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Comparativo entre Novo Focus e i30 – da boca de quem tem os dois

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Fabiano

Fabiano

Comparativo entre Novo Focus e i30 – da boca de quem tem os dois Focus-ghia-i30-comparativo-1

Olá a todos que se
interessaram pelo tópico. Devem estar se perguntando qual é o melhor
dos dois. Passei meses e meses nesta angustia, querendo comprar um
carro que me atendesse como consumidor exigente que sou. E como os
valores sao altos, a escolha tem que ser certa, afinal, além da cifra
empatada, a desvalorização que se tem na venda de carros é alta. E
soma-se ao fato que o casamento dura, em media, 2 a 3 anos. As vezes
mais, as vezes menos, porém não tem nada melhor que você tirar um carro
zero da concessionária e ele ainda lhe entregar tudo e mais do que você
imaginava.

Gostaria de pedir aos leitores que me dêem um desconto, porque nas
minhas mal traçadas palavras não tenho o intuito de ganhar ou me
assemelhar as publicações oficiais. Afinal, não sou jornalista. Sou
médico, que tem diploma de mecânico profissional pelo laboratório de
máquinas térmicas do Fundão. Então, de carro, eu entendo um pouquinho.
Além disso, gosto de dirigir. Dirijo desde os 9 anos, quando meu avô me
colocava no banco de seu Dodge 1.8 1975, sobre 2 almofadas…
Complementando, tive um Voyage 1.6 LS 1985 a álcool, depois um
Voyage 1.6 CL 1994 a álcool, seguido de um Gol 1.8Mi 1997 CL a
gasolina, um 206 1.6 16v 2004 Feline a gasolina
e agora, um Novo Focus. Todos zero. A esposa, também médica, teve um
Gol 1.0Mi 8v Trend 2002, seguido de um “old” Focus 2.0 16v Duratec GLX
2005 e agora, um i30. Todos zero.
Comparativo entre Novo Focus e i30 – da boca de quem tem os dois Focus-ghia-i30-comparativo-2
Coloco essas informações para vocês entenderem o passado
automobilístico de ambos os proprietários responsáveis por este pequeno
review. Chega de delongas, mas queria escrever algo sobre mim para
entenderem um pouco como somos e no que nos baseamos. E como eu sempre
digo, na duvida entre um ou outro, compre os dois. E foi o que fizemos,
hehe.
Vamos falar sobre os carros atuais e motivo do review:
Novo Focus 2.0 16v Ghia Manual x i30 2.0 16v Automatico com Teto Solar e Ar Analógico
Ambos, na mesma faixa de preço, por isso, a comparação direta. A
diferença ficou em menos de 700 reais, sendo o NF o mais caro. O i30
veio com sensor de estacionamento, couro nos bancos, insulfilm e
bluetooth, todos fornecidos dentro do valor pago, mas que não eram de
série do carro. Entao, esses “acessórios” estavam embutidos no preço.
Por isso, a semelhança nos valores. E nos itens tbm, no final das
contas.
Aos carros, até que enfim!
Novo Focus, hoje com 1535km. I30, hoje com 1767km.
Comparativo entre Novo Focus e i30 – da boca de quem tem os dois Focus-ghia-i30-comparativo-3
Agora que a fase de paixão acabou, ou seja, o vislumbramento sobre o
fato de que tudo é maravilhoso, posso, de peito aberto, falar sobre os
carros sem dó nem piedade, e é o que farei. Serei duro com o que
merecer dureza e valorizarei o que for merecido. Mas repito, sobre o
MEU ponto de vista. Cabe a vcs decidirem o que importa, o que não é
importante e o que é imprescindível. Isso é individual.
Vamos começar pelo exterior:
Aqui entra o julgamento individual. Cada um com seu cada um. Mas, eu e
