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GM investe R$ 911 mi em novo motor Ecotec

5 participantes

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Fabiano

Fabiano

A General Motors Company informou nesta sexta-feira (19) que
contratará cerca de 550 funcionários para desenvolver e produzir a nova
geração dos motores Ecotec nos EUA. O investimento para a operação, que
envolverá a modernização de três fábricas, será de US$ 494 milhões (R$
911 milhões).

“A GM está transformando o seu portfólio com produtos que reduzem
o consumo de combustível e a emissão de poluentes, e a próxima geração
do Ecotec é uma parte importante dessa transformação”, afirmou Denise
Johnson, vice presidente de relações de trabalho do Grupo GM. “O
investimento nos excelentes motores quatro cilindros é um exemplo do
compromisso que a GM possui em substituir motores de maiores dimensões
por outros mais compactos, avançados e com melhor performance.
Acreditamos que a nossa parceria entre as três plantas será um
investimento de sucesso”, completou Denise.

A instalação da GM localizada em Tonawanda (Nova York, EUA)
receberá US$ 425 milhões (R$ 773,5 mi), investimento que ampliará a
capacidade de produção de motores para 370.000 unidades anuais, além de
criar 470 novos empregos. Já a fábrica de Defiance (Ohio, EUA) ganhará
80 novas vagas de emprego ao receber a quantia de US$ 59 milhões (R$
107,38 mi) para ampliar a sua capacidade de produção de blocos de motor
para 188.000 unidades/ano. A unidade de Bay City (Michigan, EUA), que
receberá área para manufaturar as bielas do motor, contará com a
aplicação de US$ 10.5 milhões (R$ 19,11 mi), o que criará 15 novos
empregos.


Os motores Ecotec possuem 4 cilindros e seus volumes disponíveis
são 2.0, 2.2 e 2.4 litros. Todos contam com 16 válvulas e contam com
comando de válvulas variável, injeção direta de combustível, além de
turbo. A empresa não revelou dados técnicos sobre a nova geração do
propulsor ou quando a produção terá início.

GM investe R$ 911 mi em novo motor Ecotec Captiva_comparativo_motor_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Por essas e outras que eu não engulo estas conversas de que os motores daqui, DE QUALQUER MARCA, consigam ser eficientes (econômicos, pouco poluidores). Primeiro porque é fato que a grande redução de emissão de gases começou na Europa com a popularização das unidades com 4 válvulas por cilindro, que tinham o problema de poder gerar alta potência específica, mas serem motores "chochos" (vide o 2.0 do Vectra GSi, vendido aqui), ocorrência que só melhorou quando as potências diminuiram, aumentando/melhorando a curva de torque e mais recentemente, com a incorporação de itens como turbos, comandos variáveis, etc. Depois, eu sempre me lembro que quando a fábrica de motores do estado de Nova York foi construída ao custo de US$ 227 milhões, "bateu" com último ano de lucro da GMB por um bom período, em 2.002 (a fábrica foi inaugurada em 2.003), mas convenientemente "esqueceram" das DÉCADAS de lucro com Opala, Caravan, Chevette, Veraneio e pick ups que lhe deram origem e agora, lá, onde o buraco não para de crescer, investe-se em novos e melhores motores e aqui, contente-se com os "Muderníssimos" 1.4, 1.8 e 2.0...

Fabiano

Fabiano

Só fato deles desenvolverem ummotor totalmente novo já é mostra de que o é feito aqui não serve para lugar algum....

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Novo Ecotec... GM investe R$ 911 mi em novo motor Ecotec Icon_neutral

...e pensar que o 'Ecotec' velho já seria um grande avanço para o que eles oferecem aqui...

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Pena não terem dado mais dados técnicos do motor.

Da questão da disponíbilidade de motores melhores e mais modernos para cá, se esbarra em questões até mais complicadas que a de trazer plataformas atuais. Aqui no Brasil se pensa que a manutenção do carro é quase que exclusivamente ligada ao motor e com a mão-de-obra pouco qualificada que temos é uma enorme polêmica colocar um motor novo num carro que não seja de segmento mais alto. O comprador geralmente quer levar o carro para arrumar em qualquer lugar e de forma mais barata possível, fazendo com que qualquer coisa mais fora do comum vire problema não só pelo custo maior como pelos mecânicos de menor instrução - que é onde costumam levar e são os mais abundantes - não saberem mexer ou quando mexem acabam estragando.

Dessa forma, colocar um motor novo pode acabar sendo um tiro no pé pois o comprador costuma ligar mais para a possibilidade de fazer qualquer serviço ao preço mais baixo possível - não ligando para a qualidade - do que mais desempenho ou menos emissões. O que importa é o carro andar. Irônicamente as prestações enormes e até mesmo grandes gastos com acessórios passam batido, mas a manutenção tem que ser o mais barato que der - afinal, manutenção não dá para mostrar né...

Claro que existem aqueles segmentos onde realmente o foco é no custo e facilidade da manutenção, mas aí é compreensível tanto pelo custo dos carros quando pelo seu público e seu uso. Infelizmente em muitos outros segmentos onde isso não se aplica, a resistência dos compradores em deixar de equipar o carro para mantê-lo como se deve com um motor mais eficiênte acaba servindo de amparo para que não se modernizem os motores no Brasil.

Fabiano

Fabiano

Resumindo, 90% dos Brasileiros tem o que pede.....

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Olha, não diria 90%, mas dá pra falar na maioria hehehe.

Fabiano

Fabiano

GM fabricará novo Ecotec em 2013



A General Motors planeja começar a produzir a próxima geração de seu motor Ecotec em 2012, revelou nesta quinta-feira (16) o informativo Automotive News. De acordo com o noticiário, a marca começará a fabricar o componente em Tonawanda (EUA) em 2012, e, no ano posterior, em Spring Hill (EUA), mesma fábrica em que são manufaturados os atuais propulsores da gama.

De acordo com o informativo, o novo motor Ecotec está sendo projetado para possuir menos atrito e gerar baixos índices de ruídos que a geração atual. O propulsor em questão será 2.4 4 cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, e contará com duplo comando de válvula movido por corrente, comando de válvulas variável, acelerador eletrônico e injeção direta de combustível.

O novo propulsor emitirá 25% menos HC (hidrocarbonetos) quando estiver funcionando em fria, além de gerar 182 cavalos de potência (o que significa bons 75,8 cv/l)e 23,8 kgfm de torque. A produção do novo bloco também reativará uma parte das instalações de Spring Hill que foi aposentada por conta dos planos de reestruturação da marca. A retomada da linha criará 1.045 novos empregos, afirma o noticiário. No Brasil, os Chevrolet Captiva e Malibu são oferecidos com a atual geração do 2.4 Ecotec.

GM investe R$ 911 mi em novo motor Ecotec X10P4C032640por408_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Interessante o isolamento do coletor de admissão e a borboleta colocada praticamente embutida nele. Reduz peso e o motor fica mais compacto no geral, mas será que há ganho em eficiência?

KÜLL



A questão é que a maioria, se não todos, os motores produzidos no Brasil com 2 válvulas por cilindro e acima de 1.6 litros NÃO VÃO CONSEGUIR PASSAR PELA PRÓXIMA FASE DO PROCONVE, isso é fato, pois todos são unidades antigas, no seu limite de desenvolvimento e aí, só mesmo com um produto totalmente novo. Nos EUA, os Ecotec 2.0 turbo são produzidos no Estado de Nova York e aqui, bem aqui, só Monzatec do começo dos anos 80.

Domingos V


Administrador

E quando entra em vigor a próxima fase? E sim, realmente apesar dos bons resultados em economia e desempenho esses motores emitem CO e NOx em quantidades muito maiores que os motores de projeto mais atual. Na inspeção veicular de SP se pode ver isso.

R8V

R8V
Administrador

Já q o consumidor não exige, ao menos vem por lei....

Domingos V


Administrador

R8V escreveu:Já q o consumidor não exige, ao menos vem por lei....

Tem vezes que só assim mesmo.

KÜLL



Domingos V escreveu:E quando entra em vigor a próxima fase? E sim, realmente apesar dos bons resultados em economia e desempenho esses motores emitem CO e NOx em quantidades muito maiores que os motores de projeto mais atual. Na inspeção veicular de SP se pode ver isso.

Se não engano, 2.014. Por sinal achei estranha esta nota, pois já se fabrica nos EUA uma unidade Ecotec 2.4 com injeção direta, que é a mesma utilizada no Captiva e no Malibu, apenas equipada com o sistema, e que também é usada no Chevy Equinox e no GMC Terrain e no Buick LaCrosse, versão de entrada e que vai equipar a versão de topo do Regal, ao menos até a chegada do 2.0 turbo.

Domingos V


Administrador

Vai ver agora a nota fala da versão com os variadores de fase e da fábrica antiga sendo reativada.

Mas as versões que usam na Captiva e Malibu daqui não usam a injeção direta ainda, ou usam?

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