GM: Aveo será nova opção da Chevrolet em setembro
Por Moriah - Em 27/04/2011
A GM viu o tempo passar e as reclamações de que sua linha de produtos se desatualizou. Com isso, agora é necessária uma mudança radical no pensamento da Chevrolet no Brasil, pois a concorrência não está dando esse mole.
O Ig Carros conseguiu a informação de que a GM (a contragosto) vai trazer para o Brasil o Aveo hatch, também chamado Sonic. O modelo deverá chegar em setembro, sendo a opção da marca para brigar com um futuro New Fiesta hatch.
O relata que a pressão por renovação de produtos é grande e que o Aveo começará a ser montado em CKD e depois será nacionalizado, tal como o Cruze. O modelo terá motor 1.4 Ecotec, que será feito em Joinville – SC.
A empresa teria desistido de transformar o Agile em um compacto Premium no mesmo nível de Fiesta e companhia. Nada mais lógico, já que o modelo tem plataforma de 1994, contra as atuais.
O Aveo fará esse papel, mas de seu sucesso dependerá a chegada da versão sedã, o que acabaria com os planos de GSV nacional, o chamado Cobalt. Isto porque existem grupos dentro da GMB que não querem ver o Cobalt no mercado nacional. Será um efeito Denise Johnson?
De qualquer forma, os demais planos continuam. Ônix no lugar de Celta/Prisma, Cruze e Cruze hatch para aposentar o Vectra e GT, uma nova minivan (PM7) para matar Zafira e Meriva ao mesmo tempo e uma nova S10.
Realmente a GMB precisa de uma renovação urgente em sua linha de produtos, pois lá fora há modelos que poderiam fazer a diferença tanto para ela, que venderia mais e até talvez disputasse a liderança, como para os consumidores, que teriam carros realmente modernos. Vamos ver daqui pra frente se isso procede.
[Fonte: Ig Carros]
FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/gm-aveo-sera-nova-opcao-da-chevrolet-em-setembro/
COMENTÁRIOS: A contragosto?
NO CARROS.IG:
Chevrolet Aveo chega ao Brasil em setembro
Hatch compacto premium será produzido no país em 2012 e terá novo motor 1.4
Ricardo Meier | 27/4/2011 15:40:00
Depois de anos de ostracismo, tendo de engolir seco o avanço tecnológico das rivais, a General Motors do Brasil enfim teve carta branca para investir em novos produtos. E parece que tomou gosto pela coisa.
Atualmente a divisão brasileira de desenvolvimento de novos veículos trabalha em diversos projetos ao mesmo tempo, alguns que nem mesmo estão garantidos ainda, tudo para renovar a linha no país num prazo muito curto, de apenas dois anos.
“Nunca trabalhamos tanto”, nos confidenciou um engenheiro da empresa. “Nem mesmo na virada do século”, completou o funcionário que, por razões óbvias, não pode se identificar. Por volta de 2000, a GM lançou no mercado vários modelos que estão até hoje em produção, um sinal da obsolescência de parte da linha.
Além de alguns projetos já esperados, como o sedã e hatch Cruze, a nova picape S10 e o projeto Ônix, que substituirá o Celta e o Prisma, iG Carros apurou que a Chevrolet decidiu lançar o Aveo no Brasil. E logo: a previsão é que o hatch compacto premium chegue ao país em setembro, logo depois do Cruze.
Rival do New Fiesta
A estratégia é uma reviravolta nos planos originais da GM. Anteriormente, o Agile faria o papel de compacto intermediário, mas sua família acabou restrita apenas à picape Montana. Depois disso, surgiu o projeto GSV (de Global Small Vehicle), que deu origem ao sedã Cobalt e à minivan PM7. Construído sobre a base do Corsa III europeu, o GSV é mais moderno que o Agile, que deriva do Corsa I, mas não é unanimidade na direção da GM: “há quem não queira o Cobalt no Brasil e pode ser que ele nem seja lançado aqui”.
Para a sorte dos consumidores, a GM decidiu trazer para o Brasil o novo Aveo, um hatch compacto premium que foi lançado na Europa e que será produzido nos Estados Unidos com o nome Sonic. Chegou-se a pensar em fabricá-lo no México, mas a pressão por empregos nos EUA tornou a hipótese inviável.
Graças a isso e à crescente concorrência no Brasil, a GM decidiu produzir o Aveo em São Caetano do Sul. Mas tal qual o Cruze também o Aveo será lançado em 2011 ainda com peças importadas – apenas a montagem será feita aqui. A ideia é nacionalizá-lo aos poucos e assim não atrasar o lançamento do modelo.
A GM quer que o Aveo – o nome ainda está sendo analisado – brigue diretamente com o New Fiesta hatch, que chega ao país em breve. Ou seja, ele ficará acima do Agile, na faixa de R$ 45.000.
Motor Ecotec
Moderno e atraente, o novo Aveo foi desenhado seguindo os elementos de uma motocicleta. Por isso os faróis são circulares assim como o painel lembra a configuração de uma moto. Além de espaçoso, o Aveo será potente e econômico. Uma versão nacional do motor 1.4 Ecotec será feita em Joinville, SC, assim que a nova fábrica ficar pronta, em 2012. Não se sabe ao certo quantos cavalos renderá o motor, mas tome-se como exemplo sua versão turbo, com 138 cv, e temos uma boa ideia do que virá por aí.
Por enquanto, apenas o Aveo hatch está confirmado. Existe uma bela versão sedã, mas ela só virá caso a aceitação do Aveo seja alta, o que poderá inviabilizar o lançamento do Cobalt no Brasil. Na atual linha da Chevrolet, o novo hatch matará o Corsa, mas não de imediato: o veterano modelo conviverá por algum tempo com a novidade até que não haja mais interesse por ele. Pelo que representa o Aveo, isso deve acontecer logo.
FONTE: http://carros.ig.com.br/segredos/chevrolet+aveo+chega+ao+brasil+em+setembro/2859.html
COMENTÁRIOS: Uêba!!! Finalmente a GMB parece estar REALMENTE reagindo. Ainda que sem mais oferecer produtos Opel, o que é uma pena, o Cruze é um avanço e o Aveo/Sonic, UM GRANDE AVANÇO. Quanto a motores, acho o 1.4, ainda que Ecotec, pouco, e se tiver o turbo, fica muito perto do Cruze. Até para facilitar a importação, eu até apostaria no 1.4, mas considerando Punto e Fiesta, em versões 1.6 16v, consideraria mais a montagem do 1.6 FI, de onde deriva o 1.8, também em versão 16v, como foi lançado na Coréia, ainda com 116 cv, embora já exista para o Cruze a versão com 124 cv.