a esposa achamos ambos bem bonitos, mas o NF ganha com sua frente
agressiva, bocão aberto querendo engolir o asfalto. Achamos que a
frente do i30 merecia algo com mais ostentação, talvez com cortes no
capô. Acabou ficando meio morto.
De lado, ambos sao muito bonitos, com o i30 lembrando a serie 1 da BMW.
Na traseira, o i30 lembra o Sandero, mas é bem mais largo. Já
confundiram meu i30 com o carro citado e fiquei um pouco chateado na
hora, mas acabei cedendo e confirmando o fato. Parece, mas não é!!!
grrrrr.
Já fui abordado várias vezes por vizinhos e transeuntes elogiando o
NF, mas acho que a cor influencia, afinal, o vermelho paris que é
perolizado realmente chama a atenção. No caso do i30, já fui abordado
tbm, mas não para elogiarem o carro, mas para perguntarem se eu estava
gostando do mesmo. Engraçado a diferença na abordagem de ambos. Um,
beleza, o outro, na proposta. Ah, a pintura do i30 é preta perolizada.
As rodas aro 16 do NF Ghia sao bem esportivas. No inicio, achava a
da versão GLX mais bonita, até porque ela se parecia com a do 206
feline, a qual estava acostumado, mas com o tempo, fui percebendo o
nervosismo que ela passa. Hoje, acho que não poderia ser diferente. É
linda demais e combina muito com o carro. Achamos muito mais bonita que
a do GLX.
Comparativo entre Novo Focus e i30 – da boca de quem tem os dois Focus-ghia-i30-comparativo-4
Já as do i30, que rodão lindo. Aro 17. Passa um visual bem
esportivo. E com detalhes cromados, faz um sucesso. Chama muito a
atenção. Encaixa perfeito no visual arrojado da lateral do carro.
Os pneus do NF sao 205 de largura e do i30 225. É muito pneu o do
i30. Rodando com ambos, a sensação é de se estar em trilhos, mas parece
mais agarrado no chão o i30. Tbm pudera né não?! Perfil mais baixo e
suspensão dura. O i30 eh puro esportivo. Um tesão para quem quer isso
de um carro.
Os farois do i30 tem a lente eliptica. As do NF sao a de superficie
complexa. Acabei comprando um luximetro (aparelho que mede a
intensidade de luz) para medir e a conclusão é que o farol do i30
ilumina bem mais. Como somente fiz a aferição a 30 cm, pode ser que o
eliptico concentre mais a luz nesta distância, porque a diferença foi
bem grande. Entao, depois atualizo o post medindo a 20 metros de
distancia.
O i30 tem um para-barro, que acaba protegendo a pintura naquela
região onde, com o tempo, a sujeira fica difícil de soltar. Além de dar
um visual de preocupação com o carro. No NF, nao tem nada disso.
Antes de entrar no carro, se tem a sensação de que a porta do i30
abre e fecha melhor que o do NF. Alguns vão dizer que basta levar o
carro para regular que isso melhora. Pode ser. Mas o fato é que no i30,
não se precisa regular nada. Ele já veio como deveria vir. Todo bem
encaixado, bem montado, tudo presinho no seu devido lugar. E isso vai
além. Ao andar com o carro, no i30 vc nao ouve nada de solto. E pode
chacoalhar em buracos que nada no i30 sai de seu lugar. Pelo menos até
agora.
Já não posso falar o mesmo do NF, onde existem vários barulhos
internos que incomodam. Óbvio que estou para levar o carro na ccs para
resolverem esses pequenos problemas e até acho que o farão, mas o que
coloco aqui é que no i30, o carro não tem nada solto. Como um carro
zero deve vir. Ponto final. Talvez culpa dos argentinos que, sabendo
que o carro vem para o Brasil, não montem como deveriam…
