A Hyundai anunciou nesta terça-feira (17) a chegada do motor Theta
II GDI 2.4 litros 4 cilindros equipado com injeção direta de
combustível. A novidade estreia em 2011 nos Estados Unidos debaixo do
capô do novo sedã Sonata.
Segundo divulga a empresa, o desenvolvimento do novo propulsor consumiu
46 meses de pesquisas e US$ 170 milhões (aproximadamente R$ 293
milhões). O resultado final é uma fonte de energia de 198 cv a 6 300
rpm e 25,5 kgfm de torque a 4 250 rpm com um consumo de gasolina até
25% inferior em relação a modelos com injeção convencional.
Para melhorar a queima de combustível, o motor conta com duas
injeções no mesmo ciclo; a primeira injeção inicia a combustão quando a
compressão está no máximo. Após a primeira explosão no cilindro, uma
segunda quantidade de gasolina é inserida na câmara, gerando uma queima
mais completa. O sistema ajuda a diminuir as emissões de poluentes,
além do melhor desempenho.
A fabricante sul-coreana ainda não divulgou se a tecnologia será
empregada nos demais motores utilizados em seus carros. Atualmente,
automóveis de fabricantes como de VW, Mercedes-Benz e BMW já utilizam o
recurso.
Fonte: CarroOnline
II GDI 2.4 litros 4 cilindros equipado com injeção direta de
combustível. A novidade estreia em 2011 nos Estados Unidos debaixo do
capô do novo sedã Sonata.
Segundo divulga a empresa, o desenvolvimento do novo propulsor consumiu
46 meses de pesquisas e US$ 170 milhões (aproximadamente R$ 293
milhões). O resultado final é uma fonte de energia de 198 cv a 6 300
rpm e 25,5 kgfm de torque a 4 250 rpm com um consumo de gasolina até
25% inferior em relação a modelos com injeção convencional.
Para melhorar a queima de combustível, o motor conta com duas
injeções no mesmo ciclo; a primeira injeção inicia a combustão quando a
compressão está no máximo. Após a primeira explosão no cilindro, uma
segunda quantidade de gasolina é inserida na câmara, gerando uma queima
mais completa. O sistema ajuda a diminuir as emissões de poluentes,
além do melhor desempenho.
A fabricante sul-coreana ainda não divulgou se a tecnologia será
empregada nos demais motores utilizados em seus carros. Atualmente,
automóveis de fabricantes como de VW, Mercedes-Benz e BMW já utilizam o
recurso.
Fonte: CarroOnline