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Troller TR4 2.015

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46Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Qua 25 Jun - 11:47

KÜLL



Troller T4 2015: consumo, preço (estimativa) e ficha técnica

Categorias: [url=http://www.car.blog.br/search/label/An%C3%A1lise de Usados]Análise de Usados[/url] , Ford , off-road , Troller 0 Comentários


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A Ford do Brasil divulga especificações adicionais do Novo Trollert T4 2015 - veículo da categoria off-road que chega totalmente reformulado em sua linha 2015.


Troller TR4 2.015 - Página 4 Novo+Troller+T4+2015+(13)

A carroceria do Novo Troller T4 é confeccionada de material compósito que combina aço e fibra de vidro, com maior facilidade de moldagem. Um aspecto negativo é o fato de o veículo não dispor de airbags, já que a categoria na qual ele se enquadra não exige tal item de segurança.

Troller TR4 2.015 - Página 4 Novo+Troller+T4+2015+(9)

Em termos dimensionais, o novo Troller T4 mede 4,095 metros de comprimento, 1,977 metros de largura e a distância entre-eixos é de 2,585 metros. A distância livre do solo está agora entre 20,8 cm (mínima) e 31,6 cm (máxima). O ângulo de ataque frontal é de 51 graus, enquanto o traseiro também é de 51 graus..

Troller TR4 2.015 - Página 4 Novo+Troller+T4+2015+(14)

A Ford informa que o novo Trollet T4 é capaz de atravessar alagamentos de até 80 cm de profundidade, sendo que o modelo vem com preparação de fábrica para a instalação de um snorkel - vendido como acessório.

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No que respeita à mecânica, o novo Troller T4 recebeu o motor cinco cilindros 3.2 Duratorq Turbo Diesel de 200 cv de potência e 48 kgfm de torque @ 1.700 rpm, associado com uma transmissão manual de seis marchas da picape. A tração pode ser selecionada para operar com tração traseira, 4x4 high (até 120 km/h) e 4×4 reduzida, por meio de comando eletrônico no console central.

O consumo de diesel do Novo Trollet T4 segundo a norma do INMETRO é o seguinte:

Ciclo urbano (cidade): 9,8 km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 12,3 km/l

Interior

Troller TR4 2.015 - Página 4 Novo+Troller+T4+2015+(2)

O painel adota o mesmo cluster de instrumentos da pick-up média Ranger, contendo computador de bordo, enquanto no console central temos ar-condicionado de comando digital com duas zonas de climatização.

Troller TR4 2.015 - Página 4 Novo-Troller-T4-2015-interior+(2)

O porta malas tem capacidade volumétrica de 134 litros.

Troller TR4 2.015 - Página 4 Novo-Troller-T4-2015-interior+(1)

Preços

Os valores oficiais do Novo Troller T4 2015 só serão divulgados quando o veículo estiver nas concessionárias - o que deve acontecer em agosto, mas estimativas seguras apontam que o preço ficará no intervalo entre R$ 110 mil e R$ 120 mil reais.



Ficha Técnica - Novo Troller T4 2014

Motor

  • dianteiro, longitudinal, cinco cilindros em linha, turbo de geometria variável, 3.198 cm³, diesel;
  • Potência: 200 cv a 3.500 rpm ;
  • Torque: 48 kgfm de 1.700 a 2.500 rpm;

Transmissão

  • manual de seis marchas,
  • tração 4×2 (traseira),
  • 4×4 e 4×4 reduzida;

Direção

  • hidráulica

Suspensão

  • eixos rígidos com molas helicoidais na dianteira e traseira;

Freios

  • discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS;
  • Rodas: aro 17 com pneus 265/65 R17;

Dimensões

  • Peso: 2.140 kg;
  • Porta-malas: 134 litros
  • Tanque: 62 litros;
  • comprimento 4.095 mm,
  • largura 1.977 mm,
  • altura 1.966 mm,
  • entreeixos 2.585 mm;

Capacidades

  • ângulo de entrada 51°,
  • ângulo de saída 51°
  • altura livre do solo 20,8 cm;

47Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Qua 25 Jun - 14:53

R8V


Administrador

Não aceito o fato de não ter airbags , de qualquer forma, sempre preferi o Jimny.

48Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Qua 25 Jun - 15:03

Fabiano



Será que este peso todo é da estrutura de fibra? Porque a Ranger pesa isso, ou temos ai um carro altamente porreta pra encarar todos desafios....

