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Transporte de Passageiros - Ônibus

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KÜLL



IVECO BUS entrega o primeiro chassi 170S28
Por
Redação
-
31 de agosto de 2017


Transporte de Passageiros - Ônibus Iveco-BusA IVECO BUS entrega o primeiro chassi 170S28 para integrar a frota da Trans-Bus Transportes Coletivos. O modelo já roda na região do Grande ABC e o destaque do modelo está no sistema de plataforma elevatória na porta central para passageiros com mobilidade reduzida.


“Nossa escolha pelo chassi 170S28 da IVECO BUS levou em conta fatores como a economia de combustível e a durabilidade da estrutura”, afirma José Ricardo Fogli, diretor da Trans-Bus.

Projeto

O modelo foi projetado e fabricado no Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG). Segundo o fabricante, o modelo é uma opção para o transporte de passageiros que reúne resistência, baixo custo de manutenção e alta tecnologia. Os testes do modelo foram realizados no Campo de Provas da montadora. O modelo de 17 toneladas está disponível em duas configurações, urbano e fretamento, atendendo demandas para transporte urbano e intermunicipal.


Chassi 170S28

O chassi 170S28 passou por evoluções e ganhou reforço estrutural, o projeto foi criado para dar resistência extra ao veículo nas aplicações urbanas e de fretamento. Além disto, o processo de manutenção foi facilitado o que diminui o tempo de treinamento dos funcionários que farão a revisão dos ônibus.

Motor

O modelo é equipado com motor N67 de seis cilindros em linha. O propulsor de 6.7 tem sistema SCR e é capaz de gerar potência máxima de 280 cv. O torque chega a 96,8 kgfm que está disponível na faixa de 1.250 a 1.950 rpm. A curva plana de torque e a grande disponibilidade de força em baixas rotações garante, de uma só vez, mais economia de combustível e mais conforto para o motorista, evitando constantes trocas de marchas. O motor trabalha em conjunto com a transmissão manual de seis velocidades fornecida pela ZF.


Foto | IVECO/Divulgação

KÜLL



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Transporte de Passageiros - Ônibus X_noticia_27711
Dois ônibus 100% elétrico da BYD já rodam no sistema Transantiago do Chile; no fim do ano, serão cem

Negócios | [size=18]10/07/2018 | 19h30

[size=31]BYD expande presença no mercado global de ônibus elétricos[/size]

Montadora registra encomendas no Chile, Espanha e Noruega 

REDAÇÃO AB

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A fabricante de veículos elétricos e baterias BYD anuncia a maior encomenda de ônibus elétricos feita até agora nas Américas: a empresa, que possui fábrica em Campinas (SP), assinou um acordo para a venda de cem unidades do K9FE para a cidade de Santiago, no Chile, em colaboração com a empresa de energia chilena ENEL. Os veículos serão importados da China e rodarão no sistema de transporte público Transantiago com início da operação previsto para o fim de novembro.

A venda é fruto de um teste realizado pelas duas empresas, a BYD e a ENEL, que introduziram dois ônibus 100% elétricos em Santiago em novembro do ano passado para operar em oito das artérias rodoviárias mais importantes da cidade. Após os testes, os veículos ganharam reconhecimento oficial. A frota adicional também vai operar nas principais avenidas da capital chilena.

Os e-buses serão equipados com as baterias BYD personalizadas para o mercado local a fim de atender as regulamentações de transporte do país.

“Operar um ônibus 100% elétrico da BYD é equivalente a reduzir as emissões de carbono de 33 carros. Além disso, os ônibus 100% elétricos são seguros, silenciosos e podem reduzir os custos operacionais em até 70%. Um ônibus 100% elétrico da BYD exige apenas 70 pesos chilenos para ser executado por quilômetro, em comparação com 350 pesos chilenos por quilômetro para ônibus de motores de combustão interna”, afirma a porta-voz da BYD no Chile, Tamara Berríos.

