fazem uma parceria bem harmoniosa, explicitada através de vistosos paineis luminosos. É possível até acompanhar a energia das frenagens sendo convertida em eletricidade e encaminhada à bateria, Em termos de segurança, lá estão sete airbags, controle de estabilidade, de tração e ABS, além de freios a disco nas 4 rodas com EBD. Os equipamentos de conforto também são generosos e o sistema de infoentretenimento, além dos óbvios som, GPS e Bluetooth, inclui até TV Digital. É difícil lembrar algum equipamento automotivo relevante que não esteja a bordo. Quase um abuso. Nota 10. 
 
Habitabilidade – O modelo japonês vem com uma generosa quantidade de porta-objetos. Os acessos são corretamente projetados e não é difícil entrar e sair do carro. O porta-malas, que já não era grande, perdeu um pouco de espaço - levava 445 litros, mas agora leva apenas 412 litros. Nota 8.
 
Acabamento – O interior de aspecto futurista, que antes era todo em plásticos rígidos, ganhou requinte e agora incorpora até alguns revestimentos com “soft touch”. Os encaixes são bastante precisos e a percepção geral é de qualidade. Nota 8.
 
Design – O modelo antigo até tinha personalidade com seu estilo aerodinâmico, mas já estava meio datado. O atual, como era de se esperar, é bem mais contemporâneo e incorpora modernidades que se tornaram padrão nos projetos mais recentes, como a iluminação por leds. Um interessante detalhe herdado da geração anterior é a iluminação azul nas logomarcas dianteira e traseira, que reforça o aspecto futurista. Na soma dos detalhes, o Prius de quarta geração é um automóvel atraente, que se destaca entre os outros. Nota 8.
 
Custo/benefício – O preço do Prius de quarta geração – R$ 119.950 –tornou o modelo bastante competitivo. Em janeiro de 2013, a terceira geração foi lançada no Brasil por R$ 120.830. Como todos os automóveis vendidos no país encareceram desde então, o valor relativo pedido pelo Prius ficou bem mais interessante. Agora, pode até roubar consumidores dos sedãs médios com motorizações convencionais, em versões “topo de linha” - todas em torno dos R$ 100 mil. Nas próprias concessionárias Toyota, o Corolla Altis, de R$ 110 mil, pode sentir o efeito do “fogo amigo”. Nota 8.
 
Total – O Toyota Prius somou 85 pontos em 100 possíveis.
 
Primeiras impressões

Inteligência divertida
 
Brasília/DF – Em movimento, o novo Prius surpreende positivamente em relação ao modelo anterior. Em baixas velocidades, a ausência de som no modo elétrico chega a ser assustadora. Mas, nas largas avenidas que atravessam o Distrito Federal, o híbrido da Toyota mostrou que acelera com muito mais disposição que o anterior. Além da evolução do trem de força, agora a condução transmite maior percepção de segurança nas curvas em alta, graças ao baixo centro de gravidade e à maior rigidez torcional trazida pela nova arquitetura utilizada no híbrido. O Prius não passa vergonha em vias expressas, onde oferece retomadas vigorosas e ultrapassagens seguras, sempre que solicitado. Como qualquer CVT, eventualmente a transmissão é um pouco rumorosa, mas nada que chegue a incomodar.
 
Apesar das complexas tecnologias envolvidas, o funcionamento do Prius é relativamente simples. Ao sair da inércia e nas baixas velocidades, usa apenas o motor elétrico. Nas velocidades constantes, a central eletrônica se encarrega de dosar a utilização do propulsor a explosão e o elétrico. Nas acelerações, o motor a gasolina auxilia o motor elétrico. Nas frenagens, a energia cinética gerada  recarrega as baterias. E, quando o carro para, o “start-stop” desliga ambos os motores, zerando o consumo. Mais racional, impossível.
 
