Teste: Peugeot 508 - Limpeza de pele
22/04/2015 15:48 -
Fotos: DivulgaçãoEnvie por email
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Longe do Brasil, Peugeot 508 ganha traços mais modernos na reestilização de meia-vida
por Raphael Panaro
Auto Press A história do Peugeot 508 no Brasil foi curta. O sedã médio-grande desembarcou na metade de 2012 com a missão de suceder o 407 e elevar a imagem de sofisticação da marca francesa por aqui. Porém, mesmo com o objetivo de ser vitrine tecnológica, o 508 esbarrou na realidade dos números – e do mercado. A conservadora meta de emplacar 40 veículos/mês se mostrou uma tarefa árdua. Em um ano e meio de comercialização, o 508 emplacou apenas 265 unidades. A partir de dezembro de 2013, a Peugeot decidiu então encerrar a importação do sedã. No resto do mundo, entretanto, a fabricante francesa aposta as fichas no carro. Tanto que o 508 ganhou um facelift em junho de 2014 para tentar a sorte no mercado europeu e, principalmente, no chinês – onde, inclusive, é produzido. O Brasil não deve receber o sedã tão cedo.
A marca buscou trazer a contemporaneidade para a estética do sedã com inspiração no conceito Exalt. Na frente, o modelo assumiu a nova identidade estética da marca francesa – que começou no 308. Grade frontal, capô, para-choque e faróis – com acabamento escurecido – foram redesenhados e deram um tom mais sofisticado ao 508, que ainda traz um filete de luzes diurnas de led e de neblina. A traseira, por sua vez, foi menos modificada, mas ganhou um “ar” mais esportivo. As lanternas mantiveram o desenho com três riscos que simulam a garra de um leão. As medidas são amplas: 4,83 metros de comprimento, 1,45 m de altura, 1,83 m de largura e 2,81 m de distância entre os eixos. O peso varia de acordo com a versão e fica entre 1.390 e 1.540 kg, além do porta-malas ter capacidade de 515 litros.
Mas as novidades do 508 não são só superficiais. Na Europa, o sedã ganhou o motor a gasolina 1.6 litro THP de 165 cv, que atende às rigorosas legislações antipoluição da fase Euro 6. Ele substitui o antecessor Euro 5 de 1.6 litro turbinado e 156 cv. O modelo ainda estreia um propulsor diesel 2.0 BlueHDi com duas calibrações: 150 cv e 180 cv. Fecha o trio um conjunto híbrido – turbodiesel e elétrico – que, juntos, fornecem 148 cv de potência. O Peugeot 508 pode ser equipado com um câmbio mecânico ou automático, ambos com seis marchas.
Por dentro, a Peugeot visou diminuir a quantidade de botões no habitáculo. Para isso instalou uma central multimídia com tela “touch” de 7 polegadas, que reúne os sistema de informação e entretenimento do veículo. Essa “manobra” abriu espaço no console central para a colocação de objetos. Ar-condicionado com quatro zonas, partida sem chave, sensor de ponto cego, câmara de ré colorida e freio de mão elétrico são outros itens disponíveis no 508. Há também o head-up display, que projeta as principais informações do painel de instrumentos no para-brisa. Na França, o reestilizado Peugeot 508 é oferecido em sete versões de acabamento. A “básica” é a Access, que começa em 27.700 euros – cerca de R$ 91 mil. A “top” GT, chega aos 40.950 euros – o equivalente a R$ 134.500.
Primeiras impressões De tudo um pouco
por Alejandro Konstanronis
do AutoCosmos.com/México
exclusivo no Brasil para Auto Press
Cidade do México/México – O Peugeot 508 recebe muito bem quem vai dentro. O interior é planejado e mostra o refinamento francês. A sensação de luxo está por toda a parte, com tapetes em couros, plásticos com bons acabamentos e insertos com texturas semelhantes a fibra de carbono. Um grande detalhe, que definitivamente é de segmento superior, são as cortinas de privacidade que podem ser acionadas nas janelas e vidro traseiros.
Outros “detalhes” também se destacam. O mais desconcertante é o botão de partida localizado a esquerda do volante. Um lugar raro e que dá, em um primeiro momento, desespero ao condutor – já que não é lógico. Porém, sem dúvida, o possante motor Turbo High Pressure de 165 cv a 6 mil giros e 24,5 kgfm de torque disponíveis entre 1.400 e 4 mil giros, e o conjunto suspensivo são as cartas mais fortes. Em um estado de espírito mais esportivo, o carro transmite muito bem o que acontece no chão. Uma sensação de ser um modelo menor e muito seguro.
A resposta do acelerador é quase imediata e somente apresenta uma desagradável falta de força quando o pedal é pressionado de forma súbita. A transmissão se “confunde” e a execução demora eternos décimos de segundo. A saída é usar o modo manual da transmissão, que responde mais rápido tanto para subir as marchas quanto para reduzir.
Ficha Técnica Peugeot 508 1.6 THP
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbo e duplo comando no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 165 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,9 segundos
Velocidade máxima: 210 km/h
Torque máximo: 24,5 kgfm entre 1.400 e 4 mil.
Diâmetro e curso: 77,0 mm X 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás. Traseira , com molas helicoidais e amortecedores a gás.
Pneus: 235/45 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,79 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,47 m de altura e 2,81 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.485 kg.
Capacidade do porta-malas: 515 litros.
Tanque de combustível: 72 litros.
Produção: Rennes, França e Wuhan, China.
Lançamento mundial: 2011.
Lançamento no Brasil: 2012. Reestilização: 2014.
Preço: entre 27.700 euros e 40.950 euros – R$ 91 mil e R$ 134.500.