Astros do Salão: veja o que será novidade no Anhembi
Publicado em 24-10-14 às 12h29 por Marcelo MouraCOMENTE!
0
Tweet2
Por João Anacleto, Carlos Cereijo, Diogo Dias, iago Garcia e Lucas Litvay
A cada dois anos chega a hora de ver o que há de melhor no mercado brasileiro de uma vez só. Mas a gente não aguenta esperar tanto e antecipamos tudo o que você encontrará entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).
Saiba quais carros merecem a sua atenção, onde você pode relaxar e jogar videogame. Confira ainda onde está o melhor lugar para se hospedar, qual banheiro utilizar e o que se deve fazer para acelerar um esportivo de 560 cv!
Chegou a vez do Up ganhar os trajes de aventura que já fazem relativo sucesso nas linhas Saveiro, Fox e SpaceFox. O CrossUp será o primeiro carro 1.0 da Volkswagen a receber a versão lameira. Com acabamento no mesmo nível das versões mais caras, ele virá com suspensão reforçada, rodas de 16" e pneus mistos como opcionais. O preço deve ficar entre os R$ 42 mil e R$ 45 mil, assim ele entrará na briga pelos consumidores que pagam a partir de R$ 50 mil para ter um HB20X.
A Volkswagen também lançará durante o Salão a versão 2015 da Amarok, levemente reestilizada e com conjuntos de leds nos faróis. A versão 2015 da perua SpaceFox também estará no estande da Volkswagen. Ela ganha os traços do irmão Fox. O carro da foto abaixo é o Jetta 2015, que já é produzido no México e inicia sua importação neste mês. O início das vendas está programado para janeiro do ano que vem e ele continuará sendo oferecido com os mesmos motores 2.0 flex, de 120 cv, e 2.0 TSi de 211 cv.
O estande da VW promete ser o mais completo. A marca não confirma, mas deve ter uma arena para shows de música e dança, a apresentação do programa de redução de emissões Think Blue, e exporá os carros antigos que fizeram história no Brasil.
Picape, compacto, SUV... Ainda não será desta vez que você verá as grandes novidades da Fiat para os próximos dois anos. Apesar de a marca confirmar a apresentação de um conceito que antecipará as linhas da futura picape de tração integral, não espere resolver todas as suas dúvidas sobre ela durante o salão. A marca vai investir pesado mesmo é na divulgação do novo Uno para o público da mostra, além de versões bem equipadas dos seus carros, como o Palio Fire Rua.
A única certeza que deve encher os olhos dos Viciados em Carro é a chegada do Fiat 500 Abarth, na versão manual, como o carro mais esportivo no portfólio da marca. Produzido no México, ele será oferecido apenas com câmbio manual e virá com motor 1.4 T-Jet capaz de produzir 160 cv, e 23,5 mkgf de torque a apenas 2.500 rpm. O preço deve ficar na casa dos R$ 85 mil.
A Fiat também mostrará o elétrico 500e. Vendido nos EUA pelo dobro do preço de um 500 a gasolina, foi o carro que o chefão Sergio Marchionne pediu para as pessoas não comprarem, pois a cada unidade vendida a Fiat tem US$ 14 mil de prejuízo.
O melhor Corvette de todos os tempos estará lá, girando em destaque no estande da Chevrolet. A supermáquina americana se apresenta pela primeira vez no Brasil, desde o seu lançamento no ano passado. Como sempre acontece, ele será apenas uma vedete passageira para o público brasileiro, já que a Chevrolet não cogita a possibilidade de vendê-lo no Brasil. Importadores independentes trazem o carro em seis versões com preços entre R$ 280 mil e R$ 400 mil. O Corvette C7 que você verá no Anhembi terá motor 6.2 V8 de 460 cv, e é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos!
Mas como em um Salão de São Paulo não se vive apenas de sonhos, você também poderá conferir de perto como ficou a reestilização do Cruze, sedã médio que chegou no Brasil em 2011 e ainda não recebeu alterações profundas. Ele recebe nova grade dianteira, para-choque dianteiro mais volumoso e luzes de posição e lanterna com leds. Na traseira, nada de novo. O preço do carro também não deve mudar.
Outra novidade será a apresentação oficial da versão aventureira da minivan Spin que se chamará Activ. As alterações mais profundas serão na altura da suspensão e no desenho externo, que além de borrachões e proteção nas caixas de rodas ainda vai ornamentar o estepe na tampa traseira.
Apesar do sucesso com o Camaro SS, a Chevrolet não pretende vender o Corvette aqui. Isso porque o esportivo em sua versão intermediária, a 2LT, custaria em torno de R$ 350 mil, valor alto demais para o perfil do consumidor da marca no Brasil.
Esse vem! Ao contrário do Corvette, o Mustang deve desembarcar no Brasil para o Salão como que cumprindo a avant-premiére da sua estreia oficial no Brasil, marcada para a metade de 2015. O "nosso" Mustang não terá opções com motor V6, tampouco com o novíssimo Ecoboost 4 cilindros 2.3, virá apenas na clássica versão GT, com motor 5.0 V8 de 441 cv. Isso porque a Ford não esconde que a intenção é rivalizar com o Chevrolet Camaro, mesmo sem popularizá-lo. "Entendemos que o Mustang não deva se tornar tão popular. Será um carro mais exclusivo, algo para quem tem bom gosto e sabe o que está comprando", revelou um executivo da marca durante o Salão de Nova Iorque. Seu preço deve ser por volta de R$ 260 mil.
A Ford também mostrará o conceito da nova geração do Edge, que chega em março do ano que vem. O SUV Everest Concept, mostrado no Salão de Bangkok, também deve ser exibido.
Sem querer a Car and Driver vai contribuir em um game onde a Ford quer mostrar o quanto o novo Ka é econômico. A partir da matéria comparativa de economia que publicamos na edição 80, você poderá guiar o Ka e comprarar o gasto com combustível entre ele e concorrentes como o Volkswagen Up e o Renault Clio.
A terceira geração do TT será a principal estreia da Audi. O esportivo usa a plataforma MQB, a mesma do A3, e terá duas versões. No estande estarão o TTS, com motor quatro-cilindros 2.0 turbo de 310 cv e tração integral, e o TT, com o mesmo motor, mas calibrado para 230 cv e com tração dianteira.
O Brasil só terá disponível o câmbio automatizado de dupla embreagem S-Tronic de seis marchas. A Audi também deve mostrar o facelift do A7, que tem novos faróis, lanternas e para-choques. Os visitantes ainda terão a chance de experimentar toda a linha RS em algumas voltas em torno do Anhembi.
No início de 2014, a Hyundai deixou de importar o Veloster. Agora o hatch volta a ser oferecido e, finalmente, com o motor 1.6 GDi turbo de 201 cv. A aceleração até 100 km/h deve levar cerca de 7 s. Marca bem melhor do que os 12,6 s do Veloster anterior, que tinha motor 1.6 de só 130 cv. As vendas do cupê começam no começo de 2015, assim como as do novo Sonata. O sedã também volta ao Brasil em sua sétima geração, segunda no Brasil. O motor deve ser o quatro-cilindros 2.4 de 185 cv que equipa a versão americana do Hyundai. O câmbio é automático de seis marchas e a tração é dianteira.
A grande estrela será o AMG GT, o novo esportivo que substitui o SLS. O motor é 4.0 V8 biturbo com duas opções de potência: a "mais fraca" tem 462 cv e a que realmente importa tem 510 cv. O câmbio é de dupla embreagem com sete marchas e a tração é traseira. O 0 a100 km/h do GT mais apimentado demora 3,6 s e a velocidade máxima é de 310 km/h.
Outro brutamontes que vai estar no estande é o S63 AMG Coupé. O motor é V8 5.5 biturbo com 585 cv acoplado a um câmbio automático de sete marchas. Com tração integral, o cupê chega a 100 km/h em 3,9 s e tem máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Ainda falando de esportivo, o salão marca a chegada do GLA45 AMG. O SUV tem motor 2.0 turbo de 360 cv e tração integral. Assim, ele alcança 100 km/h em 4,8 s, velocidade máxima de 250 km/h e preço perto de R$ 300 mil.
Não é só de esportivos que é feito o estande, a marca vai mostrar a linha CLS com o mais recente face-lift e uma nova versão do Classe E. O E400 terá motor V6 3.5 turbo com 333 cv e câmbio automático de sete marchas.
Com preço de R$ 799 mil, vendido só sob encomenda, o i8 será o centro das atenções na BMW. O esportivo híbrido tem motor três-cilindros 1.5 turbo de 231 cv para as rodas traseiras. O motor elétrico de 131 cv cuida das rodas dianteiras. O resultado é 0 a 100 km/h em 4,4 s com consumo médio de 45 km/l de gasolina. Carroceria e chassi usam fibra de carbono, alumínio e plásticos para chegar ao peso total de 1.560 kg. O outro membro da família elétrica da BMW, o i3, também vai estar no Salão. O hatch usa motor elétrico de 170 cv para se mover. O motor a combustão dois-cilindros de 660 cc, gera 35 cv e serve apenas para recarregar as baterias.
Além de toda a linha Motorsport, a marca vai mostrar o M4 (foto abaixo), seu novo cupê esportivo. O motor é seis-cilindros em linha 3.0 turbo com 431 cv e o câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. o 0 a 100 km/h demora 4,1 s e a máxima é de 250 km/h.
Na categoria SUV, a marca vai estrear o X4. O utilitário esportivo tem formas parecidas as do X6, mas com menor tamanho. As opções de motor vão variar de 184 cv a 306 cv, sempre com câmbio automático de oito marchas.
Não há dúvida, o Renegade vai ocupar o centro do estande da Jeep no Anhembi. O utilitário esportivo começa a ser produzido em Pernambuco em março de 2015. Os preços devem variar entre R$ 65 mil e R$ 85 mil. As versões apresentadas serão a Latitude e a Trailhawk.
A extensa linha de acessórios Mopar poderá ser vista no estande da Jeep. Além do jipinho, a marca vai mostrar o Cherokee e o resto do seu portfólio: Compass, Grand Cherokee e o tradicional Wrangler.
A velocidade vai ser o tema das novidades da Subaru no Salão. Começa pelo WRX, sedã com motor quatro-cilindros contrapostos 2.0 turbo de 278 cv, tração integral e opções de câmbio manual de seis marchas ou automático CVT. Já o visceral WRX STI, que também estará no Anhembi, tem motor quatro-cilindros boxer 2.5 turbo de 305 cv. Só a câmbio manual de seis marchas e a tração, claro, é integral. A aceleração até 100 km/h fica na casa dos 5 s.
A lista de esportivos se completa com o BRZ, irmão gêmeo do Toyota GT86. O cupê de tração traseira tem motor 2.0 boxer aspirado com 200 cv. Pode ser equipado com câmbio manual ou automático , ambos com seis marchas.
A Renault vai mostrar passado, presente e futuro de uma vez só. O conceito Kwid (foto acima) antecipará as novas formas que os carros compactos da marca em países emergentes, em especial o Duster, adotarão a partir de 2017. Um conceito da Picape Duster estará entre as aspirações da Renault para o futuro, afinal a marca ensaia o lançamento do utilitário há mais de dois anos.
Você também poderá ver a nova cara do Renault Fluence, que passou por reestilização e começa a ser vendido no Brasil em dezembro, mesmo processo vivido pelo o Sandero Stepway, que chega em novembro. Ele ganha os traços do irmão mais urbano. Por lá também estarão as novas versões com câmbio automatizado de Logan e Sandero.
Os elétricos ZOE e Twizy RS estarão no espaço dedicado às novas tecnologias de propulsão. Outra novidade é a chegada do Megane RS que vai, enfim, estrear de verdade no mercado nacional. O esportivo de 265 cv deve chegar no começo de 2015 ao preço de R$ 125 mil.
E O PASSADO?
A Renault promete levar ao estande da marca o Lotus 97T, modelo de Fórmula 1 que conduziu Ayrton Senna à sua primeira vitória na categoria, no GP de Portugal em 1985. O modelo E22, da equipe Lotus de 2014, e o polêmico motor V6 da atual temporada também estarão expostos.
