Divisão estrangeira da Hyundai despenca nas vendas no Brasil
Em apenas dois anos, modelos vendidos pelo grupo CAOA têm queda de 60% nas vendas, na contramão do sucesso dos modelos nacionais da marca
Ricardo Meier |
7/8/2013 11:50
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Montagem-iG
O Azera mudou de geração e custa quase R$ 50 mil a mais
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Com a família
HB20, a
Hyundai entrou definitivamente para o hall das marcas mais vendidas do Brasil. O sucesso só não é maior porque a fábrica, no interior de São Paulo, não dá conta da demanda, bem acima das 150 mil unidades anuais de capacidade instalada. Mas o ambiente de festa da divisão “nacional” da empresa contrasta com a situação dos modelos importados, responsabilidade do
grupo CAOA.
Levantamento do
iG revela que os veículos "estrangeiros" da Hyundai tiveram uma queda nas vendas de cerca de 60% num intervalo de dois anos. Em 2011, ano em que a restrição de importação ainda não havia tido efeito, a CAOA vendia em média quase 10 mil unidades no Brasil (9.987), já nos primeiros sete meses de 2013, a empresa comercializou em média apenas 4.067 veículos por mês, sem contar aí sua linha de caminhões leves.
A queda mais impressionante ocorre com o hatch médio
i30. O modelo dominou o segmento por vários meses graças ao preço acessível e visual atraente. A nova geração, lançada este ano, no entanto, não conseguiu repetir o feito. Mesmo maior, mais sofisticada e bela, a versão chegou com preços proibitivos e nem mesmo a redução deles tirou o modelo do ostracismo.
Veja também: Como vendem os lançamentos de 2013Outro caso que exemplifica a queda ocorre com a dupla de sedãs de luxo
Sonata e
Azera. Em 2011, os dois vendiam em média em torno de 700 carros por mês. Este ano, o Azera não passou de 185 unidades e o Sonata foi pior – meros 29 carros por mês.
Fim de festaÉ fato que a Hyundai sentiu o efeito do aumento do IPI para modelos importados, mas também é claro o movimento de valorização de seus modelos que passaram a ser mais desejados e sofisticados. O Azera da geração anterior, por exemplo, chegou a ser vendido na casa dos R$ 70 mil e hoje não sai por menos de R$ 116 mil. O sedã
Elantra, que deveria brigar diretamente com Civic e Corolla, custa quase R$ 100 mil. Já o
novo Santa Fe segue pelo mesmo caminho: custa acima de R$ 140 mil na versão de 5 lugares quando a geração anterior podia ser adquirida por R$ 100 mil há um ano.
Prejuízo menorDos modelos importados pela marca, o
ix35 foi o que menos viu seu público diminuir. Se em 2011 cerca de 1.100 exemplares eram emplacados todos os meses este ano a média caiu para 900, ou 20% menos.
Como a expectativa é que o modelo seja montado no Brasil neste semestre, a Hyundai pode até recuperar algum terreno perdido nos últimos meses. Mas voltar aos tempos das vendas fáceis e das lojas cheias parece ser algo bem difícil de acontecer.
*Emplacamentos divulgados pela Fenabrave