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Transporte de Carga - Caminhões

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KÜLL



Iveco apresenta o Tector Auto-Shift com câmbio automatizado
Por
Redação
-
16 de agosto de 2017



Transporte de Carga - Caminhões Iveco-tector-auto-shift
O Iveco Tector ganha o câmbio automatizado Auto-Shift. A transmissão automatizado de 10 velocidades trabalha em conjunto com o motor N67, FPT Industrial. O caminhão será vendido em três versões: 170E30 4×2, 240E30 6×2 e 310E30 8×2.
“A utilização da transmissão automatizada é uma tendência que começou no segmento de pesados e ganha força, cada vez mais, nos semipesados. O lançamento do veículo propicia que a IVECO amplie a participação de mercado com a já consagrada competitividade da linha Tector”, afirma Marco Borba, vice-presidente da IVECO para a América Latina. A categoria de semipesados representa 27% do mercado brasileiro de caminhões. Em 2016, o mercado de veículos comerciais com câmbio automatizado foi de 20% do total dos segmentos 6×2 e 8×2.

Trabalho

Segundo a Iveco, o modelo está apto para entregas comerciais menores até operações fora-de-estrada, e atendem os clientes que costumam passar muito tempo dentro do caminhão, uma vez que um motorista chega a fazer de 400 a 800 trocas de marchas por dia, dependendo da aplicação.

Testes

O fabricante diz que o O Tector Auto-Shift foi submetido a 63 simulações e testes funcionais, rodando mais de 350 mil quilômetros para avaliações no Campo de Provas da IVECO e em trechos percorridos em rodovias, serras, vias urbanas, com e sem pavimentação, que colocaram à prova a resistência estrutural do veículo e o desempenho da transmissão Eaton.

Transmissão

O conjunto tem 10 marchas e ainda conta com uma “super reduzida”. No desenvolvimento do câmbio a marca ouviu usuários e optou por modos exclusivos para aumentar a eficiência e a segurança da rodagem em diferentes operações.

Recursos

Confira abaixo alguns recursos do câmbio Auto-Shift:
Pedal do acelerador otimizado: Foi desenvolvido um pedal de acelerador progressivo permitindo que o motorista encontre facilmente a melhor zona de torque de motor – proporcionando então uma condução mais econômica. Esse recurso é útil, especialmente em subidas.
Down Hill: Numa condição de descida suave, sem o uso de freios, o veículo engrena a 10ª marcha automaticamente, mesmo que o motorista não pressione o pedal do acelerador. Isso proporciona mais segurança e redução do consumo de combustível.
Power Auto: É uma espécie de botão “sport”, que permite o veículo aumentar sua velocidade. Esta função é habilitada quando o motorista aciona o botão lateral da alavanca de troca de marchas por três segundos, mudando o tempo de troca de marchas pra chegar o mais rápido possível a 2.500 rpm. Após um minuto a função desabilita automaticamente, possibilitando redução no consumo de combustível.
Auto Coast: Em condições de descida leve ou em trecho plano, quando o veículo estiver diminuindo sua velocidade e reduzindo as marchas, ao chegar na 5ª marcha a transmissão aciona automaticamente a embreagem deixando o veículo desenvolver de forma segura e confortável para transpor um obstáculo como um quebra-molas, por exemplo. Logo após passar por ele, ao retomar a velocidade do veículo, a marcha correta será acionada sem prejuízos para a performance.
Hill Holder: assistente de partida em rampa que mantém o veículo parado por 3s, facilitando o engate da primeira marcha – transição de tirar o pé do freio para o acelerador.
ASR: em condições de baixa aderência o sistema controla as rodas evitando que elas girem em falso.

Transporte de Carga - Caminhões Iveco-tector-auto-shift-1

Motor

O câmbio Auto-Shift trabalha em conjunto com o motor N67, da FPT Industrial. O propulsor de seis cilindros rende potência de 300 cv e torque de 107kgfm. O motor também passou por nova calibração que permite trocas de marchas 60% mais rápidas.

Grilo

Grilo
Administrador

Como não precisa de desempenho/velocidade, um câmbio desse deve casar muito bem com a proposta.

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

Grilo escreveu:Como não precisa de desempenho/velocidade, um câmbio desse deve casar muito bem com a proposta.

Sem esquecer do peso que tira das costas do motorista....