Mas agora que vi, não sabia que ele não iria receber os Airbags ainda que desconfiamos antes de que poderia ser pré-série, mas considero isso uma grande mancada, não vão conseguir exportar esse carro assim, e se for para instalar apenas para exportação que coloque logo em todos.....

http://www.oticainova.com.br

49Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Qua 25 Jun - 20:12

KÜLL



Novo Troller T4 2015: confira as primeiras impressões

  • Avaliações
  • Troller


25/06/2014
Troller TR4 2.015 - Página 4 700x393xnovo-troller-t4-2015-21-700x393.jpg.pagespeed.ic.o7CM3OrD8i
A Ford decidiu reinventar a Troller. E isso inclui não só uma nova geração do produto único da marca, o jipe T4, como também a reforma da fábrica em Horizonte, no Ceará, que duplicou a capacidade de produção para cerca de 300 veículos mensais. Na verdade, uma coisa tem muito a ver com a outra. Atualmente, sem exposição ou maiores investimentos em marketing, o modelo emplaca em média 100 unidades/mês. E mesmo que a partir de agosto o novo T4 chegue ao mercado até 15% mais caro que o atual – deve custar algo em torno de R$ 110 mil, contra R$ 96 mil –, a Ford imagina que possa até dobrar as vendas.
Uma das razões para este “otimismo” é que não há no mercado brasileiro um rival com características semelhantes. Os mais próximos seriam os importados Land Rover Defender e Jeep Wrangler, que custam bem mais. Se fossem separados em um segmento, o Troller teria nada menos que 80% do nicho. Segundo o marketing da Ford, um dado dá alento em relação ao potencial do T4: o número de fãs no Facebook.
Eles são em torno de 140 mil, ou 10 internautas para cada Troller vendido na história – foram pouco mais de 13 mil unidades desde que o T4 foi criado, em 1999. Para a marca, o novo T4 ganha em poder de atração para converter parte dessa admiração em vendas no mundo real.
Troller TR4 2.015 - Página 4 700x1045xnovo-troller-t4-2015-12-700x1045.jpg.pagespeed.ic.Cc9YO5fE-F
Exatamente para não espantar os “curtidores” do modelo, o design criou um tema de engrenagem estilizada, que é repetido em diversos itens. Mas buscou criar vínculos entre os T4 da nova e da antiga geração. Todos, basicamente, referências visuais, já que pouco sobrou do modelo anterior – 1.700 das 2 mil peças do utilitário são novas.
Na dianteira, esta conexão é feita pelos faróis principais redondos e a grade com grandes aberturas, na cor cinza. Esta grade se une à parte central do para-choque para formar um enorme “T”. Atrás, as lanternas quadrangulares buscam conservar o estilo anterior. Os para-lamas também se mantiveram bastante proeminentes. Uma novidade interessante é que os para-choques ganharam módulos nas extremidades que podem ser retirados para encarar trilhas mais pesadas.
Mecanicamente, o novo T4 importa diversos elementos da picape Ford Ranger. A começar pelo motor, que é o mesmo 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros e 20 válvulas, que rende 200 cv de potência e 48 kgfm de torque. Em relação ao T4 anterior, que usava um propulsor Maxion, este tem 32 cv e 9 kgfm a mais. O motor é gerenciado por uma transmissão de seis marchas. A tração 4X4 tem reduzida e é distribuída por dois diferenciais, sendo que o traseiro com escorregamento limitado.
Troller TR4 2.015 - Página 4 700x393xnovo-troller-t4-2015-31-700x393.jpg.pagespeed.ic.0-JqmdY1nw
A aplicação de um trem-de-força tão poderoso em um veículo com pouco mais de 2.100 kg evidencia a preocupação da Ford em preservar as reconhecidas capacidades off-road do T4. O novo chassi em longarina, desenvolvido especialmente para o modelo, ficou mais robusto. O jipe manteve a configuração com duas portas, quatro lugares – na verdade, um 2+2 – e tampa traseira pivotada, mas o ângulo de saída passou de 36º para 50º e o entre-eixos passou de 2,41 para 2,59 metros. Perdeu 5º para inclinação lateral – agora é 40º –, mas foi de 75 para 80 cm a profundidade para travessia.
A construção da carroceria também foi aprimorada. Ela ainda é feita com uma massa, chamada de compósito, formada por fibra de vidro com aço, semelhante à usada no Chevrolet Corvette. Só que agora ela é moldada a quente em prensa – e não mais manualmente. Isso aumenta a produtividade e dá melhor padrão de acabamento.
De fato, a Ford teve a intenção de tirar do Troller o ar de veículo adaptado, que o modelo anterior ostentava, com comandos e peças evidentemente aproveitadas de outros modelos da marca. Agora, consoles, painéis, instrumentos e todos os detalhes internos se harmonizam com a mesma lógica do design externo. Depois de oito anos de domínio sobre a marca cearense, a intenção da Ford com o T4 é trocar de vez a imagem de jipe improvisado pela de um respeitável off-road.
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Primeiras impressões – Quanto mais tosco melhor
Vinhedo/SP – A Ford diz que o Troller T4 não é para ser o segundo, mas sim o terceiro carro da família. Inclusive porque não é um jipinho de fino trato. Para começar, acessar os assentos da frente já exige esforço, enquanto os de trás quase requer contorcionismo. A suspensão aguenta o tranco, mas não filtra absolutamente nada. A Ford até aumentou a espessura da espuma dos bancos, mas não foi de grande ajuda.
Achar uma posição confortável de dirigir é complicado, pois o volante só tem regulagem de altura, os ajustes dos bancos são esparsos. É o motorista que se adapta ao carro, e não o contrário. As marchas são duras e imprecisas. O comportamento dinâmico não inspira a menor confiança e parece que o T4 vai tombar na primeira curva. Enfim, a Ford fez tudo para agradar os consumidores potenciais de um carro como o T4, que costumam considerar refinamento um sinal de fraqueza.
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Aliás, força é o que não falta ao novo T4. O motor de 200 cv e 48 kgfm de torque não demonstra o menor esforço para lidar com o jipão de 2.100 kg, seja morro acima ou pirambeira abaixo, quando o freio-motor dispensa até o uso do freio convencional. Os pneus 255/65 R 17 ultrapassam costelas, lombadas e erosões sem dificuldade. A carroceria que torce bastante e a suspensão de curso longo facilitam contato com o solo, mesmo em desníveis acentuados.
Apesar de ser um veículo absolutamente bruto, nesta nova geração do Troller houve até uma pequena condescendência por parte da Ford. O T4 anterior tinha roda livre manual, daquelas que obrigavam o motorista descer e travar o eixo dianteiro para utilizar a tração 4X4. Agora, o acoplamento é elétrico, mas o sistema ainda é totalmente mecânico. Nada de ABS “pinçando” a roda que gira em falso e nada de bloqueio manual de diferencial. Apenas o diferencial traseiro tem escorregamento limitado.
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Deve-se reconhecer que há ainda outros confortos a bordo, como ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, som com Bluetooth etc. Mas é o que se considera, hoje em dia, como o mínimo indispensável. Nem mesmo airbag o T4 tem – para isso, se vale de uma norma específica para veículos off-road.
Nesta geração, saiu de cena o clássico teto rígido, que podia ser desaparafusado e guardado. Agora o modelo vem com um duplo teto solar. O espaço interno, mesmo com o ganho de 18 cm no entre-eixos, melhorou pouco. Atrás, dois adultos vão com algum desconforto – embora existam cintos de segurança para três passageiros.
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Ficha Técnica – Troller T4
Motor: Diesel, dianteiro, longitudinal, 3.198 cm³, cinco cilindros em linha, turbo, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral por acionamento elétrico e reduzida. Não oferece controle de tração.
Potência máxima: 200 cv a 3 mil rpm.
Torque máximo: 48 kgfm a entre 1.750 e 2.500 rpm.
Diâmetro e curso: 89,9 mm X 100,7 mm. Taxa de compressão: 15,5:1.
Suspensão: Dianteira e traseira por eixo de torção com barra estabilizadora e barra Panhard. Molas helicoidais e amortecedores de dupla ação. Não oferece controle de estabilidade.
Pneus: 255/65 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e maciços atrás, com ABS e EBD.
Carroceria: Utilitário com carroceria em compósito sobre chassi de longarinas, com duas portas e cinco lugares. Com 4,10 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,96 m de altura e 2,58 m de distância entre-eixos. Não dispõe de airbags.
Peso: 2.140 kg com 420 kg de carga útil e 750 kg rebocáveis.
Capacidade off-road: 51º de ângulo de entrada e de saída, 45º de inclinação de rampa com reduzida, 40º de inclinação lateral, 80 cm de capacidade de imersão e vão livre para o solo de 31,1 cm entre os eixos e de 20,8 com sob o diferencial traseiro.
Capacidade do porta-malas: 134 litros/558 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Tanque de combustível: 62 litros.
Produção: Horizonte, Ceará.
Lançamento: Agosto de 2014.
Itens de série: Ar-condicionado, trio elétrico, computador de bordo, ABS, roda de liga leve de 17 polegadas, direção hidráulica e rádio/CD com Bluetooth.
Preço estimado: R$ 110 mil.
Por Auto Press

50Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Qui 26 Jun - 18:22

KÜLL



26/06/2014 - 17h00

NOTÍCIAS > UTILITÁRIO ESPORTIVO



Repercussão pode dar início à internacionalização da Troller
Novo T4 feito em Horizonte (CE) agradou a público e crítica de outros países

Rodrigo Ribeiro
Colaboração para o Carpress, em Itupeva (SP)

Troller TR4 2.015 - Página 4 Lg-share-en






Divulgação
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Agora o Troller T4 pode ganhar o mundo


Revelado no final do último mês – e avaliado por Carpress nesta semana –, o novo Troller T4 agradou entusiastas por trilhas e off-road não só pelo Brasil, mas também fora dele.

Logo após a divulgação das primeiras imagens, o novo jipe feito em Horizonte (CE) chamou a atenção de leitores e da crítica internacional, especialmente nos Estados Unidos e no Oriente Médio.

“Ficamos surpresos com os comentários e elogios vindos de outros países, mas nosso foco ainda é o Brasil”, afirma Wilson Vasconcellos, gerente de marketing da Troller. O executivo, porém, não escondeu que há chances de o jipe brasileiro brilhar no exterior, inclusive com exposição em salões internacionais.

Voltado a um nicho lucrativo, o Troller T4 sofria com a produção reduzida de sua única fábrica, no Ceará. Contudo, a linha de montagem foi modernizada e, segundo Vasconcellos, poderia triplicar sua capacidade produtiva rapidamente – atualmente a marca produz cerca de 80 carros por mês.

51Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Sex 27 Jun - 11:05

Grilo

Grilo
Administrador

As opções de cores da Troller são sempre bem interessantes; ao menos visualmente, dá impressão que compram as tintas de diversas montadoras - esse azul e o vermelho-ferrugem lembram muito os oferecidos pela Fiat.

Agora, a falta de airbags e esse aumento considerável no preço, podem comprometer seu sucesso.

http://www.autouniverso.com.br

52Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Qua 16 Jul - 22:54

KÜLL



NOVO TROLLER T4 IRÁ CUSTAR R$ 110.990
Segunda geração ficou bem mais cara que a original, vendida por R$ 96.844


por GUILHERME SILVEIRA, DE HORIZONTE (CE)

 



Troller TR4 2.015 - Página 4 B_AT_MENSAL
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16/07/2014 18h58 - atualizado às 19h00 em 16/07/2014

Troller TR4 2.015 - Página 4 Troller-t4
Troller T4 (Foto: Renato Durães)
A Ford finalmente revelou o preço do novo Troller T4 que, conforme a própria marca havia adiantado, ficou mais caro em relação ao anterior. O modelo que começa a ser vendido em setembro parte de R$ 110.990 contra R$ 96.844 de antes.
O belo aumento não impede a ambição do fabricante, que pretende vender 250 carros por mês, face as 100 unidades mensais emplacadas pela geração anterior. Graças ao processo de fabricação mais moderno, a fábrica de Horizonte (Ceará) passou a contar com maior capacidade produtiva.
 Antes fabricado quase que artesanalmente com fibra de vidro laminada manualmente, agora o T4 passou a contar com peças injetadas e prensadas em um molde, processo chamado de Sheet Mold Compound (SMC). Com isso, a Troller planeja produzir cerca de três mil unidades por ano. O plano de expansão também inclui a abertura de novas concessionárias, principalmente na região Norte do Brasil.

53Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Qua 16 Jul - 23:39

Grilo

Grilo
Administrador

Quero ver se vai emplacar...

http://www.autouniverso.com.br

54Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Qui 17 Jul - 10:50

R8V

R8V
Administrador

Na AE, mencionaram que no site teria um comparativo dele com o Wrangler, mas não consegui localizar...

55Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Sex 25 Jul - 15:50

KÜLL



Teste: Troller T4 - Alternativa nativa
25/07/2014 14:30 - Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias
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Troller TR4 2.015 - Página 4 14063091921792
A cearense Troller usa tecnologias da Ford para dar um “upgrade” generalizado no novo T4

por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press

Ao longo de seus 17 anos de existência, a Troller conquistou muitos fãs. A fábrica de veículos off-road em fibra de vidro localizada na cidade de Horizonte, na periferia da capital cearense, ganhou prestígio entre os “jipeiros” pelo bom desempenho em diversas competições fora de estrada, como o Rally dos Sertões e o Paris-Dakar. Em 2007, o controle da Troller foi assumido pela Ford. Mas só agora a multinacional norte-americana, após investir na reforma da fábrica, propõe mais sinergias com a pequena montadora nordestina. O resultado é a nova geração do T4, atualmente o único modelo da Troller. Com engenharia 100% nacional, sua proposta foi ampliar a essência off-road, entregando um veículo mais avançado em termos de conveniência. Embora continue a ser um modelo de nicho, a Troller planeja quase duplicar a produção: quer montar cerca de 250 unidades do T4 por mês.

Segundo a Troller, tudo é novo no T4 2015. Na verdade, cerca de 85% das peças são realmente novas. Projetado no Centro de Design e Engenharia da Ford em Camaçari, na Bahia, o veículo cresceu em comprimento, altura, largura e entre-eixos – 4,09 m, 1,96 m, 1,97 m e 2,58 m, respectivamente. Apoiada em um chassi de longarinas, a carroceria combina uma estrutura tubular metálica com revestimentos em compósito SMC, que mistura fibra de vidro com aço. Em termos estéticos, o objetivo da nova geração foi modernizar, mas sem perder a identidade. Como uma espécie de “firula estilística”, recorrentes detalhes da carroceria e no interior remetem à letra “T” – que também compõe a logomarca – estilizada. O conjunto frontal, formado pela grade e lanternas, é o “T” mais evidente. O T4 vem com protetor frontal e estribos laterais integrados à carroceria, bagageiro com barras transversais ajustáveis e aerofólio na tampa traseira com brake-light integrado, além de tomada de ar em posição elevada preparada para a instalação de snorkel e base para guincho integrada. Já no interior, o novo visual é mais contemporâneo e os revestimentos aparentam melhor qualidade que os anteriores. E ainda dá para lavar o piso do interior com uma mangueira sem qualquer problema – e o T4 dispensa os drenos, pois o escoamento da água é feito pelos batentes de portas, que são mais baixos.

Troller TR4 2.015 - Página 4 Te220714-05

Mas a maior novidade está abrigada sob o vasto capô. O esforçado motor Maxxion de 168 cv e 39 kgfm deu lugar ao moderno Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv de potência e 48 kgfm de torque na faixa de 1.750 a 2.500 rpm, que é o mesmo da Ranger. A picape da Ford também “empresta” o câmbio manual de seis velocidades, mas o T4 conta com opções de tração 4X2, 4X4 High – recomendada para pisos escorregadios, com engate a até 120 km/h – e 4X4 Low – reduzida, para uso extremo, em atoleiros e rampas. Nesse modelo 2015, podem ser acionadas por um seletor giratório no console central. Comando eletrônico de tração, diferencial traseiro autoblocante e freio a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento ABS e EBD – que distribui a força da frenagem nas rodas – são de série. Já os airbags não existem – são dispensados em modelos off-road porque podem ser acionados indevidamente em uso radical. Há modelos “todo terreno” em que as bolsas de ar podem ser desativadas pelo motorista na hora de encarar as trilhas – não foi a opção do novo T4.

Dentro da proposta de ser mais “civilizado”, o T4 vem com ar-condicionado digital “dual zone”, CD-MP3 player com entrada auxiliar, USB e Bluetooth, vidros e espelhos elétricos, bagageiro de teto, lanternas de leds, teto solar duplo de vidro e rodas de alumínio de 17 polegadas com pneus de uso misto – para trilhas radicais, a melhor opção é trocar por pneus off-road. A linha de acessórios originais – disponíveis nas concessionárias – chega aos 130 itens. Inclui acessórios como snorkel, guincho, para-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço e bagageiro. E também uma série de protetores – do cárter, câmbio, caixa de transferência, escapamento dianteiro, intermediário e traseiro e tanque – para percursos mais inóspitos.

O preço do novo T4 parte de R$ 110.990. Uns 15% acima dos R$ 96.850 da versão anterior, mas ainda bem competitivo em relação aos modelos de entrada das marcas importadas com tradição no off-road, como a norte-americana Jeep e a inglesa Land Rover. Enquanto não se inauguram as fábricas da Jeep em Pernambuco e da Land Rover no Rio de Janeiro, o que deve acontecer a partir de 2015, o “todo terreno” cearense quer aproveitar a vantagem competitiva. As vendas começam em agosto.

