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Governo intima Fiat a fazer recall do Stilo

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Grilo
Fabiano
6 participantes

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Fabiano

Fabiano

O Ministério da Justiça lançou comunicado na noite dessa terça-feira
(9) obrigando a Fiat a fazer um “recall imediato” do Stilo. Segundo
parecer técnico elaborado pelo órgão governamental GEPAC (Grupo de
Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo) baseado em laudo do CESVI
Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), empresa
independente contratada, foi constatada a existência de um defeito no
conjunto do cubo de roda do modelo, que pode se romper e causar a
soltura da peça com o veículo em movimento. A fabricante também foi
multada em R$ 3.192.300 pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor).
Segundo o GEPAC, o problema atinge unidades do hatch médio
fabricados a partir de 2004, no entanto não abrange modelos equipados
com sistema de freios ABS (antitravamento das rodas). De acordo com o
orgão, durante a investigação foram noticiados cerca de 30 acidentes
envolvendo desprendimento da roda entre 2007 e 2008, com veículos
fabricados entre 2004 e 2008. Dentre os casos notificados, oito foram
selecionados para análise mais especifica pela existência de indícios
de defeito no componente.
Por outro lado, a Fiat alega que o desprendimento das rodas nas
ocorrências relatadas era consequência dos acidentes e não sua causa.
De acordo com informe do GEPAC, representantes da fabricante
participaram de audiências e acompanharam todas as análises técnicas
realizadas. Nos laudos apresentados pela marca, contudo, os textos
afirmavam “categoricamente e reiteradas vezes” que o Stilo não possui
problema algum e que por essa razão não haveria motivo para a
realização do recall.
Conforme revela o informe do órgão, durante a investigação do modelo
foram realizadas audiências com consumidores, mapeamento dos acidentes
e aprofundamento de análises com especialistas, além da verificação
das peças dos veículos acidentados. Foram ouvidos também, além dos
proprietários dos carros, superintendências regionais da Polícia
Rodoviária Federal, institutos de criminalística e delegacias de
polícia. A Fiat, entretanto, ainda não especificou detalhes de como o
recall do Stilo será realizado tampouco quantas unidades do modelo
estarão envolvidas na revisão.
Os números de chassi dos carros convocados ainda não foram divulgados.
Confira abaixo na íntegra o comunicado da Fiat a respeito do recall do Stilo:
"A Fiat Automóveis informa que cumprirá a inusitada decisão do
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que a
surpreendeu, e determinará em breve a realização de recall para a
substituição do cubo da roda traseira do Fiat Stilo, nos casos em que o
veículo se enquadrar na decisão dos órgãos oficiais. A empresa reitera,
entretanto, que os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer
inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico
elaborado por sua área de Engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras
instituições técnicas.

Com base nesta convicção, a Fiat Automóveis informa que tomará,
de imediato, a providência de recorrer da decisão nas esferas
competentes, em busca do pleno esclarecimento dos fatos. A decisão do
DPDC se baseou em laudo da empresa CESVI, contratada pelo Denatran –
Departamento Nacional de Trânsito, do qual a Fiat não teve conhecimento
prévio nem oportunidade de manifestar-se. A Fiat discorda totalmente do
referido laudo e da decisão do DPDC.

A Fiat vem tranquilizar os seus clientes no tocante à segurança
do modelo Stilo, recordando que foi a primeira montadora de automóveis
no Brasil a convocar espontaneamente um recall, em clara demonstração
de transparência e respeito ao consumidor. São princípios que sempre
nortearam a conduta da empresa."

Governo intima Fiat a fazer recall do Stilo Stilo_sport_013_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Fabiano

Fabiano

Somado ao caso da Toyota, isso deve servir de aprendizado para as montadoras para nunca mais omitirem este tipo de coisa.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Finalmente uma investigação 'BR'que deu em algo;

Resta saber qual será a solução para o problema - e ver se essa funciona.

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Engraçado como significa que os cubos de roda para as versões sem ABS devem terem sido feitos na base da adaptação aqui para o Brasil, pois as versões com ABS não apresentaram problemas e provávelmente usam o cubo original do Stilo europeu. Ou seja, não bastasse terem arrancado o ABS - ainda que na época isso fosse comum - ainda colocaram no lugar peças sem a devida engenharia.

PS: Já não tinha um post ou tópico sobre essa decisão aqui no fórum?

KÜLL



Olha, primeiro que é o fim da picada que algo assim ainda aconteça, ainda mais em um carro que deveria ser "top" da marca. Seja a Fiat, seja qualquer outra montadora, o recall nem deveria ter sido ordenado pela justiça, É OBRIGAÇÃO DA EMPRESA ao se confirmarem os primeiros casos. Só para lembrar, recentemente o Volvo C30 teve um problema, se não me engano, no câmbio, que obrigou a montadora a fazer recall mundial; para o Brasil veio UMA, REPITO: UMA unidade do lote com a peça com defeito. A importadora simplesmente repetiu aqui o recall e pronto.
Uma coisa que eu penso é que este recall pode acabar fazendo a Fiat pensar seriamente em antecipar a vinda do Bravo, ainda que usando a mesma base do Stilo e tentar "começar de novo" no segmento, com um modelo novo.

