O Grupo Fiat já revelou que o Alfa Romeo MiTo
estreará a tecnologia MultiAir ainda neste ano e a Chrysler, agora
aliada da fabricante italiana, anunciou que pretende aplicar o sistema
em seus blocos V6 e V8. A tecnologia inovadora atua dispensando
correntes ou correias para sincronizar o movimento de abertura e
fechamento das válvulas, de forma eletrônica, com a ignição, injeção de
combustível e ciclo dos pistões.
Dessa forma, o MultiAir permite
melhor preenchimento da câmara de combustão de acordo com a necessidade
do motorista, melhorando o aproveitamento de combustível, além de
permitir uma diminuição por volta de 10% no consumo.
Por não estar mecanicamente
conectado às partes móveis do motor, o novo sistema de comando válvulas
tem a capacidade de variar o seu tempo de abertura e fechamento, a
quantidade de vezes que ele será acionado, e a amplitude da abertura.
Tais ações e variações não são possíveis com o comando de válvulas
comuns, mesmo que o propulsor possua comando de válvulas variável. A
implementação desse sistema torna a dirigibilidade muito mais elástica
devido á uma curva te torque mais plana.
Fonte: CarroOnline.
estreará a tecnologia MultiAir ainda neste ano e a Chrysler, agora
aliada da fabricante italiana, anunciou que pretende aplicar o sistema
em seus blocos V6 e V8. A tecnologia inovadora atua dispensando
correntes ou correias para sincronizar o movimento de abertura e
fechamento das válvulas, de forma eletrônica, com a ignição, injeção de
combustível e ciclo dos pistões.
Dessa forma, o MultiAir permite
melhor preenchimento da câmara de combustão de acordo com a necessidade
do motorista, melhorando o aproveitamento de combustível, além de
permitir uma diminuição por volta de 10% no consumo.
Por não estar mecanicamente
conectado às partes móveis do motor, o novo sistema de comando válvulas
tem a capacidade de variar o seu tempo de abertura e fechamento, a
quantidade de vezes que ele será acionado, e a amplitude da abertura.
Tais ações e variações não são possíveis com o comando de válvulas
comuns, mesmo que o propulsor possua comando de válvulas variável. A
implementação desse sistema torna a dirigibilidade muito mais elástica
devido á uma curva te torque mais plana.
Fonte: CarroOnline.