AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Mega Recall da Toyota

5 participantes

Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 4]

1Mega Recall da Toyota Empty Mega Recall da Toyota Sex 29 Jan - 15:02

Grilo

Grilo
Administrador

Mega Recall da Toyota Camry_materia

A Toyota Motor está ampliando para a Europa um megarecall de milhões de seus veículos devido a problemas em pedais de aceleração, em mais um golpe na reputação da maior montadora do mundo.

A Toyota disse que ainda não determinou quantos veículos na Europa serão chamados, nem quando, mas a imprensa e analistas disseram que cerca de 2 milhões de carros podem ser afetados, com outros 6 milhões já sendo considerados na América do Norte.

Na China, a montadora informou que fará um recall de 75.552 unidades do jipe RAV4 por causa de problema no acelerador.

O recall interrompeu a produção e as vendas na América do Norte de oito modelos, incluindo o popular Camry, manchando o recorde da empresa de segurança e confiabilidade impecável.

"A Toyota tem os recursos para se recuperar disso, mas essa é a maior crise que enfrentamos, e a Ford, Hyundai e outros estão chegando forte", disse Jim Ziegler, consultor automotivo em Atlanta.

As ações da Toyota caíram 4% na quinta-feira, acumulando assim perda de mais de 15% na semana, o que reduziu o valor de mercado da empresa em cerca de 25 bilhões de dólares.

Uma porta-voz da Toyota Europe afirmou que os modelos e o número exato de veículos potencialmente afetados estão sendo investigados, mas que não há necessidade de interromper a produção.

No fim de quarta-feira, a empresa ainda se ofereceu para substituir o assoalho ou o pedal de outros 1,1 milhão de veículos nos Estados Unidos se os consumidores desejarem. Com essa medida voluntária, a Toyota pode lidar com cerca de 6 milhões de veículos norte-americanos com problemas relacionados ao acelerador em sua linha.

Com os outros 2 milhões de veículos na Europa, o recall somar cerca de 8 milhões de carros, quase o mesmo número de vendas globais do grupo no ano passado.

Analistas afirmam que o dano financeiro causado dependerá do tempo de parada de produção de modelos importantes; e de como a confiança do consumidor na marca seria afetada, refletindo-se no preço de carros novos e usados.

"A suspensão de vendas e de produção pode custar à Toyota pelo menos 50 bilhões de ienes (US$ 553 milhões) em lucro operacional por mês", disse Koji Endo, analista de automóveis na Advanced Research Japan.

O lucro operacional da Toyota entre julho e setembro foi de 58 bilhões de ienes.

Fonte: Uol Carros

http://www.autouniverso.com.br

2Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Sex 29 Jan - 15:04

Grilo

Grilo
Administrador

A Toyota diz o seguinte ao público brasileiro:

A propósito do recall anunciado ontem (26/1) pela Toyota Motor Sales, dos Estados Unidos, a Toyota do Brasil informa que a campanha não atinge o mercado brasileiro, restringindo-se apenas aos veículos fabricados na América do Norte. Os modelos Camry e RAV4 comercializados no Brasil são provenientes do Japão, e o Corolla é produzido localmente na planta de Indaiatuba (SP). Os demais veículos citados na campanha (Tundra, Matrix, Highlander, Sequoia e Avalon) não são vendidos no Brasil.


Fonte: Uol Carros

http://www.autouniverso.com.br

3Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Sex 29 Jan - 22:04

Fabiano

Fabiano

Estava lendo sobre este Reacl na Europa e EUA, isso vai doer......

http://www.oticainova.com.br

4Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Sex 29 Jan - 22:14

Domingos V


Administrador

Parece que as fábricas que estão mais preocupadas em sair da crise estão mesmo deixando a qualidade em segundo plano. As japonesas vão pagar caro por isso, já que qualidade é o principal argumento de vendas delas.

Engraçado como parece que nenhuma fabricante consegue manter o mesmo padrão em plantas de países diferentes. Um C4 francês é bem diferente de um C4 argentino, os Civics e Corollas importados também eram ligeiramente mais bem montados que os nacionais. A questão cultural infelizmente ainda se sobrepõe a coisas básicas...

5Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Sex 29 Jan - 23:35

R8V

R8V
Administrador

Acho um atitude louvável: detectaram o erro e vão corrigir, custe o q custar.

6Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Sáb 30 Jan - 10:48

Fabiano

Fabiano

Mega-recall da Toyota afeta Ford


O problema com o pedal do acelerador não é uma exclusividade da
Toyota. Nesta sexta-feira (29) a Ford anunciou a paralisação da
produção e vendas da van Transit Classic com motor diesel na China.
Segundo a fabricante norte-americana, o utilitário comercial utiliza o
mesmo componente fornecido pela CTS Corp. e pode apresentar os mesmos
problemas já registrados em oito modelos da marca japonesa.
Porém, diferente da ação da Toyota, que já afeta cerca de 8 milhões de veículos na América do Norte, Europa e China,
o recall da Ford no país oriental atingirá somente 1.600 unidades do
Transit. Conforme aponta a imprensa internacional, a fabricante
norte-americana analisa ainda a possibilidade de encontrar o mesmo
defeito em outros modelos comerciais de sua linha pelo mundo.
O reflexo do mega-recall da Toyota
também atingiu a GM, que terá de submeter o Pontiac Vibe à revisão do
pedal do acelerador. Entretanto, a gigante norte-americana ainda
não divulgou detalhes sobre a ação a respeito do modelo.

Mega Recall da Toyota Ford_Transit_xxx21_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

7Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Sáb 30 Jan - 13:43

R8V

R8V
Administrador

Bem feito p ambas, q se precipitaram ao tentar "pegar" as vendas da japonesa antes de olharem seu quintal.

8Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Sáb 30 Jan - 13:50

Fabiano

Fabiano

R8V escreveu:Bem feito p ambas, q se precipitaram ao tentar "pegar" as vendas da japonesa antes de olharem seu quintal.

Toda ação tem uma reação, só que desta vez eles não deram valor para esta ação de ganho de mercado....

http://www.oticainova.com.br

9Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Sáb 30 Jan - 18:20

Grilo

Grilo
Administrador

Polêmica com o acelerador

Médica de Belo Horizonte aponta defeito em seu carro semelhante ao que justificou o recall de 2,3 milhões de veículos da Toyota nos Estados Unidos. Empresa nega problemas no Brasil

Dona de um Corolla modelo 2008/2009, a médica Maria do Carmo Barros de Melo, de Belo Horizonte, garante que o carro dela apresentou o mesmo defeito no pedal do acelerador que ocasionou o recall de 2,3 milhões de veículos da Toyota nos Estados Unidos, sendo estendido ontem para os países da Europa. A Toyota do Brasil garante que os carros fabricados no país estão livres do defeito. "Aconteceu comigo e quero deixar esse alerta. Até agora, a única resposta que me davam era que o acelerador havia ficado preso no tapete. Nos EUA, era a mesma justificativa, de que o tapete estava embolando ,até que quatro pessoas morreram e, no carro de uma das vítimas, encontraram o tapete no porta-malas", conta a médica.

Moradora do Bairro Gutierrez, Maria do Carmo revela que, em 24 de setembro de 2009, estava trafegando na Rua André Cavalcanti quando o acelerador do carro "disparou". Tentando controlar o veículo, ela conta que entrou em alta velocidade na descida da Avenida do Contorno que, por sorte, estava vazia as 7h20. “Graças a Deus, não vinha nenhum carro e consegui parar o carro poucos metros depois. Primeiro, puxei o freio de mão e nada. Depois, pus no ponto neutro, mas continuou acelerando. Só então desliguei na chave e o carro parou. Foi tudo muito rápido. Como estava no meio da Contorno, liguei o carro novamente, por medo de levar uma batida na traseira. Aí voltou a funcionar normal”, explica.

A médica afirma ter seguido imediatamente com o Corolla placa HJU 4665 para a concessionária da Kawaii, onde exigiu uma explicação do pós-venda. No mesmo dia, encaminhou e-mail para o SAC da Toyota do Brasil, lavrando uma ocorrência. Depois de dois dias, segundo ela, recebeu da revenda o retorno de que o tapete do carro estava destravado, o que poderia ter disparado o acelerador. "O mesmo me disse a Toyota do Brasil. Desde o início a justificativa do tapete não me convenceu. Na hora do acidente, olhei para baixo e vi que o pedal estava livre", afirma ela, que chegou a consultar um engenheiro mecânico amigo da família para tentar entender o que havia ocorrido. "Eu estava viajando até ontem e, quando cheguei e li o jornal com a notícia do recall, as peças se encaixaram. Só então entendi o que havia acontecido comigo", completa.

Ontem, ao se inteirar sobre o recall, Maria do Carmo tornou a registrar reclamações junto à Kawaii e à Toyota do Brasil. Ela diz que está se sentindo insegura com o carro, pois passou "um sufoco muito grande". Na Kawaii, o gerente de pós-venda Márcio Fonseca admite ter recebido o veículo na data informada pela cliente. Segundo ele, o ideal seria ter acesso mais uma vez ao carro para se pronunciar oficialmente hoje pela empresa, mas antecipa que, na época, o único problema encontrado no carro foi que o tapete estava solto. "O fato foi inclusive mostrado à cliente", alega. Segundo ele, os tapetes dos carros da Toyota comercializados no Brasil já vêm presos, inclusive com presilha. "Os clientes têm autonomia para soltar o tapete e a presilha pode sumir dentro de um lava-jato. É difícil afirmar com certeza que foi o tapete, mas o veículo foi rastreado e não identificamos nenhum defeito", completa.

A Toyota do Brasil, por intermédio da assessoria de imprensa, informa que é a primeira reclamação nesse sentido registrada no país e que precisa de mais tempo para se posicionar sobre o caso isolado da médica. Segundo o comunicado da montadora japonesa, o recall anunciado quarta-feira pela Toyota nos Estados Unidos não tem relação com o mercado brasileiro, restringindo-se apenas aos veículos fabricados na América do Norte. Já os modelos Camry e RAV4 comercializados no Brasil são provenientes do Japão e o Corolla é produzido localmente na fábrica de Indaiatuba (SP). No ano passado, foram vendidos 93.486 veículos dos oitos modelos da marca comercializados no Brasil, sendo que o Corolla foi o recordista de vendas de 2009 nos sedans médios. Minas Gerais é o segundo estado, com 7% do mercado.


Fonte: Vrum

http://www.autouniverso.com.br

10Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Sáb 30 Jan - 21:30

Fabiano

Fabiano

Agora fedeu.....

http://www.oticainova.com.br

11Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Seg 1 Fev - 13:11

Grilo

Grilo
Administrador

Corolla nacional é um perigo

Mega Recall da Toyota 12650346007045500278



A relação entre a Toyota e os consumidores brasileiros é bem diferente da que a empresa tem com os consumidores de outros países. Enquanto nos EUA, Europa e China problemas com o acelerador são suficientes para paralisar produção e fazer o recall de milhões de veículos, no Brasil já existem quatro casos de consumidores que passaram aperto com o carro acelerado, mas a Toyota insiste em dizer que não é caso de chamar os clientes para substituir a peça com problema. Nos quatro casos relatados, a montadora respondeu para os consumidores que o problema é o tapete, que se enroscou com o pedal do acelerador, porém nenhum deles concordou com a versão oficial.

Fontes da Toyota admitem que analisaram alguns modelos e que o problema do carro no Brasil é motivado pela fixação do tapete. Esse, aliás, foi o motivo do primeiro recall da maior fabricante de automóveis do mundo, que há três meses determinou a troca dos tapetes em 4,2 milhões de carros nos EUA. Porém, isso não foi suficiente e nesta semana outro recall foi anunciado, desta vez envolvendo mais 2,3 milhões de veículos por problemas no acelerador eletrônico (sendo que 1,7 milhão deles já constavam na primeira lista) nos EUA, e logo depois anunciou a suspensão de oito modelos: RAV4, Corolla, Matrix, Avalon, Camry, Highlander, Tundra e Sequoia. Logo depois anunciou o recall de 1,8 milhão de unidades para Europa e 75,5 mil unidades para a China.

Já no Brasil, surgem relatos de pessoas que passaram por situações muito arriscadas com o Corolla. Ontem, o Estado de Minas publicou o relato da médica Maria do Carmo Barros de Melo, que entrou em alta velocidade na Avenida do Contorno, mas que, por sorte, estava vazia. Como o carro é automático, ela conseguiu parar colocando no neutro e depois desligando na chave. O problema foi relatado para a Toyota como sendo do tapete, o que foi contestado por Maria do Carmo. Para agravar a situação e aumentar a sensação de insegurança dos proprietários do Corolla, a Toyota informou que esse foi o primeiro caso, o que não é verdade, já que outros já haviam sido informados ao fabricante.

Como o caso do médico cirurgião Niarley de Pinho Tavares, que tinha acabado de fazer uma cirurgia e estava indo de Guanhães para Sabinópolis. "Era quase meia-noite, a estrada cheia de curvas fechadas. Como eu nunca tinha tido um carro automático, pensei que o erro fosse meu quando o carro começou a acelerar e o pedal travou. Além disso, o freio endureceu e tive que usar muita força para conseguir apertar o pedal para controlar o carro. Foi quando tive a ideia de colocar no neutro e consegui parar", relata Niarley. O médico lembra que chegou a ficar com cãibra na perna por causa da força empregada no pedal de freio e a primeira atitude foi chamar um reboque e levar o carro à concessionária. Na revenda Osaka, de Ipatinga, no Vale do Aço, a resposta que obteve foi que a culpa era do tapete, que se enroscou com o acelerador. Niarley não concorda, pois disse que teria percebido depois do ocorrido que a sensação que teve é que o pedal endureceu e nada houve com o tapete. Consultada, a Toyota informou que o carro de Niarley foi inspecionado e que a presilha do tapete estava solta.

No último domingo, o administrador de empresa João Sena, 31 anos, passou sufoco dirigindo o Corolla na estrada, voltando do Rio de Janeiro. “Eu estava a 140 km/h e o acelerador travou. Na hora, eu enfiei o pé por trás do pedal e puxei. A sorte é que já tinha descido a Serra de Petrópolis e estava no retão, na parte boa da rodovia”, conta. Segundo ele, é a terceira vez que ocorre o problema com o carro automático, com apenas 20 mil quilômetros rodados. "Eu já sabia como proceder porque não tinha sido a primeira vez, mas meu coração disparou porque minha mãe estava no carro", completa.

Sena está disposto a montar um grupo de donos de Corolla irritados com o que ele chama de falta de interesse da montadora japonesa em fazer o recall no Brasil, assim como ocorreu nos Estados Unidos, Europa e China. "Engraçado é que eles mandam fazer o recall por lá e não se preocupam com a vida das pessoas por aqui", afirma. No ano passado, logo que ocorreu o travamento do acelerador pela primeira vez, João levou o carro imediatamente à concessionária Kawaii, abrindo um protocolo. "Na época, eles disseram que era o tapete. Não dei importância", afirma Sena, lembrando que o tapete é original da fábrica.

Outro caso é da leitora Daniela Moreira Meira Lima, de Natal (RN), que enviou e-mail: "Em maio de 2009, havia acabado de comprar meu carro e, quando trafegava numa avenida movimentada, o carro disparou, não obedecendo aos meus comandos. Tive sorte, pois no momento eu era a primeira da fila parada no sinal, nem havia pedestres na minha frente. O carro começou a acelerar, eu freava e o freio não pegava. Puxei o freio de mão e a velocidade aumentou. Precisei jogá-lo em cima do canteiro central, depois de quase arrancar o freio de mão. Só aí ele desacelerou, oportunidade que tive para abrir a porta e sair, temendo o pior. Chamei um guincho, que o levou à concessionária. A Toyota do Brasil me ligou demonstrando interesse e preocupação. Depois de dois dias sua área técnica informou-me que o acelerador estava preso pelo tapete, o que não procede, pois tentei puxar a peça com o pé na hora do ocorrido e não obtive êxito".

Peça

O fabricante do problemático acelerador eletrônico da Toyota nos EUA é a CTS, com planta no estado de Indiana. Além de fornecer para Toyota, a CTS fornece para o Ford Transit chinês, que também teve a produção suspensa. Além da Ford, a CTS produz para veículos da Honda. De acordo com a Toyota do Brasil, o Corolla, único carro fabricado na planta da marca em Idaiatuba (SP), tem índice de nacionalização de 80%, mas o acelerador eletrônico é fabricado no Brasil, pela japonesa Denso, com sede em Pindamonhangaba (SP).

Orientação

Consultado como cliente, funcionário de uma concessionária Toyota enviou e-mail para a reportagem com a orientação que o gerente passou aos funcionários. No e-mail, uma série de matérias veiculadas em diferentes jornais e a informação: "Se forem questionados por algum cliente, diga que estes recalls não estão válidos no Brasil." E, se o cliente insistir, oriente-o a entrar no site da Toyota e buscar informações sobre recall”.

Como parar:

Antes de qualquer coisa, verifique se o tapete está bem fixado, tente afastá-lo ou retirá-lo, se possível;

Se, em movimento, o veículo apresentar o problema, além de afastar o tapete, encostar e desligar o veículo.

Pise com firmeza no pedal do freio, com os dois pés, sem "bombear";

Coloque a alavanca de marchas na posição N (neutro) e use o freio para levar o carro até a beira da via para desligá-lo;

Não conseguindo mover a alavanca, desligue o carro (sem tirar a chave da ignição).

Carro manual: pise na embreagem e coloque o carro no ponto morto.

Fonte: Vrum



Última edição por Grilo em Seg 1 Fev - 13:16, editado 1 vez(es)

http://www.autouniverso.com.br

12Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Seg 1 Fev - 13:16

Grilo

Grilo
Administrador

Me parece que o problema que temos aqui é o do tapete; seria muita coincidência se ambos os fornecedores tivessem o mesmo problema.

Os quatro casos relatados apresentam diferenças de como ocorreu; uns dizem que o pedal não estava pressionado, outros que ele estava preso no final do curso... O fato de não conseguir frear também me parece ser pelo fato do tapete estar 'embolado' atrás do pedal.

Pode não ser o problema do novo recall da Toyota, mas algo deve ser feito - como substituir o pedal por um menor...

http://www.autouniverso.com.br

13Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Seg 1 Fev - 21:19

Domingos V


Administrador

O tapete da foto é paralelo por exemplo. O Corolla 9 e 10ª geração vão com os pedais até o fim do curso mesmo - encostando no tapete do assoalho - o que faz com que qualquer tapete que entre na área dos pedais e seja muito grosso já os faça ter problemas. O certo seria utilizar somente os tapetes que a fábrica recomenda e já atualizados com aquelas medidas depois do 1º recall americano e também modificarem o curso dos pedais.

Agora, o que pode estar acontecendo é o programa do acelerador eletrônico estar errado - e não o atuador dele em si. Meio difícil mesmo dar o mesmo problema com 2 fornecedores completamente diferentes...

14Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Seg 1 Fev - 21:54

R8V

R8V
Administrador

Domingos V escreveu:O tapete da foto é paralelo por exemplo. O Corolla 9 e 10ª geração vão com os pedais até o fim do curso mesmo - encostando no tapete do assoalho - o que faz com que qualquer tapete que entre na área dos pedais e seja muito grosso já os faça ter problemas. O certo seria utilizar somente os tapetes que a fábrica recomenda e já atualizados com aquelas medidas depois do 1º recall americano e também modificarem o curso dos pedais.

Agora, o que pode estar acontecendo é o programa do acelerador eletrônico estar errado - e não o atuador dele em si. Meio difícil mesmo dar o mesmo problema com 2 fornecedores completamente diferentes...

Nos casos citados, os tapetes eram os origonais, correto ?

Estou propenso à acreditar que o problema é no programa do acelerador eletrônico,isso inclusive justificaria a paralisação da linha de montagem.

Fico surpreso com o pouco caso que a Toyota do Brasil fez com o ocorrido....

15Mega Recall da Toyota Empty Re: Mega Recall da Toyota Seg 1 Fev - 23:46

Domingos V


Administrador

O Brasil vai ficar para depois em todas as marcas. A Honda lá fora parece que vai fazer recall nos Citys e aqui até agora nada também.

Dos tapetes dos casos do Brasil, pareciam serem os originais pois mencionaram as presilhas. Mas elas estavam soltas. Claro que pode ser desculpa, mas que é desleixo é. Esse tipo de coisa tem no manual, "ao colocar o tapete, gire os pinos para a direita e bla, bla, bla". O cara gasta 70k num negócio e não se dá o trabalho de ler o manual ou checar se o cara do lava-rápido prendeu o tapete, depois acaba servindo de brecha para a fabricante fugir do problema. Se em algum desses casos o tapete fosse o original e estivesse preso as desculpas acabavam...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 4]

Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos