ACELERAMOS O JAGUAR F-TYPE 2.0 TURBO DE 300 CV
Versão com motor quatro cilindros chegará ao Brasil no ano que vem
por JASON VOGEL (O GLOBO)
22/08/2017 08h35
Jaguar F-Type 2.0 turbo (Foto: Jason Vogel / Agência O Globo )
O som do motor — seja V6 ou V8 — é o componente mais impressionante dos Jaguar F-Type desde o lançamento do esportivo, em 2013. Assim, ficamos com o pé atrás quando foi anunciada uma versão de quatro cilindros.
"Dirija o carro amanhã e depois a gente conversa", disse, convicto, o engenheiro Neil Branford, em um jantar na véspera do test drive dessa “versão frugal” que acaba de ser lançada na Europa e chegará ao Brasil no ano que vem.
Uma referência de preço: hoje, o F-Type V6 mais em conta (digamos assim...) sai por R$ 460 mil. Podemos estimar que a nova versão custará uns R$ 390 mil.Por fora, a diferença está na saída de escape: em posição central, tem forma retangular (nos V6 também é central, mas por dois canos de boca redonda, enquanto as versões V8 têm quatro canos, sendo dois em cada extremidade da saia traseira).
Jaguar F-Type 2.0 turbo (Foto: Jason Vogel / Agência O Globo )
Botão da chave apertado, as maçanetas embutidas saltam nas portas convidando a entrar.
O volante sobe alguns centímetros para evitar que o motorista tenha que fazer ginástica. As saídas de ventilação se levantam no painel. Bem-vindo!
A posição de guiar é ótima, rente ao assoalho. Entre as inúmeras regulagens elétricas, pode-se esticar o encolher o apoio das coxas no assento. O carona pode até esticar as pernas: a estrutura dos bancos foi “afinada”, abrindo espaço interno. O acabamento não tem a fria perfeição alemã, mas impressiona por seus bons couros em vermelho e preto (no caso do conversível testado).
O motor Ingenium 2.0 a gasolina não é uma adaptação do homônimo a diesel usado por outros modelos do grupo britânico. Os projetos correram simultaneamente, mas foi preciso lançar antes as versões a diesel para os utilitários da Land Rover. O bloco de alumínio é o mesmo.
É melhor nem olhar o motor
Você abre o capô desse F-Type e vê somente uma grande capa de plástico a cobrir o motor. Daí que resolvemos retirar essa capa (e mais duas mantas para isolamento térmico e acústico) para conhecer o coração da fera. O que se vê é o Ingenium meio perdido no enorme cofre dianteiro.
Apesar de movido a gasolina, tem aparência de motor diesel — reforçada pelo turbo digno de um caminhão Scania — e fica sob um emaranhado de cabos e tubos. Melhor cobrir tudo novamente com a tampa plástica e deixar quieto...
Jaguar F-Type 2.0 turbo (Foto: Jason Vogel / Agência O Globo )
Conseguiram obter
nada menos do que 300 cv desse motor de 1.999 cm³ (são apenas 40 cv a menos do que o motor V6 de 2.993 cm³ usado em outros F-Type). Para tanto, há injeção direta e um pujante turbo twin scroll, que atende bem tanto em baixas quanto em altas rotações.
E momento algum você se imagina dirigindo um carro com motor 2.0 de quatro cilindros.
O esportivo acelera forte, sem muito turbolag — o torque
máximo, afinal, é de 40,8 kgfm já a 1.800 rpm!
A diferença em desempenho para os V6 e V8 se dá, principalmente nas retomadas de velocidade. De toda forma, o quatro-em-linha é impressiona um bocado.
Faz os 1.525 kg do conversível parecerem quase nada e, numa rapidez incrível, sem perceber, já estamos passando de 150 km/h. E, promete a Jaguar, o consumo é 16% inferior ao do V6.
O único câmbio disponível nesta versão é o onipresente
automático ZF 8HP (de oito velocidades). Botamos em modo manual e não sentimos falta de força mesmo em “marchas altas”.
Além disso,o Ingenium 2.0 a gasolina é 52 kg mais leve do que o motor V6. Isso melhorou a distribuição de pesos do carro e permitiu o uso de molas um pouco mais suaves.
O carro realmente parece ter o “nariz leve”. A direção, diga-se, poderia ter um pouco menos de assistência e um pouco mais de sensação.
A tecla do prazerOs engenheiros passaram alguns meses “afinando” o rugido desse felino. Em situação normal, o que se ouve é um som metálico pouco excitante. Mas, como nos irmãos mais potentes,
há um botãozinho mágico no console que altera os caminhos dos gases de escape — a partir daí, nem o turbo gigantesco consegue abafar a música mecânica.
A cada redação ou aliviada no acelerador, você se sente um piloto de LeMans, ouvindo pipocos amplificados e imaginando labaredas. Morro abaixo então é lindo...
A impressão é tão forte que quase dá para sentir o cheiro de mistura rica, ainda que a eletrônica esteja regulando direitinho a proporção de ar e combustível.
Lá fora, a temperatura é de 18°C. Vamos guiando como se deve, com capota arriada, vidros levantados e aquecedor ligado em uns 23°C, curtindo as lindas paisagens da Noruega. Serpenteando pelas estradinhas das montanhas que emolduram os fiordes, a vontade é manter sempre o ponteiro do conta-giros aí por volta de 4.000 rpm, só para ouvir o motor espocando mais do que fogos em noite de Ano Bom. O mundo perfeito existe.
Jaguar F-Type 2.0 turbo (Foto: Jason Vogel / Agência O Globo )
Jaguar F-Type 2.0 turbo (Foto: Jason Vogel / Agência O Globo )
- F-TYPE
PONTOS FORTES
- A estrutura de alumínio reduz o peso e melhora a rigidez torcional do F-TYPE em condições extremas
- Um sistema de vetorização de torque faz com que, quando preciso, as rodas externas girem mais rápido do que as internas, para manter o esportivo no prumo em curvas acentuadas
- A caixa Quickshift do câmbio ZF efetua trocas rápidas e precisas. o que garante mais agilidade ao felino que tem fome de asfalto
PONTOS FRACOS
- Os freios de carbono, oferecidos como acessório, poderiam vir de série em todos os modelos.
- Apesar de muito bem acabado e extremamente luxuoso, não é um carro confortável para o uso diário
- O F-TYPE Coupé já pode ser encontrado nas lojas do Reino Unido por 85 mil libras, ou R$315mil. No Brasil ele deve aportar beirando os R$600mil.
COMENTÁRIOS: Aqui, um grande exemplo do que a tecnologia tem feito junto ao
downsizing. Pena que a revista nem ao menos revisou o que estava escrito nos pontos acima, usando o que foi dado para motorizações menores. Pessoalmente, torço para que a marca, assim como a Porsche, produza um outro cupê/conversível menor, ainda mais leve e coloque este motor dentro.