A Lotus divulgou nesta quinta-feira (25) alguns detalhes um foto
do Evora 414E Hybrido, protótipo que será completamente revelado no
Salão de Genebra, em março.
O destaque do modelo são as soluções de engenharia aplicadas, uma
das características da fabricante inglesa, a começar pelo motor. O
Evora 414E Hybrid é movimentado por dois motores elétricos de 204 cv
cada, por isso o número “414” no nome do conceito. Eles são ligados por
uma transmissão simples, de apenas uma marcha, que controla a
distribuição de torque no eixo traseiro onde os propulsores são
instalados e confere mais estabilidade direcional ao modelo.
O projeto conta com tecnologia plug-in, que possibilita a recarga
das baterias em uma tomada convencional. Os armazenadores, aliás, são
produzidos em polímero de lítio, tecnologia que os permite suportar uma
carga de 17 kWH. Para complementar o sistema de propulsão, o bloco
Range Extender a combustão de 1.2 l e 3 cilindros, criado especialmente
pela Lotus para carros híbridos, funciona como um gerador de
eletricidade, portanto não ligado à rodas, e conta com 47 cv a 3.500
rpm.
O Range Extender utiliza um sistema inovador de construção na qual
bloco e cabeçote formam uma peça só produzida em alumínio. O processo
ajuda a diminuir o peso do conjunto, que, no caso, é de 85 kg. Ele
também pode funcionar com etanol ou gasolina.
Um acessório interessante do Evora 414E é o HALOsonic, que gera
som tanto para o interior quanto o exterior do veículo, prevenindo
casos de atropelamento, por exemplo, devido ao ruído praticamente nulo
de um automóvel elétrico. O HALOsonic foi desenvolvido pela Lotus em
parceria com a Harman International, companhia especializada em
aparelhos de som, e pode simular desde um V6 até um V12. Além disso,
ele tem capacidade para imitar trocas de marcha.
Externamente o motor conta com uma cobertura de vidro, enquanto o
habitáculo, promete “aumentar o envolvimento do motorista”, graças à
concepção Verstile Vehicle Architecture (VAA), ou arquitetura veicular
versátil, como chama a marca. Infelizmente, só poderemos saber do que
se trata após a apresentação na mostra europeia.
Fonte: CarroOnline
do Evora 414E Hybrido, protótipo que será completamente revelado no
Salão de Genebra, em março.
O destaque do modelo são as soluções de engenharia aplicadas, uma
das características da fabricante inglesa, a começar pelo motor. O
Evora 414E Hybrid é movimentado por dois motores elétricos de 204 cv
cada, por isso o número “414” no nome do conceito. Eles são ligados por
uma transmissão simples, de apenas uma marcha, que controla a
distribuição de torque no eixo traseiro onde os propulsores são
instalados e confere mais estabilidade direcional ao modelo.
O projeto conta com tecnologia plug-in, que possibilita a recarga
das baterias em uma tomada convencional. Os armazenadores, aliás, são
produzidos em polímero de lítio, tecnologia que os permite suportar uma
carga de 17 kWH. Para complementar o sistema de propulsão, o bloco
Range Extender a combustão de 1.2 l e 3 cilindros, criado especialmente
pela Lotus para carros híbridos, funciona como um gerador de
eletricidade, portanto não ligado à rodas, e conta com 47 cv a 3.500
rpm.
O Range Extender utiliza um sistema inovador de construção na qual
bloco e cabeçote formam uma peça só produzida em alumínio. O processo
ajuda a diminuir o peso do conjunto, que, no caso, é de 85 kg. Ele
também pode funcionar com etanol ou gasolina.
Um acessório interessante do Evora 414E é o HALOsonic, que gera
som tanto para o interior quanto o exterior do veículo, prevenindo
casos de atropelamento, por exemplo, devido ao ruído praticamente nulo
de um automóvel elétrico. O HALOsonic foi desenvolvido pela Lotus em
parceria com a Harman International, companhia especializada em
aparelhos de som, e pode simular desde um V6 até um V12. Além disso,
ele tem capacidade para imitar trocas de marcha.
Externamente o motor conta com uma cobertura de vidro, enquanto o
habitáculo, promete “aumentar o envolvimento do motorista”, graças à
concepção Verstile Vehicle Architecture (VAA), ou arquitetura veicular
versátil, como chama a marca. Infelizmente, só poderemos saber do que
se trata após a apresentação na mostra europeia.
Fonte: CarroOnline