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Chery comanda invasão chinesa com o Tiggo

4 participantes

Qual sua opinião geral sobre o carro

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Fabiano

Fabiano

“A entrada dos carros chineses no Brasil será a maior revolução do
mercado nacional após o fim da restrição aos importados na década de
1990”. A frase proferida por Luis Curi, CEO da Chery do Brasil, nos dá
uma idéia da repercussão que lançamentos como o Tiggo poderão causar
frente as tradicionais concorrentes instaladas no país, ainda que no
estágio atual eles sejam vistos como grandes promessas. Essa revolução,
como o executivo a caracteriza, será estimulada por um fator de suma
importância: o preço dos carros.

O Tiggo oferecerá por R$ 49 900 motor 2.0 16V de 135 cv,
ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, airbag duplo,
freios ABS com EBD, MP3 Player, rodas de liga leve aro 16”, banco do
motorista e volante com ajuste de altura, alarme e até mesmo
aquecimento dos assentos dianteiros. Como você já conferiu no Carro Online,
o próprio Curi nos revelou que em outubro a Chery completará sua frente
de batalha com a chegada do compacto QQ (R$ 22 900), do Face (R$ 29
900) e do atual A3, que mudará de nome no Brasil, nas versões hatch e
sedã, ambas oferecidas por R$ 42 900. Esses modelos virão com um pacote
tão completo ou, em alguns casos, ainda mais atraente que o do Tiggo
por valores inferiores aos de seus concorrentes, afirma a Chery.

Mas qual seria o segredo da Chery? A empresa, fundada em 18 de
março de 1997, possui capital 100% estatal e partiu de uma iniciativa
da administração chinesa de criar uma marca global, com ênfase em
exportações. Sediada em Wuhu, a Chery possui cerca de 22 000
funcionários, sendo que mais de 100 deles são especialistas
provenientes da Europa, de grandes companhias do setor, para auxiliar
nas operações e desenvolvimento de novos produtos. Somente na China, a
Chery tem capacidade para construir 650 000 carros e o mesmo volume
de motores além de mais 400 000 transmissões por ano. Segundo Luis
Curi, “o segredo da Chery é trabalhar com uma margem de lucro muito
baixa, além do próprio ‘custo China’, o que nos permite conseguir
preços tão baixos”.

É por esse motivo – o “custo China” – que o principal executivo da
Chery no país informa que a marca ainda avalia seriamente se a instalação de uma fábrica no Brasil será viável ou não.
“Apenas como parâmetro, essa unidade teria de produzir em torno de 150
000 unidades por ano para ser interessante”. O Tiggo e o Face serão
importados da planta da Chery no Uruguai, enquanto o QQ e o A3 virão da
China.

Além das quatro novidades programadas para chegar ao país ainda
neste ano, Curi garantiu que, para 2010, mais três modelos inéditos
chegarão ao mercado nacional. Dentre eles estão um sedã compacto e uma
minivan, todos bicombustíveis. Aliás, o Face deverá estrear essa
tecnologia da Chery por aqui, a qual “é vital para ser competitivo no
Brasil”, afirma o CEO da Chery. Para o próximo ano, ainda no primeiro
semestre, as revendas da marca começarão a receber o Tiggo com câmbio
automático e tração 4x4. Aliás, com relação às concessionárias, a rede
inicial terá 30 lojas distribuídas em 14 estados, sendo que o número
deverá subir para 55 pontos até o fim deste ano. “Todas serão
concessionárias plenas, com assistência técnica e venda de peças.
Nossos clientes também terão à disposição um serviço de road assistance 24 horas por dia e os carros têm garantia de 3 anos”, informa o executivo.

Um pouco mais de Tiggo

O Tiggo já é oferecido na Argentina, Venezuela, Equador, Colômbia,
Uruguai, Peru e Chile, sendo que no último a Chery domina 3% do
mercado. No Brasil, até o fim de 2009, a expectativa da marca é vender
2 500 unidades do SUV, que terá como único opcional o revestimento de
couro para o interior.

Fruto de um projeto da própria Chery, o Tiggo traz
uma inegável semelhança no design com a segunda geração do Toyota RAV4.
Como a beleza é subjetiva, fato é que o Tiggo é proporcional nas
formas, sem exageros ou excessos estilísticos. Em uma volta pela cidade
de São Paulo, até mesmo a dona de um Ford EcoSport – o principal
concorrente do modelo – contorceu o pescoço para identificar o modelo.
Quem analisa o Tiggo meticulosamente começa a mudar sua opinião,
principalmente se o seu parâmetro de carro chinês é o Effa M100. O
estepe, também de liga leve, vai coberto por uma capa de fibra de
vidro, o capô é suspenso por dois amortecedores e o tanque de
combustível conta com abertura interna.

Apesar do "encanto" inicial, o carpete que reveste o interior
transmite uma sensação de baixa qualidade. As portas pedem certa força
para fechar. Em contrapartida, a ergonomia da cabine é boa e os botões
têm acionamento suave. A única ressalva vai para o plástico do console,
que, apesar de não exibir rebarbas e estar bem encaixado, não transmite
sensação de grande qualidade. O porta-malas pode abrigar 520 litros de
bagagem ou, caso o motorista remova o banco traseiro, a capacidade sobe
para 1 965 litros.

Dirigir o Tiggo também nos revela surpresas e alguns pontos que
ele ainda precisa melhorar. O propulsor, por exemplo, é elástico e
adequado para o uso urbano, apesar da faixa de potência e torque
máximos surgirem em rotações altas. Já a transmissão peca no engate das
marchas, principalmente na 1ª. De acordo com nossos testes, o Tiggo
acelerou de 0 a 100 km/h em bons 11s4, enquanto as retomadas de 60 a
120 km/h e 80 a 120 km/h foram cumpridas, respectivamente, em 20s7 e
14s5. A velocidade máxima, de acordo com a Chery, é de 165 km/h.

Não foi possível avaliar o Tiggo em situação fora de estrada, mas
a suspensão trabalha bem para vencer os buracos, lombadas e valetas da
cidade. Um problema é que o interior transmite um ranger de plásticos
constante ao passar por essas imperfeições. A direção, em trechos de
paralelepípedo, emitia uma vibração nada agradável. Com freio a disco
nas quatro rodas, o Tiggo precisou de 44,6 m para parar vindo a 100
km/h, marca que pode ser considerada boa tendo em vista que ele pesa 1
375 kg.


Ainda é cedo para dizer se os carros da Chery farão sucesso imediato,
mas é notório que a indústria automotiva chinesa está evoluindo em
termos de qualidade e o Tiggo nos revelou alguns detalhes
surpreendentes. Se a futura gama mantiver os preços anunciados com a
motorização flex, podemos esperar uma aceitação melhor, ou pelo menos o
início dela, por parte dos brasileiros. Só nos resta desejar boa sorte
à Chery.



Última edição por Fabiano em Sáb 22 Ago - 9:46, editado 1 vez(es)

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Fabiano

Fabiano

Ficha Técnica:
Motor 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro, transversal, gasolina
Cilindrada 1 971 cm³
Potência 135 cv a 5 750 rpm
Potência específica 67,5 cv/l
Torque 18,2 Kgf.m a 4 300/4 500 rpm
Taxa de compressão 10,0:1
Transmissão Manual, 5 marchas
Tração Dianteira
Direção Hidráulica
Suspensão dianteira Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira Independente com braços articulados tipo 4 pontos
Freios dianteiros Discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros Discos rígidos com ABS e EBD
Rodas Liga leve, 16 polegadas
Pneus 235/60 R16
Comprimento 4,28 m
Altura 1,70 m
Largura 1,76 m
Entreeixos 2,51 m
Porta-malas 520 Litros
Tanque 57 Litros
Peso 1 375 Kg
Peso/potência 10,1 Kg/cv
Medições:
Velocidade máxima 165 km/h (dado de fábrica)
Aceleração 0-60 km/h 5s0
Aceleração 0-80 km/h 7s7
Aceleração 0-100 km/h 11s4
Aceleração 0-120 km/h 16s1
Aceleração 0-140 km/h 23s8
0-400 m 17s9
Retomada 40-100 km/h 12s8
Retomada 60-120 km/h 20s7
Retomada 80-120 km/h 14s5
Frenagem 100-0 km/h 44,6 m
Frenagem 80-0 km/h 28,3 m
Frenagem 60-0 km/h 15,7 m
Ruído interno 0 km/h 48,4 dB
Ruído interno 50 km/h 62,4 dB
Ruído interno 80 km/h 67,9 dB
Ruído interno 120 km/h 72,4 dB
Consumo cidade n/a
Consumo estrada n/a
Consumo médio n/a
Fotos:
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Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

Olha, eu acho o carro interesante, algumas coisas como dito são nescessario mudar, mas o interior é muito bonito, lembra pouco alguns carros chinesses que são muito mal projetados e de gostos duvidosos.

Achei um pouco controverso o azul usal na iluminação da instrumentação, porem da para notar que os encaixes são realmente bem feitos, umas das coisas que devem melhorar será o isolamento acustico e esse ranger de plasticos.

Vamos ver eu acredito nessa marca, devem evoluir tão ou mais rapido que os Coreanos.

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Grilo

Grilo
Administrador

O carro parece interessante, mas o seu problema é o interior.

Apesar do encaixes (aparentemente) bem feitos, ultiliza plástico brilhante e fino, daqueles que dá eco se vc bater.

Talvez se o interior fosse todo preto, a situação pudesse ficar mais disfarçada.

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R8V

R8V
Administrador

Convenhamos, ele vai concorrer c o EcoSport, q não é nenhuma referência em acabamento....

Fabiano

Fabiano

R8V escreveu:Convenhamos, ele vai concorrer c o EcoSport, q não é nenhuma referência em acabamento....

Verdade verdadeira.....

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KÜLL



Li a Auto Esporte e a 4 Rodas este fim de semana e a duas afirmam que o carro PODE SER uma boa alternativa ao Eco, MAS tem bastante defeitos, seja em acabamento (os mais notados), seja em peças que promovem o funcionamento de ar condicionado e do motor (o pior, nessa situaçao).

R8V

R8V
Administrador

Qual seria o problema com o motor ?

A quatro rodas considerou o Face o melhor, entre eles.

Fabiano

Fabiano

Poderia ser o fato de ser fraco para o Peso do carro.

http://www.oticainova.com.br

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