Novo Audi Q5 2018: impressões ao dirigir - vídeo e preços
Categorias: [url=http://www.car.blog.br/search/label/An%C3%A1lise de Usados]Análise de Usados[/url] , Audi , [url=http://www.car.blog.br/search/label/Audi Q5]Audi Q5[/url] , SUV 23 Comentários
A primeira geração do [url=http://www.car.blog.br/search/label/Audi Q5]Audi Q5[/url] foi lançada em 2008, em um momento de crescimento acelerado de vendas de crossovers de tamanho médio, quando milhões de consumidores decidiram que queriam um veículo mais alto que um carro, mas não tão desajeitado como um verdadeiro SUV. Nesta segunda geração, o Q5 mantém a identidade com o anterior, mas está mais silencioso, tecnológico, seguro e econômico - e continua com dimensões práticas em cidade, mas suficientes para uma família. E é capaz de enfrentar uma aventura off-road sem reclamar.
Este novo Audi Q5 foi lançado mundialmente no Salão de Paris de 2016, e é baseado na plataforma MLB Evo, de motor longitudinal - a mesma dos atuais Audi A4, A5 e [url=http://www.car.blog.br/search/label/Audi Q7]Q7[/url], e que também suporta modelos como Porsche Macan, Bentley Bentayga, Volkswagen Phideon e até o novo Audi A8.
Essa arquitetura modular usa uma maior quantidade de alumínio, além de aços de alta resistência, o que permitiu que o novo Q5 ficasse até 90 Kg mais leve, melhorando desempenho, economia e agilidade.
Além de mais eficiente, sua adoção permitiu que o Q5 ganhasse recursos de assistência ao motorista e de segurança avançados, similares aos usados no atul SUV topo de linha da Audi, o Q7.
Ao volante
O Audi Q5, apesar de ser um crossover de vocação familiar, seu interior é parecido com o dos Audi A4 e Q5, com poucas alterações além do fato de você se sentar em uma posição mais elevada. O painel é mais alto e, neste Q5, trocou-se as saídas de ar que percorrem toda a parte superior do painel do A4/A5 por quatro difusores convencionais - dois na área central, e dois nas extremidades do painel.
A Audi se esforçou para tornar a cabine deste crossover parecida com a de um carro, e o mesmo se aplica à experiência de condução. Este Q5 evidencia que é possível conciliar capacidade 4x4 tradicional em um off-road, com comportamento dinâmico que fará até mesmo os apreciadores de hot hatchs gostarem deste Q5.
Interior - tecnologia, habitualidade e acabamento
É bastante difícil encontrar falhas nesta cabine. Este novo Q5 é mais uma evidência - bem clara - de que a Audi realmente está na frente de suas concorrentes alemãs (BMW e Mercedes-Benz) em termos de acabamento, construção e montagem.
A posição de condução o coloca naturalmente à frente do volante e dos pedais. Os comandos e controles são lógicos e relacionam-se com seus dedos de forma precisa e suave.
A tela de infotainment eleva-se acima das saídas centrais de ar, e fica bem longe do motorista, mas não precisa se preocupar porque os gráficos são nítidos, e você também não precisa se esticar porque ela não é sensível ao toque.
Você a controla por meio de um centro de operações ergonomicamente alocado à frente da alavanca de transmissão. Na verdade, a própria alavanca é moldada para atuar como um repouso de pulso enquanto você opera a central.
Desde a versão Attration o Q5 vem com um monitor de alta resolução com sistema de navegação integrado, Audi Smartphone Interface, Audi Connect e Bluetooth, enquanto nas versões Ambiente e Ambition há o sistema MMI Plus (modelo das imagens).
