Carros brasileiros vão mal em crash test do Latin NCAP
Classic, Celta e Uno estão entre modelos que receberam apenas uma estrela em segurança
RENATA VIANA DE CARVALHO
Chevrolet Classic foi o pior avaliado, com apenas uma estrela para adultos e crianças
O Latin NCAP divulgou hoje os resultados oficiais de sua segunda etapa de testes de segurança em carros vendidos na América Latina. Depois do vazamento das péssimas avaliações do Ford Ka e do Nissan March, agora foram revelados os desempenhos de outros seis veículos: Chevrolet Classic, Chevrolet Celta, Fiat Novo Uno, Nissan Tiida, Ford Focus e Chevrolet Cruze.
Entre os avaliados - que recebem notas de 1 a 5 estrelas de acordo com um crash test parcial a 64 km/h - o sedã Classic foi o pior, alcançando apenas uma estrela tanto para ocupantes adultos quanto para crianças. Celta e Uno não se sairam muito melhores, com uma estrela para adultos e duas para crianças. Com um airbag, o Tiida alcançou três estrelas para adultos e apenas uma para crianças. Na opção com dois airbags, o mesmo modelo da Nissan subiu a avaliação para quatro estrelas para adultos, mas manteve apenas uma para crianças.
Bons resultados, modelos diferentes
Ford Focus e Cherolet Cruze foram os melhores na média, com quatro estrelas para adultos e três para crianças, ambos oferecem dois airbags. Porém, o Cruze testado não é da versão produzida no Brasil, mas a fabricada na Coreia. Isso acontece pois os testes com os modelos Tiida, March, Cruze e Focus foram patrocinados pelas montadoras, ou seja, tiveram as unidades cedidas pelas próprias empresas.
Segundo o engenheiro do Latin NCAP, Alejando Furas, foram identificadas diferenças estruturais entre o Focus europeu e o argentino, entre o March e o Micra e também entre o Cruze nacional e o coreano. "Não é possível dizer que os resultados destes modelos se apliquem às versões vendidas no Brasil", eslacereu.
Fiat Novo Uno tem boneco de teste quase saindo pela janela em impacto a 64 km/h
20 anos de atraso
Na avaliação de David Ward, secretário geral do Global NCAP, os modelos oferecidos na América Latina estão 20 anos atrás dos europeus e norte-americanos em termos de tecnologia. "Um dos problemas é que hoje não existe uma normatização em relação à segurança. A exigência de airbag e ABS a partir de 2014 é um começo. Mas as autoridades deveriam criar a legislação e oferecer acesso à informação, para que a segurança seja mais cobrada", aponta o especialista.
Questionado sobre a diferença de resultados entre o Nissan March na Europa e na América Latina (lá, vendido como Micra, o compacto alcançou quatro estrelas), Ward aponta que "devem haver diferenças entre os veículos, tanto na qualidade do material quanto em detalhes de design", o que resultaria em seu pior desempenho aqui.
Com dois airbags, Ford Focus ficou entre os melhores avaliados com quatro estrelas para adultos
Ward ainda esclarece que não há diferença na metodologia de testes do Latin NCAP em relação ao Euro NCAP. Porém, por aqui é realizada apenas uma avaliação (a colisão parcial a 64 km/h), escolhida por representar a maioria dos acidentes com fatalidades no mundo. A intenção da instituição é de ampliar os testes no futuro, mas isso dependerá de investimento e de colaboração das montadoras, uma vez que os carros testados são cedidos por elas.
"As montadoras sabem fazer tecnologias de segurança, têm o know how, a questão é que podem fazer um carro mais seguro e ele ficar mais caro e não vender. Por isso é preciso uma adequação do mercado", avalia Ward, que aponta a necessidade de acompanhar as tendências de segurança que já estão sendo aplicadas em outros países. "O controle eletrônico de estabilidade será obrigatório nos EUA e Europa ano que vem. É a tecnologia mais importante desde o cinto de segurança". (colaborou Alberto Cataldi)
Confira a tabela completa com o resultado dos testes do Latin NCAP:
Chevrolet Celta (sem airbag): 1 estrela adultos – 2 estrelas crianças
Ford Ka Fly Viral (sem airbag): 1 estrela adultos – 3 estrelas crianças
Chevrolet Classic (sem airbag): 1 estrela adultos – 1 estrela crianças
Fiat Novo Uno (sem airbag): 1 estrelas adultos – 2 estrelas crianças
Nissan March (2 airbags): 2 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Nissan Tiida (1 airbag): 3 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Nissan Tiida (2 airbags): 4 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Ford Focus II (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças
Chevrolet Cruze (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças
Clique aqui e confira os vídeos com os crash tests
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI280829-10142,00-CARROS+BRASILEIROS+VAO+MAL+EM+CRASH+TEST+DO+LATIN+NCAP.html