Não posso esquecer que, ao abrir a porta pelo comando da chave no
NF, luzes se acendem abaixo dos retrovisores para iluminar o chão onde
vc pisará antes de entrar no veículo. No início, achei um besteirol que
só iria consumir minha bateria mais rápido. Hoje, acho imprescindível,
porque já me encontrei em situações que nao havia luz nenhuma e não
sabia se iria pisar na poça ou em chão firme. Nota 10 para essa idéia.
Buzina:
Focus: bem alta e politonal. I30, relativamente baixa e tipo bibi de
fusca antigo. Tem gente que gosta. A do focus passa mais qualidade. No
início, achava a do Focus com volume baixo, mas depois que, do lado de
fora, pedi para a patroa buzinar, vi que era o isolamento acústico que
deixava a buzina do NF baixa. Ou seja, dentro do carro, quase nao se
ouve, mas fora, vc se assusta. O i30 merecia uma buzina melhor.
Limpador de parabrisa:
No i30, são palhetas comuns, mas o esguicho é pulverizado, o que é
extremamente eficiente. Espalha por todo o vidro e gasta pouca água. No
NF, as palhetas sao diferentes, somente de borracha. Devem ser melhor.
Ambas limpam bem, então… Mas o esguicho do NF é uma vergonha. Jato de
água. E que jato. Mas é jato. Isso é coisa de carro antigo. Até gol mil
há alguns anos já tem esguicho pulverizado. Achei um retrocesso
incrível isso.
Ford, muda isso!!!
Retrovisores:
No i30, eles são com rebatimento eletrico, ou seja, vc aperta um botão
e eles fecham sozinhos. Um barato mesmo. Essencial para quem deixa o
carro na rua e nao quer ter surpresas. Ainda mais porque sao grandes e
têm excelente visibilidade. Só gostaria que eles fossem se fechassem
automaticamente ao se desligar o carro. Muitas vezes fecho o carro e
volto a abri-lo para acionar o botão. Minha mulher entao, nem lembra.
Mas acha muito útil. Bom, o do NF, posso dizer que tem desembaçador
nele… No Rio, não acho que terei utilidade não, mas… Bom, ele tbm é
elétrico… O i30 tbm, entao… Vamos pro proximo item!
Iluminação interna:
Aqui o NF ganha disparado. Tem luz pra tudo quanto é lugar. Só na
frente tem a central, a de leitura para ambos os lados, as do para-sol
e ainda as do chao para iluminar seus pés, além da traseira que são
para ambos tbm. No i30, tem na frente e atrás. E tá de bom.
Painel:
O azul do i30 é lindo, mas com o tempo, deprime. Sério. O azul é uma
cor que embota o humor. A primeira vista, chama muito a atenção, mas
com as horas, vc fica meio cansado. No NF, o painel está sempre aceso.
É branca a iluminacao, mas nao como antigamente, onde havia uma luz
indireta iluminando. O branco ilumina de forma direta o que precisa ser
lido. Acho melhor. E não cansa.
Acho q a ergonomia do NF é melhor. Sem ler o manual, eu já sabia como
tudo funcionava. Rapidamente deu para pegar o jeito. No i30, às vezes,
ainda me enrolo. Mas é questão de costume. O rádio no i30 eu estou
sempre apertando o dark, porque o brilho do azul incomoda. A noite,
mesmo colocando a iluminação no mínimo, ainda assim é forte. A luz
ambar no NF acaba passando uma sensação mais agradável.
Espaço:
Você sente que o i30 tem mais espaço que o NF. Isso acontece devido a
região onde se localiza os joelhos na parte mais medial do carro. No
NF, o console é mais largo, o que estreita o espaço. Mas ainda assim, o
NF é espaçoso. E o acabamento do NF Ghia é muito bom. O volante tem a
pega mais gostosa no NF que no i30. A esposa tbm acha. E os detalhes da
costura em branco contrastam com o escuro do couro.
A manopla do câmbio é mais gostosa de segurar que a do i30, que parece de carro mil.
Porta-trecos:
Assim como o NF ganha em luzes internas, o i30 dispara em porta-trecos.
Ouso dizer que o NF praticamente não os têm. Isso me deixou muito
frustrado, porque não tem lugar para vc guardar o dimdim do pedágio.
Onde eu coloco as moedinhas, coloco meus oculos e o celular. No i30,
tem lugar para os oculos, para as moedinhas, para as notas, para cds,
documentos e sei lá mais o que. A ford vacilou muito, mas muito mesmo
neste quesito. E o lugar do extintor no NF, não vou nem comentar… Não,
vou sim. Horrível!!!! Péssimo!!!! MAL, SAPÃO, MAL, SAPÃO!!!!!
Rádio:
No i30, veio até o cabo para ligar o iphone/ipod. Isso mostra cuidado
com o consumidor. No NF, apesar do radio ser muito bom com
implementação com bluetooth, aux e ipod/iphone, o fato de no i30 ter
vindo o cabo (que tanto liga o audio quanto os comandos) já merece
menção honrosa.
No NF, vem 6 falantes. No i30, apenas 4. Mas ambos funcionam a
contento, sendo no NF um pouco melhor nos agudos por conta dos tweeters
mais altos. O importante é que em nenhum vc sente o grave tremer nada
na porta ou em outro lugar. Esta tudo bem encaixado nos dois, em termos
de musica!
No NF, uso um pendrive de 32Gb e coloco no shuffle e deixo o radio
tocando aleatoriamente. Nao testei isso no i30, mas o controle de ipod
no i30 funciona muito bem. Preciso inverter os dois para poder malhar
algum.
Mas sinto que o shuffle do NF poderia ser melhor. As vezes, toca musica
repetida apos pouco tempo, sendo que ainda teriam mais de 500 musicas
nao tocadas. Achei uma falha neste algoritmo, coisa que no ipod nao
acontece. Mas, como falei, vou inverter depois a ordem e atualizo o
post.
Motor:
Tem gente que diz que a embreagem do NF é muito dura. Eu acho que
poderia, com toda a certeza, ser bem mais mole, mas dura mesmo não
achei. Mas Ford, tem muito espaço para melhora aí. No i30, como é
automático, nao posso opinar.
O cambio no NF é duro mesmo. Entrei num KA e o cambio era molinho e com
engates curtos e precisos. Como no NF pode ser tao duro e impreciso?!?
Mais um item para levar na ccs e reclamar. O i30 por nao ser manual,
nao tem desses problemas, mas a manopla podia ser melhor.
O que surpreende no i30 é o conjunto do cambio/motor que surpreende. Funciona muito, mas muito bem. Estou acostumado a dirigir
automaticos em viagens e odeio o comportamento dos carros. Por isso que
acabei escolhendo para mim o NF manual. Mas o i30 surpreeende mesmo.
Ele está sempre pronto, responde rapido, é suave mas ao mesmo tempo,
rápido. Sei lá, sei que adorei.
Já o NF, câmbio duro e o motor só aparece em altos giros. Como eu
tive o duratec anterior, posso dizer que tem algo errado, pois o antigo
lambia o asfalto ja em 1.500rpm e o atual parece carro mil. Meu 206 da
couro e chamo pro pega qualquer NF que quiser bater pega com meu 206
que vai comer poeira até os 60-70km, pelo menos… Não tem justificativa
de o carro ser mais pesado, estar amaciando etc. Não anda como andava.
E o motor, dizem, melhorou. Ainda nao descobri onde. Deve ser apenas
nas emissoes mesmo. Vamos ver se depois da atualizacao (ja foi
atualizado em setembro!), vai mudar alguma coisa. Antes que digam que
precisa atualizar, meu carro sobe a rampa da garagem a 1.200rpm sem
reclamar, entao, acho que a atualização feita em setembro deve ser a
ultima mesmo, mas nao custa tentar. Ainda nao tive a oportunidade de
acelerar os dois juntos, do zero, lado a lado, mas acho que o i30
automatico vai lamber o NF manual…
Isso vai merecer, porque mexe com o brio interno do piloto aqui, um update no post apos a ida a ccs.
Agora, sobre o barulho interno ao rodar com o carro… Peguei o
decibelimetro e andei a 40km/h numa rua perto de casa que é de
paralelepípedo e… o NF ficou quase que 9 decibeis mais silencioso. Isso
foi apenas para tornar oficial, porque a constatação é nítida em quem
anda. Nao tem jeito, o NF é mais confortável em ruído do exterior e
motor. E isso somado aos barulhinhos internos de nhecnhec na traseira,
bzzzz do comando do radio do volante, trectrec do banco ou cinto… Mas
tirando isso (), o carro segura os externo muito bem. No início, eu
tinha que olhar para o conta-giros para saber que tinha que mudar de
marcha, porque eu nao ouvia o barulho do motor. Sério, nao tô de onda
não. Agora acostumei.
No i30, o ronco do motor quando vc pisa invade a cabine. Além disso,
vc sente as imperfeições da pista dentro do carro, mas nao chega a ser
desconfortável não. Mas comparando diretamente com o NF, este último
filtra bem mais as imperfeições do piso e nao chacoalha tanto dentro do
carro os ocupantes. Mas não se pode esquecer que o i30 tem apelo
esportivo e anda como tal. O NF não tem sido assim não. Se vai melhorar
com esses boletins, não sei, mas por enquanto, o i30, em termos de
performance anda mais.
O consumo esta na mesmo para os dois, sendo o NF ligeiramente mais
econômico. O i30 fazendo 8.9 a 9.1km/l e o NF 9.1 a 9.4km/l na cidade.
Ainda nao fomos para a estrada com o i30, mas o NF fez 12.9km/l, o que
agradou, sendo ar ligado o tempo todo e pisando bem. Não se pode
esquecer que o pneu largo do i30 puxa o consumo mais que o NF. Além de
ser automático.
Dirigibilidade:
A sensacao dirigindo
o Focus eh de carro macio, que passa pelos buracos filtrando muito do
impacto. No i30, vc sente mais os impactos das ruas, inclusive com
barulho dentro da cabine levemente superior ao do focus.
Juntando pneus e suspensao, dirigindo em “modo esportivo”, vc nota
que o i30 gruda bem no chao, afinal, tem uma lapa de pneu. Mas nas
curvas, eu consegui derrapar a traseira um pouco, coisa que no focus
ainda nao consegui. Mas vc nota a diferenca mais gritante, quando vc
faz uma curva acentuada e o asfalto esta cheio de ondulacoes. O i30
trepida e sai, perdendo a linha, enquanto o focus absorve as ondulacoes
e fica mais firme. Ambos derrapam, mas no focus, ele sai menos e vc
ouve menos. Eh impressionante a estabilidade do focus.
A impressao que ficou eh que parece que o i30 precisa de um pneu
mais largo para poder ficar fazendo frente a estabilidade do focus. E
isso traz o problema de um certo desconforto durante a direcao, ja que
o perfil eh mais baixo. Na reta, nao tenho o que falar, ambos sao
grudados. Mas o i30, por ser mais duro, parece que esta rodando em
trilhos, mas a diferença é discreta.
Mas nao pensem que o i30 eh desconfortavel. Muito pelo contrario,
apesar de ter perfil baixo, ele surpreende e convence. Mas na
comparacao direta, focus ganha pelo conjunto.
Mimos:
O i30 tem o rebatimento elétrico dos retrovisores, mas você tem que
acionar. O i30 tem fechamento elétrico das portas, mas você tem que
acionar. Fala sério! Nao quero me preocupar com isso. Acho ótimo os
dois itens, principalmente aqui no Rio, mas isso tinha que ser
automático, ou seja, desliguei o carro, após alguns segundos depois de
aberta a porta, o rebatimento deveria ocorrer. Após sair com o carro,
após os 7km/h, as portas deveriam se trancar sozinhas, como no NF,
porque eu SEMPRE esqueço de fecha-las. Na boa, bola fora essa da
Hyundai. Gastou mais com botão que com chipizinho simples para fazer
isso.
O i30 tem sensor crepuscular e sensor de chuva. O NF não!?!?!?! Como
assim não????? Pois é, mole gigantesco da Ford. Meu 206 tinha. E faz
falta sim. Quem disser que não é porque nunca utilizou. São mimos que
depois que se acostuma, não dá mais para ficar sem. E digo mais, eles
funcionam melhor do que no meu 206. Bem melhor. O acionamento do teto
solar no i30 é cheio de botão. Você, às vezes, nem sabe qual apertar.
No NF, simples. Só tem um. Ou abre, ou fecha. Se apertar com ele
fechado, ele faz o tilt (inclinacao). Se apertar até o final, ele abre
ou fecha todo. Achei muito melhor.
No NF, dar a partida apertando um botão é muita sacanagem. Acho o
máximo. Pode parecer besteira, mas nunca mais quero girar chave. O
bluetooth do NF é fantástico e funciona muito bem com meu iphone.
Aparece até o nome de quem te liga no visor do rádio.
Sensacional. Ambos tem apoio lombar, mas o controle de altura no NF é
elétrico. Li que o encosto da cabeça anda para frente e para trás, mas
ainda nao consegui faze-lo. Será que o meu não tem isso?!?
Os vidros do i30 são decepadores de cabeça, assassinos. Nao têm
função anti-esmagamento. E eles tem fechamento forte. Tentei segura-los
e nao deu. E quando fecham, fazem um barulho como se estivesse lacrando
o veiculo. Pláaaaa. Lacrou! No focus, eh suave, além de ter a funcao anti-esmagamento e ser “one touch” para todos os vidros.
Bom, se alguem quiser invadir o i30 a força, vai ter a cabeca
decepada, ou pelo menos, vai ser enforcado, hehe. Quem tiver criancas,
cuidado no i30. Ah, os vidros não funcionam com um clique, somente para
descer o do motorista. O volante de ambos são gostosos de segurar, com
boa empunhadura. Mas no i30, já apertei várias vezes os botões do radio
e do piloto automatico ao invés de buzinar, o que me atrapalhou. No
focus, esses controles ficam em nivel abaixo da buzina, o que nao
interfere numa situacao de emergencia.
Seguranca:
Bom, nao vou falar muito nao. O NF ganhou nota 5 no euro ncap, e o i30
nota 4. Isso já diz tudo. Devem estar querendo saber qual o meu
veredicto. Bom, depende. Quando quero passear, vou de focus. Quando
quero pilotar, vou de focus. Brincadeira, para correr, ainda estou
preferindo o i30, mas depois que levar na ccs, eu conto se mudei de
idéia. Mas o NF é muito confortável, e hoje em dia, quero sombra e água
fresca.
Assim, vou de NF mesmo. Minha esposa está felicissima com seu carro.
Mas ela entra no meu e diz que ele é melhor. Eu também acho. Tirando os
barulhos internos, falta pouco para o NF ser o melhor carro já feito.
No que falta, ela (a Ford) deveria fazer algo que a Hyundai faz muito
bem: pegar o que há de melhor nos outros carros e copiar. Falta pouco
para isso.
Review enviada pelo leitor Paulo Oliveira, que a encontrou no HT Fórum, feita pelo membro “Alcaloide”.

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Eu tinha acabado de ler isso,heheh

Boa análise, mas parece que a Ford andou derrpando no controle de qualidade e acabamento,suas marcas registradas na década de 80; e quanto ao i30 : a Hyunday podia ter dado mais atenção aos pequenos detalhes.

Minha opinião: compre um C4 e seja feliz!

Domingos V


Administrador

R8V, tirando a parte de gosto pessoal onde o C4 pode ter no desing uma vantagem, não vejo nada que ele possa oferecer a mais que o i30 - tirando ser flex, claro. O i30 tem bem mais qualidade de construção, melhor dirigibilidade, desempenho e no caso do automático a diferença é absurda a favor do i30 tanto em comportamento das trocas como na performance e na confiabilidade. A garantia do i30 também é considerávelmente maior e o nível de equipamentos se equivale, sendo que o i30 ainda tem o ajuste lombar que é uma das melhores coisas que se pode ter num carro. De revenda, provável que por enquanto o i30 seja melhor também e o histórico de problemas dele por enquanto é imaculado. A única coisa que o C4 poderia ganhar do jeito que está seria no preço das peças, mas não acho que ele faça isso também...

Da avaliação postada pelo Fabiano, a comparação é interessante mas os exageros não. Dizer que um Focus com sensor de chuva seria o melhor carro já feito é meio suspeito, fora o cara ter elogiado bem mais o i30 e depois falar que para ele o melhor é o Focus. Acho que a mulher dele fez uma melhor escolha mas ele não quer abrir mão heheh. Outra coisa é ter colocado diversos equipamentos úteis como sendo bons só porque são "o maior barato, meu" (por isso que digo que cariocas e paulistas acabam se equivalendo no nível de besteirol quando se fala de estereótipos Comparativo entre Novo Focus e i30 – da boca de quem tem os dois 439272). Sinal disso é ter deixado de fora o elogio a itens como piloto automático e ajuste lombar de ambos os carros, coisas extremamente úteis - mas que passaram batido por não chamar atenção...

Do que percebi quando comparei os dois é que o i30 ganha muito em qualidade e equipamentos quando comparadas as versões de mesmo preço. Desempenho e dirigibilidade se equivalem. O Focus ganha no desenho mais europeu que eu prefiro, mas não compensa o resto das vantagens do i30. Para mim - e acredito que de forma absoluta também - o i30 é o melhor carro, em especial se você comparar o histórico de reclamações/defeitos de ambos. Mas o Focus pode acabar sendo bem melhor de peças e mercado, embora ainda isso seja dúvida. Nesse caso o i30 seria o melhor carro mas não o melhor carro para se ter.

Fabiano

Fabiano

Resumindo Domingos, ele fez certo, comprou os dois.....

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Domingos, discordo.

C4 tem um nível de acabamento melhor e quanto à durabilidade, o i30 ainda é uma aposta, sendo que suas peças e revisões são mais caras.

E de fato: os maiores elogios são p o I30, talvez o autor prefira por questão pessoal o Focus- até pq ele já vinha de um.

Quanto ao histórico de problemas : o i30 vem apresentando ruídos internos e na suspensão, mas pouco se sabe.

Por exemplo e a título de curiosidade : na comunidade do i30 no orkut( só como exemplo), qualquer menção à problemas , o post/tópico é apagado- inclusive o próprio tópico onde isso foi questionado.

Grilo

Grilo
Administrador

É uma escolhe bem difícil.

Agora, o C4 ganha disparado nos valores das revisões.

Vou procurar a tabela (absurda) do i30 e já posto.

http://www.autouniverso.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Grilo escreveu:É uma escolhe bem difícil.

Agora, o C4 ganha disparado nos valores das revisões.

Vou procurar a tabela (absurda) do i30 e já posto.

