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Lotus cria conceito híbrido baseado no Evora

2 participantes

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Fabiano

Fabiano

A Lotus divulgou nesta quinta-feira (25) alguns detalhes um foto
do Evora 414E Hybrido, protótipo que será completamente revelado no
Salão de Genebra, em março.

O destaque do modelo são as soluções de engenharia aplicadas, uma
das características da fabricante inglesa, a começar pelo motor. O
Evora 414E Hybrid é movimentado por dois motores elétricos de 204 cv
cada, por isso o número “414” no nome do conceito. Eles são ligados por
uma transmissão simples, de apenas uma marcha, que controla a
distribuição de torque no eixo traseiro onde os propulsores são
instalados e confere mais estabilidade direcional ao modelo.

O projeto conta com tecnologia plug-in, que possibilita a recarga
das baterias em uma tomada convencional. Os armazenadores, aliás, são
produzidos em polímero de lítio, tecnologia que os permite suportar uma
carga de 17 kWH. Para complementar o sistema de propulsão, o bloco
Range Extender a combustão de 1.2 l e 3 cilindros, criado especialmente
pela Lotus para carros híbridos, funciona como um gerador de
eletricidade, portanto não ligado à rodas, e conta com 47 cv a 3.500
rpm.

O Range Extender utiliza um sistema inovador de construção na qual
bloco e cabeçote formam uma peça só produzida em alumínio. O processo
ajuda a diminuir o peso do conjunto, que, no caso, é de 85 kg. Ele
também pode funcionar com etanol ou gasolina.

Um acessório interessante do Evora 414E é o HALOsonic, que gera
som tanto para o interior quanto o exterior do veículo, prevenindo
casos de atropelamento, por exemplo, devido ao ruído praticamente nulo
de um automóvel elétrico. O HALOsonic foi desenvolvido pela Lotus em
parceria com a Harman International, companhia especializada em
aparelhos de som, e pode simular desde um V6 até um V12. Além disso,
ele tem capacidade para imitar trocas de marcha.


Externamente o motor conta com uma cobertura de vidro, enquanto o
habitáculo, promete “aumentar o envolvimento do motorista”, graças à
concepção Verstile Vehicle Architecture (VAA), ou arquitetura veicular
versátil, como chama a marca. Infelizmente, só poderemos saber do que
se trata após a apresentação na mostra europeia.

Lotus cria conceito híbrido baseado no Evora Lotus-Hybrid-414E-Hybrid_640x408

Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

Incrivel, só fico indignado que em 1900 ja existia carros hibridos, sem baterias ainda, ou os que possuiam as baterias mas tinha autonomia de 100km no maximo, ou então em 1903 chegaram a uma bateria que permitia uma recarga fazer oc arro ir a 320km sem recarga, porem perdia rapidamente a capacidade de carga.....

O ultimo carro eletrico produzido em série foi feito em 1930, e hoje tem gente que fica babando e pasmo com essa tecnologia, eu nem imaginava isso antes de ler sobre o assunto, vejo que o ser humano poderia ter carros muito melhores se não tivessem se rendido a preguisa de pesquisar mais as baterias desde aqueles tempos....

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Domingos V


Administrador

Interessantíssimo, mas o motor que funciona como gerador é bastante irônico. Motores 1.6 e 1.8 de 4 cilindros hoje em dia pesam esses 85 kg com técnicas de construção mais tradicionais. Esse motor deveria pesar uns 70 kg ou menos.

Fabiano, é difícil olhar para trás e falar que foi por preguiça ou qualquer outra coisa. Sistemas elétricos naquela época eram pouco confiáveis e ruins no geral mesmo. Ainda hoje mesmo um notebook mais simples com uma bateria considerada boa com muito custo consegue ficar 3 horas fora da tomada - ou no máximo 1,5 horas se for usado mais intensamente. Imagina o quanto era inviável naquela época.

Fabiano

Fabiano

A fabricante inglesa Lotus apresenta no Salão de Genebra (4 a 14 de
março) duas novas propostas para o seu carro do momento, o Evora. A
primeira dela é o protótipo híbrido 414E Hybrid,
modelo que opera predominantemente com motores elétricos, e o segundo é
o conceito Carbon, que como o próprio nome indica, possui uma série de
peças de fibra de carbono, material mais leve e tão resistente quanto
ligas metálicas.
No Evora 414E Hybrid, dois motores elétricos de 207 cv e 40,7 kgfm
de torque garantem força suficiente para, segundo a marca, fazê-lo
acelerar de 0 a 100 km/h em 4s0. Para recarregar as baterias de íons de
lítio do protótipo, montadas no assoalho do carro, um pequeno
motor tricilíndrico1.2 de 47 cv se encarrega da função, além de
fornecer também um impulso extra ao carro quando acionado.
Ainda de acordo com a empresa, o Evora híbrido, rodando somente
impulsionado pela eletricidade, tem alcance limitado de 56 km. Com os
motores todos combinados, a autonomia sobe para 480 km, modo que também
permite a utilização do câmbio semi-automático de 7 marchas. Para
melhor reconhecimento do motorista e atenção dos pedestres, ao
rodar somente com a força dos motores elétricos, que não emitem som
algum, alto-falantes internos e externos emitem o som de um carro com
motor a gasolina.
No Evora Carbon, a propulsão fica a cargo do mesmo bloco 3.5 V6 de
280 cv e 34,8 kgfm de torque que equipa o modelo convencional, porém,
nessa versão o motor carrega menos peso. Nesse conceito, as rodas aro
19”, teto, portas e painel são confeccionados de fibra de carbono. A
marca britânica, no entanto, não divulga o quão mais leve o esportivo
fica com o emprego de componentes mais leves.

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Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

Perfeito, para mim este sistema e o e-tron do A1 são disparado os melhores até o momento, vejo uma corrida eletrica veicular, para os próximos anos.....

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Domingos V


Administrador

Belo interior!

Faltou os números de velocidade final, mas a aceleração está muito boa!

Fabiano

Fabiano

Lotus Evora ganha versão Supercharger



A Lotus decidiu se antecipar em relação ao Salão de Paris e
anunciou, nesta sexta-feira (27), o Evora S, versão Supercharger do
modelo. Agora o propulsor 3.5 V6 do esportivo disponibiliza 350 cavalos
de potência e 40,8 kgfm de torque ao pé direito do motorista, frente aos
280 cv e 35,6 kgfm de força originais. Nas palavras de Dany Bahar, CEO
da marca, “você não percebe o que está perdendo em experiência
automotiva até que você assuma o volante do Evora S”.

Segundo a empresa britânica, o Evora recebeu diversos ajustes na
suspensão para assumir comportamento mais dinâmico, além de novos discos
freios frisados, que auxiliam na dissipação de gases gerados em
frenagens consecutivas – o que aumenta a resistência do sistema a
fadiga.


Além de ter recebido 70 cavalos de potência e 5,2 kgfm de torque a
mais, o Evora S teve seu peso elevado em apenas 1 kg, atingindo 1.437
kg. Com a relação peso-potência de apenas 4,1 kg/cv, o esportivo acelera
aos 100 km/h em 4s8, antes de alcançar a máxima de 275 km/h. A
configuração aspirada, que possui 5,1 kg/cv, atinge os três dígitos no
velocímetro em 5s3 e vai a 250 km/h.

Segundo a Lotus, a nova configuração realiza consumo de 6,8 km/l de
gasolina em ciclo urbano, 13,5 km/l em rodovias e emite 235 g/CO2
por km. Além da eficiência do conjunto mecânico, a marca acrescentou ao
modelo um pacote aerodinâmico mais agressivo e um botão em seu console
central que permite alterar a resposta do acelerador, bem com o som
emitido do escape, para um modo mais agressivo.


Evora IPS


Em conjunto com o Evora S, a marca incluiu em sua lista de
opcionais o IPS (Intelligent Precision Shift), câmbio automático com
trocas seqüenciais no volante. O sistema, que estará disponível apenas
para a configuração aspirada, possui 6 marchas.

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Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

Para mim o Lotus mais lindo e harmonioso que ja houve.

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Domingos V


Administrador

Muito bacana, em especial ter ganho apenas 1 Kg.

Mas o consumo e a emissão decepcionam. A F458 Italia emite menos, consome menos e anda ainda mais. Parte do culpado é o próprio peso, afinal 1400 Kg para um Lotus é muita coisa. Completamente diferente do Elise.

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