Mercado | 04/12/2009
Brasil venderá 3,4 milhões de carros em 2010
Anfavea prevê expansão de 9,3% para o ano que vem
Lucas Litvay
A Anfavea (associação que reúne as montadoras) anunciou hoje que o mercado brasileiro irá crescer 9,3% em 2010, alcançando um volume recorde de 3,4 milhões de unidades. Para a entidade, a expectativa é que as exportações atinjam 530 mil unidades, 10 mil a menos que o volume a ser importado. A Anfavea projeta que o Brasil produza em 2010, 3.390.000 automóveis, ou seja, um crescimento de 5,4%.
“As projeções são bem realistas pelo que estamos vendo de perspectiva de crescimento do Brasil para 2010”, diz Jackson Schneider, presidente da Anfavea. “Três milhões e quatrocentos mil veículos é um mercado extremamente forte. E assim o Brasil se consolida como o quinto maior do mundo.”
Em novembro foram vendidos 251.700 automóveis, um crescimento de 41,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Entre janeiro e novembro foram emplacados 2,85 milhões de automóveis, um crescimento de 8,5% ante o mesmo período de 2008. “Em novembro atingimos um volume recorde de crédito no país, de cerca de R$ 155 bilhões”, afirma Schneider apontando o crédito farto como um dos responsáveis pelo crescimento nas vendas.
fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI108727-10142,00-BRASIL+VENDERA+MILHOES+DE+CARROS+EM.html
COMENTÁRIOS: Não sei se esta nota não poderia ser incluída em algum outro tópico, como o da declaração do presidente da Fiat que diz que o Brasil precisa produzir 5 milhões de carros para ser competitivo, mas mesmo assim, é bom que se note que, infelizmente, vamos ser importadores líquidos de carros pelo segundo ano consecutivo, o primeiro é 2.009. Ou seja, SE as ditas "4 Grandes" investissem, não em produzir mais do mesmo, mais Gols, mais Palios, mais Fiesta (o atual), mas em outros modelos, mais novos, para AGORA, poderia ocupar este espaço que vai ser ocupado por importados. Daqui a pouco, com estes números, reaparece a idéia (DE JERICO) de "proteger" a indústria nacional dos importados
Pera lá!!! Proteger de quê se a máquina está produzindo a todo o vapor? Proteger de quê se os importados estão ocupando as faixas deixadas de lado pelas montadoras aqui instaladas? Proteger de quê se estes importados suprem uma importante lacuna do mercado, onde as empresas aqui instaladas dizem "que não vale a pena", "não tem mercado", "não há escala" (digam isso para o i30, por exemplo)? Proteger de quê se neste ano já tem site com projeção que, destes importados MAIS DE SESSENTA POR CENTO vão ser importados PELAS PRÓPRIAS EMPRESAS COM PLANTAS AQUI INSTALADAS?
Brasil venderá 3,4 milhões de carros em 2010
Anfavea prevê expansão de 9,3% para o ano que vem
Lucas Litvay
A Anfavea (associação que reúne as montadoras) anunciou hoje que o mercado brasileiro irá crescer 9,3% em 2010, alcançando um volume recorde de 3,4 milhões de unidades. Para a entidade, a expectativa é que as exportações atinjam 530 mil unidades, 10 mil a menos que o volume a ser importado. A Anfavea projeta que o Brasil produza em 2010, 3.390.000 automóveis, ou seja, um crescimento de 5,4%.
“As projeções são bem realistas pelo que estamos vendo de perspectiva de crescimento do Brasil para 2010”, diz Jackson Schneider, presidente da Anfavea. “Três milhões e quatrocentos mil veículos é um mercado extremamente forte. E assim o Brasil se consolida como o quinto maior do mundo.”
Em novembro foram vendidos 251.700 automóveis, um crescimento de 41,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Entre janeiro e novembro foram emplacados 2,85 milhões de automóveis, um crescimento de 8,5% ante o mesmo período de 2008. “Em novembro atingimos um volume recorde de crédito no país, de cerca de R$ 155 bilhões”, afirma Schneider apontando o crédito farto como um dos responsáveis pelo crescimento nas vendas.
fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI108727-10142,00-BRASIL+VENDERA+MILHOES+DE+CARROS+EM.html
COMENTÁRIOS: Não sei se esta nota não poderia ser incluída em algum outro tópico, como o da declaração do presidente da Fiat que diz que o Brasil precisa produzir 5 milhões de carros para ser competitivo, mas mesmo assim, é bom que se note que, infelizmente, vamos ser importadores líquidos de carros pelo segundo ano consecutivo, o primeiro é 2.009. Ou seja, SE as ditas "4 Grandes" investissem, não em produzir mais do mesmo, mais Gols, mais Palios, mais Fiesta (o atual), mas em outros modelos, mais novos, para AGORA, poderia ocupar este espaço que vai ser ocupado por importados. Daqui a pouco, com estes números, reaparece a idéia (DE JERICO) de "proteger" a indústria nacional dos importados
Pera lá!!! Proteger de quê se a máquina está produzindo a todo o vapor? Proteger de quê se os importados estão ocupando as faixas deixadas de lado pelas montadoras aqui instaladas? Proteger de quê se estes importados suprem uma importante lacuna do mercado, onde as empresas aqui instaladas dizem "que não vale a pena", "não tem mercado", "não há escala" (digam isso para o i30, por exemplo)? Proteger de quê se neste ano já tem site com projeção que, destes importados MAIS DE SESSENTA POR CENTO vão ser importados PELAS PRÓPRIAS EMPRESAS COM PLANTAS AQUI INSTALADAS?