O modelo que andamos é o topo de linha, Ambition (MMI Plus). A operação do sistema de informação é lógico e intuitivo, exceto o espelhamento do telefone (por Apple CarPlay e Android Auto), que está incluído no sistema MMI e funciona bem, mas não conta com uma tecla de atalho para alternar rapidamente entre o sistema nativo do Q5 e o espelhamento do telefone. Então, se você, por exemplo, quiser verificar se há rotas diferentes entre o Google Maps ou Waze que estão rodando no celular, e o sistema de navegação nativo do Q5, é necessário manusear o botão giratório, e apertar alguns botões - o que é pouco prático.
O Q5 conta com duas entradas USB, uma aux-in e permite streaming de áudio via Bluetooth. As tomadas USB carregam o celular e estabelecem conexão com o sistema MMI. Não há, porém, ao menos nas especificações do modelo brasileiro, o sistema de carregamento de smartphone indutivo presente no Q5 vendido nos EUA.
Já a partir da versão Ambiente o Q5 conta com o Virtual Cockpit - que é o cluster de instrumentos digitais da Audi - que é um espetáculo visual, e que, mesmo quase três anos após ter sido lançado (no TT em 2014) ainda não tem concorrentes à altura. Este sistema da Audi é configurável, nítido e veloz. E é capaz de colocar na sua visão um enorme mapa do sistema de navegação.
Os bancos dianteiros têm revestimento em couro, ajuste elétrico e regulagem lombar em todas as versões. Mas nas versões Ambiente e Ambition há os bancos esportivos com memória de posição para o do motorista.
O banco traseiro tem almofadas com contornos nítidos os quais sugerem espaço para dois adultos com uma criança ao centro - que provavelmente não reclamará, como o faria um adulto, do elevado túnel de transmissão central (necessário à tração Quattro). O espaço para pernas e pés é excelente. A partir da verão Ambiente o ar-condicionado tem três zonas de climatização, então o compartimento traseiro pode ter ajuste de temperatura diferenciado do motorista e do passageiro.
O encontro do banco traseiro é ajustável em inclinação, de modo que em posição mais vertical amplia o espaço de carga do porta-malas de 550 litros para 610 litros, e quando colocado mais inclinado favorece o conforto dos passageiros.
Os passageiros dos bancos traseiros contam também com redes porta-revistas nos encostos dianteiros, porta-garrafas nas portas e porta-copos no apoio de braços central. O porta-malas é profundo e o encosto traseiro 40:20:40 confere flexibilidade adicional. Nas laterais há pequenas redes, uma alça elástica e um par de ganchos para evitar que pequenos objetos fiquem pulando no porta-malas.
Na estrada
Se você gosta de carros alemães e precisa de espaço, há alternativas na Audi, BMW e Mercedes. Na BMW e na Mercedes-Benz, o Série 3 Touring e o Classe C Estate são claramente mais agradáveis de dirigir que suas respectivas versões crossover - BMW X3 e Mercedes-Benz GLC.
Mas na Audi não é assim. Se você aprecia o refinamento e o comportamento dinâmico envolvente do Audi A4 e do A4 Avant, então você não irá se decepcionar com este Q5. Em qualquer situação de uso, o Q5 é um SUV dinamicamente impressionante - mais maleável que BMW X3, e mais ágil que um Mercedes-Benz GLC.
O motor 2.0 TFSI de 252 cavalos é enérgico e muito silencioso. Há uma abundância de torque desde os regimes intermediários de rotações, e que continua a ofertar torque de progressiva e suave até a linha vermelha em 6800 RPM. Números: ele acelera de 0 a 100 Km/h em 6,3 segundos e chega a 237 Km/h.
Mas o Q5 nem sempre é tão rápido assim, porque esse tempo é obtido no modo de condução Sport (do sistema Audi Drive Select), com a tração Quattro operando para a máxima performance e a transmissão de dupla embreagem S-Tronic fazendo mudanças de marchas instantâneas. A maioria das pessoas, porém, vai conduzir este Q5 no modo "Auto", que é capaz de "ler" a estrada e seus pensamentos também. Se você esta cruzando de forma suave em declives, a transmissão vai desacoplar o eixo traseiro e deixar a roda livre, tanto quanto possível, para economizar combustível.
O Q5 faz tudo isso sem que você perceba. Quando você precisa de algum torque nas rodas traseiras em pisos escorregadios, ou em saídas rápidas no asfalto, ou mesmo em uma tocada esportiva em curvas, a tração traseira aparecerá sem que você precise chamá-la. A suspensão adaptativa a ar, ainda mais competente, no Brasil estará disponível apenas para o modelo blindado (veja aqui), que chega em novembro.
A direção é precisa e progressiva. O Audi Q5 é um carro fácil de perfilar com precisão as curvas de uma estrada sinuosa, e de manter-se estável em uma via de auto estrada. Mas a direção não traz feedback ou ajustes variáveis em respostas de aceleração. O Q5 não é esse tipo de carro.
A impressão principal em movimento no Q5 é a ordem silenciosa. É rápido, seguro e bem controlado, mas confortável. E acima de tudo, notavelmente silencioso. Monitore a velocidade - pois, do contrário, há enorme probabilidade de estar viajando a velocidades acima do que acredita.
Segurança
O Audi Q5 foi aprovado com louvor pelo Euro NCAP (10 estrelas - 5 para adultos e 5 para crianças). Seis airbags, cinto de segurança com sensor de afivelamento, controle de estabilidade e tração, auto-hold, câmera de ré e faróis bi-xenônio com luzes diurnas em LED são de série.
O Q5 vendido no Brasil, porém, não vem de série com o sistema de frenagem autônoma de emergência em cidade que detecta pedestres, carros e ciclistas. O piloto automático é o convencional (não adaptativo), mas traz limitador de velocidade. A versão Ambiente vem com o assistente de estacionamento e entrada Keyless. Faróis de full-LED, lanternas de LED com indicação dinâmica e assistente de farol alto apenas na Ambition.
E mesmo nesta versão topo de linha, o sistema o Audi Side Assist, que contempla monitor de ponto cego, aviso de saída involuntária de faixa e aviso de tráfego reverso é um opcional de R$ 6.300 reais.
Mas ainda assim, o piloto automático adaptativo - um item que reduz a fadiga em viagens pois mantém a velocidade e a distância dos carros à frente de forma automática - é um opcional que custa R$ 12.300 reais adicionais aos R$ 292.990 reais do modelo Ambition. Ou seja, quem deseja um Q5 com função de condução semiautônoma precisa gastar mais de R$ 300 mil reais - um valor que já dá para começar a pensar em um Porsche Macan.
Preços e opcionais
No Brasil o Q5 2018 é vendido em três versões: Attraction - R$ 244.990; Ambiente - R$ 274.990; Ambition - R$ 292.990. Todas com o motor quatro cilindros 2.0 TFSI de 252 cv e 370 Nm de torque, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem S-Tronic de 7 marchas e tração integral Quattro Ultra.
Pintura metálica/perolizada custa R$ 2 mil, e há ainda dois pacotes de opcionais: Audi Side assist com Exit Warning e Pre Sense Traseiro - R$ 6.500, e o Pacote Assistance Tour, que contempla Controle de Cruzeiro Adaptativo com Traffic Jam Assist e Active Lane Assist por R$ 12.600 reais.
Conclusão
A Audi obteve um enorme sucesso com o Q5 da geração anterior, tendo vendido mais de 1,6 milhões de unidades ao longo de seus dez anos de mercado, e, compreensivelmente, optou por não correr riscos com esta nova geração. Ele se parece com o anterior, mas é um SUV muito mais evoluído, especialmente em design, desempenho e tecnologia. E mais refinado também.
O preço torna o Audi Q5 2018 o mais caro dos SUV´s premium de porte intermediário. É caro, mas é magnificamente bem feito. E, se isso é importante para você, saiba que seus vizinhos ficarão enciumados, mas não tanto quanto se tivesse comprado um Porsche Macan.
COMENTÁRIOS: Curiosamente, teve um monte de gente reclamando do quanto o preço do XC60 aumentou para esta nova geração, mas quase ninguém comenta que, em configuração praticamente igual, o Q5 é praticamente SESSENTA MIL MAIS CARO que o Volvo.
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A primeira geração do [url=http://www.car.blog.br/search/label/Audi Q5]Audi Q5[/url] foi lançada em 2008, em um momento de crescimento acelerado de vendas de crossovers de tamanho médio, quando milhões de consumidores decidiram que queriam um veículo mais alto que um carro, mas não tão desajeitado como um verdadeiro SUV. Nesta segunda geração, o Q5 mantém a identidade com o anterior, mas está mais silencioso, tecnológico, seguro e econômico - e continua com dimensões práticas em cidade, mas suficientes para uma família. E é capaz de enfrentar uma aventura off-road sem reclamar.
Este novo Audi Q5 foi lançado mundialmente no Salão de Paris de 2016, e é baseado na plataforma MLB Evo, de motor longitudinal - a mesma dos atuais Audi A4, A5 e [url=http://www.car.blog.br/search/label/Audi Q7]Q7[/url], e que também suporta modelos como Porsche Macan, Bentley Bentayga, Volkswagen Phideon e até o novo Audi A8.
Essa arquitetura modular usa uma maior quantidade de alumínio, além de aços de alta resistência, o que permitiu que o novo Q5 ficasse até 90 Kg mais leve, melhorando desempenho, economia e agilidade.
Além de mais eficiente, sua adoção permitiu que o Q5 ganhasse recursos de assistência ao motorista e de segurança avançados, similares aos usados no atul SUV topo de linha da Audi, o Q7.
Ao volante
O Audi Q5, apesar de ser um crossover de vocação familiar, seu interior é parecido com o dos Audi A4 e Q5, com poucas alterações além do fato de você se sentar em uma posição mais elevada. O painel é mais alto e, neste Q5, trocou-se as saídas de ar que percorrem toda a parte superior do painel do A4/A5 por quatro difusores convencionais - dois na área central, e dois nas extremidades do painel.
A Audi se esforçou para tornar a cabine deste crossover parecida com a de um carro, e o mesmo se aplica à experiência de condução. Este Q5 evidencia que é possível conciliar capacidade 4x4 tradicional em um off-road, com comportamento dinâmico que fará até mesmo os apreciadores de hot hatchs gostarem deste Q5.
Interior - tecnologia, habitualidade e acabamento
É bastante difícil encontrar falhas nesta cabine. Este novo Q5 é mais uma evidência - bem clara - de que a Audi realmente está na frente de suas concorrentes alemãs (BMW e Mercedes-Benz) em termos de acabamento, construção e montagem.
A posição de condução o coloca naturalmente à frente do volante e dos pedais. Os comandos e controles são lógicos e relacionam-se com seus dedos de forma precisa e suave.
A tela de infotainment eleva-se acima das saídas centrais de ar, e fica bem longe do motorista, mas não precisa se preocupar porque os gráficos são nítidos, e você também não precisa se esticar porque ela não é sensível ao toque.
Você a controla por meio de um centro de operações ergonomicamente alocado à frente da alavanca de transmissão. Na verdade, a própria alavanca é moldada para atuar como um repouso de pulso enquanto você opera a central.
Desde a versão Attration o Q5 vem com um monitor de alta resolução com sistema de navegação integrado, Audi Smartphone Interface, Audi Connect e Bluetooth, enquanto nas versões Ambiente e Ambition há o sistema MMI Plus (modelo das imagens).
O modelo que andamos é o topo de linha, Ambition (MMI Plus). A operação do sistema de informação é lógico e intuitivo, exceto o espelhamento do telefone (por Apple CarPlay e Android Auto), que está incluído no sistema MMI e funciona bem, mas não conta com uma tecla de atalho para alternar rapidamente entre o sistema nativo do Q5 e o espelhamento do telefone. Então, se você, por exemplo, quiser verificar se há rotas diferentes entre o Google Maps ou Waze que estão rodando no celular, e o sistema de navegação nativo do Q5, é necessário manusear o botão giratório, e apertar alguns botões - o que é pouco prático.
