Volkswagen up! chega à China: preço parte de R$ 58 mil
Categorias: China , Volkswagen , Volkswagen-UP 20 Comentários
.post-header-line-1 { PADDING-BOTTOM: 15px; PADDING-LEFT: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-TOP: 0px }
A Volkswagen da China lançou em seu mercado doméstico, que é o maior e mais competitivo do planeta, o sub-compacto up! - apenas na versão com transmissão automatizada. O up! manual não é oferecido no mercado chinês.
Importado na Alemanha, o veículo é oferecido no gigante asiático em suas versões: move up!, com preço de 116.900 Yaun (R$ 58.000 reais) e High-up!, com preço de 129.900 yuan, o que corresponde, ao câmbio de abril de 2015, a R$ 64.400 reais.
O Volkswagen up! vendido na China é o mesmo modelo vendido na Europa - cerca de 6 cm menor que o modelo brasileiro. Em termos dimensionais, o modelo chinês tem 3.540 mm de comprimento, 1.640 mm de largura, 1.480 mm de altura e entre-eixos de 2.420 mm.
O motor é o 1.0 três cilindros aspirado. Na China, porém, o up! só será vendido com transmissão automática sequencial de cinco velocidades (trata-se da mesma transmissão I-motion usada no modelo brasileiro - veja nosso teste de longa duração com o up! automatizado clicando aqui).
Esse conjunto motriz é capaz de levar o up! a 171 Km/h, e o consumo médio é de 20,9 Km/l.
O Volkswagen up! vem agradando a imprensa automotiva chinesa, que tem elogiado o seu design refinado e visual muito bonito, com identidade própria, sem adotar os referenciais estéticos dos demais modelos da linha.
Segundo a imprensa chinesa, o Volkswagen up! é um "very eye-catching" - termo em inglês aplicado a produtos que agradam muito visual, e o resultado ficou muito bonito.
Interior
O interior do up! chinês vem agradando por sua simplicidade chique e funcionalidade, bom acabamento, bom espaço interno e com instrumentos que fornecem todas as informações necessárias de forma muito clara.
O espaço interno é considerado notável pelas dimensões externas do carro, sendo que pessoas com até 1.86 metros de altura conseguem ajustar o banco dianteiro para sua estatura, e, ao mesmo tempo, acomodar-se no banco traseiro com o dianteiro ajustado para seu porte.
Na China, o up! é homologado para 4 pessoas, e o porta-malas tem 251 litros.
O modelo topo de linha vendido na China conta também com teto-solar panorâmico.
Tecnologias de assistência
O Volkswagen up! vendido na China conta com recursos como City Emergency Brake. Esse sistema conta com um sensor laser que scaneia os obstáculos à frente do veículo em até 10 metros, e, caso julgue que há o risco de uma colisão, aplica os freios automaticamente para evitar a batida. Quando a velocidade do carro está menor que 30 Km/h, o sistema pode parar completamente o carro, para garantir a segurança dos passageiros.
Outra novidade do up! chinês é o piloto automático. Apesar de ser um carro direcionado ao uso urbano, a VW equipou o up! com o controle de velocidade automático. Além disso, conta com ABS (freios anti-travamento), ASR (controle de tração) e EAP (controle eletrônico de estabilidade), desde a versão básica.
Mercado de sub-compactos na China
O mercado chinês está adotando cada vez mais o os modelos compactos, em função de sua praticidade e também em decorrência do aumento dos congestionamentos em suas grandes cidades.
Sendo assim, o segmento está se sofisticando, adotando modelos com apelo de design sofisticado e icônico - como o up! - que estão capturando o coração dos consumidores chineses.
Conclusão
O Volkswagen up! já é o segundo modelo sub-compacto mais vendido do planeta (veja detalhes aqui), mesmo sem ser oferecido no mercado chinês. Agora, com a chegada do up! ao maior mercado do mundo, o icônico sub-compacto alemão tem tudo para se tornar o modelo desse segmento mais popular do mundo.