A Nissan apresentou nesta quarta-feira (15) um sistema inovador de
injeção de combustível. Basicamente, a diferença em relação aos
dispositivos atuais, é que o no motor da Nissan o combustível é
conduzido até às câmaras de combustão por meio de injetores separados
para cada válvula de admissão, tornando o processo mais eficiente do
que o realizado atualmente, já que a maioria dos propulsores conta com
um injetor simples.
No Nissan Dual Injector, como a novidade é chamada, a gasolina é
vaporizada no cilindro de forma mais eficaz, reduzindo a quantidade de
resíduos não queimados no processo de combustão e a emissão de gases
poluentes além de, consequentemente, diminuir o consumo de combustível
em 4% quando comparado com um bloco da mesma classe também movido
somente a gasolina.
Outra vantagem do sistema, de acordo com a fabricante japonesa, é
que o Dual Injector chega a apresentar resultados semelhantes aos de um
motor com injeção direta de combustível com a vantagem de custar 60%
menos, já que não requer as caras soluções que esse tipo de bloco
requere, como uma bomba de alta pressão para o combustível.
Ainda não há previsão de quando a Nissan passará a adotar o Dual
Injector em seus propulsores, mas o vice-presidente da divisão de
engenharia de motores da empresa, Shuichi Nishimura, declarou que a
marca planeja “adotar largamente o novo sistema de injeção em seus
modelos com o objetivo de reduzir a emissão de CO2 e conservar metais
raros aplicados no catalisador dos veículos”.
Fonte: CarroOnline
injeção de combustível. Basicamente, a diferença em relação aos
dispositivos atuais, é que o no motor da Nissan o combustível é
conduzido até às câmaras de combustão por meio de injetores separados
para cada válvula de admissão, tornando o processo mais eficiente do
que o realizado atualmente, já que a maioria dos propulsores conta com
um injetor simples.
No Nissan Dual Injector, como a novidade é chamada, a gasolina é
vaporizada no cilindro de forma mais eficaz, reduzindo a quantidade de
resíduos não queimados no processo de combustão e a emissão de gases
poluentes além de, consequentemente, diminuir o consumo de combustível
em 4% quando comparado com um bloco da mesma classe também movido
somente a gasolina.
Outra vantagem do sistema, de acordo com a fabricante japonesa, é
que o Dual Injector chega a apresentar resultados semelhantes aos de um
motor com injeção direta de combustível com a vantagem de custar 60%
menos, já que não requer as caras soluções que esse tipo de bloco
requere, como uma bomba de alta pressão para o combustível.
Ainda não há previsão de quando a Nissan passará a adotar o Dual
Injector em seus propulsores, mas o vice-presidente da divisão de
engenharia de motores da empresa, Shuichi Nishimura, declarou que a
marca planeja “adotar largamente o novo sistema de injeção em seus
modelos com o objetivo de reduzir a emissão de CO2 e conservar metais
raros aplicados no catalisador dos veículos”.
Fonte: CarroOnline