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Transporte de Carga - Caminhões

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KÜLL



Transporte de Carga - Caminhões - Página 3 X_noticia_28467
Iveco Hi-Road 6x2 de até 440cv chega por R$ 380 mil (Foto: Carlos Magno/Iveco)

Lançamentos | 06/12/2018 | 13h04

Iveco renova linha de caminhões pesados com Hi-Road

Com investimento de US$ 30 milhões, modelo chega ao mercado em 2019 

SUELI REIS, AB | De Sete Lagoas (MG)


Para reforçar sua presença na linha de caminhões pesados, a Iveco apresenta ao mercado o novo Hi-Road, substituto do Stralis, que deixou de ser produzido pela marca há pouco mais de seis meses. O novo modelo inaugura o status de família para a linha, agora denominada Hi-Family, incluindo o carro-chefe Hi-Way, e é um dos frutos do ciclo de investimento anunciado pela montadora na última Fenatran, em 2017, de US$ 120 milhões e que vigora até o primeiro semestre de 2019.


O projeto do Hi-Road começou há pouco mais de dois anos em conjunto com a matriz e demandou um total de US$ 30 milhões. Ele começa a ser produzido em janeiro de 2019 na unidade da Iveco em Sete Lagoas (MG) nas versões 4x2, 6x2 e 6x4 equipadas com os motores FPT Cursor nas versões 9 com potência de 360 cv no 4x2 e de 13 com duas faixas de potência, 400 cv (4X2 e 6X2) e 440 cv (4X2, 6X2 e 6X4), com torque máximo de 2.250 Nm.

Segundo o diretor de vendas e marketing, Ricardo Barion, o projeto nasceu em um período ainda conturbado para o mercado de pesados.

“Essa atitude sinaliza que a Iveco sempre acreditou na recuperação do Brasil”, comenta Barion.

Segundo o executivo, o projeto também se baseou em uma pesquisa em campo que ouviu mais de 1 mil clientes. “Mais do que ter uma linha completa, o importante para a Iveco é ter exatamente o que o cliente quer e o Hi-Road contempla 100% das questões apontadas pelo cliente”, garante. Barion reforça que o Hi-Road é um caminhão totalmente novo. “Para não dizer que ele não tem nada do Stralis, as chapas de porta são as mesmas, o restante foi totalmente reformulado.”

Entre os principais pontos de seu desenvolvimento, a empresa focou em três pilares: consumo, desempenho e disponibilidade visando o baixo custo operacional. De acordo com o especialista de marketing de produto, Anderson Vilela, o Hi-Road herdou as principais modificações feitas recentemente em seu irmão mais velho, o Hi-Way versão 2017. O modelo apresenta uma economia de até 7% no consumo de combustível. “Chegamos a casos de redução de até 10%. Além disso, trocamos a turbina e com isso entregamos mais torque.”

Todo o sistema elétrico também foi revisto, além da cabine totalmente nova e reformulada em parceria com a matriz italiana, com teto alto de série, para-sol, defletor de ar lateral com maior aerodinâmica e defletor inferior. 

O Hi-Road brigará com modelos intermediários do mercado, principalmente na faixa do 6x2 de 440 cv, como os Mercedes-Benz Axor e VW Constellation. Essa faixa representa 45% das vendas, o mesmo nível para os 6x4, enquanto os 4x2 respondem por 10% das entregas de pesados da marca. O preço previsto para a versão 6x2 de 440 cv é de R$ 380 mil.

“Já temos duzentos pedidos desse caminhão e cem deles são para cem clientes diferentes”, revela Barion.

KÜLL



[size=42]Segredo: Mercedes-Benz lançará novo Actros (MP4) na Fenatran[/size]


Por
 Marlos Ney Vidal
 -
 20 de março de 2019


[size=16]Já em testes no Brasil desde de 2018, os Mercedes-Benz Actros e Arocs da linha MP4 serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP). Modelos serão apresentado na Fenatran 2019
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Foto | Douglas Luz

A nova geração do Mercedes-Benz Actros da linha MP4 será produzida em São Bernardo do Campo (SP). Por isso, a antiga geração não será mais fabricada em Juiz de Fora (MG). Composta pelos modelos Actros, Arocs e Antos, os caminhões serão apresentados na Fenatran 2019.