R8V

R8V
Administrador

Recall espontâneo?

Lembro do caso da Toyota no Corolla importado e a proteção no porta copos, Honda na questão da ignição nos Civis 99....

Nesse procedimento, a Fiat se manifestou 13 vezes, portanto esse comunicado dela é basicamente R.P. e ponto.

Outra questão: teve um Siena no Mato Grosso, que a roda saiu em circunstâncias idênticas e na mesma época que os fatos começaram a vir à tona ; a questão já é objeto de ação individual.

O q fui informado, e não sei procede: foi problema na reengenharia da peça ( antes tinha um anel ou outra peça), pois eliminaram a mesma p lucrar 2 reais a mais e a partir daí, o contato do cubo de roda seria por atrito,sendo q o controle de qualidade seria feito por amostragem.

Novamente, não sei se procede essa informação.

O StiloClube , numa clara demonstração de fanatismo desmedido, até então negava que o problema fosse do carro.

De qq forma, o episódio reiterou a forma com a qual trata seus consumidores- lembram como foi na época do Tipo( colocaram a culpa no óleo de mamoma q supostamente era colocado em baixo do carro na lavagem ) ?

Fred



De todas as fotos que vi (acho que umas 5 pelo menos)
nenhum possuía disco atras. Todos eram tambor.Não sei se todos com abs possuem disco atras

KÜLL



Desconsiderando o problema em sí, que já é grave o suficiente, é bom lembrar que a pelo menos uma década e meia o Brasil é laboratório de experimentos de várias montadoras, seja para novos sistemas de produção (fábrica de caminhões e ônibus da VW, fábrica da GM no Sul), seja em "esticar" a (des)proteção de partes e peças em carros no Brasil para aumentar a lucratividade. Talvez seja o caso do Stilo, lembrando que o Gol novo, entre recalls assim admitidos e recalls "brancos", já soma 5 ou seis chamados; tudo para lucrar mais. O Brasil já deu DÉCADAS de lucro para diversas montadoras, embora elas façam questão de relembrar apenas do período entre 2.002 e 2.006, quando todas alegam que tiveram prejuízos, mas a verdade é que o nosso país está sustentando boa parte da lucratividade destas montadoras nos últimos anos e boa parte disso está sendo em cima de simplificação de modelos, seja na retirada de itens, seja, como parece ser este caso, com o uso de peças de péssima qualidade, pondo em risco a vida dos consumidores. Ou seja, na hora do lucro, fornecemos por unidade valores muito acima dos praticados lá fora, quando o assunto é qualidade do produto e segurança do consumidor, somos QUINTO MUNDO.

Grilo

Grilo
Administrador

Fred escreveu:De todas as fotos que vi (acho que umas 5 pelo menos)
nenhum possuía disco atras. Todos eram tambor.Não sei se todos com abs possuem disco atras

Com ABS vem disco traseiro sim Governo intima Fiat a fazer recall do Stilo Icon_wink

http://www.autouniverso.com.br

Fred



Minha irmã tem um Stilo 09 e tá toda estressada. Falei pra ela que isso é coisa de mais de ano e que o carro dela tem disco atrás. O cunhado ligou pra revenda e disseram que não há nada oficial ainda mas que com certeza não envolve carros que possuem disco atrás.

Domingos V


Administrador

Os que tem disco atrás devem usar, como tinha mencionado, o cubo original do Stilo europeu. As unidades com ABS sempre são acompanhadas do disco traseiro e então são livres desse problema.
Mas existia modelo com disco e sem ABS? Se for isso a Fiat quis economizar duas vezes seguidas, uma tirando o disco e outra fazendo um cubo qualquer. Fica difícil de dar certo assim...

Fabiano

Fabiano

Intimada pelo Ministério da Justiça para fazer um
recall do Stilo, a Fiat anunciou nesta sexta-feira (12) que iniciará na
próxima semana a substituição dos cubos das rodas traseiras de 52.474
unidades do hatch médio fabricadas entre os dias 13 de abril de 2004 e 9
de março de 2010.

As peças em questão, fabricadas em ferro fundido, serão
substituídas por outras produzidas em aço forjado. Os carros envolvidos
possuem numeração do chassi entre 3025720 e 3098841 e não possuem
sistema de freios com ABS.


Segundo a marca, os proprietários devem agendar o serviço diretamente na
concessionária de preferência. Em caso de dúvida, os clientes podem
entrar em contato com a central de relacionamento da Fiat no telefone
0800 707 1000 ou encontrar mais informações no site da empresa.

Governo intima Fiat a fazer recall do Stilo Blackmotion_026_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

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