Por dentro, o Prius investe bastante no aspecto lúdico dos gráficos que explicitam o funcionamento do sistema híbrido. Bonitos e coloridos, eles induzem o motorista a dirigir de forma que reduza o consumo. A fartura de equipamentos a bordo atende à maioria das demandas e os comandos são quase sempre bastante intuitivos. É um veículo de agradável convivência e que efetivamente inspira uma “tocada” mais tranquila por parte do motorista. Por instigar um modo de direção menos estressante nesses tempos de tensão quase onipresente, não é difícil se afeiçoar a ele. Talvez por isso, seja um dos modelos de maior índice de fidelização da marca.
 
No conjunto, a impressão é que o Toyota Prius de quarta geração perdeu boa parte do aspecto “experimental” que ainda predominava até a geração anterior. Aos 18 anos, parece ter atingido a maturidade. Vai muito além de ser uma mera opção de veículo para ecologistas fanáticos e endinheirados. Com o preço de R$ 119.950, tornou-se um automóvel de verdade, que pode encarar de igual para igual – e muitas vezes com vantagens – as versões topo de linha dos sedãs médios mais vendidos no país. Nesses tempos de gasolina cada vez mais cara, talvez mais pessoas o incluam entre os modelos a serem considerados para uma próxima compra.

Ficha técnica

Toyota Prius
 
Motores: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.798 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica de combustível e acelerador eletrônico. Elétrico, síncrono, tranversal, alimentado por bateria de íons de lítio.
Transmissão: Câmbio automático CVT com uma marcha a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência combinada: 123 cv.
Potência do motor a gasolina: 98 cv a 5.200 rpm
Potência do motor elétrico: 72 cv.
Aceleração 0-100 km/h: 11,4 s.
Velocidade máxima: 180 km/h.
Torque máximo do motor a combustão: 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm.
Torque máximo do motor elétrico: 16,6 kgfm. 
Diâmetro e curso: 80,5 mm x 88,3 mm. Taxa de compressão: 13,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com triângulos superpostos do sistema multilink. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 195/65 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD
Carroceria: Fastback com quatro portas e cinco lugares. Com 4,54 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Oferece sete airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros, dois do tipo cortina e um para o joelho do motorista. Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista. 
Peso: 1.840 kg.
Capacidade do porta-malas: 412 litros.
Tanque de combustível: 43 litros.
Produção: Nagoya, Japão.
Itens de série: Ar-condicionado dual zone automático, ganchos de reboque dianteiro e traseiro, sensor de chuva, relógio digital, banco do motorista com regulagem lombar elétrica, controle de velocidade de cruzeiro, vidros, travas e retrovisores elétricos,  central multimídia com áudio JBL com rádio AM e FM, CD player, MP3, Bluetooth, GPS, TV, USB, AUX e tela de 7 polegadas sensível ao toque, banco do motorista com ajuste manual para distância, inclinação e altura, bancos revestidos com padrão couro e partes em material sintético, chave presencial, volante multifuncional, tomada de energia (12 V) na dianteira e traseira, carregador de celular sem fio, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas, câmara de ré, alarme, luz de neblina traseira em leds, controle de estabilidade e tração, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista, faróis de neblina em leds, luzes diurnas em leds, faróis de leds. 
Preço: R$ 119.950.

FONTE MOTOR DREAM

R8V


Administrador

Dirigi o antigo e achei pesado e tedioso. Se der, farei test drive no atual.

Grilo


Administrador

To ficando chato, não consigo comentar o Prius sem falar do visual horrível e o Cruze sem falar do preço absurdo...

http://www.autouniverso.com.br

KÜLL



[size=42]Volta Rápida: novo Toyota Prius conquista pelo consumo de até 30 km/l na cidade
09/06/2016 | Por: Fábio Trindade

[/size]
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-3-670x459
Com o novo patamar de preços do sedãs médios no Brasil, já beirando os R$ 110 mil, o novo Toyota Prius chega em boa hora ao mercado nacional, valendo-se da redução do Imposto de Importação para veículos híbridos. Dirigimos a nova geração do híbrido mais vendido no mundo, que chega ao país para democratizar (ou o menos tentar), a tecnologia híbrida. Para surpresa geral, os benefícios são bem mais amplos do que antes.

O que é?



Após mais de 5,6 milhões de unidades vendidas pelo mundo, o Prius chega à quarta geração trazendo uma série de inovações. Começando pela parte invisível, trata-se do primeiro Toyota a utilizar a nova plataforma global modular TNGA, a qual permitiu otimizar o espaço interno com a colocação das baterias embaixo do banco e manter o entre-eixos em 2,70 m, o mesmo do Corolla. O carro também cresceu 60 mm no comprimento (4.540 mm totais) e 15 mm na largura (1.760 mm), enquanto a altura foi reduzida em 19 mm (1.490 mm).
O novo design, cheio de traços triangulares, também resultou na redução do coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,25 para 0,24 – o menor do mundo para um carro deste porte. A dianteira, 70 mm mais baixa, também contribuiu para deixar o centro de gravidade 24 mm mais próximo do solo.
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-14-670x503
Segundo a Toyota, as formas da carroceria foram pensadas para garantir o máximo de economia de combustível. Desde a dianteira, os faróis angulados se integram com o padrão triangular que se faz presente desde o emblema, passa pelas linhas ao longo do capô e se estende até a traseira. Na lateral, a linha de cintura inclinada segue com vincos que se completam com o desenho da divisão da tampa do porta-malas.  Na coluna C, o acabamento preto foi pensado para transmitir a sensação de teto “flutuante”. Na traseira, não há como passar batido o desenho em forma de bumerangue das lanternas. Até mesmo as rodas de liga leve de 15 polegadas têm partes curvadas, em forma de onda, que reduzem a resistência ao ar.
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-32-670x447
Por dentro, uma verdadeira revolução. Quem conheceu as telas e gráficos do sistema híbrido da geração anterior se sentirá em um carro bem mais moderno. É notável a qualidade dos materiais utilizados, sendo o acabamento superior ao do idolatrado Corolla, com encaixes perfeitos e arremates dignos de segmentos mais sofisticados. O painel agora tem um desenho circular que se integra às portas, o que lembra um pouco os novos interiores da Jaguar.
O quadro de instrumentos, apesar de ficar no meio do painel, dificilmente será criticado como no Etios. Possui grafismos de alta resolução e tem fácil leitura em qualquer condição de luz. Se mesmo assim incomodar, há o head-up display colorido com ótima definição que mostra a velocidade e o gráfico indicador do sistema híbrido. O novo volante, as saídas de ar retangulares com bordas arredondadas e os novos comandos do ar-condicionado são envoltos por uma moldura que se estende até as laterais. Na parte do baixo do console está o botão P (parking), o característico joystick da transmissão e os botões de seleção de modo de condução e EV Mode (puramente elétrico). Um pouco mais abaixo sai de cena o console, que ocupava um bom espaço, e entra um porta-objetos com sistema sem fio para carregar a bateria de celulares com esta tecnologia.
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-1-670x440

Como anda?



Como carro, o Prius é um sedã médio com seus 4,6 metros de comprimento, bom espaço interno e porta-malas de 412 litros. Mas, para entendê-lo, é preciso pensar um pouco fora da caixa. O propulsor a gasolina é um 1.8 litro VVT-i 16 válvulas de ciclo Atkinson que gera 90 cv de potência e torque de 14,2 kgfm a 3.600 rpm. Já o motor elétrico entrega 72 cv e 16,6 kgfm de torque. O que faz a diferença no funcionamento do sistema híbrido é a central de gerenciamento, que prioriza o motor elétrico como principal propulsor. Isso explica porque os arranques são vigorosos, pois o torque de 16,6 kgfm é entregue em sua totalidade de imediato. Em movimento, a central de gerenciamento do sistema híbrido analisa a necessidade de potência para decidir quando utilizar os dois motores de forma simultânea. Neste caso, o Prius entrega potência combinada estimada de 123 cv. Em baixas velocidades, a preferência será sempre pelo elétrico.
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-36-670x447
Entro no novo Prius e vejo que tudo está diferente. Volante novo, painel novo e central multimídia com informações do fluxo de energia, além de boa leitura do velocímetro e do display com os recursos do sistema híbrido. O aspecto da cabine melhorou significativamente, enquanto o espaço para pernas do motorista e do passageiro dianteiro aumentou. O banco do motorista é curioso, pois tem ajuste de distância e encosto manuais, mas a regulagem lombar é elétrica (fiquei um tempo pensando que o botão ajustaria a distância). A visibilidade dianteira é muito boa, mas a traseira permanece com aquela divisão do porta-malas que confunde um pouco. Os bancos possuem áreas revestidas de couro e material sintético. Percebo que o velocímetro está “aceso” e o ar-condicionado ligado, mas nada de ruído de motor. O colega que acompanha no test-drive pede para ligar o carro, mas percebo que já está ligado.
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-5-670x447
A cidade escolhida pela Toyota para o test-drive de lançamento foi Brasília, que embora tenha quase toda a malha urbana e rodoviária plana, também tem trânsito intenso em certas regiões. Ao sair, o Prius se movimenta de forma silenciosa com o seu propulsor elétrico. Mas nem por isso ele é lento, pois em várias entradas de avenidas ou vias rápidas é necessário afundar o pé para ter agilidade, e ele resolve a questão com tranquilidade, lembrando um pouco carros com motor turbo.
Durante o percurso, a Toyota preparou um roteiro onde indicava o melhor modo de condução (Eco, Normal, Power ou EV). Vale lembrar que o Prius, pelas medições do Inmetro, obteve triplo A no programa de etiquetagem com consumo de 18,9 km/litro na cidade e 17 km/litro na estrada, recebendo assim o selo Conpet de Eficiência Energética. Na primeira parte da avaliação, com cerca de 70 quilômetros, rodamos apenas no modo Eco, passando pelo trânsito de anda e para, e também por vias rápidas (80 km/h). Em dois pontos parciais de medição, apuramos a marca de 3,7 litros/100 km, ou seja, média de 27 km/litro, sempre com duas pessoas e o ar-condicionado ligado durante todo o tempo.
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-7-670x463
Na segunda parte, praticamente o caminho inverso, seguimos as recomendações nos modos de condução. No trânsito, o conselho foi deixar o modo Eco ativado, pois assim a resposta do acelerador e o ar-condicionado seriam otimizados para redução de combustível. Nos trajetos onde a velocidade ficava na média dos 50 km/h, a indicação foi utilizar o modo Normal. Já nos trajetos de maior velocidade, a sugestão era colocar no modo Power. A justificativa da Toyota é que o sistema de gerenciamento híbrido entrega a melhor condição possível para economia.
Com o modo Power ativado o Prius entrega potência e torque mais rapidamente, o que além de deixar o carro mais ágil, permite atingir a velocidade máxima da via em tempo menor e a “inteligência” do sistema passar a economizar a partir daí. O resultado? Variando entre os modos conforme a Toyota orientou, obtivemos médias durante o segundo trajeto de 3,4 litros/100 km, ou seja, 29,4 km/litro! Isso nos mostrou que na primeira parte a opção por deixar o modo Eco ativado durante todo o tempo exigia mais do acelerador para ganhar velocidade nas vias rápidas e assim acabava gastando mais.
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-11-670x430
Vale destacar que todo o processo de gerenciamento energético é feito de modo imperceptível, embora você tenha o visor de uso do motor elétrico e do a combustão, o que faz com que você fique focado em permanecer dentro da margem econômica. Isso aparece até no head-up display projetado no para-brisa para te desafiar ainda mais! Tudo funciona sem trancos ou alterações de vibrações na cabine.
Por falar nisso, a nova geração do Prius chega com nível de ruído bem mais baixo do que a geração anterior, reflexo dos novos painéis isolantes no cofre do motor e laterais. A direção elétrica é bem precisa, assim como o câmbio automático CVT trabalha de forma linear e sem precisar forçar o motor para entregar desempenho. Outro avanço está na carroceria, agora com novas estruturas frontais, laterais e traseiras, além de materiais de maior resistência que ampliaram a rigidez estrutural em 60%.
Outro ponto abordado pela Toyota foi a sensação de prazer ao dirigir. Não estamos falando daquela sensação de esportividade que faz o coração disparar, mas o contrário disso. Pensado para ser eficiente nos grandes centros urbano, o Prius é um carro “Stress-Free”, segundo a marca. Aquele anda e para, primeira e segunda marchas, trânsito pesado e ruído do motor dos carros convencionais fazem os motoristas se irritarem aos poucos. No Prius, a condução silenciosa proporcionada pelo baixo nível de ruído do motor elétrico proporciona bem-estar para os ocupantes e reduz a poluição sonora à sua volta. Para provar sua teoria, a Toyota fez um experimento com 30 motoristas no caótico trânsito de Roma e o mostra no vídeo abaixo.



Quanto custa?



O preço do novo Prius é de R$ 119.950. Caro? Depende do ponto de vista. Para o consumidor que quer apenas um carro econômico, sim. Já para o consumidor que deseja um sedã médio com muita tecnologia embarcada e uma imensa lista de itens de série, além de muito econômico, a coisa muda de figura. Pegamos como referência o Corolla, carro da mesma casa que em sua versão de topo Altis custa R$ 106.150 com a pintura perolizada. Por R$ 13.800 a mais, além do conjunto híbrido, o Prius entrega muito mais recheio: ar-condicionado dual zone com comando S-Flow (que identifica quais assentos estão ocupados e direciona o ar refrigerado de forma automática), carregador de celular sem fio, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com ajuste lombar elétrico, head-up display (HUD) colorido, abertura das portas por aproximação (Smart Entry) e botão de partida, três modos de condução (Eco, Normal, Power e EV) e os controles de estabilidade (VSC) e tração (TRC). O conjunto óptico também se difere por ser praticamente todo em LED, o que inclui faróis, luzes diurnas, luzes de neblina e lanternas traseiras.
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-34-670x447
O pacote do Prius ainda traz de série o sistema multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque (sistema de áudio JBL, TV digital, DVD Player, navegação GPS e câmera de ré, entrada USB e AUX), revestimento dos bancos parcial em couro e material sintético, vidros elétricos nas quatro portas com função “um toque”, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo com cinco funções, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, sensor de chuva, volante em couro com comandos integrados (áudio, computador de bordo, piloto automático e ar-condicionado) e banco traseiros bi-partido (60/40), entre outos equipamentos.
Outro ponto que a Toyota vai trabalhar forte é no plano de manutenção. Para isso, divulgou os valores da tabela de revisão programada até os 60 mil quilômetros com custo total de R$ 3.395,11 – já incluindo peças e mão de obra. Também vale colocar na ponta do lápis, além da economia de combustível que pode ser obtida ao longo do ano, os valores diferenciados de IPVA (que variam entre Estados e Municípios). No Rio de Janeiro, por exemplo, a alíquota do IPVA é de apenas 1% do valor venal do veículo para os híbridos. Na cidade de São Paulo, a prefeitura devolve 50% do valor pago e também isenta o motorista do rodízio municipal.
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-6-670x403
Sabe aquele diferença de preço em relação ao Corolla? Pois então, ela pode realmente ser tirada em pouco tempo e usufruindo de um carro muito mais tecnológico e amigo do meio-ambiente. Não parece fazer sentido agora?
Por Fábio Trindade, de Brasília (DF)
Viagem a convite da Toyota do Brasil

Motor combustão: dianteiro, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.798 cm3, gasolina; 98 cv a 5.200 rpm; 14,2 kgfm a 3.600 rpm; Motor elétrico: 72 cv, 16,6 kgfm; Potência combinada: 123 cv; Transmissão: automática continuamente variável CVT; Direção: elétrica; Suspensão: tipo MacPherson na dianteira e Multilink na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; Rodas: liga leve aro 15″ com pneus verdes 195/65 R15; Peso: 1.400 kg; Capacidades: porta-malas 412 litros, tanque 43 litros; Dimensões: comprimento 4.540 mm; largura 1.760 mm; altura 1.490 mm; entre-eixos 2.700 mm; Preço: R$ 119.950 (junho 2016)







[th]Tabela de Revisão Toyota Prius 2016[/th]
10.000 KM ou 12 mesesR$ 219,88ou 3x R$ 73,29
20.000 KM ou 24 mesesR$ 596,40ou 3x R$ 198,80
30.000 KM ou 36 mesesR$ 406,80ou 3x R$ 135,60
40.000 KM ou 48 mesesR$ 791,70ou 3x R$ 263,90
50.000 KM ou 60 mesesR$ 380,85ou 3x R$ 126,95
60.000 KM ou 72 mesesR$ 999,48ou 3x R$ 333,16
Valores divulgados pela Toyota válidos até 30/09/2016

Galeria de fotos: Toyota Prius 2016



Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-18-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-17-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-16-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-15-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-14-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-13-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-12-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-11-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-10-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-9-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-8-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-7-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-6-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-5-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-4-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-3-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-2-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-1-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-21-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-20-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-19-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-48-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-47-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-46-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-45-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-44-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-43-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-42-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-41-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-40-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-39-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-38-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-37-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-36-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-35-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-34-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-33-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-32-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-31-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-30-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-29-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-28-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-27-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-26-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-25-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-24-150x150
Toyota venderá Prius no Brasil - Página 3 Test-novo-prius-2016-23-150x150

KÜLL



Prius multiplica vendas por quatro e tem espera de dois meses
Venda salta de 20 para 80 unidades mensais; carro custa R$ 126.600

Luís Perez
Do Carpress, em São Paulo


FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppEmail[url=https://www.addtoany.com/share#url=http%3A%2F%2Fcarpress.uol.com.br%2Fslider%2F1675-prius-multiplica-vendas-por-quatro-e-tem-espera-de-dois-meses&title=Carpress&description=Venda salta de 20 para 80 unidades mensais; carro custa R%24 126.600]Compartilhar[/url]





Luís Perez/CarpressToyota venderá Prius no Brasil - Página 3 77535e3d475caea554658904633bd51e_LO novo Prius, carro oficial da Festa Nacional da Música, em Porto Alegre (RS)


O novo Toyota Prius quadruplicou suas vendas. Se o modelo anterior vendia 20 unidades por mês, o atual está na casa entre 70 e 80 unidades, com fila de espera de dois meses. O modelo custa R$ 126.600.

Híbrido mais vendido da Toyota em todo o mundo e precursor do segmento, o modelo está sendo utilizado durante a Festa Nacional da Música, em Porto Alegre (RS), que vai até o dia 19, para a locomoção de artistas e convidados. O NX 200t, SUV da Lexus, marca de luxo da Toyota, também roda com grandes nomes da música.

O Prius acumula 5,7 milhões unidades vendidas em mais de 90 países. O novo Prius também representa a visão da Toyota sobre como será a mobilidade no futuro, com o desenvolvimento de carros cada vez melhores e mais amigáveis ao meio ambiente.

Em setembro do ano passado, a empresa lançou seu desafio ambiental global, onde pretende diminuir em até 90% a emissão de CO2 originadas por veículos novos até 2050. Isso significa que todos os modelos comercializados pela Toyota até lá serão híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível. Atualmente, mais de 9 milhões de veículos híbridos da Toyota já foram vendidos no mundo.

Para a Toyota, o patrocínio da Festa Nacional da Música é uma maneira de contribuir para o amadurecimento do cenário cultural brasileiro. “Procuramos cada vez mais incentivar projetos culturais nacionais e, ao estar junto desse evento, estamos colaborando com a classe artística, ajudando a disseminar nossos grandes talentos”, afirma Ricardo Bastos, diretor de Relações Públicas da Toyota do Brasil.

Neste ano a Festa Nacional da Música chega à 12ª edição homenageando nomes como Alcione, Paula Fernandes, Leo Gandelman, Paula Lima, Amado Batista, Carlinhos de Jesus, Benito Di Paula, Luiz Carlos Borges, Frejat, Turma do Pagode e Edson Erdmann.

COMENTÁRIOS: Isso, porque o visual do carro é, no mínimo, excêntrico. Por essas e outras que eu acho que o C-HR, se tivesse uma versão híbrida por aqui, faria ainda mais sucesso.

Fabiano

Fabiano

Sou da opinião de que todos caros deveriam ter uma versão híbrida no portfólio, esta na hora disso ser dizimado no mercado, e deixar os elétricos pra a próxima onda evolutiva como deve ser....

http://www.oticainova.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 3 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos