TRANSCRIÇÃO DE E-MAIL RECEBIDO JÁ A ALGUM TEMPO, SOBRE OS SIGMA E OS ECOBOOST:
Re: Motores Sigma
De:
Fernando Calmon
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Para:
ekull
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Assunto:
Re: Motores Sigma
Data:
11/03/2010 17:42
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Eduardo, Verifiquei que a base do EcoBoost é a de uma nova família. A Ford Taubaté, única fabricante do Sigma, pode enviar qq. motor para o México e o carro vir com qualquer motor para cá, inclusive sem o comando variável, mais potente.
Brasileiro não dá pelota para geração de motores, se não não compraria o GM Família I até hoje, embora modificado. E o Sigma daqui não traz vantagem em potência e torque em relação ao Rocam, mas este terá dificuldades na próxima fase do Proconve em 2014. Por isso o Sigma vai substituí-lo aos poucos.
Quanto ao Fiesta, luzes diurnas (carreiras de leds) só serão obrigatórias em 2013 na Europa, mas os novos carros já os trazem. Não são faróis de leds, como se vê escrito por aí. Por enquanto, faróis só no R8 e um dos Cadillacs. Talvez vez um terceiro que não lembro agora.
O câmbio Durashift do Fiesta funciona como um automático, sem opção manual sequencial, segundo minha fonte mexicana, para torná-lo mais barato. E tem lógica. Se é muito mais rápido nas trocas, por causa das 2 embreagens, é um automatizado "automático". Confuso mesmo...
Abraços,
Fernando
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Skype: fscalmon
Em 11 de março de 2010 14:27, ekull <
ekull@uol.com.br> escreveu:
<BLOCKQUOTE style="BORDER-LEFT: #ccc 1px solid; MARGIN: 0px 0px 0px 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" class=gmail_quote>
Não vai ficar estranho o Fiesta, de segmento inferior, usar um motor mais moderno e potente que o do Focus? idem, para o caso do modelo mexicano trazer o câmbio DuraShift, de dupla embreagem.
Ainda sobre o Fiesta, pelas fotos nota-se que o mesmo não tem faróis auxiliares, mas apenas e como opcional, duas linhas de LED's nos parachoques, fazendo as vezes de luzes diurnas, mas aqui no Brasil, como na Europa, tais faróis são de praxe. Teremos então um Fiesta "americano" com frente diferente. Da mesma forma, o Fit, o City, o Punto e o Polo tem como opcional ar condicionado com comandos digitais, que estão presentes no modelo europeu e chinês, mas que não aparecem nem como opcional no modelo mexicano, fato que inclusive se repete no Fit, no Corolla e no Civic americanos, que não têm ar digital nem como opcional e faróis auxiliares são tratados como acessórios, encontráveis nas concessionárias.
EDUARDO
<BLOCKQUOTE style="MARGIN: 0px; BORDER-TOP: #ccc 1px solid; PADDING-TOP: 10px">Em 08/03/2010 11:42,
Fernando Calmon < fscalmon@gmail.com > escreveu:
Eduardo, O Ecoboost é o motor normal com injeção direta e turbo. Não sei se a base dele pode ser Sigma, mas tudo indica que sim porque é um motor evoluído do anterior. O Sigma fica aí em 1.600 cm³. Para o Brasil ainda demora a injeção direta.
O Fiesta sedã novo virá do México no segundo semestre com o Sigma mais potente. E não há decisão sobre Kuga na Argentina. Creio que o motor 2.0 Duratec pode continuar uns tempos, principalmente para países com gasolina sem baixo teor de enxofre. Essa gasolina melhor teremos aqui em 2014, informa a Petrobrás.
Abraços,
Fernando
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Skype: fscalmon
Em 4 de março de 2010 08:50, ekull <ekull@uol.com.br> escreveu:
<BLOCKQUOTE style="BORDER-LEFT: #ccc 1px solid; MARGIN: 0px 0px 0px 0.8ex; PADDING-LEFT: 1ex" class=gmail_quote>
Bom dia,
Gostaria de saber O QUANTO os motores Sigma feitos aqui no Brasil são semelhantes ao EcoBoost agora anunciados pela Ford. EXPLICO: é fato que o motor usado aqui no Focus é simplificado em relação ao que equipa o Fiesta vendido na América do Norte, não tendo variadores de fase e lí reportagem sobre os lançamentos da Ford neste quesito em Genebra no site Terra mexicano e lá está escrito que tais motores podem ter potências de 105 hp (um motor esganado para poluir pouco?), 125 hp (o mesmo do Fiesta americano?), 150 e 180 hp, os dois usando turbo com diferentes calibragens. Minha dúvida existe pelo fato de que em algum momento no futuro, talvez breve, o 2.0 Duratec deixe de ser feito e aqui vai ser substituído pelo quê? Pelo 2.0 com injeção direta anunciado em Detroit ou, o que seria mais lógico em minha opinião, por um desses 1.6 turbinados que além parecer interessante pelo conceito do motor, faria a fábrica de Taubaté produzir varia ntes que cobririam praticamente toda a linha da empresa à venda no Brasil? Inclusive fica a dúvida ATÉ QUAL CILINDRADA O TAL SIGMA PODE "CRESCER", uma vez que ocorrendo a feitura do Kuga na Argentina fica a dúvida sobre qual motor o mesmo vai usar, lembrando que até um tempo atrás o modelo usava o mesmo 2.0 Duratec, que foi substituído pelo 2.5 turbo de origem Volvo, que vai ser substituído pelo EcoBoost 2.0 turbo.
EDUARDO T. KÜLL</BLOCKQUOTE>
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