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Super-caminhão da Mercedes tem muita tecnologia e até quarto completo; veja









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Leonardo Felix
Do UOL, em São Bernardo do Campo (SP)
06/09/2017 14h57
Quem acompanha nossas reportagens está acostumado a ver os detalhes de carros. Nesta quarta-feira (6), nossa reportagem mostra como é o interior do Mercedes-Benz Actros 2651, um super-caminhão completaço, luxuoso e que tem mais tecnologia que muito carro de luxo. Ele será o astro da marca para a Fenatran 2017 (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas), em outubro, em São Paulo (SP), mas UOL Carros já conferiu o extra-pesado de ponta "Por Dentro".
Podendo custar até R$ 500 mil com todos os opcionais, o caminhão de destaca por ter equipamentos vistos em modelos de luxo recém-chegados ao mercado, como alerta de mudança de faixa, frenagem emergencial automática, controle de tração, sensor de chuva e computador de bordo digital com tela colorida no painel.
Além de tudo isso, o Actros oferece diversos gerenciamentos eletrônicos (por botões) de equipamentos que ajudam a vida do condutor e o ajudam a cumprir o trabalho -- o banco do motorista com ajustes pneumáticos, por exemplo, auxilia em longas viagens; a cabine extra ampla emula um quarto com cama, cortinas com função "blackout" e tamanho padrão: é possível ficar de pé e andar sem se curvar a bordo do Actros.

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Para os fãs dos dados mais técnicos, destaque para as suspensões com amortecimento pneumático e para o motorzão de seis cilindros e 13 litros, a diesel, capaz de render 510 cavalos e 245 kgfm de torque.
A tração 6x4, reponsável por mover suas quase 26 toneladas (peso bruto total), também promove ao Actros uma capacidade de reboque de aproximadamente 80 toneladas. Considerando apenas o cavalo (parte frontal, sem contar a carreta), ele tem 7,16 m de comprimento e 3,78 m de altura.

FONTE: http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/09/06/super-caminhao-da-mercedes-tem-muita-tecnologia-e-ate-quarto-completo-veja.htm

COMENTÁRIOS: UOL não deixa colar os vídeos.

KÜLL



13/09/2017 - 09h45

CAMINHÕES E ÔNIBUS  >  PLATAFORMA MUNDIAL



Volkswagen apresenta nova família de caminhões Delivery

Com o lançamento, marca chega ao disputado segmento de 3,5 toneladas

Wandick Donett
Do Carpress, em Resende (RJ)

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Novo Delivery tem modelos até 13 toneladas em diferentes versões


Uma evolução que se vê no design dos novos caminhões. A MAN apresenta em Resende (RJ) a nova plataforma mundial de caminhões leves da Volkswagen, com uma nova família Delivery, composta de caminhões projetados e desenvolvidos na América Latina.

São veículos que seguem padrões internacionais para mercados dos mais exigentes. Assim, a marca Volkswagen chega ao disputado segmento de 3,5 toneladas. O novo Delivery tem modelos de até 13 toneladas em diferentes versões.

Segundo a MAN, a nova família Delivery chega para revolucionar o transporte de cargas no segmento de caminhões leves. Desenvolvido e produzido na América Latina, o lançamento já atende a padrões internacionais para os mercados mais exigentes.

Composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, está pronta para conquistar o mundo – nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas. Ouvindo o cliente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia a gama de produtos.

Esse lançamento é fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão. Dessa forma, a Volkswagen chega ao disputado mercado de 3,5 toneladas com um modelo chamado de Express. O produto reúne os atributos de um caminhão grande em um veículo pequeno com espaço interno e robustez, além de design moderno. O Delivery de 4 toneladas é outra grande aposta entre os modelos de entrada da nova família, já que nasce com financiamento pelo Finame.

O novo Delivery de 6 toneladas chega com os modelos de 9 e 11 toneladas, com atributos para encarar a missão de superar os atuais Delivery, sucessos de vendas no mercado nacional. O lançamento 13.180, com terceiro eixo, complementa a oferta de novidades, com a maior capacidade de carga do novo portfólio.

Os novos modelos chegam em três versões: City (de entrada), Trend (diversas operações) e Prime (de aspectos visuais diferenciados). Desde o lançamento a nova família Delivery chega com ofertas especiais de comercialização, além das modalidades de leasing operacional e consórcio. A expectativa é que com o lançamento as vendas nacionais se ampliem graças ao ingresso na nova faixa de 3,5 toneladas.

