CHEVROLET S10 GANHA LINHA 2016 COM NOVAS VERSÕES
Picape passa a contar com novas versões intermediária e topo de linha, mas mantém as mesmas opções de motor e câmbio
por GUILHERME BLANCO MUNIZ
07/07/2015 08h58
Dianteira da Chevrolet S10 High Country (Foto: Rafael Munhoz / Autoesporte)
Para tentar manter o título de picape média mais vendida do país, a Chevrolet S10 ganhou nesta terça-feira (07) sua linha 2016. Sem grandes novidades no visual e no conjunto mecânico, a montadora aposta em diferentes versões para manter as vendas aquecidas, pelo menos até a chegada da picape e do utilitário Trailblazer reestilizados, flagrado por Autoesporte. A principal delas é a High Country, que passa a ocupar o topo da gama, e conta com itens que antes eram vendidos como acessórios. Porém, as configurações LS, LT e LTZ atuais seguem sendo vendidas sem grandes novidades.
A Chevrolet ainda não havia divulgado os preços de cada versão até a publicação desta nota.High CountryAs principais novidades da High Country são estéticas. Os faróis ganharam máscara escurecida, assim como as rodas de 18 polegadas, que também são pintadas em tons escuros. Além disso, a picape passou a contar com apliques no para-choque dianteiro e novos estribos laterais. Porém, o destaque fica para o santoantônio exclusivo e uma inédita capota marítima. Estes são os itens responsáveis por aumentar a sensação de robustez do modelo. Há, ainda, frisos cromados na base dos vidros e na maçaneta da tampa traseira, lanternas em LED e rack de teto. Outra novidade é a cor vermelho Chili, que passa a ser oferecida pela primeira vez na linha S10. Há, ainda, as opções de pintura em branco, cinza, preto e cinza Graphite.
Dianteira da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Traseira da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Lateral da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Dianteira da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Grade dianteira da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Editora Globo
Farol da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Roda da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Retrovisor cromado da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Lanterna da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Detalhes da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Santo Antônio da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Editora Globo
Capota marítima da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Detalhes da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Rack de teto da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Câmera de ré da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Interior da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Sistema multimídia da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Ar-condicionado da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Volante da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Quadro de instrumentos da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Seletor 4x4 da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Interior da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Bancos traseiros da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Motor da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
Traseira da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
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Dianteira da Chevrolet S10 High CountryRafael Munhoz / Autoesporte
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Por dentro, a Chevrolet garante que a S10 topo de linha conta com o mesmo nível de acabamento do SUV Trailblazer. Entre os itens de série estão bancos de couro em marrom e preto com costuras aparentes e ajustes elétricos para o banco do motorista. Há, ainda, ar-condicionado digital, sistema multimídia com GPS, volante multifuncional, computador de bordo, sensor de estacionamento e câmera de ré. O pacote de segurança conta com controle eletrônico de estabilidade, controle de velocidade em declive, EBD e controle de velocidade de cruzeiro.
Sempre vendida como cabine dupla, a High Country conta com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv a 3.600 rpm e 51 kgfm a 2 mil rpm. A transmissão é automática de seis velocidades e a tração é integral temporária. O sistema ainda conta com um seletor eletrônico dentro da cabine que permite ativar a tração 4x4 reduzida e o controle de descida.
Chevrolet S10 Freeride (Foto: Rafael Munhoz / Autoesporte)
FreerideA linha 2016 da picape também ganhou uma nova edição especial que não é tão cara como a High Country. Batizada de Freeride, a cabine dupla é sempre equipada com motor 2.5 flex de 206 cv a 6.000 rpm e 27,3 kgfm a 4.400 rpm, além de transmissão manual de seis marchas.
Por dentro, os diferenciais são ar-condicionado, sistema multimídia, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores elétricos e acionamento dos vidros e travas por controle remoto. Há, ainda, câmera de ré, Santo Antônio, capota marítima e rodas de 16 polegadas. Para identificar a versão, há adesivos nas laterais e tampa traseira. A Freeride também é fabricada nas sete opções de cores da linha, incluindo o novo tom de vermelho. Assim como a High Country, começará a ser vendida nos próximos dias.
Interior da Chevrolet S10 Freeride (Foto: Rafael Munhoz / Autoesporte)
AdvantageJá a versão Advantage é baseada na LT 4x2 com cabine dupla, mas ganhou alguns itens de série diferentes para investir na relação de custo-benefício. Entre os diferenciais estão rodas de 16 polegadas escurecidas e sistema multimídia. No pacote de série há, ainda, faróis de neblina e maçanetas na cor da carroceria.
Por dentro, a picape oferece retrovisores elétricos e ajuste manual da altura do banco do motorista e do volante. Esta configuração será produzida somente em branco, prata e cinza Graphite e terá o motor 2.4 flex de 147 cv a 5.200 rpm e 24,1 kgfm a 2.800 rpm, além de câmbio manual de cinco marchas. As vendas começam só no terceiro trimestre.
Chassi/cabTambém no último trimestre do ano chega uma novidade inédita na linha da S10. A Chevrolet passará a vendê-la na versão chassi-cabine, que não conta com a caçamba. Assim, frotistas podem adaptar o modelo para se transformar em ambulância, VUC etc.
Quando começar a ser vendida, a chassi-cabine poderá ser equipada com motor 2.4 flex de 147 cv a 5.200 rpm e 24,1 kgfm a 2.800 rpm e câmbio manual de cinco marchas ou com o 2.8 turbodiesel de 200 cv a 3.600 rpm e 51 kgfm a 2 mil rpm, nesse caso com caixa de seis marchas manual.
- S10 cabine dupla
- S10 cabine simples
PONTOS FORTES
- Além do motor 2.8 diesel, o modelo oferece o 2.4 flex
- A transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais, aproveita ao máximo a força dos motores
- Seus amortecedores hidráulicos montados em sentidos opostos controlam os movimentos da carroceria e preservam sua estabilidade em pisos irregulares
PONTOS FRACOS
- Em marcha lenta, o ruído do motor a diesel é facilmente audível de dentro da cabine
- A marcha 4x4 reduzida só pode ser engrenada com a picape parada
- Em simulações de engates rápidos, a terceira marcha (da transmissão manual na versão 2.4 flex) nem sempre entrou tão facilmente, apesar de funcionar com suavidade