Achei que fosse só a Renault que tivesse retirado o filtro do seus carros, não sabia das Japas.
Utilizei um spray para limpeza do sistema, ficou um cheiro de "lavanda" bem fraco (eu não gosto desse cheiro, mas não me incomodou) e não notei diferença na ventilação, aparentemente diminuiu o ruido, não sei se foi pela limpeza no ventilador, por causa do filtro ou ambos.
Ele anda bem, até os 140 Km/h é bem aceitável, da pra entrar nas curvas quase como o A3, a direção mais dura (em relação à outras marcas) ajuda muito tb, acima disso ele passa a impressão de "leveza" que não é muito bem vinda nesses caso, já o A3 segue tranquilo até os 180 Km/h como se estivesse à apenas 80 Km/h.
O modo esport do A3 é no cambio mesmo, não é acionado por botão, automaticamente vc pisando mais ele atrasa a troca das marchas, tem outro recurso (oculto) do A3 que é bem interessante, se vc pisar fundo, bem fundo mesmo, vai parecer que vc esta quebrando uma peça até, ele dá um salto enorme nos giros, o carro muda o ronco e dispara, algo meio irracional de se fazer numa rodovia, e não é o kick-down, esse vem bem antes e não precisa atolar o pé no fundo pra ativar, descobri isso num fórum, no manual não diz nada, inclusive afirmei que isso não existia, era apenas o kick-down, até que um dia experimentei pisar sem medo e existe mesmo.
O som é uma porcaria, já desmontei o alto-falante do motorista por causa de ruído, coloquei de volta e parou, e outro da porta traseira direita não funcionava, só mexi nele e voltou, mas são muito inferiores ao meu antigo Clio Sedan RT, onde coloquei um módulo e um sub de 12", diminui os graves pelo aparelho original mesmo e mesmo em volumes altos ficava muito bom, estou com a caixa aqui mas desisti de colocar pq o porta-malas é bem menor e o som original não vai dar conta, teria que trocar.
O sistema flex é meio impreciso, estou com 40% de álcool no tanque agora e ele não aciona, porém pega de primeira, mas as vezes ele resolve baixar o giro muito cedo, mesmo estando ainda com o motor frio o que faz ele morrer fácil se não acelerar mais num cruzamento, por exemplo.
As correias teriam sido trocadas com 45 mil Km, não sei se é possível verificar com exatidão isso, não existe notas dos serviços executados, mas tudo o que me foi falado foi verificado e estava feito, como a troca dos discos e pastilhas recentemente.