Mas ali não houve colisão, o Smart foi apenas tocado pelo caminhão e rodou e foi batendo pelas proteções, a carreta que bateu na mureta e destruiu a frente, ontem não pude deixar de assistir o TopGear onde testaram i iQ, Smart e 500, os 3 foram enfaticos, os 3 carros são um risco de vida em rodovias com menor incidencia no Fiat, mas ainda um carro perigoso em rodovias.
Bom, eu nunca andei num dos 3, mas não precisa fazer muita conta pra ver que a probalidade de se envolver num acidente com carros deste porte em rodovias é muito maior.
Fora o fato que os bombeiros,acostumados a atenderem diversas ocorrências, terem ficaram surpresos com o fato deles estarem lúcidos e bem?
De quase ficarem prensados entre um caminhão e uma mureta? O 1º impacto foi o do caminhão contra o Smart(senão não teria se envolvido no acidente) e o 2º foi do Smart contra a mureta, sofrendo ,portanto, uma considerável desaceleração.
O Top Gear não citou isso expressamente,mencionaram sim que eles ficaram assustados ao verem os caminhões passarem- o que também aconteceria se estivessem com com um tradicional sedã americano de 4 portas.Evidentemente que defensores do american way of life jamais citariam isso.Ou por acaso acha que um esportivo baixo daria melhor sensação ao passar do lado de uma carreta?
O que é um perigo nas estradas era aquele carrinho onde só cabia uma pessoa.
O que ocorre , no caso do Smart, é a sensibilidade aos ventos laterais- normal quando a direção é mais direta. A Palio Weekend também sofre (e muito) desse mal.
Quanto à se envolver em acidentes com carros menores, depende de diversos fatores. O que eu concordo é na hipótese de engavetamento , onde estar em um carro de menor porte é um problema- mas estar na última fileira de bancos de uma van também. Se um caminhão de 40 toneladas bater atrás em um carro, independente do porte, sempre será um risco.
Os estudos acerca da compatibilidade vem avançando, o que mostra a importância da atualidade do projeto e não do tamanho. Certa vez , um ex vizinho comentou do Astra belga que teve anteriormente , o qual sofreu uma colisão traseira provocada por um Landau. Segundo ele, o Astra sofreu menos danos( para-choque, painel traseiro e tampa) ao passo que o Landau estourou o radiador, grade, para-choque e capô.