Eficiência. Essa palavra define o que as empresas automobilísticas
buscam ao aproveitar melhor a queima de combustível e gerar menos
poluentes. Indo atrás desses melhores resultados, a empresa britânica
chamada Controled Power Technologies (CPT) divulgou nesta terça-feira
(22) um novo tipo de compressor.
O supercharger, como também é chamado, tem ligação mecânica por
meio de uma correia com o motor e injeta mais ar (e conseqüentemente
mais combustível) para dentro do motor com o objetivo de gerar maior
potência. O novo sistema proposto pela CPT cumpre a mesma função de um
supercharger comum, mas que, ao invés de ter o seu funcionamento ligado
ao propulsor, ele usa apenas eletricidade.
Por nesse novo sistema de sobrealimentação não possuir o atrito da
correia no motor, este permite maior potência e diminuição na emissão
de poluentes, além da economia de combustível. A CPT divulgou que ao
equipar um motor TSFI da Volkswagen com o compressor, este manteve a
mesma potência de 197 cv, mas emitiu apenas 154 g de CO2/Km, enquanto o mesmo motor TSFI comum gera os mesmo 197 cv, mas emite 194 g de CO2/km.
Para medidas de comparação, o motor 2.0 TDI (diesel), que é mais
limpo que o motor movido a gasolina, na Europa gera 167 cv e 164 g CO2/Km. A inovação poderá ajudar as montadoras a diminuir os índices de emissão de poluentes.
Fonte: CarroOnline
buscam ao aproveitar melhor a queima de combustível e gerar menos
poluentes. Indo atrás desses melhores resultados, a empresa britânica
chamada Controled Power Technologies (CPT) divulgou nesta terça-feira
(22) um novo tipo de compressor.
O supercharger, como também é chamado, tem ligação mecânica por
meio de uma correia com o motor e injeta mais ar (e conseqüentemente
mais combustível) para dentro do motor com o objetivo de gerar maior
potência. O novo sistema proposto pela CPT cumpre a mesma função de um
supercharger comum, mas que, ao invés de ter o seu funcionamento ligado
ao propulsor, ele usa apenas eletricidade.
Por nesse novo sistema de sobrealimentação não possuir o atrito da
correia no motor, este permite maior potência e diminuição na emissão
de poluentes, além da economia de combustível. A CPT divulgou que ao
equipar um motor TSFI da Volkswagen com o compressor, este manteve a
mesma potência de 197 cv, mas emitiu apenas 154 g de CO2/Km, enquanto o mesmo motor TSFI comum gera os mesmo 197 cv, mas emite 194 g de CO2/km.
Para medidas de comparação, o motor 2.0 TDI (diesel), que é mais
limpo que o motor movido a gasolina, na Europa gera 167 cv e 164 g CO2/Km. A inovação poderá ajudar as montadoras a diminuir os índices de emissão de poluentes.
Fonte: CarroOnline