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Foto | Douglas Luz


Flagra


Ainda não está confirmado quais versões e configurações serão fabricadas no Brasil. Mas, os novos Actros e Arocs já foram flagrados em testes no Brasil. A versão Stream Space do Actros flagrada pelo leitor Douglas Luz será uma das novidades da feira de transportes.

Veja flagra do Mercedes-Benz Arocs em testes no Brasil.



Investimento


No fim de 2017, a Mercedes-Benz anunciou investimentos de R$ 2,4 bilhões no Brasil entre 2018 e 2022. O aporte será destinado para modernização das fábricas de caminhões e chassis de ônibus de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG). De acordo com a marca, o investimento seguirá o conceito de Indústria 4.0 e tornando as plantas brasileiras mais competitivas. Nossa reportagem apurou que parte do aporte será destinada para que o mercado nacional acompanhe o portfólio mundial da marca.

Motores


Ainda não há confirmação se os modelos terão novos motores Euro 6. No mercado europeu, os modelos contam com quatro versões de motores entre 7,7 a 15,6 litros com potências que vão de 238 cv a 625 cv.

Actros e Arocs


O Actros será o substituto da linha atual. Já o Mercedes-Benz Arocs atua no segmento off-road e rodoviário e, por aqui ele ocupará o lugar dos modelos Axor.

KÜLL



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A partir da esq.: Robin Zeng, fundador, presidente e CEO da CATL, Gesa Reimelt, chefe de E-Mobility, e Frank Reintjes, chefe global de motores, mobilidade engenharia de manufatura da Daimler Trucks & Buses


Elétricos | 18/09/2019 | 17h33

Daimler Truck & Buses estabelece parceria global com a gigante chinesa CATL

Empresa fornecerá módulos de bateria para caminhões elétricos que serão lançados a partir de 2021

REDAÇÃO AB

A Daimler Truck & Buses firmou um acordo com a gigante chinesa CATL (Contemporary Amperex Technology Co. Limited) para o fornecimento global de módulos de célula de bateria para a gama de caminhões elétricos do portfólio global da companhia, que devem ser introduzidos no mercado a partir de 2021, incluindo o Mercedes-Benz eAcrtos.

A empresa de origem chinesa é especialista em baterias de íons de lítio e já fornece seus produtos para outras fabricantes globais de veículos leves. Seu contrato com a Daimler Truck & Buses está alinhada à estratégia da empresa em acelerar sua participação na eletrificação de veículos comerciais.

“Como a principal fabricante de caminhões do mundo, esforçamo-nos para ser a primeira a oferecer uma produção em série com soluções de transporte zero emissão e em escala global. Atualmente já possuímos caminhões elétricos a bateria em operações de clientes ao redor do mundo. O trabalho com a CATL como sólida parceira global vai progredir muito ao proporcionar uma ampla gama de caminhões elétricos para produção em série a partir de 2021”, reforçou Gesa Reimelt, diretora de e-Mobility da Daimler Trucks & Buses.

“Proporcionar soluções altamente eficientes e confiáveis para eletrificar veículos comerciais é um elemento essencial para o desenvolvimento do mercado de eletromobilidade e nossa parceria global com a Daimler Trucks & Buses é um passo importante para a visão compartilhada de uma sociedade mais sustentável no futuro próximo”, completou Zhou Jia, presidente da CATL.

KÜLL



Novo Mercedes-Benz Actros é o caminhão mais próximo de um carro

Ricardo de Oliveira

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Ele tem partida por botão, duas telas configuráveis de 10,25 polegadas, multimídia com Android Auto e Apple Car Play, carregamento indutivo de smartphone e controle de cruzeiro mais avançado que o adaptativo padrão, entre outros. É da Mercedes-Benz, mas não é um Classe C, E ou S. Trata-se do novo caminhão Actros, que chega ao Brasil.

Ainda não no mesmo nível que o modelo alemão, que nem tem retrovisores com espelhos, mas bastante digitalizado, o Novo Mercedes-Benz Actros nacional surge com uma série de novidades para os transportadores nacionais. Mais aerodinâmico e leve (menos 400 kg), o cavalo-mecânico da Daimler agora tem potências de 450 e 480 cavalos, além de 510 cavalos já disponíveis no anterior.