Mundo afora

Essa nova geração da linha Delivery foi projetada para definir um novo patamar no atendimento às necessidades do cliente. As linhas de design limpas e a grande atenção aos detalhes, tal como nos carros de passeio, são marcas notáveis da novidade neste segmento. Ao mesmo tempo, a nova família Delivery evoca a força, a robustez e a alta qualidade dos produtos Volkswagen.

O espaço interno é outro marco, baseado nos padrões e dimensões mais atuais. Para isso, uma ampla matriz de exigências foi verificada em itens ergonômicos e de design para diminuir o desgaste do motorista e passageiros. Todas as peças interiores e as dimensões da cabine foram aperfeiçoadas. Como resultado, o espaço de cabine oferecido pelo novo Delivery é um marco na categoria de 3,5 a 13 toneladas.

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Caminhões foram desenvolvidos na América Latina; conforto é de automóvel

Chassi, motor e ergonomia do condutor se apresentam da forma mais equilibrada possível. Outros elementos funcionais, como defletores de ar, são naturalmente integrados às características visuais, desde a lateral da porta até a grade dianteira e os faróis. Características dos novos Delivery trazem atributos da família Constellation – identidade forte, que pode ser reconhecida na estrada ou na cidade.

No painel de instrumentos, o destaque fica por conta do conceito modular, que permite organizar dispositivos como rádio, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação. É o caso da temperatura do baú frigorífico, que deve ser monitorada sem que o motorista tire os olhos da via.

Além disso, o Novo Delivery sai de fábrica com sistema de chicote elétrico preparado para a instalação de rádio, alto-falantes e climatizador, sem que seja necessário comprometer suas características originais. Uma série de porta-objetos facilita a organização do motorista, incluindo consoles que comportam garrafas de até dois litros.

O encosto do banco central, rebatível, serve de mesa e apoio para o motorista fazer anotações em pranchetas, ou para uma refeição rápida em suas entregas. O sistema de ar-condicionado atende às mais rigorosas especificações. Graças à caixa de ar de rendimento superior, tem alta e rápida capacidade de resfriamento da cabine, que se soma à ventilação com fluxo de ar intenso.

Dirigibilidade e conforto de automóvel com robustez de caminhão é o segredo do novo Delivery. Ao entrar no caminhão, o motorista já vê o volante de múltiplas regulagens e menor diâmetro. A coluna de direção é ajustável em altura e profundidade, o que facilita a operação e proporciona ergonomia de carro de passeio.

As demandas dos clientes se realizam também na motorização da nova família, com calibrações para economia de combustível e Arla 32, além de desempenho superior. No painel, o modo de condução econômica é outra novidade da nova família Delivery: o motorista pode acompanhar as indicações sobre os momentos ideais de troca de marcha, o que preserva componentes de desgaste e ainda potencializa a redução no consumo de combustível.

Seu design foi modernizado para uma redução de, no mínimo, 10% no peso. Isso se reflete em mais capacidade de carga. Com essa e outras melhorias em suspensão, freios e eixos, os modelos da linha podem transportar ao menos 400 kg a mais do que seus antecessores.

Únicos da nova linha dotados com tecnologia EGR, o Delivery Express e o 4.150 são referência suprema dos diferenciais que a linha entrega: têm a melhor potência e torque de suas categorias. Equipados com o motor Cummins ISF de 2,8 litros, os veículos alcançam 150 cv e um torque máximo de 36,73 kgfm em uma ampla faixa de rotações para garantir retomadas rápidas, agilidade e menor consumo.

Para o Delivery 6.160, o motor também é o Cummins ISF, de 2,8 litros, mas desta vez com solução SCR para o pós-tratamento já tradicional em sua categoria. Sua potência chega a 160 cv e o torque máximo fica em 43,44 kgfm. Os veículos de 9, 11 e 13 toneladas, por sua vez, estão com o Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com robustez ideal para cada aplicação. Os três registram o torque máximo em 61,22 kgfm, variando a potência de 165 a 175 cv.

“Emagrecimento”

A redução do peso no motor se dá principalmente com a substituição do ferro fundido por alumínio na carcaça do volante, mas também pela dimensão menor do componente que interage de forma mais eficaz com a embreagem. Nesse quesito, mais inovações: o disco de embreagem maior das versões de 9 a 13 toneladas confere menor desgaste e, consequentemente, uma durabilidade mais longa.

