O Ministério da Justiça lançou comunicado na noite dessa terça-feira
(9) obrigando a Fiat a fazer um “recall imediato” do Stilo. Segundo
parecer técnico elaborado pelo órgão governamental GEPAC (Grupo de
Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo) baseado em laudo do CESVI
Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), empresa
independente contratada, foi constatada a existência de um defeito no
conjunto do cubo de roda do modelo, que pode se romper e causar a
soltura da peça com o veículo em movimento. A fabricante também foi
multada em R$ 3.192.300 pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor).
Segundo o GEPAC, o problema atinge unidades do hatch médio
fabricados a partir de 2004, no entanto não abrange modelos equipados
com sistema de freios ABS (antitravamento das rodas). De acordo com o
orgão, durante a investigação foram noticiados cerca de 30 acidentes
envolvendo desprendimento da roda entre 2007 e 2008, com veículos
fabricados entre 2004 e 2008. Dentre os casos notificados, oito foram
selecionados para análise mais especifica pela existência de indícios
de defeito no componente.
Por outro lado, a Fiat alega que o desprendimento das rodas nas
ocorrências relatadas era consequência dos acidentes e não sua causa.
De acordo com informe do GEPAC, representantes da fabricante
participaram de audiências e acompanharam todas as análises técnicas
realizadas. Nos laudos apresentados pela marca, contudo, os textos
afirmavam “categoricamente e reiteradas vezes” que o Stilo não possui
problema algum e que por essa razão não haveria motivo para a
realização do recall.
Conforme revela o informe do órgão, durante a investigação do modelo
foram realizadas audiências com consumidores, mapeamento dos acidentes
e aprofundamento de análises com especialistas, além da verificação
das peças dos veículos acidentados. Foram ouvidos também, além dos
proprietários dos carros, superintendências regionais da Polícia
Rodoviária Federal, institutos de criminalística e delegacias de
polícia. A Fiat, entretanto, ainda não especificou detalhes de como o
recall do Stilo será realizado tampouco quantas unidades do modelo
estarão envolvidas na revisão.
Os números de chassi dos carros convocados ainda não foram divulgados.
Confira abaixo na íntegra o comunicado da Fiat a respeito do recall do Stilo:
"A Fiat Automóveis informa que cumprirá a inusitada decisão do
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que a
surpreendeu, e determinará em breve a realização de recall para a
substituição do cubo da roda traseira do Fiat Stilo, nos casos em que o
veículo se enquadrar na decisão dos órgãos oficiais. A empresa reitera,
entretanto, que os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer
inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico
elaborado por sua área de Engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras
instituições técnicas.
Com base nesta convicção, a Fiat Automóveis informa que tomará,
de imediato, a providência de recorrer da decisão nas esferas
competentes, em busca do pleno esclarecimento dos fatos. A decisão do
DPDC se baseou em laudo da empresa CESVI, contratada pelo Denatran –
Departamento Nacional de Trânsito, do qual a Fiat não teve conhecimento
prévio nem oportunidade de manifestar-se. A Fiat discorda totalmente do
referido laudo e da decisão do DPDC.
A Fiat vem tranquilizar os seus clientes no tocante à segurança
do modelo Stilo, recordando que foi a primeira montadora de automóveis
no Brasil a convocar espontaneamente um recall, em clara demonstração
de transparência e respeito ao consumidor. São princípios que sempre
nortearam a conduta da empresa."
Fonte: CarroOnline
(9) obrigando a Fiat a fazer um “recall imediato” do Stilo. Segundo
parecer técnico elaborado pelo órgão governamental GEPAC (Grupo de
Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo) baseado em laudo do CESVI
Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), empresa
independente contratada, foi constatada a existência de um defeito no
conjunto do cubo de roda do modelo, que pode se romper e causar a
soltura da peça com o veículo em movimento. A fabricante também foi
multada em R$ 3.192.300 pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor).
Segundo o GEPAC, o problema atinge unidades do hatch médio
fabricados a partir de 2004, no entanto não abrange modelos equipados
com sistema de freios ABS (antitravamento das rodas). De acordo com o
orgão, durante a investigação foram noticiados cerca de 30 acidentes
envolvendo desprendimento da roda entre 2007 e 2008, com veículos
fabricados entre 2004 e 2008. Dentre os casos notificados, oito foram
selecionados para análise mais especifica pela existência de indícios
de defeito no componente.
Por outro lado, a Fiat alega que o desprendimento das rodas nas
ocorrências relatadas era consequência dos acidentes e não sua causa.
De acordo com informe do GEPAC, representantes da fabricante
participaram de audiências e acompanharam todas as análises técnicas
realizadas. Nos laudos apresentados pela marca, contudo, os textos
afirmavam “categoricamente e reiteradas vezes” que o Stilo não possui
problema algum e que por essa razão não haveria motivo para a
realização do recall.
Conforme revela o informe do órgão, durante a investigação do modelo
foram realizadas audiências com consumidores, mapeamento dos acidentes
e aprofundamento de análises com especialistas, além da verificação
das peças dos veículos acidentados. Foram ouvidos também, além dos
proprietários dos carros, superintendências regionais da Polícia
Rodoviária Federal, institutos de criminalística e delegacias de
polícia. A Fiat, entretanto, ainda não especificou detalhes de como o
recall do Stilo será realizado tampouco quantas unidades do modelo
estarão envolvidas na revisão.
Os números de chassi dos carros convocados ainda não foram divulgados.
Confira abaixo na íntegra o comunicado da Fiat a respeito do recall do Stilo:
"A Fiat Automóveis informa que cumprirá a inusitada decisão do
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que a
surpreendeu, e determinará em breve a realização de recall para a
substituição do cubo da roda traseira do Fiat Stilo, nos casos em que o
veículo se enquadrar na decisão dos órgãos oficiais. A empresa reitera,
entretanto, que os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer
inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico
elaborado por sua área de Engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras
instituições técnicas.
Com base nesta convicção, a Fiat Automóveis informa que tomará,
de imediato, a providência de recorrer da decisão nas esferas
competentes, em busca do pleno esclarecimento dos fatos. A decisão do
DPDC se baseou em laudo da empresa CESVI, contratada pelo Denatran –
Departamento Nacional de Trânsito, do qual a Fiat não teve conhecimento
prévio nem oportunidade de manifestar-se. A Fiat discorda totalmente do
referido laudo e da decisão do DPDC.
A Fiat vem tranquilizar os seus clientes no tocante à segurança
do modelo Stilo, recordando que foi a primeira montadora de automóveis
no Brasil a convocar espontaneamente um recall, em clara demonstração
de transparência e respeito ao consumidor. São princípios que sempre
nortearam a conduta da empresa."
Fonte: CarroOnline