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Bem mais sofisticado, traz ainda uma nova caixa automatizada com três modos de condução: Eco, Standard e Power, priorizando a eficiência energética. O Novo Mercedes-Benz Actros é oferecido nas configurações 2045 4×2, 2548 6×2 e 2648 6×4, bem como 2651 6×4 mais adiante.

Uma das novidades é o controle de cruzeiro preditivo, que ao contrário do adaptativo oferecido em carros de luxo, utiliza o GPS e mapas topográficos para ajustar velocidade, frenagem e troca de marchas de acordo com o trecho, antecipando subidas, curvas e descidas. Isso permite ao Novo Actros uma economia de 12% no consumo de combustível.

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Com a digitalização de componentes mecânicos e elétricos, o Novo Actros reduz em 50% o tempo de parada de manutenção e economia até R$ 6 mil por ano em revisão preventiva. O tempo de revisão cai em 15% também. O caminhão da Mercedes-Benz também ficou mais robusto com suspensão por feixe de molas mais leves e resistentes, assim como novo suspensor no 6×4.

Na cabine, o Novo Mercedes-Benz Actros traz um ambiente renovado com painel digital e multimídia como nos carros da marca de luxo, assim como cama de 2,20 m e altura interna de 1,84 m. Além disso, traz também uma série de aplicativos para gestão do caminhão e da frota.

KÜLL



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VW Delivery 11.180 4x4 será um dos lançamentos da marca para a Fenatran


Lançamentos | 25/09/2019 | 18h00

VW Caminhões inova em todo o portfólio

Empresa adianta o que será novidade durante a Fenatran

SUELI REIS, AB | De Resende (RJ)

A VW Caminhões e Ônibus aproveitará a edição 2019 da Fenatran, entre 14 e 18 de outubro próximo, para realizar uma série de lançamentos de seu portfólio de caminhões ao mercado brasileiro, um pacote de novidades que inclui uma versão inédita do Delivery 11.180 com tração 4x4 para serviços off-road, o pesado Constellation 24.280 com transmissão automatizada e o MAN TGX 28.440 agora com opção de suspensão pneumática.

A maior parte das novidades envolve toda a gama de modelos pesados Constellation, mas também traz melhorias para a linha Delivery, que vai estrear seus primeiros modelos com câmbio automatizado V-Tronic, conforme a empresa já havia adiantado no mês passado.

“Há uma forte tendência no mercado mundial demonstrando uma demanda maior por caminhões mais leves para a distribuição nos centros urbanos e na outra ponta, nos produtores e centros de distribuição - que estão saindo das cidades – preferindo os caminhões pesados”, observa o gerente executivo de marketing da VWCO, Luciano Cafure.

E é exatamente nestas faixas de veículos que a Volkswagen demonstra maior foco. A linha Constellation é a que traz mais novidades: o modelo 24.280 ganha opção com câmbio automatizado Eaton MHD de 10 velocidades no pacote Prime, que também tem nova configuração. O lançamento do modelo está previsto para o primeiro semestre de 2020. A versão com câmbio manual de nove velocidades continuará sendo oferecida no portfólio.

A transmissão automatizada Eaton MHD de 10 velocidades também está disponível para os Constellation 17.280 e 30.280.

Embora prefira não comentar sobre preços, Cafure argumenta que a empresa sempre trabalha com a estimativa de que versões automatizadas devam custar de 7% a 10% a mais do que suas respectivas opções com transmissão manual. Segundo seus dados, cerca de 65% dos caminhões 6x2 que rodam no Brasil são automatizados, índice que sobe para 95% nas versões 8x2.

“Nossa visão é para o produto automatizado: até o Euro 6 [2022 / 2023] acredito que 100% será automatizado; em três anos vai virar a página”, disse confirmando que a transmissão ZF de seis velocidades será pouco a pouco substituída pela caixa Eaton MHD 10 velocidades.

Também serão novos os Constellation 14.190 e 17.190, que vão substituir respectivamente os modelos de 13 e 15 toneladas de PBT: estes serão descontinuados a partir de 1º de janeiro de 2020. Ambos, equipados com motor MAN D08 de 4 cilindros, entrarão na lista de modelos disponíveis com o pacote de acabamento Robust, dedicado a caminhões vocacionais.

O vocacional Constellation Constructor 26.260 ganha a versão 8x4, tornando-o a betoneira mais leve do mercado, segundo a montadora. O modelo ficou mais leve, perdeu 1,2 mil quilos com relação ao seu antecessor e ganhou rodas de alumínio entre outras modificações, como a motorização MAN D08 de seis cilindros com 256 cv e transmissão manual ZF de nove velocidades.

Por sua vez, o MAN TGX 28.440 , que completa 10 anos de mercado brasileiro, ganha suspensão pneumática opcional para o cavalo mecânico versão 6x2.

O QUE HÁ DE NOVO NOS DELIVERY

Além dos caminhões V-Tronic já anunciados, a empresa revela o novo membro da família, o Delivery 11.180 (11 toneladas de PBT) versão 4x4 dedicado a serviços diversos em ambientes fora de estrada, como hidrelétricas, manutenção de linhas de energia e grandes centros rurais, entre outros. A chegada ao mercado é prevista para o primeiro semestre de 2020. Segundo Cafure, é um nicho onde se encaixa o modelo F4000, que deixou de ser fabricado pela Ford no Brasil após sua decisão de desistir do negócio de caminhões.

“É um produto robusto para cobrir todas as aplicações off-road no Brasil e na América Latina”, comenta o gerente de marketing. “É um mercado que tem potencial para 1 mil unidades no Brasil e nós queremos vender todos”, disse.

A versão de entrada e o mais leve da gama, o Express, passará por esta Fenatran com novo “apelido”: a empresa adotará o nome DLX, enquanto a denominação Express poderá deixar de ser utilizada aos poucos.

KÜLL



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Powertrain | 26/09/2019 | 15h06

Eaton fornece câmbio automatizado de 10 marchas ao VW Constellation

Nova caixa está disponível para as versões 17.280, 24.280 e 30.280 do caminhão

REDAÇÃO AB

A fabricante de transmissões Eaton passa a fornecer para os caminhões Volkswagen Constellation o câmbio automatizado UltraShift Plus MHD de dez marchas. A caixa está disponível nas versões 17.280, 24.280 e 30.280 do Constellation, assim como uma embreagem de 395 milímetros de alta resistência. O equipamento é uma das atrações da montadora para a Fenatran, que ocorre de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo.

Segundo a Eaton, a transmissão foi desenvolvida para o mercado brasileiro. O novo câmbio automatizado de dez marchas pode ser aplicado em versões rodoviárias e vocacionais. Permite redução de consumo com baixo índice de manutenção.

“É uma solução inovadora e customizada para as aplicações específicas do mercado brasileiro. O resultado traz redução direta no custo operacional do frotista”, afirma o diretor geral para veículos comerciais e aftermarket da Eaton, Sergio Kramer.

O desenvolvimento para o VW Constellation foi feito em parceria entre o centro de pesquisa e desenvolvimento local da Eaton e a engenharia da montadora. Entre os benefícios está a rapidez e suavidade na troca de marchas proporcionada pela automação.

O sistema de trocas considera a inclinação da via, carga de veículo e torque do motor, podendo pular até duas marchas se as condições permitirem. A eletrônica também fornece proteções contra abuso de embreagem e excesso de rotações do motor. Também tem a função de auxílio de partida em rampa, melhorando a dirigibilidade do veículo.

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PSA mostra os Citroën Jumper e Peugeot Boxer para passageiros na Fenatran 2019

Por Marlos Ney Vidal - 13 de outubro de 2019

PSA mostra sua linha de modelos comerciais na Fenatran 2019 com destaque para as versões minibus do Citroën Jumper e do Peugeot Boxer. Marca também terá serviço de telemetria

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A PSA está presente na Fenatran 2019 com sua linha de modelos comerciais. Destaques ficam por conta das versões minibus de Citroën Jumper e Peugeot Boxer. Grupo também mostrou configurações para polícia, bombeiro e ambulância para os modelos Jumpy, Expert, Boxer e Jumper.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Telemetria

A PSA também aproveitou para anunciar a chegada da sua marca global de mobilidade Free2Move. O primeiro produto da nova marca a chegar no país é o Connect Fleet que é um solução de telemetria para administradores de frotas. O serviço será demonstrado na Fenatran e em breve estará sendo comercializado no país.

O Connect Fleet já está em atividade no México e quando chegar ao mercado brasileiro ele será multimarcas. Segundo a PSA, o sistema gerencia atualmente 300 mil veículos conectados na Europa e em outros locais.

Como funciona?

O Connect Fleet combina uma plataforma de hardware utilizando cartões SIM adotados mundialmente, padrões europeus de segurança e um dos mais robustos softwares de processamento de dados disponíveis.

O sistema é dividido em três categorias: gerenciamento de frota e combustível (rastreamento de quilometragem, horários de utilização, monitoramento do consumo de combustível), ecodriving (práticas seguras de direção e trajetos) e geolocalização (geolocalização propriamente dita, rastreamento de: locais específicos e tempo gasto nas atividades, zonas de risco e roteiros completos).

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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

KÜLL



Novo Daily e sistema de telemetria Connect são os destaques da IVECO na Fenatran 2019

Por Marlos Ney Vidal - 14 de outubro de 2019


IVECO mostra sua linha na Fenatran 2019 com destaque para a nova geração do Daily  

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Confiante no crescimento do segmento de caminhões e ônibus no Brasil a IVECO mostra a nova geração do Daily na Fenatran 2019 que abrirá suas portas ao público até o dia 18 de outubro. Além do modelo leve, a marca também confirmou o lançamento do serviço de telemetria Connect. Outra destaque da IVECO é o cavalo mecânico Tector 17-300 T.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Iveco Daily 2020

Antecipada pelo Autos Segredos, a nova geração do Daily chegará ao mercado no primeiro semestre de 2020. O caminhão leve atuará no segmento de passageiros e transporte de cargas de 3,5 toneladas a 7 toneladas.

O novo Daily 2020 será ofertado nas versões Chassi Cabine, Cabine dupla, furgão de carga e van de passageiros.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Daily 2020 mantém a estrutura em chassi com longarinas em perfil “C” de 5 milímetro. De resto a renovação foi completa. A linha ganhou nova cabine e interior completamente renovado.

Segurança

Todas as versões do Daily 2020 passam a vir de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (Hill holder) e controle de tração (ASR).

IVECO Connect

A marca lançou na Fenatran 2019 o sistema de telemetria IVECO Connect. Segundo a marca, a novidade é um sistema de telemetria e conectividade inteligente que pode monitorar, minuto a minuto, o desempenho, as funções e até o comportamento do motorista ao dirigir.

A central que funcionará 24 horas por dia ficará localizada no complexo industrial de Sete Lagoas (MG).

As informações coletadas pelo IVECO Connect será a responsável por antecipar a demanda dos nossos clientes em um eventual problema com o produto, contatando o motorista e sugerindo soluções. A ferramenta tem como meta oferecer a redução de custos, melhor gerenciamento da frota e estar cada vez mais próxima e conectada com os clientes.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tector 17-300 T

A linha IVECO Tector que atua no segmento de 9 a 31 toneladas ganhou um novo integrante. O cavalo 4×2 Tector 17-300 T que foi desenvolvido para aplicações de até 36 toneladas, com carreta de dois eixos, para atuar no transporte rodoviário de cargas volumosas. O caminhão terá o câmbio Auto Shift.

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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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Scania anuncia venda do caminhão R410 movido a gás e a biometano na Fenatran 2019

Por Marlos Ney Vidal - 14 de outubro de 2019


Scania R410 movido a gás e a biometano começa a ser vendido no Brasil

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Em sua coletiva na Fenatran 2019, a marca sueca anunciou a venda do Scania R410 movido a gás e a biometano. Marca também anunciou testes do modelo movido a gás natural liquefeito (GNL) que serão realizados em parceria com a Ambev. Ao todo são 13 caminhões expostos no estande da marca na Fenatran 2019.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

R410 GNC

A marca deu início as venda do R410 GNC. Segundo a Scania o interesse pelo produto aumentou depois da divulgação dos resultados da demonstração das unidades que rodaram na Citrosuco desde de dezembro de 2018.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Circulando na rota de Matão ao Porto de Santos (SP) os resultados apontaram redução de 15% no gasto do quilômetro rodando em função do uso do GNC.

O R410 A6x2 GNC é equipado com motor OC13 101 que rende potência máxima de 401 cv a 1.900 rpm e torque de 204 kgfm entre 1.100 e 1.400 rpm.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Scania R410 A6x2 GNL

Em parceria com a Ambev, a Scania começará rodar com dois caminhões R410 A6x2 GNL movidos 100% a gás natural liquefeito (GNL). Modelos rodaram pelo interior de São Paulo durante dois anos. Promessa é que redução de emissões de CO2 pode chegar até a 15% em relação ao similar diesel.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Os modelos são equipados com o motor OC13 101 que rende potência máxima de 401 cv a 1.900 rpm e torque de 204 kgfm entre 1.100 e 1.400 rpm.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

P 280 6×2

O P 280 6×2 ganhou nova opção de motor de 7 litros e câmbio Opticruise de 14 velocidades. Na cor Azul Ultramarino o modelo tem cabine estendida. Entre os equipamentos estão suspensão traseira a ar, freio de estacionamento eletrônico. Indicado para levar combustível, carga refrigerada, granel, cargas volumosas, em baú, sider, dentre outros, por pequenas e médias distâncias.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

G 500 8×4 XT

O G 500 8×4 XT conta com motor de seis cilindros e 260 kgfm de torque em baixas rotações. Segundo a Scania, a caixa de mudanças está 40% mais robusta e rápida. Seu PBT chega a 58 toneladas e a CMT a 210 toneladas. Voltado para o fora de estrada ele está apto a dar maior produtividade no transporte de minério.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

G 540 6×4 XT

Voltado para as atividades de cana e madeira, o G 540 6×4 XT tem motor de seis cilindros com 275 kgfm de torque em baixas rotações. O caminhão tem auxílio de partida em rampa e seu CMT chega a 150 toneladas.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

P 320 8×2

Equipado com motor de 9 litros e 320 cv de potência o P 320 8×2 é ideal para o cliente que quer transportar combustível, carga refrigerada, granel e em implementos baú ou sider, entre outros por pequenas e médias distâncias.

O modelo tem a cabine P leito e suspensão traseira a ar. O PBTC e 56.000kg permite atrelar uma julieta de até 1+2 eixos. Passa a ter uma nova opção de entre eixos de 6.950mm.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

P 360 4×2

Já o P 360 4×2 tem motor de 9 litros e potência de 360 cv. Segundo a Scania ele pode atuar levando carga geral, carga volumosa, cegonha, baú frigorífico e outros, por médias e longas distâncias. Ele oferta cabine P leito com teto normal pode abrigar uma cama.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Scania Vintage

Para comemorar o bom número de vendas da Nova Geração Scania, a marca sueca lança na Fenatran 2019 a série especial Vintage que conta com o antigo logotipo Scania Vabis. A cabine é pintada na cor Black Magic com os adesivos dourados no alto da cabine, nas portas e nas saias laterais.

A versão da série especial é um modelo R 450 6×2, o atual campeão de vendas da marca e o segundo mais vendido da indústria e dos pesados. O modelo é equipado com motor de 13 litros e 450 cv e torque de 239,7 kgfm.

Test drive

No espaço Fenatran Experience a Scania colocou os caminhões R 410 6×2 a gás, S 450 6X2, P 280 6X2 e um R 540 6X4 que estão disponíveis para test drive.

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DAF aposta em caminhão chassi na Fenatran 2019
Por Marlos Ney Vidal - 15 de outubro de 2019


Aos seis anos de operações no Brasil, DAF apostará também em caminhão chassi

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A Holandesa DAF chega aos seis anos de operações no Brasil e anunciou que deixará de apostar apenas em cavalos mecânicos. A marca se prepara para o lançamento da linha de caminhões chassi das linhas LF e CF. Com os novos veículos, ela passará a concorrer num segmento de caminhões que vão além do transporte de cargas pesadas, como basculantes, caminhão de lixo, mudanças e demais operações.

Para expor a versatilidade do veículo, a marca preparou uma unidade do LF que funciona como oficina móvel. O caminhão será utilizado para prestar manutenção e reparos na localidade onde o caminhão do cliente estiver.

Na Fenatran 2019, marca preparou duas unidades nas versões baú e oficina móvel.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

XF105

O XF 105 ganha série especial na mostra paulista. A edição conta com bancos revestidos em couro, para-lamas na cor da carroceria, rodas de alumínio e visual exclusivo.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

CF85

A marca também apresenta na Fenatran 2019, o CF85 nas versões off-road e rodoviário.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Só a passeio

Apenas para atrair as atenções para o seu estande, a DAF mostra um caminhão Kenworth T680 que é equipado com motor PACCAR MX-13 12,9 litros com potências entre 450 cv e 510 cv. O propulsor é ligado numa transmissão automática de doze velocidades.

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Mercedes-Benz mostra novos Actros e Sprinter na Fenatran 2019
Por Marlos Ney Vidal - 15 de outubro de 2019

Mercedes-Benz mostra novo Actros sem retrovisor na Fenatran 2019

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Foto | Renyere Trovão

A Mercedes-Benz queimou a largada com a nova geração do extra-pesado Actros, apresentado na segunda quinzena de setembro. No entanto, ela levou para a Fenatran uma série especial do caminhão que abandona os espelhos retrovisores e instala um par de câmeras.

Segundo a marca, o recurso não é mero capricho tecnológico, mas um recurso que permite melhor visibilidade, principalmente nas manobras de ré, uma vez é que possível definir pontos de referência, que são exibidos nas duas telas posicionadas nas extremidades da cabine.

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Foto | Renyere Trovão

O novo Actros chega com um pacote de tecnologias como assistente de frenagem ABAS 5, que é capaz de detectar pedestres, ciclistas e veículos. O sistema ainda conta com frenagem automática emergencial e controle de estabilidade. O caminhão também ganhou dois painéis digitais, como nos carros da marca.

O Actros chega com seis versões, equipadas com o motor OM471 com potências entre 450 a 530 cv e transmissão automática, com acionamento no volante. Ele ainda recebeu freio de estacionamento e freio do implemento eletrônicos.

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Foto | Renyere Trovão

Sprinter

A nova Sprinter apresentada na Fenatra 2019 será ofertada nos modelos: vans, furgões e chassis Sprinter: 314 CDI Street, 416 CDI e 516 CDI, com 220 kg a mais de PBT na versão 416 que aumentou a capacidade carga do modelo.

Entre as novidades da Sprinter estão a direção elétrica e Keyless Start. Já na parte de segurança, o modelo recebeu assistente Ativo de Frenagem (ABA), assistente de Fadiga e assistente de Partida em Rampa.

No interior, o Sprinter tem o sistema multimídia MBUX com tela touch screen. A central permite espelhamento de aplicativos do celular e operação mãos livres, ela ainda oferece câmera de ré integrada.

COMENTÁRIOS: Não vou cravar que este Actros foi o lançamento mais importante da feira, porque a Scania fez muito também, mas o fato é que este Actros chega aqui praticamente um ano depois da Europa, sendo que lá, de cara, apareceu com este sistema de câmeras e aqui, embora ainda não esteja no mercado com o sistema, vai vir, isso já é certeza. Lembro também que outra coisa destacada pela Mercedes é que a geração anterior foi lançada com 13% de nacionalização, subindo gradualmente a pouco demais de 70%. Este novo modelo, muito mais tecnológico, já chegou com 43% de nacionalização, com promessa de passar de 60% (diz a empresa, 66%), até dezembro. Por dentro, o sistema de câmeras coloca dois "tablets" de umas 9, 10 polegadas, um em cada coluna da cabine, exibindo as imagens, mas o fato é que mesmo sem o sistema, olhando o novo caminhão, o painel tem o MBUX, com painel e uma grande mídia do lado, como nos carros de passeio.

KÜLL



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Novo perfil aerodinâmico: Mercedes-Benz Actros com MirrorCam substitui espelhos retrovisores por câmeras e telas


Comerciais | 22/10/2019 | 08h00
Fenatran lança câmera-retrovisor, novo acessório que reduz consumo


Mercedes-Benz vende primeiros Actros com MirrorCam e Pósitron Stoneridge mostra MirrorEye para o pós-venda

PEDRO KUTNEY, AB

A Mercedes-Benz lançou semana passada na Fenatran 2019 o primeiro caminhão produzido no País equipado com câmera-retrovisor, que substitui os espelhos externos com ganhos de conforto, tecnologia e, principalmente, economia de diesel pela redução da resistência aerodinâmica. Logo na abertura do evento a fabricante anunciou que a Fagundes Construção e Mineração fechou a compra dos primeiros cinco Actros da nova geração com a MirrorCam, incluída como opcional por cerca de R$ 11 mil em cada cavalo mecânico. Os veículos serão entregues no início de 2020 e, se de fato entregarem a prometida redução de consumo, podem causar uma espécie de efeito-manada, não só em caminhões zero-quilômetro de outras marcas, mas também no pós-venda, com a oferta da instalação do sistema de câmeras em caminhões novos e usados.

Esse efeito já pôde ser visto na própria Fenatran, bem na frente da Mercedes-Benz e em um cavalo mecânico da própria marca. A Pósitron Stoneridge levou para o evento um Mercedes Axor da distribuidora de combustíveis ALE equipado com a sua Mirror Eye, câmera-retrovisor já oferecida como kit para instalação no pós-venda nos Estados Unidos e na Europa. A empresa vai testar o dispositivo na frota da ALE e planeja começar a vender no Brasil em 2020, inicialmente importado e ainda sem preço definido.

“O interesse [pelas câmeras-retrovisores] na Fenatran foi muito grande. Pretendemos importar primeiro e depois, se a demanda justificar, poderemos montar os kits em nossa fábrica de Manaus (AM)”, revela Obson Cardoso, diretor da unidade de rastreamento da empresa.

Segundo dados coletados pela empresa, a instalação das câmeras no lugar dos espelhos retrovisores pode reduzir o consumo de diesel em até 3,5%. Além disso, os motoristas parecem se adaptar rapidamente ao maior conforto do sistema, que coloca as imagens captadas em duas telas do tamanho de um tablet instaladas em ambos os lados da cabine. “É algo que veio para ficar, com uso que tende a se expandir rapidamente com disponibilidade no aftermarket. No pequeno teste que fizemos no percurso para trazer até aqui o caminhão com a Mirror Eye o motorista achou muito melhor, disse que por ele podia tirar para sempre o retrovisor”, conta Cardoso.

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Kit para pós-venda: bem em frente ao estande da Mercedes-Benz na Fenatran, Pósitron Stoneridge mostrou um caminhão sem retrovisores e equipado com sua Mirror Eye

EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE

A câmera-retrovisor não é algo exatamente novo, muitos fabricantes já investiram no desenvolvimento delas. O que é relativamente novo é a evolução da tecnologia, com o uso de dispositivos cada vez menores, mais eficientes e baratos – e a necessidade de aplicação em sistemas de direção autônoma, que precisam “enxergar” o entrono para guiar o veículo, ou de assistências avançadas ao motorista, conhecidas como ADAS na sigla em inglês. Exemplo disso é a própria Mercedes-Benz, que apresentou a sua MirrorCam em 2014 no protótipo de caminhão autônomo Future Truck 2025. No ano passado o dispositivo já apareceu disponível na nova geração do Actros lançada na Alemanha e agora também está na versão brasileira do modelo.

“A MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o Novo Actros a partir de 2020”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

O principal apelo concreto para convencer o transportador a pagar pela inovação é a redução de consumo, não se trata de diletantismo tecnológico, mas a câmera-retrovisor tem outras vantagens palpáveis. “Essa tecnologia proporciona visibilidade muito melhor da área ao redor do caminhão e do implemento, trazendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A MirrorCam tem várias funcionalidades comandadas por um painel de comando na porta do Actros. O sistema é ativado com o destravamento e abertura da porta ou acionamento do motor. A câmera pode ser ajustada como um retrovisor elétrico, mas ao contrário do espelho não tem pontos cegos, capta em alta definição, a qualquer velocidade, objetos e veículos com campo de visão de até 250 metros. O dispositivo tem autoajuste de claridade que melhoraram a qualidade das imagens transmitidas diretamente para telas internas, onde linhas de referência indicam a distância do fim da carreta para outros veículos. Se quiser o motorista pode até fechar a cortina lateral, para evitar a incidência da luz do Sol, por exemplo. Abaixo de 10 km/h ou quando se engata a marcha à ré, entra em ação a “vista para manobras”, aumentando o campo de visão. Nessa função, também é possível mover a câmera para cima ou para baixo usando as teclas de seta.

Domingos V


Administrador

Já está dentro da lei isso?

KÜLL



Domingos V escreveu:Já está dentro da lei isso?

Acho que a lei nem contempla isso, então, se não é exatamente legal, com certeza, ilegal não é.

Domingos V


Administrador

Espero que não vire um novo "caso do GPS" como há alguns anos atrás!

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