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Hyundai lança motor com injeção direta

4 participantes

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Fabiano

Fabiano

A Hyundai anunciou nesta terça-feira (17) a chegada do motor Theta
II GDI 2.4 litros 4 cilindros equipado com injeção direta de
combustível. A novidade estreia em 2011 nos Estados Unidos debaixo do
capô do novo sedã Sonata.
Segundo divulga a empresa, o desenvolvimento do novo propulsor consumiu
46 meses de pesquisas e US$ 170 milhões (aproximadamente R$ 293
milhões). O resultado final é uma fonte de energia de 198 cv a 6 300
rpm e 25,5 kgfm de torque a 4 250 rpm com um consumo de gasolina até
25% inferior em relação a modelos com injeção convencional.
Para melhorar a queima de combustível, o motor conta com duas
injeções no mesmo ciclo; a primeira injeção inicia a combustão quando a
compressão está no máximo. Após a primeira explosão no cilindro, uma
segunda quantidade de gasolina é inserida na câmara, gerando uma queima
mais completa. O sistema ajuda a diminuir as emissões de poluentes,
além do melhor desempenho.
A fabricante sul-coreana ainda não divulgou se a tecnologia será
empregada nos demais motores utilizados em seus carros. Atualmente,
automóveis de fabricantes como de VW, Mercedes-Benz e BMW já utilizam o
recurso.

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Os números de eficiência em cv/l e torque por litro são ótimos, faltaria só confirmar se o consumo é mesmo 25% menor para ser um excelente motor. Espero que façam uma versão do 2.0 com o sistema e ele chegue por aqui. Está demorando demais para a injeção direta chegar no Brasil.

KÜLL



Voces ja devem ter notado que o anuncio do i30 nao cita mais nominalmente a Mercedes como "inspiradora" do modelo coreano, mas e bom que se esclareça que, a rigor, o i30 e este novo Sonata tem SIM parentesco com a Mercedes pois estes motores da Hyundai sao frutos da antiga aliança Global da DaimlerChrysler, Mitsubishi e Hyundai, que previa o desenvolvimento de motores der 1.8 a 2.4 litros de modo comum e a individualizaçao para cada marca. Portanto, a rigor, este motor 2.4 coreano e o 2.4 litros da Mitsubishi descendem exatamente da mesma base, da mesma forma que o 2.0 do i30.

Domingos V


Administrador

Mas os motores Hyundai compartilhados mesmo com a Mitsubishi já não foram num passado meio distante?

Os motores de hoje da Hyundai seguiram um caminho bem diferente dos Mitsubishi que a Kia/Hyundai usavam há uns 7 ou 8 anos. Não sei se sobrou alguma coisa do DNA Mercedes e se sobrou se é algo significativo...

KÜLL



Domingos V escreveu:Mas os motores Hyundai compartilhados mesmo com a Mitsubishi já não foram num passado meio distante?

Os motores de hoje da Hyundai seguiram um caminho bem diferente dos Mitsubishi que a Kia/Hyundai usavam há uns 7 ou 8 anos. Não sei se sobrou alguma coisa do DNA Mercedes e se sobrou se é algo significativo...

Isso foi na época em que as coreanas simplesmente NÃO TINHAM TECNOLOGIA para produzir sozinhas seus motores. O que citei foi um acordo da época da DaimlerChrysler, de uns três anos e meio, quatro anos no máximo, que visava a criação de uma empresa que DESENVOLVESSE e FABRICASSE, ao menos partes de motores que seriam compartilhados pela DC, Mitsubishi e Kia/Hyundai. Dessa safra são os 1.8 da Mercedes, os 2.0, aspirados ou turbo, da Mitsubishi e coreanas, bem como este bloco 2.4, que é o mesmo do Outlander, por exemplo.
Do que eu me lembro das reportagens, blocos, pistões, bielas, talvez virabrequins e partes do cabeçote seriam comuns a todas as marcas ficando as diferenciações no campo da tecnologia aplicada na caracterização dos motores de cada marca. A aliança já era, mas os projetos ainda estão sendo usados, sendo os últimos frutos os motores das coreanas: o 2.0 turbo do Genesis cupé que ainda vai ser usado no Tucson/i35 e este 2.4.

Domingos V


Administrador

Hum, não sabia que havia tido essa segunda aliança envolvendo as coreanas. Nesse caso, acho que as diferenças ficam mais no cabeçote mesmo, já que o sistema de variação da Mitsubishi é diferente do sistema da Kia/Hyundai por exemplo e a Mercedes usa outro.

Sabe se o 1.8 que você comentou é o usado nas Classe C Kompressor? Nesse caso, a qualidade dos materiais usados nas partes não compartilhadas difere bem também, já que esse motor da Classe C usa um coletor de escape de qualidade muito alta.

Grilo

Grilo
Administrador

Domingos V escreveu:Hum, não sabia que havia tido essa segunda aliança envolvendo as coreanas. Nesse caso, acho que as diferenças ficam mais no cabeçote mesmo, já que o sistema de variação da Mitsubishi é diferente do sistema da Kia/Hyundai por exemplo e a Mercedes usa outro.

Sabe se o 1.8 que você comentou é o usado nas Classe C Kompressor? Nesse caso, a qualidade dos materiais usados nas partes não compartilhadas difere bem também, já que esse motor da Classe C usa um coletor de escape de qualidade muito alta.

Também não imaginava essa aliança, nunca vi nada a respeito.
A citação à Mercedes nas propagandas foi retirada por reclamação da marca - uma boa coincidência.

http://www.autouniverso.com.br

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