Coluna 4314 – “De carro por aí” por Roberto Nasser
outubro 23, 2014 - Colunas, De carro por aí, Destaques, Notícias - Tagged: Coluna 4314, De carro por aí, Roberto Nasser - no comments
Salão do Automóvel, horas de atrativosDe 30 de outubro a 9 de novembro, o maior evento automobilístico do país – e o segundo maior gerador de gastos em S Paulo, o Salão do Automóvel, em 28
a edição. Exposição festiva, dizem estudos da SP Turis, empresa de turismo municipal administradora (?) da descuidada área expositiva do Anhembi, recebeu em 2012, 750 mil visitantes. Destes 32,8 % turistas, proporção de 1×3. Presença ascendente de mulheres, 29,5%. Mesma entidade projeta tenha gerado movimentação financeira de R$ 240M em hospedagem, alimentação, compras e lazer. Superior ao Salão, só a coincidente prova de Fórmula 1.
Segundo ano de crise, queda de vendas da indústria automobilística mundial, e deixando de ser data e local de apresentação de novos modelos, o Salão repetirá o recentemente ocorrido em Paris: novidades pontuais em produtos, versões com pequenas intervenções, apresentação de conceitos e demonstrações de tecnologia em meio à caminhada para reduzir consumo e emissões. Coisas nem sempre factíveis e às vezes inadequadas à linha oficial do governo brasileiro, incentivando apenas os híbridos capazes de gerar sua própria energia alternativa, distantes das tomadas de duvidosa certeza.
Há atrações paralelas. A revista
4 Rodas, por exemplo, terá competição do
game oficial, e vencedor ganhará viagem com acompanhante para ver a prova final do campeonato de
Stock Car em Curitiba, Pr. Um dos diferenciais da revista, os testes de longa duração, 60 mil km, com desmontagem do veículo testado. No caso, um Toyota Etios será desmontado e refeito no período do evento.
A Petrobras, um dos assuntos preferidos na campanha presidencial, e detestado pelos que nela aplicaram sua poupança, entre denúncias e perda de valor em suas ações, precisa se mostrar institucionalmente, e para isto será, curiosamente, patrocinadora da mostra.
NovidadesMarcas míticas representadas pelo mesmo importador – Ferrari, Maserati, Lamborghini, Rolls-Royce – não estarão presentes. Aston Martin, um dos negócios do presidente da JAC, também não. Mas ao consumidor normal restam muitas atrações.
Algumas dentre a centena prevista para o 28
o. Salão:
AAudi exibirá linha completa com foco especial no novo TT Roadster apresentado em Paris. Projeto audacioso, construção com intenso uso de alumínio para reduzir peso e permitir rendimento por motores pequenos, 2.0 FSI turbo, com 230 ou 310 cv no TTS. Um de seus pontos mais diferenciados é o painel virtual de instrumentos, centrados digitalmente numa tela central. Apenas a versão TTS pode trazer solitário mostrador, o contagiros.
Outra atração será o Urban Concept, com dois motores elétricos, mescla de carro de corrida, de lazer e urbano. Entretanto, para juntar interessados, é a possibilidade de testar os carros da marca ruas próximas ao Salão –
edição passada Neymar Jr acabou com o barato alheio quando saiu para testar e devolveu no dia seguinte …BBMW aproveitará o ar de nova produtora nacional e exporá o sedã 328 Flex montado em Santa Catarina; a nova família Mini, os elétricos i3 e 8, e terá espaço para a sua linha de performance, a M com foco no recém apresentado M4. No Salão deverá anunciar planos de novos produtos de montagem nacional.
CChinesa
Chery irá ao Salão com missão dupla: exibir os produtos para 2015, fazendo um leque do Tiggo 5, do sedã Arrizo 7 e o conceito Alfa. Quer mostrar inovação programada em três eixos
design, segurança, mecânica eficiente. Imprimir exemplo de tecnologia e qualidade, afastando as dúvidas com relação aos neo produtos.
Atrações paralelas serão o Celer, em início de produção, e o QQ em formas definitivas para a fabricação do Brasil próximo ano.