Destaque à parte, a nova série de turbos permite alcançar o torque máximo em baixas rotações, além de aumentar a faixa de giros em que o torque máximo é entregue pelo motor.

O novo Delivery estreia quatro versões de transmissão manual totalmente novas, além da opção automatizada. Desenvolvidas para cada tipo de aplicação pelas engenharias brasileiras da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da Eaton, as caixas agora contam com seis velocidades e agregam evoluções de maior conforto nas trocas de marchas e peso reduzido. Sua configuração permite um melhor escalonamento, mais economia de combustível e conforto para o condutor.

Fabricadas em carcaças 100% em alumínio, também são mais leves que as antigas de ferro fundido, liberando capacidade para mais carga e beneficiando a produtividade. O peso do conjunto da transmissão pode chegar a ser quase 50% menor nas versões de 3,5 e 6 toneladas, em comparação com o atual Delivery 5.150.

No capítulo manutenção esse componente também se diferencia. Seu desenho é modular para facilitar a troca de peças específicas e gerar ainda mais economia ao frotista. Nesse quesito, outra vantagem é sua ampla vida útil. Foram três anos de desenvolvimento para chegar à solução para cada aplicação.

O novo Delivery Express e o 4.150 estão equipados com uma caixa ESO-4106, enquanto o de 6 toneladas vem com a ESO-4206. Já os novos modelos de 9 e 11 toneladas contam com a transmissão ESO-6106, e o 13.180 tem a caixa ESO-6206. Haverá também a opção de transmissão automatizada para os veículos de 9, 11 e 13 toneladas, baseada na versão manual, mais confortável ao motorista. O item está em fase final de desenvolvimento.

Fabricadas no Brasil, as novas transmissões somam a experiência da Volkswagen Caminhões e Ônibus para aplicações severas em países emergentes à expertise da Eaton, que tem no país seu centro de excelência mundial para veículos leves. A nova família Delivery tem o melhor custo total de operação do segmento. Os caminhões foram “construídos em cima da balança”, procurando otimizar ao máximo sua carga útil, além de proporcionar maior economia de combustível e menor desgaste de componentes.

O chassi da nova família Delivery alia robustez e leveza: com novos materiais, une redução de massa a ganho de capacidade de carga. Pela primeira vez, por exemplo, a marca utiliza travessas de alumínio, presentes no Delivery Express. Os eixos dianteiro e traseiro também contam com maior capacidade de carga.

A disposição dos tanques de diesel e Arla traz um conjunto mais compacto, liberando mais espaço no chassi e reduzindo peso e volume. Com rastro e padrão em todos os furos, o chassi tem como ponto alto a flexibilidade. Mantém a originalidade, facilita e torna mais rápido o encarroçamento.

A suspensão dianteira independente, presente nos modelos de 3,5 a 6 toneladas, amplia o conforto a bordo. A suspensão para 9 e 11 toneladas também se destaca. Foi projetada com molas parabólicas, bastante afinada para entregar conforto e robustez.

Seu sistema de freios traz discos para os modelos de 3,5 a 6 toneladas, e tambores nos 9 a 13 toneladas. São soluções para o anda e para das grandes cidades, que contam ainda com sistemas de série ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). As rodas foram otimizadas para ganhos em capacidade de carga, mantendo as mesmas características técnicas de desempenho.

A nova família é formada por Delivery Express, Delivery 4.150, Delivery 6.160, Delivery 9.170, Delivery 11.180 e Delivery 13.180. A partir do próximo ano, os países vizinhos iniciarão as vendas dos novos veículos com eventos de lançamento regionais. Os países da América do Sul serão os primeiros a receber a novidade e a Volkswagen Caminhões e Ônibus ingressará, assim, no segmento de mercado mais representativo na região, o de veículos abaixo de 5 toneladas.

COMENTÁRIOS: Gostei do visual.

Fabiano

Fabiano

Nunca vi estes por aqui....

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KÜLL



Fabiano escreveu:Nunca vi estes por aqui....

É lançamento mundial, a produção começa primeiro aqui. A VW vende caminhões aí? Se não, imagino este modelo chegando aí com a marca MAN.