Este é o protótipo que antecipa o desenho mais próximo do que a Nissan vai apresentar em seu futuro SUV compacto, que tem lançamento previsto para 2016. O Extrem II será uma reedição civilizada do que você já tinha vista como conceito durante o último Salão do Automóvel, em 2012. Outra novidade, que vá lá, não é tão novidade assim, será a presença do Nissan GT-R que já esteve no estande da marca japonesa no Salão de 2012, mas não tem intenção de rolar em nosso asfalto trazido de maneira oficial. Uma pena...
Apenas 15 dias depois da estreia mundial do novo Discovery Sport (foto acima) no Salão de Paris, o carro embarca para o Brasil e se apresenta para você. Postado no meio do caminho entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, ele mantém a alma de utilitário de sempre com um toque de agressividade inédito. Espaçoso, terá opção de 7 lugares, e virá com motor 2.0 turbo de 240 cv e câmbio de 9 marchas. A marca promete, ainda, lançar no Brasil o Range Rover Sport SVR, versão esportiva do gigante com 550 cv e 69,4 mkgf. Já a Jaguar vai mostrar pela primeira vez o XE no hemisfério sul. Ele chega para ser o concorrente direto de Mercedes Classe C e BMW Série 3. Assim, como o Discovery Sport, o XE também será feito no Brasil em 2016.
Mais do que apresentar suas novidades mundiais, a Honda vem para o Salão de São Paulo disposta a mudar a percepção do público. Além do HR-V (Vezel), que será lançado oficialmente no começo de 2015, a marca fará a primeira apresentação pública do novo Civic Si . Você também verá uma nova versão do Civic EXR, com mudanças estéticas e de acabamento em relação à recém-reestilizado LXR. Para os Viciados em Carro, uma surpresa: a última geração do mítico NSX. Isso mesmo! Será o conceito do esportivo que começa a ser produzido nos EUA no fim de 2015.
A Toyota vai apostar nas tecnologias para prender você no estande. Lá você poderá ver de perto o conceito FCV, movido a célula de hidrogênio, transformando o ar em água e da célula para a energia elétrica, com uma autonomia de 480 km e um tempo de abastecimento de três minutos! É ver para crer. Para quem curte esportividade a marca apresentará o conceito FT-1 (foto acima), protótipo que será ao sucessor do Supra em 2015.
Já a marca de luxo da Toyota, a Lexus, pretende arrancar suspiros do público com o lançamento oficial do SUV NX 200T (foto abaixo), que será o responsável por mostrar aos brasileiros tudo o que o novo motor 2.0 turbo de injeção direta é capaz de fazer com seus 240 cv. Outra atração ficará a cargo do cupê esportivo RC 350, que deve chegar às lojas brasileiras no fim 2015, com motor 3.5 V6 de 310 cv.
A Peugeot vai ao Salão apenas para lançar o novo SUV compacto da marca, mas sim, dizer como ele virá. O 2008 já é produzido na fábrica de Porto Real (RJ) há dois meses e estreará com cinco versões, todas expostas para você ver. Serão três com motor 1.6 16V de 120 cv, sendo uma com câmbio automático de quatro marchas. Outras duas versões terão o 1.6 THP de 165 cv sob o capô, uma delas com o câmbio automático de 6 marchas. Outro destaque será o esportivo 208 GT, que também será feito na fábrica brasileira, com motor 1.6 THP de 165 cv e quatro portas, não duas, como o europeu.
A marca chinesa vai expor em primeira mão ao grande público os dois produtos que já está produzindo na fábrica de Jacareí (SP). Um deles é o Celer (foto), hatch compacto com preço na casa dos R$ 32 mil. Outra novidade será a apresentação da nova geração do QQ e com motor 1.0 de 3 cilindros. Essa nova versão deve incrementar em R$ 1 mil o preço do compacto de entrada, que hoje custa R$ 23.990.
Entre os carros importados da China, a surpresa será a chegada do SUV Tiggo5, em sua versão com câmbio automático que só deve começar a ser comercializado na metade de 2015. Outro que tem planos para ser vendido no ano que vem é o sedã Arrizo 7, que estreia em abril de 2015, com motor 1.6 e câmbio CVT.
Publicado em 24-10-14 às 12h29 por Marcelo MouraCOMENTE!
0
Separamos tudo o que você precisa saber para curtir a maior mostra de carros da América Latina
Tweet2
Por João Anacleto, Carlos Cereijo, Diogo Dias, iago Garcia e Lucas Litvay
A cada dois anos chega a hora de ver o que há de melhor no mercado brasileiro de uma vez só. Mas a gente não aguenta esperar tanto e antecipamos tudo o que você encontrará entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).
Saiba quais carros merecem a sua atenção, onde você pode relaxar e jogar videogame. Confira ainda onde está o melhor lugar para se hospedar, qual banheiro utilizar e o que se deve fazer para acelerar um esportivo de 560 cv!
Volkswagen
Chegou a vez do Up ganhar os trajes de aventura que já fazem relativo sucesso nas linhas Saveiro, Fox e SpaceFox. O CrossUp será o primeiro carro 1.0 da Volkswagen a receber a versão lameira. Com acabamento no mesmo nível das versões mais caras, ele virá com suspensão reforçada, rodas de 16" e pneus mistos como opcionais. O preço deve ficar entre os R$ 42 mil e R$ 45 mil, assim ele entrará na briga pelos consumidores que pagam a partir de R$ 50 mil para ter um HB20X.
A Volkswagen também lançará durante o Salão a versão 2015 da Amarok, levemente reestilizada e com conjuntos de leds nos faróis. A versão 2015 da perua SpaceFox também estará no estande da Volkswagen. Ela ganha os traços do irmão Fox. O carro da foto abaixo é o Jetta 2015, que já é produzido no México e inicia sua importação neste mês. O início das vendas está programado para janeiro do ano que vem e ele continuará sendo oferecido com os mesmos motores 2.0 flex, de 120 cv, e 2.0 TSi de 211 cv.
O estande da VW promete ser o mais completo. A marca não confirma, mas deve ter uma arena para shows de música e dança, a apresentação do programa de redução de emissões Think Blue, e exporá os carros antigos que fizeram história no Brasil.
Fiat
Picape, compacto, SUV... Ainda não será desta vez que você verá as grandes novidades da Fiat para os próximos dois anos. Apesar de a marca confirmar a apresentação de um conceito que antecipará as linhas da futura picape de tração integral, não espere resolver todas as suas dúvidas sobre ela durante o salão. A marca vai investir pesado mesmo é na divulgação do novo Uno para o público da mostra, além de versões bem equipadas dos seus carros, como o Palio Fire Rua.
A única certeza que deve encher os olhos dos Viciados em Carro é a chegada do Fiat 500 Abarth, na versão manual, como o carro mais esportivo no portfólio da marca. Produzido no México, ele será oferecido apenas com câmbio manual e virá com motor 1.4 T-Jet capaz de produzir 160 cv, e 23,5 mkgf de torque a apenas 2.500 rpm. O preço deve ficar na casa dos R$ 85 mil.
A Fiat também mostrará o elétrico 500e. Vendido nos EUA pelo dobro do preço de um 500 a gasolina, foi o carro que o chefão Sergio Marchionne pediu para as pessoas não comprarem, pois a cada unidade vendida a Fiat tem US$ 14 mil de prejuízo.
Chevrolet
O melhor Corvette de todos os tempos estará lá, girando em destaque no estande da Chevrolet. A supermáquina americana se apresenta pela primeira vez no Brasil, desde o seu lançamento no ano passado. Como sempre acontece, ele será apenas uma vedete passageira para o público brasileiro, já que a Chevrolet não cogita a possibilidade de vendê-lo no Brasil. Importadores independentes trazem o carro em seis versões com preços entre R$ 280 mil e R$ 400 mil. O Corvette C7 que você verá no Anhembi terá motor 6.2 V8 de 460 cv, e é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos!
Mas como em um Salão de São Paulo não se vive apenas de sonhos, você também poderá conferir de perto como ficou a reestilização do Cruze, sedã médio que chegou no Brasil em 2011 e ainda não recebeu alterações profundas. Ele recebe nova grade dianteira, para-choque dianteiro mais volumoso e luzes de posição e lanterna com leds. Na traseira, nada de novo. O preço do carro também não deve mudar.
Outra novidade será a apresentação oficial da versão aventureira da minivan Spin que se chamará Activ. As alterações mais profundas serão na altura da suspensão e no desenho externo, que além de borrachões e proteção nas caixas de rodas ainda vai ornamentar o estepe na tampa traseira.