O Q5 conta com duas entradas USB, uma aux-in e permite streaming de áudio via Bluetooth. As tomadas USB carregam o celular e estabelecem conexão com o sistema MMI. Não há, porém, ao menos nas especificações do modelo brasileiro, o sistema de carregamento de smartphone indutivo presente no Q5 vendido nos EUA.
Já a partir da versão Ambiente o Q5 conta com o Virtual Cockpit - que é o cluster de instrumentos digitais da Audi - que é um espetáculo visual, e que, mesmo quase três anos após ter sido lançado (no TT em 2014) ainda não tem concorrentes à altura. Este sistema da Audi é configurável, nítido e veloz. E é capaz de colocar na sua visão um enorme mapa do sistema de navegação.
Os bancos dianteiros têm revestimento em couro, ajuste elétrico e regulagem lombar em todas as versões. Mas nas versões Ambiente e Ambition há os bancos esportivos com memória de posição para o do motorista.
O banco traseiro tem almofadas com contornos nítidos os quais sugerem espaço para dois adultos com uma criança ao centro - que provavelmente não reclamará, como o faria um adulto, do elevado túnel de transmissão central (necessário à tração Quattro). O espaço para pernas e pés é excelente. A partir da verão Ambiente o ar-condicionado tem três zonas de climatização, então o compartimento traseiro pode ter ajuste de temperatura diferenciado do motorista e do passageiro.
O encontro do banco traseiro é ajustável em inclinação, de modo que em posição mais vertical amplia o espaço de carga do porta-malas de 550 litros para 610 litros, e quando colocado mais inclinado favorece o conforto dos passageiros.
Os passageiros dos bancos traseiros contam também com redes porta-revistas nos encostos dianteiros, porta-garrafas nas portas e porta-copos no apoio de braços central. O porta-malas é profundo e o encosto traseiro 40:20:40 confere flexibilidade adicional. Nas laterais há pequenas redes, uma alça elástica e um par de ganchos para evitar que pequenos objetos fiquem pulando no porta-malas.
Na estrada
Se você gosta de carros alemães e precisa de espaço, há alternativas na Audi, BMW e Mercedes. Na BMW e na Mercedes-Benz, o Série 3 Touring e o Classe C Estate são claramente mais agradáveis de dirigir que suas respectivas versões crossover - BMW X3 e Mercedes-Benz GLC.
Mas na Audi não é assim. Se você aprecia o refinamento e o comportamento dinâmico envolvente do Audi A4 e do A4 Avant, então você não irá se decepcionar com este Q5. Em qualquer situação de uso, o Q5 é um SUV dinamicamente impressionante - mais maleável que BMW X3, e mais ágil que um Mercedes-Benz GLC.
O motor 2.0 TFSI de 252 cavalos é enérgico e muito silencioso. Há uma abundância de torque desde os regimes intermediários de rotações, e que continua a ofertar torque de progressiva e suave até a linha vermelha em 6800 RPM. Números: ele acelera de 0 a 100 Km/h em 6,3 segundos e chega a 237 Km/h.
Mas o Q5 nem sempre é tão rápido assim, porque esse tempo é obtido no modo de condução Sport (do sistema Audi Drive Select), com a tração Quattro operando para a máxima performance e a transmissão de dupla embreagem S-Tronic fazendo mudanças de marchas instantâneas. A maioria das pessoas, porém, vai conduzir este Q5 no modo "Auto", que é capaz de "ler" a estrada e seus pensamentos também. Se você esta cruzando de forma suave em declives, a transmissão vai desacoplar o eixo traseiro e deixar a roda livre, tanto quanto possível, para economizar combustível.