REVISÕES HYUNDAI I30

2.500 Km - R$ 120,00
10.000 Km - R$ 390,00
20.000 Km - R$ 970,00
30.000 Km - R$ 920,00
40.000 Km - R$ 1.100,00
50.000 Km - R$ 1.120,00
60.000 Km - R$ 1.350,00

REVISÕES CITROEN C4

10.000 Km - R$ 330,00
20.000 Km - R$ 444,00
30.000 Km - R$ 459,00
40.000 Km - R$ 440,00
50.000 Km - R$ 444,00
60.000 Km - R$ 699,00

EDIT:

REVISÕES FORD FOCUS II

10.000 Km - R$ 179,00
20.000 Km - R$ 239,00
30.000 Km - R$ 269,00
40.000 Km - R$ 629,00
50.000 Km - R$ 299,00
60.000 Km - R$ 557,00



Última edição por Grilo em Sex 4 Dez - 22:59, editado 1 vez(es)

http://www.autouniverso.com.br

R8V

R8V
Administrador

Bom, era disso q estava falando- fora q o C4 é mais seguro para os ocupantes e para os pedestres.

De qq forma, considero tanto o i30 quanto o C4 superiores ao Focus.

PS: vai ter muito i30 sem garantia por aí....

Fabiano

Fabiano

Nossa, agora eu sei por que amo tanto assim o Focus..... Comparativo entre Novo Focus e i30 – da boca de quem tem os dois 439272

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

As revisões dele estão com preço adequado, pena q é a cada 6 meses ou km.

Domingos V


Administrador

Fabiano escreveu:Resumindo Domingos, ele fez certo, comprou os dois.....

Comparativo entre Novo Focus e i30 – da boca de quem tem os dois 439272

R8V, ainda acho que o cara não quer abrir mão que a mulher escolheu o melhor carro hehe.

Sobre os problemas, tenho visto em várias fontes. Essa da suspensão não tinha ouvido ainda - tinha ouvido isso justamente do Focus. No test-drive do i30, foi uma das suspensões mais silenciosas que já vi. Claro que no futuro é outra coisa, mas com o carro novo já se nota esse tipo de coisa. A suspensão do Focus se ouve trabalhando desde nova - e isso vem desde a 1ª geração. Agora, comparando com o C4, se for por qualidade de construção o i30 duraria muito mais que ele e de forma muito mais tranquila com certeza. O i30 se aproxima ou mesmo passa a qualidade de construção de um Honda ou um Toyota, já o C4 não passa muita confiança. O C3 tem coisas bem mais sólidas que ele por exemplo e o C4 original francês também era notávelmente melhor.

Do preço das revisões, realmente depois da de 20mil fica muito caro. Para quem roda pouco até vai, se não para sustentar 5 anos de garantia com esses preços vai doer. Ainda assim preferiria o i30, acho que no longo prazo vai dar menos dispesa e ser uma experiência mais suave. O Focus é o mais na média com um Civic ou Corolla nas revisões, pena que perdeu a oportunidade em acabamento e qualidade para o i30. Com um chassi de Volvo a Ford podia ter feito bem mais nesses itens.

Grilo

Grilo
Administrador

Acredito que a Hyundai tenha uma padrão de qualidade que se aproxima do da Honda/Toyota, a questão é que as japonesas não cobram por isso na hora da manutenção.

Quanto ao C4, ele passa uma imagem de não ser nenhum tanque de guerra, só que o Pallas do Longa Duração, a Quatro-Rodas afirmou que (de todos que já testou), foi o que chegou aos 60mil Km na melhor forma, e não deve nenhum problema sério. Logo terá o desmonte, vamos ver se a boa impressão se confirma.

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Bom, o da 4Rodas pode até ser, mas pelos sites de opinião do próprio consumidor o Pallas em especial apresenta muitas reclamações - principalmente do câmbio A/T.

Fabiano

Fabiano

Sobre o C4/Pallas eu levo em consideração que aquilo que se vende muito é o que mais probabilidade de problemas pode dar, e o Pallas tem nas ruas que nem "Mata-Pasto".....

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Isso é relativo, Fabiano. Nesse caso eu costumo fazer uma proporção de modelos com problema sobre modelos opinados para não injustiçar os que vendem mais. Ainda assim o Pallas apresenta reclamações acima da média, novamente em especial no câmbio automático. No entanto, reclamações como as de suspensão - que eram "clássicas" dos PSA - são menores que o normal nele.

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