Citroën – No Salão terá o carimbo
Feel Good, união de tecnologia e modernidade voltadas ao cliente. Atração maior, o Cactus com propostas que migrarão a outros produtos, como a boa administração de espaços e o
Air Bump, faixa envolvente para absorver pequenas pancadas do trânsito. Fará pesquisa de mercado com o C4 Picasso sobre viabilidade de importação, e exibirá o C3 Hybrid. Usa motor a gasolina e um compressor de ar armazenando energia. A tecnologia ocupa pouco espaço, auxilia conter o consumo – faz até 3 litros por 100 km, e é a de menor custo e maior factibilidade.
DDS – Nova marca, egressa da Citroën, diferenciada em estilo. Muita festa, no espírito dos DS. O 3 marca-se por conteúdo, e pela assinatura luminosa com faróis Bi Xenon Ful Led, GPS com mapa do Brasil e tela de 7 polegadas (17,5 cm), frenagem automática anti colisão, câmera de ré, som
hi-fi de qualidade. Motorização que não é semente, água, adubo ou trator, mas salva a lavoura na
holding PSA: desenvolvido com a BMW, 1.6 turbo com injeção direta, no DS3 dotado de
overboost – aumenta em 2 quilos a pressão do turbo, chegando a 26,5 m.kgf – a partir da 3ª. das seis marchas –
não aplicável em 1ª. e 2ª. pois a volumosa pá de torque sobre as rodas faria o carro patinar sem sair do lugar . Item de charme, som esportivo nas acelerações, e de percepção, as suspensões ajustadas, as grandes buchas traseiras para auxiliar absorver irregularidades, o volante de pequeno diâmetro – 36,3 cm. Pneus 205×45 em aro 17” são dúvida. As reduzidas laterais devem ser incapazes de convívio com as irregularidades e os buracos do piso nacional.
HHonda terá a maior quantidade de novos modelos: Fit renovado, City recém lançado, Civic SI entrando em vendas, e duas novidades: versão EXR, topo em Civic, e o utilitário esportivo sobre a plataforma do Fit. No exterior chamado Vezel, aqui terá outro nome, e motor diferente do 1.5 familiar. Será o 1.8 i-VTEC, ex-Civic aprimorado para sanar a deficiência de torque abaixo das 4.000 rpm, e gerando aproximados 150 cv. Será um dos pontos altos da empresa. Misto entre cupê e utilitário esportivo, rodar automobilístico e bom conteúdo, não o comparam com o ex-queridinho Ford EcoSport, menor em entre eixos e conforto. Colocam-no na faixa superior entre R$ 75 mil e R$ 95 mil. Aqui não se chamará Vezel, mas possivelmente HR-G com grandes pretensões, iniciando ser construído na atual fábrica de Sumaré, após Itirapina, também São Paulo, e Campana, Argentina. Transmissão mecânica 6V ou automática CRV, possibilidade de tração nas quatro rodas, e a novidade de ser o híbrido da marca, gerador de sua própria energia, preferência legal para produção no Brasil.
JJAC rebatizou o utilitário esportivo Premium S3, como T5 – carro e nome foram mostrados pela
Coluna em junho -, primeiro da marca com opção de transmissão automática. Motor conhecido 1.5, 16 válvulas e 125/127 cv. Terá outro SUV, o T6. Futuro produto da fábrica na Bahia não deverá dar as caras.
Jaguar, marca bem segmentada, terá o recém lançado XE, menor em porte, maior em pretensões. Carroceria em alumínio, tração traseira, muito acertado em dirigibilidade e conforto. Pretende competir em porte na faixa mais vendida de sedãs Mercedes C, BMW 3 e Audi 3 – porém com preço de modelos maiores.
Jeep, uma das pioneiras marcas no Brasil, volta a ser produzido no país, como ocorreu há 60 anos. Agora, junto com a Fiat e a Chrysler, formam a FCA. O produto é o Renegade, sobre plataforma multi uso, em inúmeras versões – tração em duas e quatro rodas, motores a gasolina e diesel, transmissões mecânica e automática com 9 velocidades.
Haverão outros produtos da marca, como o Wrangler, de produção limitada, mas o Renegade gerará uma das maiores passagens no estande da Jeep.
Land Rover, associada à Jaguar, controladas pela indiana Tata, aproveitará a mostra para oferecer demonstrações de performance no
Terrapod, estrutura metálica simulando as dificuldades
off road, montada no estacionamento do Anhembi. Novidade maior, o utilitário esportivo compacto Discovery Sport.
Recém lançado, o
Lifan 530, sedã 4 portas, motor 1.5 atualizado, exibirá a fórmula chinesa, do apreciável conteúdo para o segmento e preço.
MMercedes terá amplo leque de atrações, mas com certeza maior delas será o AMG GT, o super esportivo da nova marca. Outras novidades a linha AMG com exemplo até sobre outra novidade recém apresentada, o GLA.
PAdjutório para contornar as dificuldades e queda de participação no mercado, estrela maior da
Peugeot será o pequeno utilitário esportivo 2008. A depender do preço será sucesso pelo bom aproveitar o espaço interno e o ótimo comportamento e condução da plataforma do Peugeot 208 de onde deriva.
RNo estande da
Renault poucas novidades maiores: o Fluence retocado – novo grupo óptico, enorme realce cromado para os faróis auxiliares -, lançamento e vendas em novembro; série limitada do Logan, a Exclusive. Para saber como será o picape Duster, principal lançamento da marca em 2015, a área de estilo enfeitou uma unidade.
SLinha da
Suzuki é refresco para a rede de revendedores, para aumentar a variedade de produtos. Além do Swift, recém apresentado; dos goianos jipinhos Jimny, terá duas versões do Grand Vitara – a Limited Edition, cor Bronze interior Bege, e sem estepe – porta eletrônico medidor da pressão em tempo real e aciona um alarme de perda de pressão. Se ocorridas com o automóvel fora de uso, à noite, por exemplo, há compressor e borracha líquida para encher e vedar o furo. Revestimento em couro e camurça, R$ 95.800. Outra versão, apenas com tração dianteira e transmissão automática. Família Vitara tem preços entre R$ 78.500 a R$ 104.300.
VVolkswagen focará objetivamente em seis lançamentos: Jetta, em versão Higline, motor 2.0 TSI, 211 cv e transmissão de 6V sistema dupla embreagem. Será produzido no Brasil no primeiro semestre. Versão do Fox, a Pepper, tipo carro conceito combinando novo motor 1.6 e 120 cv mais câmbio mecânico de seis velocidades; SpaceFox com melhor dotação de confortos internos, sensores de estacionamento, controle de estabilidade, navegador integrado; Space Cross; picape Saveiro cabine simples; e arremata com versão Dark Label do Amarok,
motor diesel 2.0, bi turbo, 180 cv, transmissão automática de 8 velocidades.
IngressosPara fomentar vendas e melhor administrar fluxo de público, a organizadora do evento Reed Exhibitions Alcântara Machado vende entradas antecipadas, até 29 de outubro – ou duração do estoque. Preços de R$ 24,30 no primeiro dia, a R$ 61,20 fins de semana. Pelo Facebook, há ingressos a partir de R$ 22.
IndoVá de taxi. Os acessos são funiculares e os estacionamentos, caros. Roupa leve. Sem ar condicionado, extremamente mal ventilado, é sauna coletiva. Não é responsabilidade do evento, mas da SP Turis, administradora do espaço.
Entrando, oriente-se sobre as saídas. O Anhembi é mal sinalizado neste aspecto. Por interesse ou conforto, vá à tarde, durante a semana, de menor frequência. À noite e finais de semana a área opera no limite máximo de sua capacidade.
Só receba os impressos do seu interesse. Não pegue todos para descartar depois, porque há muita gente de baixa educação gerando lixo, às vezes jogando-o no chão.
ServiçoSalão do Automóvel de São Paulo30.Outubro – 9.Novembro.2014 Horário: 14 – 22h (dia 30 de outubro); 13 – 22h (31 de outubro – 8 de novembro);Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana – S. Paulo————————————————————————————————–