Seguindo a tendência da produção de motores mais eficientes a
Ilmor revelou um protótipo de motor que funciona com cinco ciclos, e
afirma que ele é de 5% e 20% mais eficiente do que a maioria
dos propulsores atuais com ciclo Otto encontrados na maioria dos
automóveis movidos a gasolina.
Trata-se de um bloco compacto sobrealimentado, com três cilindros
e deslocamento de 0.7 l. Os cilindros nas extremidades do bloco
– confira mais detalhes na galeria de fotos ao lado – são de alta taxa
de compressão (14,5:1) e alternadamente direcionam os gases resultantes
de suas combustões para o clindro central, maior e com menor taxa de
compressão. No cilindro central os gases são queimados novamente –
considerado o quinto ciclo – antes de serem expelidos.
Esse novo sistema movido a gasolina, é tão econômico quanto um
movido a diesel, com a vantagem de diminuir a emissão de óxido de
nitrogênio NOx, um dos gases nocivos gerados pela queima de
combustível.
Segundo a Ilmor, além da tecnologia empregada ser barata em função
da utilização dos mesmos princípios de motores convencionais,
ele desenvolve 130 cavalos a 7 000 rpm e 16,9 kgfm de torque a 6 000
rpm. A potência específica é de enormes 185 cv/l, maior que os
esperados 126,7 cv/l da nova Ferrari F458.
Fonte: CarroOnline
Ilmor revelou um protótipo de motor que funciona com cinco ciclos, e
afirma que ele é de 5% e 20% mais eficiente do que a maioria
dos propulsores atuais com ciclo Otto encontrados na maioria dos
automóveis movidos a gasolina.
Trata-se de um bloco compacto sobrealimentado, com três cilindros
e deslocamento de 0.7 l. Os cilindros nas extremidades do bloco
– confira mais detalhes na galeria de fotos ao lado – são de alta taxa
de compressão (14,5:1) e alternadamente direcionam os gases resultantes
de suas combustões para o clindro central, maior e com menor taxa de
compressão. No cilindro central os gases são queimados novamente –
considerado o quinto ciclo – antes de serem expelidos.
Esse novo sistema movido a gasolina, é tão econômico quanto um
movido a diesel, com a vantagem de diminuir a emissão de óxido de
nitrogênio NOx, um dos gases nocivos gerados pela queima de
combustível.
Segundo a Ilmor, além da tecnologia empregada ser barata em função
da utilização dos mesmos princípios de motores convencionais,
ele desenvolve 130 cavalos a 7 000 rpm e 16,9 kgfm de torque a 6 000
rpm. A potência específica é de enormes 185 cv/l, maior que os
esperados 126,7 cv/l da nova Ferrari F458.
Fonte: CarroOnline