O Q5 faz tudo isso sem que você perceba. Quando você precisa de algum torque nas rodas traseiras em pisos escorregadios, ou em saídas rápidas no asfalto, ou mesmo em uma tocada esportiva em curvas, a tração traseira aparecerá sem que você precise chamá-la. A suspensão adaptativa a ar, ainda mais competente, no Brasil estará disponível apenas para o modelo blindado (veja aqui), que chega em novembro.
A direção é precisa e progressiva. O Audi Q5 é um carro fácil de perfilar com precisão as curvas de uma estrada sinuosa, e de manter-se estável em uma via de auto estrada. Mas a direção não traz feedback ou ajustes variáveis em respostas de aceleração. O Q5 não é esse tipo de carro.
A impressão principal em movimento no Q5 é a ordem silenciosa. É rápido, seguro e bem controlado, mas confortável. E acima de tudo, notavelmente silencioso. Monitore a velocidade - pois, do contrário, há enorme probabilidade de estar viajando a velocidades acima do que acredita.
Segurança
O Audi Q5 foi aprovado com louvor pelo Euro NCAP (10 estrelas - 5 para adultos e 5 para crianças). Seis airbags, cinto de segurança com sensor de afivelamento, controle de estabilidade e tração, auto-hold, câmera de ré e faróis bi-xenônio com luzes diurnas em LED são de série.
O Q5 vendido no Brasil, porém, não vem de série com o sistema de frenagem autônoma de emergência em cidade que detecta pedestres, carros e ciclistas. O piloto automático é o convencional (não adaptativo), mas traz limitador de velocidade. A versão Ambiente vem com o assistente de estacionamento e entrada Keyless. Faróis de full-LED, lanternas de LED com indicação dinâmica e assistente de farol alto apenas na Ambition.
E mesmo nesta versão topo de linha, o sistema o Audi Side Assist, que contempla monitor de ponto cego, aviso de saída involuntária de faixa e aviso de tráfego reverso é um opcional de R$ 6.300 reais.
Mas ainda assim, o piloto automático adaptativo - um item que reduz a fadiga em viagens pois mantém a velocidade e a distância dos carros à frente de forma automática - é um opcional que custa R$ 12.300 reais adicionais aos R$ 292.990 reais do modelo Ambition. Ou seja, quem deseja um Q5 com função de condução semiautônoma precisa gastar mais de R$ 300 mil reais - um valor que já dá para começar a pensar em um Porsche Macan.
Preços e opcionais
No Brasil o Q5 2018 é vendido em três versões: Attraction - R$ 244.990; Ambiente - R$ 274.990; Ambition - R$ 292.990. Todas com o motor quatro cilindros 2.0 TFSI de 252 cv e 370 Nm de torque, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem S-Tronic de 7 marchas e tração integral Quattro Ultra.
Pintura metálica/perolizada custa R$ 2 mil, e há ainda dois pacotes de opcionais: Audi Side assist com Exit Warning e Pre Sense Traseiro - R$ 6.500, e o Pacote Assistance Tour, que contempla Controle de Cruzeiro Adaptativo com Traffic Jam Assist e Active Lane Assist por R$ 12.600 reais.
Conclusão
A Audi obteve um enorme sucesso com o Q5 da geração anterior, tendo vendido mais de 1,6 milhões de unidades ao longo de seus dez anos de mercado, e, compreensivelmente, optou por não correr riscos com esta nova geração. Ele se parece com o anterior, mas é um SUV muito mais evoluído, especialmente em design, desempenho e tecnologia. E mais refinado também.
O preço torna o Audi Q5 2018 o mais caro dos SUV´s premium de porte intermediário. É caro, mas é magnificamente bem feito. E, se isso é importante para você, saiba que seus vizinhos ficarão enciumados, mas não tanto quanto se tivesse comprado um Porsche Macan.
COMENTÁRIOS: Curiosamente, teve um monte de gente reclamando do quanto o preço do XC60 aumentou para esta nova geração, mas quase ninguém comenta que, em configuração praticamente igual, o Q5 é praticamente SESSENTA MIL MAIS CARO que o Volvo.