Fabiano

Fabiano

Exato, aqui ele se chamam MAN, mas são todos cara dos VW que existem no Brasil, por isso achei estranho não ter visto os modelos aqui, mas como vão lançar primeiro ai, aqui existe também uma infinidade de modelos, Renault é bem forte também, Mercedes, Scania, MAN e Iveco dominam....

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KÜLL



Li uma reportagem (depois eu posto), onde está escrito que, entre os equipamentos disponíveis para a linha Delivery, constam airbgs dianteiros. Alguém sabe se algum outro modelo no Brasil oferece o item?
E na Europa, Fabiano, você sabe como é para caminhões, em termos de sistemas de segurança?

Fabiano

Fabiano

Meu tio dirige um Scania que ganho novo este ano, vou perguntar a ele como é as características do caminhão dele e se ele conhece as normas de segurança para o setor....

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KÜLL



Mercedes-Benz Actros ganha série especial baseada nos modelos L-1111 e L-1113
Por
Marlos Ney Vidal
-
15 de outubro de 2017
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Mercedes-Benz Actros Série Especial será limitado a 21 unidades
Transporte de Carga - Caminhões Mercedes-benz-actros-2546-serie-especial-retro
O Mercedes-Benz Actros Série Especial é um dos destaques da marca alemã na Fenatran. A edição especial é limitada a 21 unidades que ganha design retrô inspirado nos clássicos caminhões com cabinas semi-avançadas L-1111 e L-1113 das décadas de 1960 e 1970.
Transporte de Carga - Caminhões Mercedes-benz-actros-2546-serie-especial-retro-2
“Somente os modelos L-1111 de 1964 e L-1113 de 1970, expoentes dessa linha clássica, tiveram juntos 240.000 unidades vendidas no País”, informa Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Esses caminhões, que se destacavam pela tradicional cabina semi-avançada arredondada, fazem parte da história do Brasil e dos meios de transporte de carga que impulsionaram o crescimento econômico do País. Os clientes e, especialmente, os motoristas eram apaixonados por esses caminhões. Por isso, o Actros retrô é uma homenagem aos clientes que iniciaram sua trajetória com esses modelos e alcançaram grande sucesso, caminho que é seguido agora pelo nosso moderno extrapesado top de linha”.

Actros Série Especial

O caminhão Actros Série Especial conta com a cabina Megaspace Segurança. As 21 unidades se dividem entre 15 cavalos mecânicos Actros 2651 6×4 e 6 unidades do Actros 2546 6×2.

Carroceria

Na parte externa, a carroceria é pintada na cor verde “retrô”. Assim como seus antepassados, o chassi é pintado na cor vermelha dos antigos caminhões da marca. O modelo tem ainda faixas frontais na grade pintadas em bege e adesivo alusivo à Série Especial e 21ª Fenatran nas portas.

Interior

No interior, o painel é revestido em couro preto com costura verde. Já o tapete do painel é em couro bege com borda verde.
Ainda fazem parte da decoração interna, o tapete central do piso tem borda de arremate em verde “retrô”. Os revestimentos das laterais das portas são em couro bege. O volante é revestido com couro perfurado nas cores preto e bege e as manoplas de freio do caminhão e da carreta com aplicação de couro preto perfurado.
Transporte de Carga - Caminhões Mercedes-benz-l1111
Já os bancos são revestidos em couro preto e contam com as partes centrais do assento e do encosto com tecido “retrô”, além de costura de acabamento na cor verde
O quadro de instrumentos tem o fundo na cor verde “retrô”.
Transporte de Carga - Caminhões Mercedes-benz-actros-2546-serie-especial-retro-1
Fotos | Mercedes-Benz/Divulgação

KÜLL



Fenatran: Volkswagen apresenta o protótipo Constellation 33.440 Tractor
Por
Redação
-
15 de outubro de 2017
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Caminhão une o chassi e conjunto motriz MAN à cabine Volkswagen
Transporte de Carga - Caminhões Volkswagen-Constellation-33.440-TractorO Volkswagen Constellation 33.440 Tractor é fruto da sinergia da holding VW Truck & Bus e foi criado em conjunto com a engenharia brasileira e a alemã. O modelo é destinado para uma aplicação nos segmentos canavieiro, para o transporte da cana-de-açúcar do campo para a usina, e no madeireiro, para levar toras de madeira reflorestada.

Fora de estrada

Segundo a Volkswagen, o caminhão é feito sob medida para trechos fora de estrada, com grande capacidade de carga, robustez do chassi e conforto na operação. Outro detalhe importante do protótipo são os eixos traseiros com redução no cubo. Isso deixa o Volkswagen Constellation 33.440 Tractor ideal para aplicações com alto desempenho no transporte pesado.

Motor

O Volkswagen Constellation 33.440 Tractor é equipado com motor MAN D2676 gera 440 cv de potência e 224,34 kgfm de torque. O propulsor trabalha em conjunto com a transmissão automatizada ZF de 16 velocidades. Já o tanque de combustível tem capacidade para 515 litros.

Freios

O caminhão tem freios com tambor nas rodas dianteiras e traseiras, ampliando a durabilidade nos trechos de poeira e terra batida. Os freios contam ainda com os sistemas ABS (que evita que a roda bloqueie quando o pedal de freio é pisado fortemente e entre em derrapagem), EBD (funciona em conjunto com o sistema ABS e tem a função de distribuir a força de frenagem entre as rodas do veículo), ATC (que evita o patinamento das rodas) e EasyStart, de auxílio de partida em terrenos com subida.
Foto | Volkswagen/Divulgação

Fabiano

Fabiano

Me pergunto, qual a diferenças dos pneus usados nos caminhões daqui e do Brasil, pois é raro ver um que use rodado duplo, sempre um pneus mais largo, porem único, mesmo em caçambas pesadas....

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KÜLL



[size=52]MAN quer eletrificar caminhões urbanos de até 13 toneladas no Brasil[/size]

10 comentários
Ricardo de Oliveira
3 Minutos de Leitura


Transporte de Carga - Caminhões Vw-e-delivery-3
Mesmo sem incentivos fiscais, que agora dificilmente existirão no atual governo, as montadoras estão tomando por conta própria investimentos em veículos elétricos. Não só no segmento de automóveis e comerciais leves, mas também em ônibus e caminhões. A MAN recentemente apresentou o e-Delivery, caminhão leve e elétrico da Volkswagen.
Embora ainda não esteja no mercado, a MAN Latin America espera iniciar a produção de caminhões elétricos no país a partir de 2020, mas a gama de produtos não ficará limitada ao modelo apresentado. Toda a linha urbana da Volkswagen será eletrificada. Não se trata de excluir o motor diesel, mas todas as versões terão opção movida por eletricidade, abrangendo um PBT que vai de 3,5 a 13 toneladas.
Para a empresa, não será problema a produção do e-Delivery em 2020. Na verdade, poucas modificações são necessárias para adaptação do veículo, sendo que basicamente trocam-se o motor diesel pelo elétrico e o tanque de combustível pelas baterias de lítio. Também não é preciso modificar a linha de produção em Resende-RJ, que já pode fazer um tipo de caminhão diferente do outro na mesma linha, revelando enorme versatilidade nas operações.
Com foco em entregas urbanas, o e-Delivery tem autonomia de 200 km, suficiente para a proposta de VUC ou atuação no meio urbano. O protótipo divulgado tem PBT de 11 toneladas, que não tem dificuldades com o peso das baterias. No entanto, o projeto da MAN de alcançar a faixa de 3,5 toneladas será desafiador por conta dessa relação de peso. Para os operadores, um fator importante será o preço de aquisição, mas a empresa diz que não chegará a 50% em relação ao equivalente diesel.
Para a MAN, o caminhão elétrico precisa se pagar, pois caso contrário o cliente não vai apostar na ideia. Embora sem mencionar o tempo de retorno, a montadora diz estar trabalhando com fornecedores nacionais para reduzir os custos. O próprio desenvolvimento do e-Delivery demandou parceiros brasileiros para que o projeto tivesse um custo viável. O motor elétrico é da catarinense WEG. O conjunto motriz será feito pela Eletra, também do mesmo estado.
No entanto, as baterias de lítio serão importadas da chinesa Winston. A MAN lamenta não ter uma empresa brasileira para dispor das células, mas reconhece que o fornecedor asiático possui o que há de melhor lá fora. Então, inicialmente, a parte mais importante de um veículo elétrico virá do exterior, embora com um custo mais acessível do que se fosse importada da Coreia do Sul ou qualquer outro lugar.
[Fonte: DCI]

Fabiano

Fabiano

Motor catarinense da WEG, feito na China.... smilbg

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