[size=42]Lançamento: CAOA Chery Tiggo 5X parte de R$ 86.990[/size]
Por Marlos Ney Vidal - 11 de dezembro de 2018
[size=16]Tiggo 5X será vendido na versão T por R$ 86.990 e na TXS por R$ 96.990. Elas são equipadas com motor 1.5 Turbo e câmbio automático de dupla embreagem. Vendas começam este mês [/size]
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Por Marlos Ney Vidal (*) De Anápolis (GO)
A CAOA Chery começa a vender na segunda quinzena de dezembro o Tiggo 5X. O SUV chinês será vendido nas versões T e TXS sempre equipadas com motor 1.5 e câmbio DCT. Preços partem de R$ 86.990 e chega aos R$ 96.990.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
De série
Na versão T, o Tiggo 5X vem equipado com espelho com rebatimento elétrico, roda de 17”, sistema keyless de partida sem chave, direção elétrica, ar-condicionado eletrônico, câmera de ré e controle de pressão dos pneus. O SUV ainda tem freio de estacionamento elétrico, volante multifuncional, entre outros itens. A versão TXS vem com todos os equipamentos da T e agrega rodas de 18”, teto solar panorâmico, faróis de neblina, bancos revestidos em couro, banco do motorista com ajuste elétrico, entre outros itens.
Multimídia
A central multimídia do Tiggo 5X tem tela de 9 polegadas sensível ao toque com conectividade para smartphones com Apple Car Play e espelhamento do sistema Android.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Segurança
Na parte de segurança, o Tiggo 5X T tem airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema ISOFIX / LATCH, sensor de estacionamento traseiro, sistema auxiliar para partida em aclives, câmeras periféricas (visão 360°), entre outros equipamentos. A versão TXS agrega airbags laterais e de cortina)
Motor
O Tiggo 5X terá motor 1.5 Turbo Flex e transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT) de seis velocidades. O propulsor tem potência máxima de 150 cv / 147 cv (Etanol/Gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm (Etanol /Gasolina).
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Tamanho
O SUV tem 4,33 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,64 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 340 litros de bagagem. Com o rebatimento do banco traseiro a capacidade pode chegar 1.100 litros.
Caoa Chery Tiggo 5X: preços partem de R$ 86.990 reais
CATEGORIAS: [url=https://www.car.blog.br/search/label/aumento de pre%C3%A7os]AUMENTO DE PREÇOS[/url] , CAOA-CHERY , CHERY-TIGGO-5X , SUV 26 COMENTÁRIOS
A Caoa Chery lança oficialmente no mercado brasileiro o SUV Tiggo 5X, em duas versões: Tiggo 5X T - R$ 86.990 reais; Tiggo 5X TXS - R$ 96.990 reais.
O Chery Tiggo 5X é fabricado em Anápolis, Goiás. O modelo mede 4,33 metros de comprimento, 1,8 metros de largura, 2,6 metros de entre-eixos. A altura livre do solo varia entre 17 cm (com o carro totalmente carregado) a 20 cm (com o carro vazio).
As duas versões vem equipadas com o motor quatro cilindros 1.5 Turbo Flex, de 150 cv e 21,4 Kgfm de torque, associado sempre com transmissão automática de dupla embreagem e 6 marchas.
O modelo é homologado para 5 passageiros, com porta-malas variando entre 340 litros e 1100 litros (com os bancos traseiros rebatidos).
Desde a versão de acesso, o Tiggo 5X T, de R$ 86.990 reais, vem com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção elétrica, freios à disco nas quatro rodas, sistema de entrada por chave presencial, ar-condicionado digital e sistema multimídia compatível com Apple Carplay e Android Auto.
O Tiggo 5X T, modelo de acesso, traz ainda sistema de posicionamento diurno em LED, faróis com acendimento automático, lanterna de neblina traseira, banco traseiro 60/40, banco do motorista com regulagem de altura, sistema de multimídia com tela de 9 polegadas, câmera de ré, sensor de ré, dois airbags, sensor de pressão e de temperatura de pneus, ISOFIX. Nessa versão as rodas são de 17 polegadas.
O modelo topo de gama, Tiggo 5X TXS, de R$ 96.990 reais, traz todos os itens do modelo T, e acrescenta teto solar panorâmico, rodas de 18 polegadas, luzes de boas vindas, faróis de neblina.
No interior esta versão traz bancos em couro, 6 airbags (4 a mais que o T).
Há quatro cores disponíveis: Branco Perolizado, Cinza Metálico, Prata Metálico. A partir de marco chega o vermelho.
COMENTÁRIOS: DEFINITIVAMENTE, a CAOA não está MESMO para brincadeiras. Até o cara deste site, VW friendly até o talo, comentou do excelente acabamento construtivo e da parte superior na frente, de painel e portas, em material soft. Comentou que atrás, a parte de cima das portas é em plástico, mas é bom lembar QUE GOLF, TIGUAN E JETTA SÃO ASSIM. Vi que nesta versão top vamos ter bancos elétricos, como o modelo chinês. Sinceramente, PROMETE.
[size=52]Chery Tiggo 5x: CAOA cobra preços entre R$ 86.990 e R$ 96.990
Ricardo de Oliveira 3 Minutos de Leitura
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Se fosse um ano atrás, quando você acha que custaria o Chery Tiggo 5x no Brasil? Bom, a resposta provavelmente envolveria um valor bem competitivo, ou seja, mais baixo que os dos rivais, justamente para compensar a imagem da marca chinesa no mercado, mesmo que o produto fosse bom. Porém, agora com a CAOA, as coisas mudaram completamente e o SUV simplesmente parte de R$ 86.990.
Sim, esse é o valor inicial do Chery Tiggo 5x no mercado nacional. Mas, tudo bem, ele tem motor turbo. O Chevrolet Tracker parte de R$ 92.190, enquanto o Cactus THP não custa menos do que R$ 94.990.
Então, o que temos? Um monte de concorrentes com motor aspirado, atuando abaixo e acima da faixa de preço deste sino-brasileiro – já que agora é feito em Anápolis-GO – que chega a R$ 96.990. Dessa forma, apesar da agressividade costumeira da CAOA em termos de marketing e preço, até que o Tiggo 5x não está tão ruim na fita.
Oferecido nas versões T e TXS, o Chery Tiggo 5x chega com um projeto mais consistente que o Tiggo 2, feito sobre a plataforma T1X, desenvolvida em parceria com a Jaguar Land Rover e compartilhada com os irmãos maiores: Tiggo 7 e Tiggo 8. Com o visual mais expressivo que os demais, dando assim mais personalidade, o SUV compacto agrada visualmente.
Com 4,338 m de comprimento, 1,830 m de largura, 1,645 m de altura e 2,630 m de entre-eixos, o Chery Tiggo 5x tem apenas 340 litros no porta-malas, que pode ser ampliado para 1.100 litros. O utilitário esportivo tem motor 1.5 Turbo Flex (sem injeção direta), entregando 147 cavalos na gasolina e 150 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm, bem como 21,4 kgfm a 1.750 rpm.
O Tiggo 5x tem câmbio de dupla embreagem com seis marchas e suspensão traseira multilink, assim como discos de freio nas quatro rodas. O conjunto de equipamentos é bem interessante.
Ele já vem com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Auto Hold, lanterna de neblina, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, rebatimento dos espelhos externos, sensor de pressão dos pneus, Isofix e cintos completos.
Fora isso, ainda vem de série com ar-condicionado automático, trio elétrico completo, direção elétrica, multimídia com tela de 9 polegadas, sistemas Android Auto e Car Play, câmera de ré, monitoramento em 360 graus, entrada e partida sem chave, controle de cruzeiro, luzes diurnas em LED e rodas de liga leve aro 17.
Na TXS, adiciona-se faróis de neblina, airbags laterais e de cortina, rodas de liga leve aro 18, projeção de luz no solo, bancos em couro, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar panorâmico.
[size=43]Chery Tiggo 5x 2019 – Galeria de fotos[/size]
Última edição por KÜLL em Qui 13 Dez - 11:38, editado 1 vez(es)
Chery lança novo Tiggo 5x Turbo no Brasil com preço inicial de R$ 86.990
DEZ 11, 2018 em 20:48
POR: REDAÇÃO, Redação
Bem equipado, novo SUV tem motor 1.5 turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem
Mais um SUV compacto chega para esquentar o segmento no Brasil. A Caoa Chery lança o novo Tiggo 5X, modelo equipado com motor 1.5 turbo e uma generosa lista de itens de série. Com bom nível de qualidade, o novo utilitário esportivo chega em duas versões com preço inicial de R$ 86.990.
O novo Tiggo 5X tem desenho atual e porte que chama a atenção. Com 4,33 metros de comprimento, tem 2,63 de entre-eixos - maior que Honda HR-V e Hyundai Creta, por exemplo. Já o porta-malas entrega modestos 340 litros, mas pode ser ampliado para 1.100 l com o banco traseiro rebatido.
Debaixo do capô, o novo SUV da Chery traz motor 1.5 turbo flex, o mesmo oferecido no sedã Arrizo 5, que entrega potência de 147/150 cv (gasolina/etanol) e torque máximo de 21,4 kgfm com ambos os combustíveis. O Tiggo 5X também traz uma exclusividade no segmento: o câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas.
Os freios a disco estão presente nas quatro rodas com ABS e EBD. Outro destaque do modelo é a suspensão independente nas quatro rodas, com sistema McPherson na dianteira e multilink na traseira.
Versões, itens e preços do Chery Tiggo 5x
A versão de entrada é batizada de Tiggo 5x T e custa R$ 86.990. Vem equipada com direção elétrica, ar condicionado com comando eletrônico, controles de estabilidade e tração, freio e estacionamento eletrônico com Auto Hold, ignição do motor por botão, abertura das portas com chave de aproximação, faróis com DRL em LED e ajuste de altura, sensor para acendimento automático, espelho retrovisor com rebatimento elétrico, rodas de liga leve aro 17", lanterna de neblina, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com rebatimento 60/40, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, sensor de pressão dos pneus, câmeras 360º, quadro de instrumentos digital, multimídia com tela de 9" com Apple Car Play e Android Auto, câmera de ré, assistente de partida em rampas, controle de velocidade cruzeiro, computador de bordo com monitor de 4,8", volante multifuncional. A topo de gama é a Tiggo 5x TXS, que chega por R$ 96.990. Além de todos os itens da versão T, adiciona bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista, teto solar panorâmico, rodas de liga leve com aro de 18", faróis de neblina, luz de boas-vindas projetada no chão e airbags laterais e de cortina. As vendas começam agora na segunda quinzena de dezembro. Inicialmente, o novo SUV será oferecido com paleta de quatro cores: branco perolizado, cinza metálico, prata metálico e preto metálico. A partir de março de 2019, o vermelho metálico também estará disponível. Com reportagem de Leonardo Fortunatti De Anápolis, Goiás - Viagem a convite da CAOA Chery
Não o acho belo. De lado, tem o visual "boxy", caixotinho, do Renegade. Dá um destaque e apenas isso. Para mim, o pior do carro é a frente. Até esperava que o modelo daqui já aparecesse com o facelift chinês, me pareceu melhor. Traseira, para mim tá no "nem cheira, nem fede", mas o caso é que a montagem do modelo está sendo MUITO elogiada em diversos sites, vídeos, etc. Acabamento interno, idem, então me parece que promete. Quero ver é o mesmo em movimento, pois o motos, pelo que li, é um 1.5 turbo sem injeção direta, mas com comandos variáveis. Acho que para o Tiggo 7 e, principalmente para o 8, vai faltar motor.
Tiggo 5x: primeiro Caoa Chery produzido em Anápolis
Lançamentos | [size=18]12/12/2018 | 03h30[/size]
Tiggo 5x surpreende em qualidade e preço
Caoa Chery lança o SUV compacto-médio em duas versões por R$ 86.990 e R$ 96.990
PEDRO KUTNEY, AB | De Anápolis (GO)
Quem ainda pensa em carro chinês como produto de baixa qualidade, mal desenhado, barulhento e com acabamento tosco, pode começar a mudar de ideia com o SUV compacto-médio Tiggo 5x, o primeiro produto da parceria Caoa Chery produzido em Anápolis (GO) – uma das duas da marca sino-brasileira no País; a outra fica em Jacareí (SP). O novo modelo impressiona pela qualidade de acabamento, design e desempenho mecânico, mas conserva o competitivo preço chinês, bastante abaixo dos concorrentes diretos no mercado brasileiro.
O Tiggo 5x que chega às 65 concessionárias Caoa Chery ainda este mês, chega em apenas duas versões muito bem recheadas de equipamentos: a T será vendida por R$ 86.990 e a TXS por R$ 96.990. Ele é o segundo degrau dos SUVs da marca, que começou com o compacto Tiggo 2 (de R$ 60 mil a R$ 70 mil), e ficará abaixo do SUV médio Tiggo 7, que começa a ser fabricado também em Anápolis em janeiro próximo e deverá custar acima dos R$ 100 mil.
“Deverá ser o segundo modelo mais vendido da Caoa Chery, esperamos vender cerca de 9 mil Tiggo 5x em 2019”, estima Henrique Sampaio, gerente sênior de marketing e produto. O mais emplacado da marca é justamente o Tiggo 2, perto de 12 mil/ano, enquanto a expectativa para o recém-lançado sedã médio Arrizo 5 é de 7 mil emplacamentos no ano que vem.
Sampaio avalia que, nessa faixa de mercado, os clientes preferem o carro mais completo possível, por isso a aposta é que a versão topo de linha TXS será a mais vendida, algo como 60%.
Sem grandes arrojos, o design externo do Tiggo 5x é correto e agradável
BEM DISPOSTO E BEM ACABADO
O novo SUV Caoa Chery é equipado com powertrain bem disposto: motor flex (etanol/gasolina) 1.5 turbo de 150 cavalos e torque de 21,4 kgfm, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem (DCT) de seis marchas. São dois modos de condução programáveis: ECO, que privilegia o consumo de combustível, e SPORT para dirigibilidade mais esportiva.
O Tiggo 5X mede 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.645 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.630 mm, garantindo bom espaço na cabine para até cinco passageiros. O porta-malas não é dos maiores, tem capacidade de 340 litros, expansível para até 1,1 mil litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
O bom acabamento interno chama a atenção, sem uso dos plásticos duros e rústicos tão comuns aos carros nacionais quanto aos chineses. O painel e as portas são revestidos com material emborrachado. Na versão de topo TXS bancos e volantes têm revestimento de couro e seis ajustes elétricos mais lombar para o assento do motorista.
O bem-acabado interior do Tiggo 5x: luz de cortesia na porta é detalhe de sofisticação
Em ambas as versões, o centro do painel abriga uma vistosa tela colorida sensível ao toque de nove polegadas, que integra todo o sistema de infoentretenimento, com som, navegação e conexão/espelhamento com o smartphone. O quadro de instrumentos têm mostradores analógicos de velocidade e conta-giros, com uma tela TFT de 4,8” colorida no meio para monitorar informações do computador de bordo. Também desde a opção mais barata, o motor é ligado por botão no console, que só funciona quando a chave digital está próxima, assim como as portas são travadas/destravadas por aproximação.
Detalhe de sofisticação, presente apenas em marcas e modelos de prestígio, é a luz de cortesia projetada no chão com o nome do carro, Tiggo, quando as portas dianteiras são abertas. O dispositivo é de série somente na versão mais cara, que também traz adicionalmente ao pacote básico teto panorâmico, rodas de liga leve de 18 polegadas, farol de neblina, airbags laterais e cortina (além dos dois frontais obrigatórios por lei) e seis alto-falantes.
Mas o pacote da versão T já é bastante completo, inclui rodas 17”, faróis e lanternas de LED, câmera de ré, chave digital (key less), ar-condicionado eletrônico com saída traseira para os passageiros que vão atrás, volante multifuncional, piloto automático (cruize control), monitor de pressão e temperatura de pneus, freio de estacionamento elétrico com auto hold, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração, assistente de partida em rampa e fixador Isofix para cadeiras infantis no assento traseiro.
KÜLL escreveu:Não o acho belo. De lado, tem o visual "boxy", caixotinho, do Renegade. Dá um destaque e apenas isso. Para mim, o pior do carro é a frente. Até esperava que o modelo daqui já aparecesse com o facelift chinês, me pareceu melhor. Traseira, para mim tá no "nem cheira, nem fede", mas o caso é que a montagem do modelo está sendo MUITO elogiada em diversos sites, vídeos, etc. Acabamento interno, idem, então me parece que promete. Quero ver é o mesmo em movimento, pois o motos, pelo que li, é um 1.5 turbo sem injeção direta, mas com comandos variáveis. Acho que para o Tiggo 7 e, principalmente para o 8, vai faltar motor.
Não compraria chinês, por princípio mesmo, mas ao vivo o carro é bem normal. Não é feio não. E confirmo que, ao menos por fora, parece muito bem montado. Aliás, se estiver sendo feito na fábrica da Tucsson, revela que fizeram por lá um bom trabalho mesmo. A Tucsson nacional me parecia mais bem montada e pintada que a própria Tucsson coreana!
Agora, nas concessionárias a Tucsson sumiu e a ix 35 ficou de escanteio, com esse carro no mesmo showroom da Hyundai e no lugar desses carros!
CAOA sendo CAOA como sempre... Me lembra a época que ele largou a Subaru em nome das coreanas.
O próprio Elantra fica hoje mais escondido, enquanto que logo na porta o equivalente da Chery fica em destaque - mas aí na parte de fora.
A Caoa Chery fez o lançamento oficial do seu novo SUV de porte médio-compacto, o Tiggo 5X, de fabricação nacional (Anápolis/GO), com motor turbo flex, transmissão automática de seis marchas, e preços variando entre R$ 87 mil e R$ 97 mil, para enfrentar o Honda HR-V (R$ 92,5 mil a R$ 108,5 mil) e Hyundai Creta (R$ 83,5 mil a R$ 104 mil). Neste artigo relatamos nossas impressões gerais e de direção do modelo.
A Caoa é um conglomerado empresarial automotivo brasileiro gigantesco, proprietário da maior rede de concessionárias Ford da América do Sul, e representa no Brasil as marcas Hyundai e Subaru - também com redes de concessionárias. No caso da Hyundai, além das concessionárias, a Caoa fabrica, desde 2007, em Anápolis (GO), modelos como o Hyundai Tucson, Hyundai ix35 (preços acima de R$ 100 mil) e o New Tucson (concorrente do Audi Q3, com preços acima de R$ 140 mil).
Desde o final de 2017 a Caoa comprou a operação brasileira da montadora chinesa Chery no Brasil, incorporando a rede de concessionárias, uma fábrica de 1 milhão de metros quadrados em São Paulo (onde são produzidos o Chery QQ e o sedã Arrizo 5). E agora começa a produzir em Goiás o Tiggo 5X e, em breve, o Tiggo 7 e provavelmente o Tiggo 8.
Os carros da Hyundai - desde o HB20 até o Santa Fé, passando pelo New Tucson e ix35 - são reconhecidos pela sua elevada qualidade de construção e acabamento. O "pulo do gato" da Caoa é que o Chery TIggo 5X (e o futuro Tiggo 7) é fabricado na mesma linha de montagem e pelos mesmos funcionários que os Hyundai New Tucson e Ix35.
Dessa forma, a qualidade de acabamento e construção do Tiggo 5X não deve nada para o observado no New Tucson. Aliás, em termos de acabamento interno e qualidade de materiais, o Tiggo 5X chega até a superar o New Tucson, já que o Tiggo faz uso extenso de material soft-touch no painel e nas portas, onde o Hyundai New Tucson usa plástico rígido.
Quando se observa a carroceria, a impressão de qualidade do Tiggo 5X é marcante. As peças de carroceria estão perfeitamente alinhadas, os vãos entre as partes são delgados e uniformes - evidenciando uma precisão de montagem que só se observa em carros de categoria superior.
Isso significa que, se você, como muitos, tem ou tinha algum conceito ou pré-conceito sobre carros chineses (lembrando que o Tiggo 5X é nacionalizado), este Tiggo 5X certamente fará você pesar de forma bem diferente.
Em qualquer aspecto que se observe - design, qualidade de construção, acabamento e mecânica - ele não deve nada a modelos de procedência sul-coreana, japonesa e até alemã.
Design
O Caoa Chery Tiggo 5X teve seu design já totalmente desenvolvimento dentro do nova linguagem estética da marca, denominada "Hydro Dynamic Surface" e criada por designers europeus oriundos da Porsche contratados a peso de outro pela Chery. Não há cópias ou "inspiração" em outros modelos, e sim uma nova identidade própria dos SUV´s da Chery. A estética é agradável, bem resolvida, "ocidental" e sem exotismos.
A sua dianteira proeminente é bem resolvida, imponente como um requer um SUV, sem ser pesada. Há na parte inferior uma espécie de "saia" que torna-se parte do pára-choques, como uma longa peça de alumínio e curvas nas extremidades para fazer a caixa dos faróis de neblina.
Na traseira temos um desenho agradável, com lanternas em LED com formato 3D, com lentes escurecidas. O aspecto geral é compacto e transmite robustez, tendo o para-choques sido integrado no desenho da traseira de forma inovadora.
A lateral desta versão topo de gama, RXT, traz rodas de 18" com pintura diamantada prata sobre preto. Os arcos de rodas têm proteção em plástico. A proposta estética - compacta e robusta - é bem proporcionada (especialmente graças à largura da coluna "C"). Há também algumas curvas suaves e reentrâncias que conferem um requinte adicional.
O SUV é construído sobre a nova plataforma modular para SUVs da Chery, que entre suas novidades oferece suspensão dianteira McPherson e traseira Multilink. Suas dimensões são 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.647 mm de altura e 2.630 mm entre eixos - ligeiramente mais comprido que o Honda HR-V, porém bem mais alto. O espaço interno para passageiros é ótimo, em virtude dos balanços curtos.
Seu porta-malas está entre 340 e 1100 litros - dependendo da posição do banco traseiro. É maior que o que Ford EcoSport e do Jeep Renegade, e menor que o do Honda HRV (437L) e Hyundai Creta (acima de 400 L). A altura livre do solo variam de 17 cm (com o carro totalmente lotado) e 20 cm (vazio).
O fato de o Tiggo 5X ser 6 cm mais alto que o Honda HR-V evidencia o porte deste SUV. E isso fica mais claro dentro dele, pois motorista e passageiros se posicionam de forma bem elevada - típicas de SUVs.
Caoa Chery Tiggo 5X - bancos em couro com ajuste elétrico
O interior traz uma mescla de materiais de aparência de qualidade, alguns macios ao toque - onde é necessário (nos painéis de porta e na parte superior do painel), outros rígidos. A decoração interna é preta, com alguns detalhes em grafite e elementos cromados.
O volante é revestido em couro perfurado, assim como os assentos. Por falar em assentos, são enormes e confortáveis poltronas, com suportes laterais proeminentes e um design esportivo, e costuras em discreto vermelho sobre o couro preto (perfurado na região central).
No caso desta versão topo de gama, o do motorista conta com ajustes elétricos.
Na parte central do painel há uma enorme tela sensível ao toque de 9" com bluetooth, MirrorLink, Apple Carplay, câmera de segurança e sistema de áudio de alta qualidade. O cluster de instrumentos traz o design característico da marca, e um elemento central digital com um computador de bordo completo em uma tela colorida de 4.8".
Abaixo do sistema de informação e entretenimento há os comandos do ar condicionado - os quais não acompanham a estética do carro e que se confundem com alguns comandos do sistema multimídia. Sob o ar condicionado há um espaço de armazenamento e portas USB e 12v. Os comandos para ajustar os espelhos são um tanto escondidos, de modo que o ideal é que sejam ajustados antes de colocar o carro em movimento.
Existem 30 espaços de armazenamento em todo o interior, embora pareçam menos à primeira vista, tudo o que foi deixado à mão é bastante utilizável. O assoalho dos bancos traseiros não é muito alto na parte central, o que ajuda um quinto passageiro a se sentir mais confortável.
Desempenho e consumo
O Tiggo 5x chega em duas versões, o modelo de acesso, Tiggo 5x T, a R$ 87 mil reais, e este das imagens, a R$ 97 mil reais. Os dois modelos vêm com o mesmo powertrain, um motor 1.5 Turbo Flex, de 150 cv e 21,4 Kgfm de torque, associado com uma transmissão automática de dupla embreagem de seis marchas.
Segundo dados do fabricante, ele acelera de 0 a 100 Km/h em 11 segundos, e atinge 180 Km/h de máxima. O consumo, segundo o INMETRO, de etanol, é de 7 km/l em cidade, e 9 km/l em estrada. Com gasolina melhora para 10 km/l em cidade, e 13 km/l em estrada.
No curto test-drive que fizemos na pista de testes da fábrica da Caoa em Anápolis (vídeo abaixo), o Tiggo 5X mostrou-se ágil e responsivo. O motor oferece torque e potência de forma suave e linear, sem descontinuidades e com muita previsibilidade. A transmissão automática de seis relações e dupla embreagem troca as marchas de forma muito rápida e imperceptível.
A direção com ajuste elétrico é muito leve em manobras urbanas, e seguras em velocidades mais elevadas. A suspensão filtra bem as irregularidades de piso, e, nas simuladores de piso degradado não observamos qualquer ruído que indique peças ou componentes soltos. Ao contrário - a impressão geral é de solidez estrutural.
Todos os Tiggo 5X vem com controles de estabilidade e tração, suspensões independentes tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas, ventilados nas dianteiras e sólidos nas traseiras.
Cores e garantia
O Tiggo 5X tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Ele será ofertado nas cores Branco Perolizado, Preto Metálico, Cinza Metálico e Prata Metálico. Em março de 2019 chega o vermelho metálico.
Concorrentes
Honda HR-V - R$ 92,5 mil a R$ 108,5 mil
Hyundai Creta - R$ 83.500 a R$ 104 mil
Itens do Tiggo 5X – Versão T -- R$ 86.990 reais:
• Rodas em Aluminio aro 17 • Alças de segurança dianteira (LD) e traseiras • Ar condicionado eletrônico manual • Saida central de ar condicionado para os passageiros traseiros • Botão Start/Stop para partida sem chave • Câmera de ré com guias dinâmicas de direção • Multimedia de 9" com espelhamento Android e Apple Car Play, bluetooth e comando de Ar Condicionado • Coluna de direção regulável em altura (manual) • Comando de rádio no volante • Computador de bordo para motorista com tela de TFT colorida de 4,8 polegadas • Console central com porta-copos • Console central com porta-objetos • Console de teto com porta-óculos • Controle elétrico de vidros com função antiesmagamento • Cruise Control (Piloto Automático) • Descansa-braço entre os bancos dianteiros • Descansa-braço entre os bancos traseiros • Descanso para pé (motorista) • Drive mode select - ECO / SPORT • Entrada dupla para USB • Interruptor na porta do motorista com abertura e fechamento das portas • Interruptores dos vidros iluminados • Luz de aviso de manutenção programada • Luz de leitura dianteira individual e luz ambiente central e no porta-malas • Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro com iluminação embutida • Porta copos / porta objetos • Retrovisor interno dia/noite • Sensor de estacionamento traseiro • Sistema de som com 4 alto-falantes • Smart Key com controle remoto de abertura/fechamento das portas e porta-malas • Tomada 12V no painel central • Travamento das portas à distância (Keyless) • Vidros Verdes • Volante de 3 raios com revestimento em couro e controles de áudio • Banco motorista com 6 ajustes manuais • Bancos revestidos em tecido • Bancos traseiros rebatíveis (60/40) para 3 pessoas • Encostos de cabeça com regulagem de altura • Encostos de cabeça em todos os bancos • Faróis com acendimento automático • Aerofólio traseiro estilizado (Sport) na cor do veículo • Bagageiro no teto sem barras transversais • Espelhos retrovisores externos com antiembaçante • Faróis com ajuste elétrico de altura • Faróis com temporizador • Faróis de uso diurno e posição em LED • Grade frontal com detalhes em cromado • Lanterna traseira de neblina integrada • Lanternas traseiras, luzes de freio e brake light em LED • Limpador / lavador elétrico do parabrisas • Limpador / lavador elétrico do vidro traseiro • Luz de cortesia: porta malas • Maçanetas na cor da carroceria • Moldura na caixa de rodas • Parachoques envolventes na cor da carroceria • Porta-malas com abertura/fechamento automáticos • Retrovisores com aquecimento e controle interno elétrico • Retrovisores externos com repetidores em LED • Rebatimento elétrico dos retrovisores • Retrovisores externos na cor da carroceria • Saída de escape simples • ABS + Distribuição Eletrônica da Força (EBD) • Airbag frontal para motorista e passageiro • Alarme anti furto (periférico) com acionamento pela chave • Assistente de Aclives (HAC) • Aviso de cinto desatado (Motorista e passageiro) • Aviso sonoro para excesso de velocidade • Célula de sobrevivência • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores • Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos retráteis com regulagem de altura • Cintos de segurança traseiros de 3 pontos retráteis • Coluna da direção retrátil • Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) • Estepe temporário de emergência - T125/80D15 • Freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB) • Sistema de Controle de Tração (TCS) • Sistema de monitoramento de pressão nos pneus (TPMS) • "Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil na base do assento traseiro e ancoragem na parte superior" • Travas de segurança para crianças na porta traseira • Travas elétricas com comando centralizado
Itens do Tiggo 5X – Versão TXS - R$ 96.990 reais
Todos os itens da versão T, mais: • Rodas em Aluminio estilizadas aro 18; • Acabamento das portas em couro • Alavanca de câmbio automático em couro • Sistema de som com 6 alto-falantes • Teto solar panorâmico (vidro fixo com cortina de abertura elétrica) • Banco motorista com 6 ajustes elétricos • Banco motorista com regulagem lombar elétrica • Bancos revestidos em couro • Faróis de neblina • Luz de cortesia: soleiras • Airbag de cortina • Airbag lateral para motorista e passageiro
Conclusão
O Caoa Chery Tiggo 5X é um SUV de porte médio-compacto com qualidade de construção e de montagem no nível Hyundai. Ele traz um conjunto mecânico moderno e eficiente, e oferte vasta lista de itens de série. E preço mais baixo que seus concorrentes diretos, Honda HR-V e Hyundai Creta.
COMENTÁRIOS: Considerando o uso do conhecimento adquirido com a Hyundai em termos de construção, dá até para imaginar que lá atrás, a CAOA já imaginava um plano como o que se configura, melhorando a qualidade do produto chinês com conhecimento coreano.... Mais de um meio de imprensa afirma que o Tucson morreu para dar (mais) espaço aos chineses, lembrando que a capacidade produtiva da CAOA nunca foi muito clara. O uso de materiais macios na frente e rígidos atrás segue exatamente o mesmo conceito que a VW aplica aqui, nos EUA, etc., com Golf, Jetta, Tiguan e até mesmo no Atlas. Esperava consumo melhor. DEFINITIVAMENTE, A CAOA NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRAS....
Nossa, de quem foi essa matéria amiga e pagaça? Linhas ocidentais, ECONOMIA (motor turbo e dupla embreagem fazendo nem 10 Km/L), preço mais BAIXO (87 mil sendo que o Creta é 83) etc...
Ao vivo até simpatizei com o carro, essa matéria me dá vontade de falar que é uma porcaria.
Agora, voltando à realidade, realmente o consumo e o desempenho deixam bem a desejar e fazem esse conjunto de motor e cãmbio bastante indesejáveis: o custo e complexidade de um turbo + dupla embreagem com o consumo e desempenho piores que de um aspirado + automático convencional...
E a falta de competitividade e comunhão do brasileiro realmente impressionam. O carro custa mais caro que o próprio Creta, feito pelo mesmo grupo e sem ter o auxílio de tantas peças chinesas quanto tem o Tiggo.
Além disso, acaba ficando muito próximo da HR-V, que nesse estágio do campeonato pode ser negociada com descontos provavelmente maiores do que os de um lançamento.
Muito ruim mesmo essa parte. Compraria o Creta ou a HR-V. Cheira também a de repente uma tentativa de não contrariar muito a Hyundai com uma competição mais forte em relação ao próprio Creta.
Domingos V escreveu:Nossa, de quem foi essa matéria amiga e pagaça? Linhas ocidentais, ECONOMIA (motor turbo e dupla embreagem fazendo nem 10 Km/L), preço mais BAIXO (87 mil sendo que o Creta é 83) etc...
Ao vivo até simpatizei com o carro, essa matéria me dá vontade de falar que é uma porcaria.
Agora, voltando à realidade, realmente o consumo e o desempenho deixam bem a desejar e fazem esse conjunto de motor e cãmbio bastante indesejáveis: o custo e complexidade de um turbo + dupla embreagem com o consumo e desempenho piores que de um aspirado + automático convencional...
E a falta de competitividade e comunhão do brasileiro realmente impressionam. O carro custa mais caro que o próprio Creta, feito pelo mesmo grupo e sem ter o auxílio de tantas peças chinesas quanto tem o Tiggo.
Além disso, acaba ficando muito próximo da HR-V, que nesse estágio do campeonato pode ser negociada com descontos provavelmente maiores do que os de um lançamento.
Muito ruim mesmo essa parte. Compraria o Creta ou a HR-V. Cheira também a de repente uma tentativa de não contrariar muito a Hyundai com uma competição mais forte em relação ao próprio Creta.
SOBRE QUEM FEZ A MATÉRIA, veio do autblog.com.br, "aquele" site que eu sempre comento ser por demais "W friendly"... Acho que agora, ainda mais em sendo a marca de Goiás e o site de Brasília, tem uma comunhão maior, talvez até mesmo monetária, como comentado. Creta é feito pela Hyundai em Piracicaba, então, a rigor, não é feito pelo mesmo grupo. Preço de HR-V.... o problema é que a marca em geral cobra caro pelo que ela acha que seus carros valem. Acho sim, este Tiggo um consumidor digno, lembrando, p.e., que mesmo o 1.8 da Honda já foi acusado de "bebum". Uma questão que deve ser observada, que é algo que eu prezo, é que na matéria paga do programa Auto Esporte, dava pra ver claramente que, p.e., os pneus do modelo são Pirelli Michelin Primacy, ou seja nacionais, ficando a esclarecer o que mais foi ou vai ser nacionalizado e que eu relembro os colegas que POR TODO O TEMPO QUE O CRUZE FOI MONTADO AQUI, ATÉ OS PNEUS ERAM IMPORTADOS, OU SEJA, O CARRO FOI DO COMEÇO AO FIM DE SEU CICLO DE VIDA, CKD, lembrando que apenas neste item, a Pirelli tinha pneus na exata medida e classificação do sedan. Neste ponto, como comentei, até o chegante Tiggo é, digamos, mais brazuca do que o Cruze foi durante toda a sua vida aqui.
Última edição por KÜLL em Ter 18 Dez - 11:48, editado 1 vez(es)
No caso aí, a comunhão monetária é uma mancomunhão então
De fato, a matéria lembra bem os textos "muito amigáveis" desse site, que falava sobre "valorização" do carro quando a VW aumentava os preços...
De resto, sim, o carro é certamente digno e até agora de longe a melhor investida dos chineses. Porém, é obrigação de marca nova e chinesa, montando aqui ainda por cima, cobrar menos.
Ainda que tenha mais coisas nacionalizadas que o Cruze, que realmente era absurdo que viesse de fora até nos pneus (mostra nossos preços inflados e também a desimportância que a GM deu para o segmento desde então), certamente tem ajuda de muita coisa vinda da China a preços baixíssimos.
PS: O Cruze tinha origem do CKD da Argentina ou do México???
Domingos V escreveu:No caso aí, a comunhão monetária é uma mancomunhão então
De fato, a matéria lembra bem os textos "muito amigáveis" desse site, que falava sobre "valorização" do carro quando a VW aumentava os preços...
De resto, sim, o carro é certamente digno e até agora de longe a melhor investida dos chineses. Porém, é obrigação de marca nova e chinesa, montando aqui ainda por cima, cobrar menos.
Ainda que tenha mais coisas nacionalizadas que o Cruze, que realmente era absurdo que viesse de fora até nos pneus (mostra nossos preços inflados e também a desimportância que a GM deu para o segmento desde então), certamente tem ajuda de muita coisa vinda da China a preços baixíssimos.
PS: O Cruze tinha origem do CKD da Argentina ou do México???
O nosso vinha da Coréia do Sul. Na Argentina, vinha pronto da Coréia (NUNCA uma única unidade foi envidada daqui para lá - eis aí outra "vantagem" do Mercosul...) e no México, inicialmente, o país o recebia vindo da Coréia e depois, dos EUA.
No caso do Brasil, para completar a confusão, as primeiras unidades não vieram em CKD, ou vieram? Me lembro que a conversa na época é que os primeiros teriam vindo da Argentina e depois começou o CKD, mas posso estar me confundindo.
Quinta-feira no Valor Econômico, sexta na Folha de São Paulo e no fim de semana no Estadão, a CAOA-Chery publicou um anúncio naquele estilo: chamada no rodapé da primeira página e anúncio de página inteira na página 3. A chamada era "O que o Tiggo5x tem que o Audi Q3 não tem?" e mostraram vários itens, considerando a versão top do chinês, a quase 97 mil e do Q3 mais barato, a 134 mil. De cara, é uma forma de marcar posição, tipo querendo dizer a que veio. Enfim, chamar carro chinês de premium, ainda não dá, falta imagem, mas o fato é o quanto o carro foi elogiado em montagem e acabamento. Entre itens que o chinês tem, aparecem teto solar, acabamento em couro, rodas aro 18, monitoramento de temperatura e pressão dos pneus e outros, que não me lembro. A CAOA insiste naquela conversa de "8 airbags", que para mim NUNCA VAI COLAR, pois ainda que provavelmente haja uma divisão entre a parte dianteira e traseira da bolsa de cortina, lá pela coluna entre as portas dianteira e traseira, o fato é que o item SEMPRE dispara em sua totalidade, então, com ou sem divisão, é um único dispositivo. Ainda assim, o fato é que se os preços não estão lá embaixo, como muita gente esperava, a marca oferece mais pelos mesmo preço de concorrentes e, quando comparamos o Tiggo5x com HR-V e Creta em versões topo de linha, o chinês goiano é, SIM, bem mais em conta.