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Ponto a ponto

Desempenho: ­ O Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros dá e sobra para as necessidades do T4, tanto no asfalto quanto nas trilhas. Com 200 cv de potência e 48 kgfm de torque na faixa de 1.750 a 2.500 rpm, embala os 2.140 kg do veículo sem resfolegar. O câmbio manual de seis marchas, apesar dos engates um tanto duros, ainda ajuda a otimizar o rendimento do conjunto. Segundo a Troller, o zero a 100 km/h pode ser feito em 12,3 segundos. Mas é no off-road que o “powertrain” herdado da Ranger mostra toda a sua eficiência. O torque bem elevado, que já aparece em giros baixos, é o impulso que ajuda a tirar o T4 das situações mais difíceis. Nota 9.
Estabilidade: ­ No asfalto, uma carroceria alta dificilmente “faz bonito” quando se encontra um trajeto sinuoso em alta velocidade. Com sua suspensão calibrada para as trilhas, o T4 aderna bastante nas curvas rápidas – o que é uma forte recomendação para diminuir a velocidade nas próximas. Nas retas, em altas velocidades, o modelo apresenta um ligeiro “efeito gangorra”. Ou seja, como ocorre nos barcos, alterna constantemente a sensação que a frente subiu um pouco com a percepção que a traseira se elevou. Já nas trilhas, o que era desvantagem vira um trunfo. A suspensão hiperdimensionada se sente “em casa” e encara lamaçais, buraqueiras e dunas, sem dar sinal de temor. Nota 7.
Interatividade: ­ Os comandos do novo T4 estão mais à mão e seu acionamento quase sempre é intuitivo. Mas há detalhes importantes que mereceriam ser aperfeiçoados. O câmbio – que é o mesmo da Ranger – foi reforçado para o uso off-road, mas na utilização urbana oferece engates ásperos demais. Os pedais também não são dos mais ergonômicos – são um tanto duros, demasiadamente juntos e parecem mais deslocados para a direita do que deveriam ser. E a larguíssima coluna traseira ajuda a criar vários “pontos cegos” – melhor redobrar a atenção nas ultrapassagens. No off-road, o botão giratório dos modos de tração 4X2, 4X4 High e 4X4 Low tem acionamento fácil. Nota 5.
Consumo: ­ O novo T4 ainda não foi avaliando pelo InMetro. A Troller afirma que o T4 consegue a média de 8,85 km/l de diesel em um percurso urbano e 11,93 km/l em estrada. Se render isso mesmo, não será nada mal. Nota 8.
Conforto­: Apesar da evolução em relação ao modelo anterior, não é o forte do T4. Os novos bancos dianteiros são até aconchegantes. Mas, em um modelo que ultrapassa os R$ 110 mil, era de se esperar que tivessem regulagem elétrica, pelo menos para o motorista. É um veículo pensado para levar duas pessoas – o banco traseiro é mais um “quebra-galho”. Quem vai atrás não corre riscos de bater a cabeça, mas falta espaço para as pernas. Além disso, o encosto traseiro é posicionado de forma excessivamente vertical – quase 90 graus em relação ao assento –, o que o torna muito desconfortável para viagens longas. Uma inclinação de poucos graus reduziria o incômodo. Já o isolamento acústico até ganhou alguma eficiência em relação ao T4 antigo, mas ainda não é dos melhores. Nota 6.
Tecnologia: ­ O motor Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros e 20 válvulas é o grande destaque tecnológico do novo T4. Mas ar-condicionado digital “dual zone”, CD-MP3 player com entrada auxiliar, USB e Bluetooth e lanternas de leds também são bons reforços nesse aspecto. Para o uso off-road, a opção de tração 4X2, 4X4 High e 4X4 Low é bastante importante. Mas o grande ponto negativo é a opção pela ausência de ABS – algo permitido pela legislação brasileira para veículos off-road. O melhor seria adotar um esquema de airbags desativáveis opcionalmente pelo motorista. Suprimir o equipamento pode até baratear o custo e ser recomendável nas trilhas, mas torna o T4 efetivamente menos seguro nas estradas e no uso urbano. Nota 7.
Habitabilidade: O número de porta-objetos aumentou bastante – outra boa contribuição da Ford. Mas o T4 é bastante alto e o acesso é complicado – é preciso usar as alças no alto da porta para chegar aos bancos. Na dianteira nem é tão difícil se instalar. Mas, como só há duas portas, pessoas com problemas de coluna devem evitar os bancos traseiros, que requerem algum contorcionismo para serem acessados. Além disso, o posicionamento excessivamente vertical do banco traseiro desestimula ficar muito tempo ali. Os vidros traseiros fixos reforçam uma sensação claustrofóbica no banco de trás, um pouco atenuada pelo duplo teto solar – que também não se abre. Nota 6.
Acabamento: Até se espera uma certa rusticidade de modelos como o T4. Mas, para um carro de mais de R$ 110 mil, o acabamento do veículo da Troller se mostrou bem abaixo do esperado. Deve-se ressaltar que o modelo avaliado era um “pré-série” e que os veículos de venda devem receber um controle de qualidade melhor. A bordo dele, não era difícil encontrar rebarbas e sobravam falhas na montagem e na colagem dos revestimentos internos. Pelo menos as peças internas “emprestadas” de modelos da Ford agora são usadas de forma mais harmônica – e representam uma evolução em relação ao T4 anterior. Nota 6.
Design:­ Mesmo sem trazer nada de revolucionário, o novo design fez bem ao T4. Lembra bastante o protótipo TR-X, apresentado em 2012, no Salão de São Paulo. É um veículo imponente e chama a atenção por onde passa. A intenção dos designers, de valorizar a robustez do modelo, foi plenamente atingida. Por dentro, a evolução estilística também foi notável. Nota 8.
Custo/Benefício : Mesmo com a maior oferta de tecnologia embarcada no T4, fica difícil justificar a elevação de quase 15% no preço. O valor inicial de R$ 110.990 é “salgado”, mas ainda bastante abaixo de Jeep Wrangler e Land Rover Defender, que oferecem recursos off-road similares. Boa parte dos equipamentos são oferecidos como acessórios nas concessonárias – segundo a marca, há consumidores que chegam a gastar R$ 80 mil para equipar e personalizar seus veículos. Mas a compra desse gênero de veículo – os chamados “sonhos de consumo” dos lameiros – normalmente não é das mais racionais. O T4 é um “brinquedo de adultos ricos”. Certamente haverá gente disposta a pagar. Nota 7.
Total: O Troller T4 somou 69 pontos em 100 possíveis.

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Primeiras Impressões

Dois lados da moeda

Caucaia/CE - O T4 é desajeitado no uso urbano. É alto demais, não tem muito jogo de direção, a retrovisão não é das melhores e é difícil de estacionar em vagas compactas. O câmbio de engates um tanto duros também não é favorável no “para e anda” do trânsito cada vez mais complicado das grandes cidades. Além disso, os acessos não são fáceis e é necessário “escalar” o carro para entrar – principalmente para quem vai nos bancos traseiros. Nas estradas, em retas de altas velocidades, o modelo apresenta algum “efeito gangorra” – oscila alternadamente, para cima e para baixo, a dianteira e a traseira. Nas curvas em alta, aderna de forma expressiva – o que recomenda um modo de dirigir bem mais pacato.

Mas o T4 se propõe a ser o terceiro carro de uma família, utilizado em momentos de lazer no final de semana, para trafegar por trilhas, andar em áreas alagadas ou passear à beira mar. Ou seja, eventuais problemas no uso urbano perdem a relevância quando o T4 se depara com seu verdadeiro “habitat”: o off-road. Nas trilha e dunas cearenses, a suspensão esbanjou eficiência e encarou sem dificuldades os obstáculos que apareceram. Mas o que mais impressiona é o desempenho do motor Duratorq no off-road. Como o torque máximo aparece já em 1.750 rpm, o veículo oferece toda sua força sempre que se precisa dele.

Nas situações mais “cascudas” de off-road, os modos de tração 4X4 High e 4X4 Low ajudam a deixar qualquer coisa para trás. E os para-choques ganharam módulos nas extremidades que podem ser removidos, para encarar trilhas mais árduas. As capacidades off-road também foram melhoradas. Os ângulos agora são 51° de entrada e saída, 30° para transposição de rampa, 45° de aclive máximo e 40° de inclinação lateral. A imersão máxima fica em 80 cm. Ou seja: quem gosta de trilhas tem tudo para se divertir bastante a bordo do T4.

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Ficha Técnica

Troller T4

Motor: Diesel, dianteiro, longitudinal, 3.198 cm³, cinco cilindros em linha, turbo, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral por acionamento elétrico e reduzida. Não oferece controle de tração.
Potência máxima: 200 cv a 3 mil rpm.
Torque máximo: 48 kgfm a entre 1.750 e 2.500 rpm.
Diâmetro e curso: 89,9 mm X 100,7 mm. Taxa de compressão: 15,5:1.
Suspensão: Dianteira e traseira por eixo de torção com barra estabilizadora e barra Panhard. Molas helicoidais e amortecedores de dupla ação. Não oferece controle de estabilidade.
Pneus: 255/65 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e maciços atrás, com ABS e EBD.
Carroceria: Utilitário com carroceria em compósito sobre chassi de longarinas, com duas portas e cinco lugares. Com 4,10 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,96 m de altura e 2,58 m de distância entre-eixos. Não dispõe de airbags.
Peso: 2.140 kg com 420 kg de carga útil e 750 kg rebocáveis.
Capacidade off-road: 51º de ângulo de entrada e de saída, 45º de inclinação de rampa com reduzida, 40º de inclinação lateral, 80 cm de capacidade de imersão e vão livre para o solo de 31,1 cm entre os eixos e de 20,8 com sob o diferencial traseiro.
Capacidade do porta-malas: 134 litros/558 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Tanque de combustível: 62 litros.
Produção: Horizonte, Ceará.
Lançamento: Agosto de 2014.
Itens de série: Ar-condicionado, trio elétrico, computador de bordo, ABS, roda de liga leve de 17 polegadas, direção hidráulica e rádio/CD com Bluetooth.
Preço: R$ 110 990 (sem opcionais).

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COMENTÁRIOS: Colei só por conta da cor do carro.

56Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Sex 25 Jul - 17:32

R8V

R8V
Administrador

Gostei da cor!

Vejo um problema no Troller: ele é muito pesado para o off road, assim, vai ficar preso na lama...

E aquele TAC, como é?

57Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Sex 25 Jul - 18:00

Fabiano

Fabiano

O peso não é um fator ruim, um 4x4 pesado, sempre consegue chegar a terra firma mais facilmente e imprimir mais tração que um 4x4 mais leve, isso é padrão, quando mais pesado, melhor é seu desempenho em situação gerais de off road.

Mas alguma coisa aconteceu com esses pneus, são pequenos demais....

http://www.oticainova.com.br

58Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Sex 25 Jul - 18:19

KÜLL



R8V escreveu:Gostei da cor!

Vejo um problema no Troller: ele é muito pesado para o off road, assim, vai ficar preso na lama...

E aquele TAC, como é?

COMENTÁRIOS: Segundo a coluna do Roberto Nasser, se não me engano, o TAC é finado, já era...

59Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Sex 25 Jul - 23:16

Grilo

Grilo
Administrador

Uma pena a TAC, tinha potencial.

Quanto a capacidade off-road, sempre li (e tb comprovei) que os mais leves tem vantagem...

Nunca me esqueço de uma vez que vi um Troller e um Defender atolados e um Jimmy passou no mesmo trecho com facilidade - e na volta ofereceu ajuda.

http://www.autouniverso.com.br

60Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Sáb 26 Jul - 10:43

KÜLL



Na Car & Driver deste mês, eles levaram o modelo a uma trilha perto de SP, onde já tinham levado o modelo anterior, os dois com os pneus mais urbanos. Nos dois casos, embora valente, o modelo atolou, sendo que o novo, chegou a TOMBAR. Acho o fim a fábrica colocar, ou deixar colocar, o jipe em uma trilha destas sem fornecer os pneus devidos; é depor contra o próprio produto.

61Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Ter 29 Jul - 18:55

Grilo

Grilo
Administrador

KÜLL escreveu:Na Car & Driver deste mês, eles levaram o modelo a uma trilha perto de SP, onde já tinham levado o modelo anterior, os dois com os pneus mais urbanos. Nos dois casos, embora valente, o modelo atolou, sendo que o novo, chegou a TOMBAR. Acho o fim a fábrica colocar, ou deixar colocar, o jipe em uma trilha destas sem fornecer os pneus devidos; é depor contra o próprio produto.

Exato! Ou é utilitário ou não é...

http://www.autouniverso.com.br

62Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Sex 31 Out - 15:45

R8V

R8V
Administrador

63Troller TR4 2.015 - Página 4 Empty Re: Troller TR4 2.015 Sex 31 Out - 19:07

Fabiano

Fabiano

Eita hehehe, da pra ter ido de Picanto buscar o cachorro...

http://www.oticainova.com.br

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