AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Grupo PSA prepara novos motores 1.6 16V

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

KÜLL



Posted on 03. fev, 2011 by Alexandre Soares in Citroën, Peugeot

Grupo PSA prepara novos motores 1.6 16V 308blgg
Peugeot 308 hatch terá novo motor 1.6 16V com comando de válvula variável

O Grupo PSA (Peugeot/Citroën) trabalha no desenvolvimento de novos motores 1.6 16v flex, a nova geração desses propulsores terá comando de válvula variável. Provavelmente a potência será revista e os planos a princípio são equipar primeiramente os hatchs medios da marca.

FONTE:

A estreia do novo propulsor deve estrear no 308 hatch e depois no C4 hatch. Só depois de estrear na dupla é que os motores deverão ser estendidos aos demais modelos do grupo.

Foto | Gladyston Rodrigues/Especial para o Autos Segredos

FONTE: http://autossegredos.com.br/?p=6856


COMENTÁRIOS: Bom mesmo seria se ao menos tivéssemos o motor Prince por aqui. Ao menos esta unidade deve ajudar o AirCross a sentir menos o peso quando carregado.

Fabiano

Fabiano

E essa unidade Prince tem mais torque e potencia do que o atual ou fica na mesma, lembro me que a PSA inaugurou uma fabrica de motores recentemente, mas para blocos de ferro fundido e cabeçotes de aluminio.

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Essa unidade Prince substitutiu os Tritec pela Mini e passou a equipar os PSA, tem blocos com 1.4 e 1.6 litros com 16 válvulas e potências de 90/100 (1.4), 120, 150 e 175/180 cv (aspirado o primeiro, turbos os outros dois), equipando desde o novo C3/DS3, C4 (o nosso, já desatualizado e o novo), inclusive minivans, Peugeot 3008 e o Citroën C5 e Peugeot 508. Não tenho certeza se é todo feito em alumínio, mas tem injeção direta, sem variador de fase. Lembro que o motor do MIni Countryman, desenvolvimento completamente BMW, tem o ValveTronic e potências de 122 a 184 cv, ainda sem se saber se a PSA vai usar este motor.
Aqui no Brasil, o 1.4 usa bloco de alumínio, FEITO AQUI, e o 1.6, bloco de ferro. Os 2.0 são todo alumínio, mas agora são montados na Argentina e não sei se usam, e quais seriam, partes e peças brasileiras. A Fundição Tupi faz/fazia 1/3 de todos os blocos em alumínio para motores 2.0 da PSA no mundo.

Fabiano

Fabiano

Poderiamos dizer que os motores PSA feitos no Brasil são os mais avançados no momento então?

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Fabiano escreveu:Poderiamos dizer que os motores PSA feitos no Brasil são os mais avançados no momento então?

Os 1.4, 1.5 da Honda são mais, HOJE, pois tem o i-VTec, que é um variador de fase, afinal de contas. Reiterando, NO SEGMENTO COMPACTO, os da Honda são hoje os mais modernos, pois ainda são totalmente em alumínio, fundidos aqui bloco e cabeçote, mas ainda com partes internas, não tenho certeza de quais, mas com certeza não todas, importadas.

Domingos V


Administrador

O Prince tem o ValveTronic em todas as versões, o que varia é a presença da injeção direta - que nos PSA costuma ser só nos com turbo. O ValveTronic não é variador de fase realmente, mas é variador contínuo de levante do comando - bem mais complexo e eficiente. Ele acaba dispensando o uso da borboleta na prática em quase todas as situações, o que dá ganhos também. Seria melhor ainda se tivesse o Vanos junto, mas só o ValveTronic já significaria uma primazia entre os motores de compactos por aqui.

É uma boa notícia a vinda deles, já que o consumo e emissões são bem menores e eles usam corrente. Vão dar uma boa animada na linha PSA, são motores de primeira linha e em carros como o C4 e 308 - com mais peso - ele deve dar grande diferença.

Sobre o resto dos motores, não Fabiano. Os feitos por aqui estão bem atrasados em relação aos da Europa. O 1.6 16v atual não equipa nenhum carro novo deles desde 2008 ou 2009 e está para sair de linha. O 2.0 16v já não sai com mais nenhum carro lá há uns 4 anos também, existe apenas o 1.8 da mesma família na versão de entrada do C5. O 1.4 8v, ironicamente o mais antigo, que ainda é usado lá em diversos carros como opção de motor de entrada.

Do 2.0: até hoje continuo com dúvida. Sei que até antes de receber o variador de fase o bloco era de ferro. Atualmente dizem ser de alumínio, mas não tenho certeza. Se alguém puder falar mais sobre isso, seria ótimo.



Última edição por Domingos V em Sex 4 Fev - 22:17, editado 1 vez(es)

KÜLL



A nota apenas afirma que os motores 1.6 vão receber variador de fase, não que serão os Prince.

Domingos V


Administrador

Comando de válvula variável pode se referir tanto a variador de fase como a levantamento variável, ou os dois juntos. Então pode ser que seja o Prince. Mas realmente pode ser alguma adaptação em cima do atual também, o que acho que tem poucas chances.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos