A Cyclone Power Technologies (CPT) divulgou nesta quinta-feira
(04) o protótipo de um motor moderno movido a vapor. Mas não estranhe,
caro leitor. Apesar de possuir o mesmo princípio de funcionamento das
antigas locomotivas, a tecnologia apresentada possui um conceito
de propulsor movido a emanação chamado de Rankine.
De acordo com a empresa, o propulsor, ainda em fase de
desenvolvimento, esquenta e vaporiza água a uma temperatura de
aproximadamente 649º. Este vapor, que fica pressurizado em um sistema
fechado, é o responsável por impulsionar seis pistões que ficam
posicionados em formato radial (disposição circular muito utilizada nos
aviões de 2ª guerra mundial). Após gerar o movimento, o gás é
resfriado, condensado, para então ser esquentada novamente e repetir o
ciclo.
Uma das vantagens do projeto é que este pode utilizar diversos
tipos de combustível no compartimento de combustão do sistema - que
gera calor para que a água seja vaporizada e pressurizada. O motor
Rankine, além de utilizar menos componentes que um propulsor comum,
também dispensa o uso de óleo lubrificante, uma vez que a própria água
no estado gasoso cumpre a função de reduzir o atrito das peças móveis.
Embora a companhia não revele as dimensões do sistema, ela afirma
que este é compacto, pesando apenas 90 kg e capaz de gerar até 180
cv. Outra característica do conjunto motriz apontada pela CPT, é que
este aproveita até 15% mais o calor gerado pelo combustível do que o
mais eficientes dos motores a combustão interna. Além de reduzir as
emissões de poluentes, o aproveitamento do combustível pode ser
averiguado no torque, que é de 117 kgfm a 1 RPM. Embora a força do
bloco diminua consideravelmente conforme o giro sobe, este ainda
disponibiliza 36,2 kgfm de torque a 3.600 rpm.
O sistema da CPT será utilizado para tentar quebrar o recorde de
velocidade máxima na Corrida de Vapor Americana, em que os
espectadores, até hoje, não assistiram nenhum automóvel ultrapassar a
barreira dos 237 km/h.
Fonte: CarroOnline
(04) o protótipo de um motor moderno movido a vapor. Mas não estranhe,
caro leitor. Apesar de possuir o mesmo princípio de funcionamento das
antigas locomotivas, a tecnologia apresentada possui um conceito
de propulsor movido a emanação chamado de Rankine.
De acordo com a empresa, o propulsor, ainda em fase de
desenvolvimento, esquenta e vaporiza água a uma temperatura de
aproximadamente 649º. Este vapor, que fica pressurizado em um sistema
fechado, é o responsável por impulsionar seis pistões que ficam
posicionados em formato radial (disposição circular muito utilizada nos
aviões de 2ª guerra mundial). Após gerar o movimento, o gás é
resfriado, condensado, para então ser esquentada novamente e repetir o
ciclo.
Uma das vantagens do projeto é que este pode utilizar diversos
tipos de combustível no compartimento de combustão do sistema - que
gera calor para que a água seja vaporizada e pressurizada. O motor
Rankine, além de utilizar menos componentes que um propulsor comum,
também dispensa o uso de óleo lubrificante, uma vez que a própria água
no estado gasoso cumpre a função de reduzir o atrito das peças móveis.
Embora a companhia não revele as dimensões do sistema, ela afirma
que este é compacto, pesando apenas 90 kg e capaz de gerar até 180
cv. Outra característica do conjunto motriz apontada pela CPT, é que
este aproveita até 15% mais o calor gerado pelo combustível do que o
mais eficientes dos motores a combustão interna. Além de reduzir as
emissões de poluentes, o aproveitamento do combustível pode ser
averiguado no torque, que é de 117 kgfm a 1 RPM. Embora a força do
bloco diminua consideravelmente conforme o giro sobe, este ainda
disponibiliza 36,2 kgfm de torque a 3.600 rpm.
O sistema da CPT será utilizado para tentar quebrar o recorde de
velocidade máxima na Corrida de Vapor Americana, em que os
espectadores, até hoje, não assistiram nenhum automóvel ultrapassar a
barreira dos 237 km/h.
Fonte: CarroOnline