AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Latin NCAP

+5
KÜLL
Domingos V
Fabiano
R8V
Grilo
9 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo  Mensagem [Página 6 de 6]

76Latin NCAP - Página 6 Empty Re: Latin NCAP Qui 21 Jun - 17:39

KÜLL



EM COMPENSAÇÃO, UM PAU MANDADO, VENDIDO PARA AS MONTADORAS, FAZ ESTA MONSTRUOSIDADE:



Relator dá parecer contrário e a obrigatoriedade do crash test no Brasil pode não sair do papel



21/06/2012
22 comentários




Latin NCAP - Página 6 Latin-ncap-2011-6

PL 2976/2011
Determina a realização do teste de impacto (crash test) em modelos de veículos automotores fabricados ou montados no país, e dá outras providências.

Autor: Felipe Bornier – PSD/RJ dep.felipebornier@camara.gov.br
Relator: Dep. Antonio Balhmann (PSB-CE) dep.antoniobalhmann@camara.gov.br
Mais detalhes sobre o relator: http://www.excelencias.org.br/@candidato.php?id=70324&cs=1

Apesar de ser quase unanimidade que a obrigatoriedade dos testes de impacto no Brasil prestaria valiosos serviços à sociedade, pois como já constatado pela Latin NCap, os carros no Brasil estão 20 anos atrasados em relação ao primeiro mundo, saiba que este projeto de lei já teve a primeira batalha perdida na Câmara dos Deputados. O relator deu parecer rejeitando a proposta.

Em seu parecer ele alega dentre outras coisas:

“A questão importante aqui, no entanto, não é avaliar o mérito do crash test, mas se a melhor forma de tratar o problema é pela via legislativa. E a resposta nos parece ser negativa.” É, tratar dessas coisas por via legislativa deve ser algo até injusto no Brasil, pois por aqui todas as montadoras se preocupam instintivamente com a segurança de todos os consumidores.

Basta lembrar que nossos carros vem equipados com cintos de segurança (uau!), encostos de cabeça (só para 4 ocupantes pois 1 deve morrer) e temos até um extintor de incêndio dentro do carro (tá vendo, só o Brasil tem isso!) Há anos nossos carros já contam com luzes diurnas, ESP, bolsas infláveis em cada canto do carro, etc.

Fala mais:

“A principal razão é que tendo em vista o crescente entendimento tanto das montadoras como da população sobre a importância dos vários itens de segurança no automóvel e dado o consequente aperfeiçoamento constante do padrão de segurança dos automóveis, é esperado que os padrões de segurança dos novos modelos sejam cada vez mais rigorosos.” Então tá, já expliquei no comentário acima, elas se preocupam conosco! É instintivo.

Alega também que:

“…o CONTRAN já tem definido várias regras por meio de Resoluções, indicando critérios de avaliação do automóvel pelo crash test e que estão em linha com a experiência internacional.” Vejamos, o ilustre deputado, engenheiro mecânico (até tu brutus?), usa como argumento para INVALIDAR a necessidade do crash test nacional, 2(duas) resoluções do Contran, com 5 itens, que tratam de segurança.

Dentre as 2 resoluções principais, uma é de 1973! Veja abaixo.

Res. 463/73 item 4: Resumindo, fala de “limites de deslocamento da coluna de direção”.
Res. 463/73 item 13: Resumindo, “Reduz o risco de incêndio em caso de colisão frontal”.

Abaixo, as mais novinhas, de 2007.

Res. 221/07 NBR ABNT 15300-1, 15300-2 e 15300-3: “Índices máximos de lesão da cabeça, aceleração resultante do tórax, compressão do tórax, força transmitida axialmente através dos fêmures e critérios de lesão do pescoço”. Detalhe, que este ensaio é realizado em uma velocidade de 48 ou 56km/h, enquanto na Europa ela é sempre de 64km/h para impactos frontais.

Pergunta: como esta resolução está aprovada desde 2007 e só em 2014 os airbags serão obrigatórios? Vai dizer que a desaceleração dos nossos corpos/cabeças passa em todos os testes sem o uso do airbag??? (o brasileiro é mais resistente que o resto do mundo deve ser…)

Res. 221/07, NBR ABNT 15240: “Comportamento da Estrutura do Habitáculo em ensaio de impacto traseiro”. Detalhe, que neste ensaio a velocidade do impacto é de 35km/h(dá pra entortar o para-choque e quebrar mais algumas coisas, mas nada grandioso)!

Res. 221/07, NBR ABNT 15241: “Integridade do sistema de combustível em ensaio de impacto traseiro”. Velocidade do impacto = 35km/h(sério que nessa velocidade o veículo que vem atrás consegue chegar no tanque de combustível que fica geralmente embaixo do banco traseiro??? To precisando ler mais…)

Vídeo no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=h62InhgsAKg
Apesar do estrago, notou que o para-choque da dita carreta mal se mexeu?

Quase terminando, o deputado diz que:

“Note-se que o ensaio de impacto frontal já é exigido pelo CONTRAN desde 1977. A homologação e concessão do número RENAVAM exige a realização destes ensaios em laboratório acreditado por órgão acreditador ou em laboratório que possua atestado de capacidade técnica conferido pelo DENATRAN / INMETRO.” Caraca, 1977!??? Automóvel no Brasil é seguro mesmo hein?

Sobre esta dita obrigatoriedade desde 1977 (eu nem tinha nascido), encontrei no site da IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) um instrutivo trecho de reportagem da revista Auto Esporte de Maio de 2009 que diz:
“Enquanto os carros devem ser submetidos a testes para demonstrar na prática sua adequação à legislação ambiental, a exigência na área de segurança é bem mais branda. Bastam documentos comprovando que o veículo tem os atributos necessários. O governo não faz nenhum teste.”

Salvo o caso de algumas montadoras, como a Volkswagen, não há laboratórios de crash-test no Brasil capazes de simular o teste necessário. O responsável pela área de homologação do grupo PSA Citroën, Carlos Campos, afirma que a parte ambiental é mais trabalhosa.

“Um teste precisa ser feito com acompanhamento de um agente do governo. No caso da segurança, não. Bastam documentos. No nosso caso, podemos utilizar testes feitos na Europa, que valem aqui no Brasil”, conta.” Meio óbvio pra você? Pois tem mais.

Segurança no papel

Com os níveis de emissões e de ruídos em ordem, o Ibama libera um documento de aprovação. Com ele, o solicitante vai até o Denatran para obter o código Renavam do veículo, um processo que inclui muito papel e os arquivos dos testes feitos para comprovar que ele atende o nível de segurança exigido pelo governo brasileiro. Ou não passa. O Denatran disse não constar em arquivos casos de carros que não foram aprovados, ou de modelos recolhidos por falta de segurança.

Sérgio Kina, gerente-técnico do Instituto de Qualidade Assegurada (IQA), diz que esse procedimento é uma auto-certificação: “É preciso provar, mas não há um teste como na parte ambiental. É apenas por documentação”.
Se um carro tiver algum problema e a papelada não mostrar, a empresa pode ser punida no futuro. “O Denatran pode pedir mais comprovações, mas não tem como testar no Brasil.”

A questão é que não há no país, salvo algumas montadoras como GM e Volkswagen, locais com estrutura de crash-test para analisar os veículos. Kina conta que um carro não encontra problemas quando vem da Europa, pois a legislação brasileira admite como válidas as normas europeias.”

1977? SEI!
Portanto senhores e senhoras, esta é a realidade.
Leis que existem só no papel.

E o gran finale:
“O mais importante é que entendemos fazer sentido ainda não ungir o crash test à categoria de lei, mantendo a flexibilidade necessária à sua constante atualização.” Flexibilidade né, caro deputado?
Esta, com certeza, é uma das palavras mais usadas em Brasília…

Por Bruno Medina



FONTE NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

77Latin NCAP - Página 6 Empty Re: Latin NCAP Qui 21 Jun - 18:02

Fabiano



Revoltante, poderiam moer ele junto com os ambientalista no milho americano pra fazer E15.

http://www.oticainova.com.br

78Latin NCAP - Página 6 Empty Re: Latin NCAP Sex 22 Jun - 19:59

Grilo


Administrador

O que dizer?

Resta torcer para o LatinNcap continuar ganhando força.

http://www.autouniverso.com.br

79Latin NCAP - Página 6 Empty Re: Latin NCAP Sex 22 Jun - 20:58

R8V

R8V
Administrador

Sim, isso não deveria vir por lei e sim por exigência de mercado, mas já passou da hora dos carros nacionais terem airbags e abs.


Ainda bem que tem o latincap!

80Latin NCAP - Página 6 Empty Re: Latin NCAP Seg 25 Jun - 18:52

Grilo

Grilo
Administrador

R8V escreveu:Sim, isso não deveria vir por lei e sim por exigência de mercado, mas já passou da hora dos carros nacionais terem airbags e abs.


Ainda bem que tem o latincap!

Ainda sonho com o teste do Agile! bounce

http://www.autouniverso.com.br

81Latin NCAP - Página 6 Empty Re: Latin NCAP Ter 26 Jun - 20:51

R8V

R8V
Administrador

E eu do Mille e Gol G4 hehehe

82Latin NCAP - Página 6 Empty Re: Latin NCAP Qua 27 Jun - 9:13

Fabiano

Fabiano

Kombi!!!!! esse deve dar prejuizo a LatinCap....

http://www.oticainova.com.br

83Latin NCAP - Página 6 Empty Re: Latin NCAP Ter 19 Mar - 11:59

KÜLL



LatinNCAP: cuatro estrellas para la Ford EcoSport y tres para el Hyundai HB20


Martes 19 marzo 2013 | 34 comentarios
Etiquetas : LatinNCAP


Latin NCAP - Página 6 Latinncap
El organismo de la FIA difundió dos resultados pendientes de la Fase 3 presentada en 2012. Mirá la conferencia de prensa y conocé los nuevos modelos sometidos a crash test.
ACTUALIZACIÓN: Cuatro estrellas en protección de adultos y tres para niños para la Ford EcoSport KD. Tres estrellas para adultos y una para niños para el Hyundai HB20.
Link: Ver resultados completos.

84Latin NCAP - Página 6 Empty Re: Latin NCAP Ter 19 Mar - 15:11

R8V

R8V
Administrador

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 6 de 6]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos