VW Golf ultrapassa Cruze e Focus no começo de novembro
Categorias: Golf , [url=http://www.car.blog.br/search/label/Golf G7]Golf G7[/url] , mais-vendidos , Mercado 24 Comentários
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O segmento de hatchs médios do mercado brasileiro é um dos mais animados dos últimos tempos tanto em relação à novidades quanto à disputas de mercado, já que em 2013 vimos o Ford Focus iniciar na liderança, depois superado pelo Chevrolet Cruze HB e, agora, no primeiro dia de vendas de novembro observamos o [url=http://www.car.blog.br/search/label/Golf G7]VW Golf[/url] assumindo a liderança.
Evidentemente que por se tratar de apenas um dia não se pode tomar o resultado como um tendência, mas, de qualquer forma, as 107 unidades vendidas do Golf em apenas um dia é um indicador de que o hatch médio da Volkswagen está agradando os consumidores.
A tendência de subida do Golf já tinha ficado claro em outubro, quando o hatch médio da Volkswagen emplacou 1.830 unidades, ficando com a segunda posição geral no ranking de hatchs médios, sendo superado apenas pelo [url=http://www.car.blog.br/search/label/Cruze Sport6]Chevrolet Cruze HB[/url], com 2.193 unidades.
Hatchs médios - vendas no primeiro dia de novembro |
O Ford Focus ficou, em outubro, com a terceira colocação, vendendo 1.404 carros.
Na sequencia tivemos o Peugeot 308, com 897 vendidos à frente do Fiat Bravo, o qual teve 667 carros comercializados em outubro. O Hyundai i30, que vem sendo objeto de campanhas agressivas de preços, viu suas vendas caírem de 371 em setembro para 304 em outubro, evidenciando que o modelo sul-coreano pode estar perdendo também compradores para o Novo Golf.
Novo Golf - disponibilidade nas concessionárias
A boa performance de vendas do Golf pode ser explicada por três aspectos. O primeiro deles é que temos uma somatória de vendas de dois carros distintos: o Golf geração 4,5, de fabricação nacional e que vende em média 750 unidades por mês.
E também o Novo Golf - carro importado da Alemanha, e que começou a ser vendido no Brasil no final de outubro.
Em segundo lugar temos a precificação que foi estabelecida pela Volkswagen para o Novo Golf. Com preços iniciais de R$ 68.000 reais para a versão de entrada manual, temos um carro já bastante completo, com sete airbags, sistema multimídia, direção e freio de estacionamento com assistência elétrica, um motor 1.4 TSI com boa eficiência e acabamento irrepreensível tanto no que respeita à montagem quanto aos materiais.
É importante observar que mesmo o Golf Highline na versão básica traz um revestimento interno que pode ser considerado de luxo, com uma padronagem que mescla Alcântara (espécie de camurça) com tecido em uma tonalidade quartz de visual sóbrio e bom gosto.
Essa padronagem é encontrada também no Golf Highline com pacote de acabamento Elegance (carro branco das fotos acima), que também não conta com os faróis dianteiros com luzes de LED.
Entretanto, quem deseja maior sofisticação pode subir um pouco na tabela de preços e optar pelo Exclusive (foto acima e, abaixo, seu interior), com revestimento em couro interior e luzes de LED dianteiras, além de uma série de itens adicionais.
E, por fim, temos a questão da disponibilidade do carros nas concessionárias. Para um carro importado da Alemanha, seria de se esperar que haveria certa restrição de oferta do carro, sobretudo nas etapas iniciais de comercialização.
Entretanto, não é isso que estamos observando na prática. A Volkswagen está colocando vários exemplares do Novo Golf em suas concessionárias no Brasil, que estão conseguindo atender a demanda dos consumidores pelo carro em poucos dias.
Conclusão
O Volkswagen Golf volta a disputar a liderança do segmento de hatchs médios no mercado brasileiro graças a uma estratégia da VW que colocou o carro em preços adequados para o seu segmento e também à boa disponibilidade do carro nas lojas.