Apesar do sucesso com o Camaro SS, a Chevrolet não pretende vender o Corvette aqui. Isso porque o esportivo em sua versão intermediária, a 2LT, custaria em torno de R$ 350 mil, valor alto demais para o perfil do consumidor da marca no Brasil.
Ford
Esse vem! Ao contrário do Corvette, o Mustang deve desembarcar no Brasil para o Salão como que cumprindo a avant-premiére da sua estreia oficial no Brasil, marcada para a metade de 2015. O "nosso" Mustang não terá opções com motor V6, tampouco com o novíssimo Ecoboost 4 cilindros 2.3, virá apenas na clássica versão GT, com motor 5.0 V8 de 441 cv. Isso porque a Ford não esconde que a intenção é rivalizar com o Chevrolet Camaro, mesmo sem popularizá-lo. "Entendemos que o Mustang não deva se tornar tão popular. Será um carro mais exclusivo, algo para quem tem bom gosto e sabe o que está comprando", revelou um executivo da marca durante o Salão de Nova Iorque. Seu preço deve ser por volta de R$ 260 mil.
A Ford também mostrará o conceito da nova geração do Edge, que chega em março do ano que vem. O SUV Everest Concept, mostrado no Salão de Bangkok, também deve ser exibido.
Sem querer a Car and Driver vai contribuir em um game onde a Ford quer mostrar o quanto o novo Ka é econômico. A partir da matéria comparativa de economia que publicamos na edição 80, você poderá guiar o Ka e comprarar o gasto com combustível entre ele e concorrentes como o Volkswagen Up e o Renault Clio.
Audi
A terceira geração do TT será a principal estreia da Audi. O esportivo usa a plataforma MQB, a mesma do A3, e terá duas versões. No estande estarão o TTS, com motor quatro-cilindros 2.0 turbo de 310 cv e tração integral, e o TT, com o mesmo motor, mas calibrado para 230 cv e com tração dianteira.
O Brasil só terá disponível o câmbio automatizado de dupla embreagem S-Tronic de seis marchas. A Audi também deve mostrar o facelift do A7, que tem novos faróis, lanternas e para-choques. Os visitantes ainda terão a chance de experimentar toda a linha RS em algumas voltas em torno do Anhembi.
Hyundai
No início de 2014, a Hyundai deixou de importar o Veloster. Agora o hatch volta a ser oferecido e, finalmente, com o motor 1.6 GDi turbo de 201 cv. A aceleração até 100 km/h deve levar cerca de 7 s. Marca bem melhor do que os 12,6 s do Veloster anterior, que tinha motor 1.6 de só 130 cv. As vendas do cupê começam no começo de 2015, assim como as do novo Sonata. O sedã também volta ao Brasil em sua sétima geração, segunda no Brasil. O motor deve ser o quatro-cilindros 2.4 de 185 cv que equipa a versão americana do Hyundai. O câmbio é automático de seis marchas e a tração é dianteira.
Mercedes-Benz
A grande estrela será o AMG GT, o novo esportivo que substitui o SLS. O motor é 4.0 V8 biturbo com duas opções de potência: a "mais fraca" tem 462 cv e a que realmente importa tem 510 cv. O câmbio é de dupla embreagem com sete marchas e a tração é traseira. O 0 a100 km/h do GT mais apimentado demora 3,6 s e a velocidade máxima é de 310 km/h.
Outro brutamontes que vai estar no estande é o S63 AMG Coupé. O motor é V8 5.5 biturbo com 585 cv acoplado a um câmbio automático de sete marchas. Com tração integral, o cupê chega a 100 km/h em 3,9 s e tem máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Ainda falando de esportivo, o salão marca a chegada do GLA45 AMG. O SUV tem motor 2.0 turbo de 360 cv e tração integral. Assim, ele alcança 100 km/h em 4,8 s, velocidade máxima de 250 km/h e preço perto de R$ 300 mil.
Não é só de esportivos que é feito o estande, a marca vai mostrar a linha CLS com o mais recente face-lift e uma nova versão do Classe E. O E400 terá motor V6 3.5 turbo com 333 cv e câmbio automático de sete marchas.
BMW
Com preço de R$ 799 mil, vendido só sob encomenda, o i8 será o centro das atenções na BMW. O esportivo híbrido tem motor três-cilindros 1.5 turbo de 231 cv para as rodas traseiras. O motor elétrico de 131 cv cuida das rodas dianteiras. O resultado é 0 a 100 km/h em 4,4 s com consumo médio de 45 km/l de gasolina. Carroceria e chassi usam fibra de carbono, alumínio e plásticos para chegar ao peso total de 1.560 kg. O outro membro da família elétrica da BMW, o i3, também vai estar no Salão. O hatch usa motor elétrico de 170 cv para se mover. O motor a combustão dois-cilindros de 660 cc, gera 35 cv e serve apenas para recarregar as baterias.
Além de toda a linha Motorsport, a marca vai mostrar o M4 (foto abaixo), seu novo cupê esportivo. O motor é seis-cilindros em linha 3.0 turbo com 431 cv e o câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. o 0 a 100 km/h demora 4,1 s e a máxima é de 250 km/h.
Na categoria SUV, a marca vai estrear o X4. O utilitário esportivo tem formas parecidas as do X6, mas com menor tamanho. As opções de motor vão variar de 184 cv a 306 cv, sempre com câmbio automático de oito marchas.
Jeep
Não há dúvida, o Renegade vai ocupar o centro do estande da Jeep no Anhembi. O utilitário esportivo começa a ser produzido em Pernambuco em março de 2015. Os preços devem variar entre R$ 65 mil e R$ 85 mil. As versões apresentadas serão a Latitude e a Trailhawk.
A extensa linha de acessórios Mopar poderá ser vista no estande da Jeep. Além do jipinho, a marca vai mostrar o Cherokee e o resto do seu portfólio: Compass, Grand Cherokee e o tradicional Wrangler.
Subaru
A velocidade vai ser o tema das novidades da Subaru no Salão. Começa pelo WRX, sedã com motor quatro-cilindros contrapostos 2.0 turbo de 278 cv, tração integral e opções de câmbio manual de seis marchas ou automático CVT. Já o visceral WRX STI, que também estará no Anhembi, tem motor quatro-cilindros boxer 2.5 turbo de 305 cv. Só a câmbio manual de seis marchas e a tração, claro, é integral. A aceleração até 100 km/h fica na casa dos 5 s.
A lista de esportivos se completa com o BRZ, irmão gêmeo do Toyota GT86. O cupê de tração traseira tem motor 2.0 boxer aspirado com 200 cv. Pode ser equipado com câmbio manual ou automático , ambos com seis marchas.
Renault
A Renault vai mostrar passado, presente e futuro de uma vez só. O conceito Kwid (foto acima) antecipará as novas formas que os carros compactos da marca em países emergentes, em especial o Duster, adotarão a partir de 2017. Um conceito da Picape Duster estará entre as aspirações da Renault para o futuro, afinal a marca ensaia o lançamento do utilitário há mais de dois anos.
Você também poderá ver a nova cara do Renault Fluence, que passou por reestilização e começa a ser vendido no Brasil em dezembro, mesmo processo vivido pelo o Sandero Stepway, que chega em novembro. Ele ganha os traços do irmão mais urbano. Por lá também estarão as novas versões com câmbio automatizado de Logan e Sandero.
Os elétricos ZOE e Twizy RS estarão no espaço dedicado às novas tecnologias de propulsão. Outra novidade é a chegada do Megane RS que vai, enfim, estrear de verdade no mercado nacional. O esportivo de 265 cv deve chegar no começo de 2015 ao preço de R$ 125 mil.
E O PASSADO?
A Renault promete levar ao estande da marca o Lotus 97T, modelo de Fórmula 1 que conduziu Ayrton Senna à sua primeira vitória na categoria, no GP de Portugal em 1985. O modelo E22, da equipe Lotus de 2014, e o polêmico motor V6 da atual temporada também estarão expostos.
Nissan
Este é o protótipo que antecipa o desenho mais próximo do que a Nissan vai apresentar em seu futuro SUV compacto, que tem lançamento previsto para 2016. O Extrem II será uma reedição civilizada do que você já tinha vista como conceito durante o último Salão do Automóvel, em 2012. Outra novidade, que vá lá, não é tão novidade assim, será a presença do Nissan GT-R que já esteve no estande da marca japonesa no Salão de 2012, mas não tem intenção de rolar em nosso asfalto trazido de maneira oficial. Uma pena...
Jaguar Land Rover
Apenas 15 dias depois da estreia mundial do novo Discovery Sport (foto acima) no Salão de Paris, o carro embarca para o Brasil e se apresenta para você. Postado no meio do caminho entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, ele mantém a alma de utilitário de sempre com um toque de agressividade inédito. Espaçoso, terá opção de 7 lugares, e virá com motor 2.0 turbo de 240 cv e câmbio de 9 marchas. A marca promete, ainda, lançar no Brasil o Range Rover Sport SVR, versão esportiva do gigante com 550 cv e 69,4 mkgf. Já a Jaguar vai mostrar pela primeira vez o XE no hemisfério sul. Ele chega para ser o concorrente direto de Mercedes Classe C e BMW Série 3. Assim, como o Discovery Sport, o XE também será feito no Brasil em 2016.
Honda
Mais do que apresentar suas novidades mundiais, a Honda vem para o Salão de São Paulo disposta a mudar a percepção do público. Além do HR-V (Vezel), que será lançado oficialmente no começo de 2015, a marca fará a primeira apresentação pública do novo Civic Si . Você também verá uma nova versão do Civic EXR, com mudanças estéticas e de acabamento em relação à recém-reestilizado LXR. Para os Viciados em Carro, uma surpresa: a última geração do mítico NSX. Isso mesmo! Será o conceito do esportivo que começa a ser produzido nos EUA no fim de 2015.
Toyota/Lexus
A Toyota vai apostar nas tecnologias para prender você no estande. Lá você poderá ver de perto o conceito FCV, movido a célula de hidrogênio, transformando o ar em água e da célula para a energia elétrica, com uma autonomia de 480 km e um tempo de abastecimento de três minutos! É ver para crer. Para quem curte esportividade a marca apresentará o conceito FT-1 (foto acima), protótipo que será ao sucessor do Supra em 2015.
Já a marca de luxo da Toyota, a Lexus, pretende arrancar suspiros do público com o lançamento oficial do SUV NX 200T (foto abaixo), que será o responsável por mostrar aos brasileiros tudo o que o novo motor 2.0 turbo de injeção direta é capaz de fazer com seus 240 cv. Outra atração ficará a cargo do cupê esportivo RC 350, que deve chegar às lojas brasileiras no fim 2015, com motor 3.5 V6 de 310 cv.
Peugeot
A Peugeot vai ao Salão apenas para lançar o novo SUV compacto da marca, mas sim, dizer como ele virá. O 2008 já é produzido na fábrica de Porto Real (RJ) há dois meses e estreará com cinco versões, todas expostas para você ver. Serão três com motor 1.6 16V de 120 cv, sendo uma com câmbio automático de quatro marchas. Outras duas versões terão o 1.6 THP de 165 cv sob o capô, uma delas com o câmbio automático de 6 marchas. Outro destaque será o esportivo 208 GT, que também será feito na fábrica brasileira, com motor 1.6 THP de 165 cv e quatro portas, não duas, como o europeu.
Chery
A marca chinesa vai expor em primeira mão ao grande público os dois produtos que já está produzindo na fábrica de Jacareí (SP). Um deles é o Celer (foto), hatch compacto com preço na casa dos R$ 32 mil. Outra novidade será a apresentação da nova geração do QQ e com motor 1.0 de 3 cilindros. Essa nova versão deve incrementar em R$ 1 mil o preço do compacto de entrada, que hoje custa R$ 23.990.
Entre os carros importados da China, a surpresa será a chegada do SUV Tiggo5, em sua versão com câmbio automático que só deve começar a ser comercializado na metade de 2015. Outro que tem planos para ser vendido no ano que vem é o sedã Arrizo 7, que estreia em abril de 2015, com motor 1.6 e câmbio CVT.
[Clique para ampliar]
COMENTÁRIOS: Esta é uma reportagem da revista deste mês (a do Civic Si na capa).