A fabricante chinesa comemora também a expansão de seus negócios na Europa: a empresa também conquista o maior pedido de ônibus elétricos de 12 metros na Espanha: serão quinze unidades para operar na cidade de Badajoz, encomendados pela Tubasa, operadora de transporte público que pertence ao grupo Ruiz, um dos principais deste setor no país. Eles serão entregues em 2019 e serão equipados com baterias de fosfato de ferro, com sistema de gerenciamento de térmico. 

“Nosso potencial no mercado ibérico está crescendo rapidamente, com pedidos consecutivos da Espanha e de Portugal. Até agora, confirmamos a entrega de 32 ônibus 100% elétricos aos dois países até o verão de 2019, e temos confiança de que haverá mais por vir. Estamos satisfeitos com o fato de essas cidades já terem escolhido ônibus que não emitem poluentes, contribuindo com a qualidade do ar”, disse o diretor administrativo da BYD Europa, Isbrand Ho.

Além destes lotes, a empresa registra a venda de 42 ônibus também 100% elétricos para a operadora Nobina, na Noruega, que fará o transporte de passageiros na capital Oslo. Os veículos de 18 metros de comprimento serão produzidos na China e terão sistema de carregamento via pantógrafo. A entrega também está prevista para 2019. O novo lote se unirá aos dois ônibus articulados 100% elétricos da BYD que funcionam em Oslo desde dezembro do ano passado.

“Nos próximos dez anos, Oslo está planejando administrar um sistema de transporte público de emissão zero e nós, juntamente com a BYD, estamos fazendo uma grande contribuição para tornar este plano realidade. Temos boas experiências com os dois ônibus articulados da BYD que estão em operação há seis meses em Oslo, inclusive nos desafiadores meses de inverno, e temos confiança de que o desempenho da nova frota atenderá às nossas expectativas”, declarou o diretor da Nobina, Jan Volsdal.


FONTE SITE AUTOMOTIVE BUSINESS

COMENTÁRIOS: Será que estes ônibus irão ao Chile daqui?[/size]

R8V

R8V
Administrador

Creio que sim.

KÜLL



[size=52]Mobilidade[/size]









[size=52]Que tal ônibus que freia e acelera sozinho? Mercedes-Benz apresenta modelo

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Transporte de Passageiros - Ônibus Mercedes-benz-o500-acc-1531762877235_v2_1170x540

Mercedes-Benz O500 tem 14 funções avançadas de segurançaImagem: Divulgação








Do UOL, em São Paulo (SP)
16/07/2018 15h22
[size=22]Série O 500, feita no Brasil, já era uma das mais avançadas e agora tem ACC, como nos carros mais caros
Há um ano e meio, a Mercedes-Benz do Brasil apresentou seu projeto de ônibus rodoviário (o famoso "ônibus de viagem") com segurança de carro de luxo: com sensores, radares e outras tecnologias aplicadas, a série O 500 (RS e RSD) auxiliava o motorista com leitura de faixas, medidor de pressão dos pneus, cruise control, sistema anti-capotamento, freios automáticos -- e também com mimos como teto solar e cadeira que sustenta melhor o corpo do condutor, ao mesmo tempo em que treme toda e aciona um alarme se ele der sinais de cansaço extremo. 
Transporte de Passageiros - Ônibus ?dc=5550001580;ord=1531837966512
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Agora, a fabricante adicional uma função que já estava prometida, mas ainda não implementada ao ônibus inteligente: o ACC (ou controle de cruzeiro adaptativo), já bastante comum em carros de mais de R$ 100 mil. Com ele, o motorista determina velocidade a ser mantida e distância dos demais veículos. A partir daí, o sistema acelera, freia e mantém distância segura dos demais veículos, sem intervenção do condutor. O próximo passo é ser autônomo e andar sozinho.

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Segundo a Mercedes-Benz, sensores do chassis O 500 enxergam até 32 veículos (caminhões, ônibus, carros e motos maiores) a uma distância de até 200 metros, alimentam um total de 14 itens tecnológicos de segurança e reduzem risco de acidentes, além de reduzirem consumo e desgaste do equipamento.
Esse ACC entra em ação, freando ou acelerando automaticamente o veículo para evitar o impacto, mesmo em condições como direção sob neblina ou em serras -- por padrão, funciona a velocidades superiores a 15 km/h. 
Também serve de "treino" para que ônibus autônomos entrem em operação aqui no Brasil. Para isso, a tecnologia atual precisa ser aliada a câmeras, sistema GPS controlado por satélite e itens de conectividade. 
"Estamos antecipando uma tecnologia já presente no inovador Future Bus Mercedes-Benz, na Europa, que demonstrou sua eficiência e confiabilidade em trechos de circuito fechado de BRT na Holanda. Ou seja, radares, sensores, câmeras, sistema de navegação GPS controlado por satélite e conectividade, elementos do Future Bus, naturalmente serão a referência para o desenvolvimento e operação do nosso futuro ônibus autônomo", afirmou o diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa.


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Com tecnologia, ônibus enxerga obstáculos, pedestres e outros 32 veículos com 200 metros de distânciaImagem: Divulgação

Competição com avião

Por trás de tudo, a ideia de dar mais segurança a trabalhadores e passageiros de ônibus passa pelas noções de conforto, eficiência, credibilidade da marca, mas principalmente pela concorrência entre diferentes modais, com consequente queda de preços (e receitas).
Com o avanço do setor automotivo, esse tipo de equipamento será algo comum nos próximos anos. Apesar do custo de instalação, o retorno em produtividade fará a conta bater. Assim, fenômenos como a queda no preço das passagens aéreas (e na qualidade desse serviço), garagens e fabricantes de ônibus podem oferecer um serviço melhorado e conseguir novos clientes (ou pelo menos não perder os clientes atuais para o avião).

FONTE: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/16/que-tal-onibus-que-freia-e-acelera-sozinho-mercedes-benz-apresenta-modelo.htm

COMENTÁRIOS: Tem filme, mas UOL não deixa colar.[/size][/size]

KÜLL



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Transporte de Passageiros - Ônibus X_noticia_28068
O Volksbus e-Flex: projeto brasileiro de híbrido elétrico serial no Salão de Hannover


Tecnologia | [size=18]18/09/2018 | 20h40[/size]


Híbrido Volksbus e-Flex projetado no Brasil é surpresa da VWCO em Hannover



Ônibus urbano é equipado com motor VW 1.4 TSI etanol-gasolina-gás para gerar energia ao powertrain 100% elétrico 

PEDRO KUTNEY, AB | De Hannover (Alemanha)


Dentro de sua estratégia de apresentar propostas de eletrificação acessíveis para países mais pobres, depois de surpreender o mercado ao apresentar o caminhão leve elétrico e-Delivery quase um ano atrás (leia mais aqui), a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresenta mais uma surpresa eletrificada ao público que visitar o salão de veículos comerciais de Hannover (o IAA Nutzfahrzeuge 2018, de 20 a 27 de setembro), na Alemanha. Desta vez a empresa brasileira trouxe para a Messe Hannover um protótipo do primeiro ônibus híbrido elétrico serial projetado no Brasil, o Volksbus e-Flex, que tem propulsão 100% elétrica e um motor a combustão VW 1.4 TSI bicombustível etanol-gasolina, que faz as vezes de gerador de energia para estender a autonomia do veículo. 

Pouco antes de apresentar o e-Delivery, a VWCO criou uma divisão de engenharia elétrica para seguir desenvolvendo propostas de eletrificação possível dentro de sua vocação de apresentar soluções de custo-benefício equilibrado para mercados emergentes. Assim nasceu o protótipo do Volksbus e-Flex agora exibido pela primeira vez em Hannover. Toda a configuração do modelo-conceito foi pensada para ser uma proposta mais barata de ônibus híbrido. 

O híbrido elétrico serial é assim chamado porque o motor a combustão é usado apenas para gerar energia, não traciona as rodas, mas garante uma fonte de energia para o veículo continuar rodando mesmo depois de consumir toda a carga armazenada nas baterias. No caso do Volksbus e-Flex, foi escolhido o propulsor 1.4 turbinado bicombustível de 150 cavalos, que a Volkswagen produz em São Carlos (SP) para equipar carros como o Golf e Audi A3 Sedan, como sinergia dentro do grupo ao qual a VWCO é aparentada – apesar da separação recente da companhia no Grupo Traton, as empresas mantêm cooperação. 

O motor começa a funcionar sempre que a carga das baterias cai a 20% e desliga automaticamente quando atinge 80%. O consumo do “gerador” flex gasolina-etanol é bem mais baixo do que seria um motor diesel usado na propulsão do veículo, e tem a vantagem de zerar emissões no conceito poço à roda quando usa só o biocombustível, que depois de queimado é quase que integralmente reabsorvido pela própria plantação de cana-de-açúcar. Opcionalmente, também pode ser instalado um kit gás, para fazer o motor funcionar com metano (GNV) ou biometano – em ambos os casos também reduzindo expressivamente emissões de poluentes e CO2. 

Adicionalmente o Volksbus e-Flex também conta com sistema de recuperação de energia nas frenagens e desacelerações, que ajudam a manter a carga das baterias. Para recarregar 100%, o ônibus e-Flex tem uma tomada para ser plugada na rede elétrica enquanto o veículo está parado à noite. Como o banco de baterias de 100 kW/h é menor do que seria em um veículo sem gerador embarcado, leva apenas de duas a três horas para completar a energia dos acumuladores de lítio, importados da China. 

O motor elétrico de 650 V rende 260 kW (354 cv) e 2.150 Nm de torque máximo, disponível desde o primeiro toque no acelerador. Também é feito no Brasil, pela Weg – mas outros tipos de motorização elétrica do Grupo Traton, como da Scania ou MAN, também podem ser aplicados. O consumo estimado é de 1 kW/hora por quilômetro rodado e a autonomia deve variar de 100 a 150 km. Segundo a engenharia da VWCO, o protótipo ainda não foi testado em rota – o que só deve começar nos próximos meses –, por isso não há ainda números precisos de gasto de energia e combustível. 

Transporte de Passageiros - Ônibus VWBus_eFlex_GG1200

O Volksbus e-Flex foi montado sobre um chassi de ônibus de 17,5 toneladas de peso bruto total, equipado com carroceria urbana Marcopolo de 10,1 metros de comprimento, 2,55 m de largura e 3,6 m de altura, que tem 26 assentos e capacidade total para 65 passageiros. Com ar-condicionado. 






*Esta cobertura é oferecida pela Delphi Technologies
O jornalista viajou a convite do pool de imprensa da Anfavea patrocinado por Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo e ZF

KÜLL



[size=35]NOTÍCIAS[/size]

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Transporte de Passageiros - Ônibus X_noticia_28364
Ônibus elétrico e-Flex projetado no Brasil: daqui seis meses protótipo vai encarar o transporte de passageiros de São Paulo

Tecnologia | [size=18]13/11/2018 | 16h18

[size=31]Volkswagen testará ônibus elétrico e-Flex no Brasil[/size]

Protótipo apresentado em Hannover começa a rodar em seis meses nas ruas de São Paulo 

SUELI REIS, AB

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Após surpreender o mercado com a apresentação de seu primeiro caminhão 100% elétrico, o e-Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus inova mais uma vez ao anunciar os testes de seu primeiro ônibus elétrico, o VW e-Flexapresentado pela primeira vez como protótipo em setembro durante o Salão de Hannover, na Alemanha. Projetado pela engenharia brasileira, o modelo é baseado na versão padrão, de 17 toneladas, que é a categoria mais vendida no País.

A informação foi confirmada pelo presidente e CEO da VWCO e membro do board do Traton Group, Roberto Cortes, na terça-feira, 13, em São Paulo, durante a apresentação dos resultados dos testes realizados com o caminhão elétrico pela Ambev.

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“Nosso próximo veículo elétrico que vai estar na rua será em seis meses: o ônibus elétrico, o E-Flex, possivelmente com testes em São Paulo com um dos nossos clientes do transporte de passageiros e que já estamos conversando”, disse Cortes.

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Assim como o caminhão e-Delivery que está sendo testado pela Ambev, o ônibus VW E-Flex é equipado com motor elétrico fornecido pela empresa brasileira WEG. O diferencial é que o ônibus traz um motor a combustão 1.4 turbinado flex de 150 cv de potência e que a Volkswagen produz em sua fábrica de motores de São Carlos (SP) para os modelos Golf e Audi A3 Sedan. No chassi, ele é utilizado como gerador de energia para a bateria e começa a funcionar sempre que a carga das baterias cai a 20% e desliga automaticamente quando atinge 80%.

“O ônibus é um híbrido: ele carrega a bateria com um motor de Golf, mas pode rodar 100% no modo elétrico”, completa Cortes.

O ônibus tem 35% a mais de eficiência energética do que um modelo tradicional a diesel pelo fato de também contar com sistema de recuperação de energia por frenagem. Segundo a VWCO, o fato de poder trabalhar com o dimensionamento de tanque de combustível em qualquer escala dá liberdade de definir a autonomia pelo tamanho do tanque. O motor poderá rodar tanto com gasolina quanto etanol ou ainda gás natural (GNV).

Além de conversas com potenciais clientes, Cortes disse que a VWCO também negocia com empresas que também estão engajadas em promover a mobilidade elétrica no Brasil, como a própria WEG. Ele também cita a Siemens, envolvida tanto em conversas sobre a infraestrutura para recarga dos veículos quanto em novos processos de produção para veículos elétricos que a Volkswagen deverá implementar em sua unidade de Resende (RJ), para fabricação do caminhão elétrico e-Delivery a partir de 2020.
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KÜLL



Transporte de Passageiros - Ônibus X_noticia_30080
Resolução 629 trata da segurança dos passageiros em ônibus rodoviários ou de fretamento com piso único


Legislação | 21/10/2019 | 15h32

Marcopolo aumenta a segurança de seus ônibus


Fabricante se preparou para nova resolução do Contran aplicada a modelos rodoviários

REDAÇÃO AB

A fabricante de carrocerias Marcopolo se antecipou às mudanças que ocorrerão no código de trânsito e se diz preparada para atender à resolução 629 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata do aumento da segurança de ônibus rodoviários e de fretamento com piso único em caso de tombamento. A resolução entra em vigor em janeiro de 2020.

Os ônibus produzidos a partir do início do ano que vem e vendidos ao mercado interno receberão alterações em conceitos construtivos da carroceria, aumentando sua resistência estrutural.

A nova resolução equivale à norma internacional ECE R66.02 e alinha o Brasil aos principais e mercados mundiais. A Marcopolo informa que em 2018 já havia obtido a certificação ECE R66.02 da instituição britânica Vehicle Certification Agency (VCA), válida em mais de 30 países.

Segundo o diretor de engenharia da Marcopolo, Luciano Resner, desde 2016 os ônibus produzidos no Brasil e exportados pela Marcopolo, bem como aqueles montados em suas fábricas do exterior, já atendem a essa norma internacional.

“A adequação à resolução acarretará em um pequeno aumento de peso do veículo. Para que essa alteração seja a menor possível, trabalhamos com materiais nobres utilizados na indústria automobilística”, afirma Resner.

Domingos V


Administrador

Bom. Nada se fala na segurança dos outros veículos enquanto enchem o saco dos carros com detalhes cada vez mais absurdos.

Porém, deveriam ter mais normas para os ônibus usados no transporte urbano mesmo. Nesses não há nenhuma norma de conforto ou segurança na prática, o que torna discussões como normas de emissão cada vez mais rígidas para os carros algo realmente desviador de atenção e ridículo.

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