Olha, o EA111 era bem diferente do SR. Embora o SR que deu origem ao EA111, os dois mudam bem em termos de peças e mesmo de arquitetura. O SR usa bloco de alumínio e curso dos pistões diferente para melhor relação R/L, coletor de admissão variável e outras coisas que abandonaram no EA. Por exemplo, apenas agora no VHT é que o EA evoluído passou a contar com uma relação R/L melhor como no SR. Sendo assim acredito que peças internas devem serem diferentes na sua maioria e mesmo coisas como injeção e sensores devem mudar bastante. Pouca coisa deve ser realmente compartilhada.
Mas o SR é usado até hoje no novo A3 1.6, então peças não devem faltar. Já o preço não posso falar porque não faço ideia.
Do Golf importado, a qualidade era muito boa. O brasileiro também, mas o importado vinha com o airbag/abs, mais detalhes de acabamento e funcionalidade e até hoje quem conheço que tenha um importado está muito satisfeito. Conheço pessoas que têm modelos usados lá de 1999 e estão com o carro sem queixas e em estado perfeito. Fora que o SR era mais suave, silencioso e pessoalmente acho bem mais prazeroso que o EA. O SR tem bom torque em baixa e depois desenvolve suave e com força bem respeitável para um 8v 1.6 que leva tanto peso nas rotações mais altas, também sendo bem econômico. O EA tem mais torque em extrema baixa, mas não desenvolve com a mesma desenvoltura do SR em alta - aliás, fica devendo até para outros 8v nesse quesito.
Para mim o determinante seriam os itens de segurança, que junto com os mimos dos Golfs importados e motor SR seria o melhor. Mas isso sou eu e realmente não sei se a manutenção em termos de motor fica muito prejudicada no preço.